E "austeridade" não é uma dessas soluções propostas por economistas?
Ele diz em um vídeo que a dívida pública historicamente nunca se reduziu com medidas de austeridade verdadeiras. Faz de qualquer forma a ressalva de austeridade "fake" em alguns casos. Não o vi fazer essas recomendações específicas de taxação, embora tenha mencionado que os EUA passaram pela sua melhor fase aos 91% com Eisenhower. Diz que antes de qualquer solução específica, o importante é parar com isso de austeridade, dizendo que nem toda dívida é ruim, fazendo analogia com a "dívida boa" adquirida em algo como comprar uma casa. Mas não é bem "pró-dívida," fala que o principal problema de austeridade é isso ocorrer de maneira simultânea em diversos países. Muito do que diz também é meio específico à Europa devido ao euro, que diz que colocou a Alemanha numa situação mais confortável, tirando a possibilidade de outros países de terem suas manobras monetárias regionais, imprimindo dinheiro.
Era uma piada, mas é justamente baseada no fato de que existem inúmeras discordâncias sobre o quê e como fazer isso, normalmente usando exemplos históricos, com inúmeras justificativas pra sucesso ou fracasso baseado neste ideal de "austeridade"
"Dívida pública historicamente nunca caiu". Olha, acho uma afirmacao meio exagerada demais, mas ela tem outro problema. A questao nao é o tamanho da dívida, e sim o tamanho da dívida/PIB, e é "fato histórico" que medidas de austeridade já reduziram esse valor dívida/PIB. Agora, se ele diz que nao foi austeridade, cabe dizer o que realmente é. Porque pelo que sei austeridade é balancear o orcamento do governo via corte de gastos e, muito raramente, aumento de impostos.
E sobre o eisenhower e seus 91%, nao vejo o que uma coisa tem relação a outra. E também, os 91% do Eisenhower, eram, efetivamente, 42%
https://taxfoundation.org/taxes-on-the-rich-1950s-not-high/E também, os cortes de impostos do Reagan, na realidade, aumentaram a receita de impostos. Fenômeno de curva de laffer./
https://danieljmitchell.wordpress.com/2009/11/27/he-reagan-tax-cuts-budget-forecasting-and-government-revenue/.
E estava no texto que você colocou, o "imposto mais progressivo".