No meu exemplo, estava implícito que a pessoa não estivesse fazendo uso de droga e que tampouco tivesse doença mental.
Bom, mas não são só as pessoas sob efeito de drogas ou com problemas mentais que podem ser acometidas por um delírio, eventualmente. E o cérebro humano tem muitas falhas de processamento, não se pode ignorar isso, ainda mais se José estiver sozinho quando do avistamento do OVNI.
E quanto a “ver” não ser sequer um meio seguro de verificação, então pode "pegar" as observações diárias que você faz e jogá-las na lata de lixo, e passar a duvidar de todas as suas visões do dia a dia, e também pode jogar o método científico na na lata de lixo , pois no método científico ver/observar é um critério fundamental.
Bem, eu não costumo ver coisas extraordinárias todos os dias. rs E você não precisa apelar para esse extremo relativismo.
E, sim, o método científico se vale de observação, mas observar em ciência não significa simplesmente ver, existem muitos meios de observação e verificação da realidade.
Certamente, e é por isso que eu escrevi:
“que viu um objeto cujo descrição da forma e do modo de operação não se encaixa em nenhum objeto feito pelo homem e que seja conhecido”
Mas, no seu exemplo, seria impossível verificar a (in)compatibilidade do OVNI com objetos conhecidos/produzidos por humanos, e, portanto, não seria razoável cogitar a possibilidade de ser extraterrestre; seria puro achismo sem nenhuma embasamento, sem nenhuma evidência observável.
Errado com relação a não ser possível registrar o fenômeno, pois dez minutos certamente seria tempo suficiente para registrar com uma câmera. Mas com relação a apurar com (alta) precisão, está correto, entretanto seria possível apurar com a precisão necessária para tomar como possibilidade razoável.
Isso se você tiver uma câmera para fotografar e, ainda que tenha, que o registro seja claro, nítido, próximo, e que possa ser passível de uma análise honesta (algo que eu nunca vi, sinceramente). Mas, ainda que fosse possível analisar o vídeo e concluir que se trata de um OVNI, mesmo assim continuaria sendo apenas um OVNI (NI = NÃO identificado), pois, qualquer cogitação em cima disso seria mera especulação sem nenhuma evidência; dizer que existe a possibilidade de ser uma nave alien ou uma nave de seres intraterrenos habitantes da Terra Oca, ou qualquer outra coisa que eu queria inventar, teriam a mesma validade enquanto hipótese, ou seja, nenhuma. Preencher lacunas com achismos é falácia do apelo à ignorância, e pode até ser usada para embasar as crenças pessoais, mas jamais poderá ser levada a sério no método científico.
Esse vídeo do Neil é g(old), mas trata disso que estamos falando com muita clareza e senso de humor.