Pois é eu devo ter confundido esquerdistas com social-democratas, eles devem ser muito diferentes entre si como isso aqui explica bem.
Sim, você confundiu - Social-Democracia é movimento que faz parte da Esquerda, mas não resume toda ela. Tradicionalmente isso é visto pelo contraste entre Esquerda Revolucionária (Socialista Científica) e Reformista (Fabiana e Social-Democrata).
Mas sem problema o exemplo ainda vale se alguns de vocês comparando social-democracia (que visa bem-estar social por vias ditas democráticas) com fascismo (ditadura).
Não defendendo o que o Jurubeba colocou (que eu e o Buck já criticamos), mas o termo
Terceira-Via é usado tanto por fascistas ("a terceira postura ou terceira posição política" entre strasseristas) quanto por sociais-democratas (tanto que terceira-via é um movimento reformista moderno entre SocDems) e por liberais sociais ("mercado social de Ropke") para se referir a si mesmos. Todas essas posições tem em comum a oposição tanto ao Socialismo (seja Internacionalista ou Soviético, especialmente o segundo) quanto ao Liberalismo Econômico, buscando maneiras de conciliar interesses públicos e privados por meio de interferência estatal.
quase pondo num mesmo saco eu não posso mencionar nazismo, que não tem nada haver e nenhuma semelhança com fascismo (ironia)
Curiosamente, há diferenças razoáveis entre diversos grupos fascistas devido a peculiaridades regionais e históricas - tanto que na Aústria havia confrontos entre os fascistas da Heimwehr e Vatherland Front, que eram nacionalistas austríacos e explicitamente católicos com o DNSAP, que eram pan-germânicos, religiosamente neutros e afiliados ao NDSAP - a ponto que o DNSAP foi suprimido quando Dollfuss e Schuschnigg, ambos austrofascista, assumiram o poder na Aústria entre 1930 até a Anexação em 1938.