Isso pode se dar devido ao mau uso do conhecimento, não ao conhecimento em si.
Mau uso do conhecimento, ou será que a realidade incentiva um tipo de visão pessimista?
A assimetria não é relevante, porque não se salva do sofrimento algo que por definição, não pode sofrer (por ser inexistente) - assim como a felicidade de bilhões, sendo não relacionadas com o sofrimento de uma única pessoa (afinal, reduzir o sofrimento ao nascimento é como afirmei antes, um erro de atribuição), podem sim servir como um argumento pró-natalista (porque altera as "chances da existência ser encarada como algo horrendo").
Vamos lá...
Considere dores e prazeres como exemplos de danos e benefícios. É incontroverso dizer que:
(1) a presença de dor é ruim,
e que
(2) a presença de prazer é boa.
No entanto, tal avaliação simétrica não parece aplicar-se
Para a ausência de dor e prazer, pois me parece verdade que
(3) a ausência de dor é boa, mesmo que ninguém esteja aproveitando esse bem
(4) a ausência de prazer não é ruim ao menos que haja alguém cuja essa ausência é uma deprivação.
Agora, podemos questionar como a ausência de dor pode ser boa se esse bem não é desfrutado por ninguém. Ausência de dor, poderia-se dizer, não pode ser bom para ninguém, se ninguém existe para desfrutar deste bem. Isso, no entanto, é descartar (3) muito rapidamente. A decisão proferida em (3) é feita com referência aos (potenciais) interesses de uma pessoa que existe ou não. (3) faz parte do cenário sobre o qual esta pessoa nunca existe, (3) não pode dizer nada sobre uma pessoa existente. Esta objeção seria errada porque (3) pode dizer algo sobre um caso contrafactual em que uma pessoa que realmente existe nunca existiu. Da dor de uma pessoa existente, (3) diz que a ausência desta dor teria sido boa mesmo se isso só poderia ter sido alcançado pela ausência da pessoa que agora sofre. Em outras palavras, julgando em termos de interesses de uma pessoa que agora existe, a ausência da dor teria sido boa mesmo que esta pessoa não teria existido.
Considere em seguida o que (3) diz da dor ausente de alguém que nunca existe - de dor, cuja ausência é assegurada por não fazer uma pessoa potencial real. Assertiva (3) diz que esta ausência é boa quando julgada em termos dos interesses da pessoa que caso contrário taria existido. Podemos não saber quem, mas ainda podemos dizer que quem quer que tenha sido essa pessoa, a evitação de suas dores é boa quando julgada em termos de seus interesses potenciais. Se houver algum(obviamente
solto) sentido no qual a dor ausência é boa para a pessoa que poderia ter existido, mas não existe, é este. Claramente (3) não implica a afirmação literal absurda de que existe alguma pessoa real para quem a dor ausente é boa.
Ninguém é forçado a existir, porque novamente, entidades inexistentes não podem ser alvo de qualquer ação. A partir do momento que uma entidade existe é que se pode julgar a moralidade dos atos de atos tomados em relação a ela
Mas precisa entrar, porque sua posição antinatalista depende da nossa existência ocorrer em um "Inferno na Terra", que o sofrimento não apenas exista em abundância, mas também que a maior parte do sofrimento seja atribuível majoritariamente à uma causa distante (o nascimento ou "vir-a-existir") do que devido a outras causas proximais. Caso contrário, você está apenas utilizando pressupostos arbitrários para expressar um julgamento moral.
Veja: são forçadas no sentido potencial de existirem. Evidente que um ser não existente como um fato bruto não está sujeito a nada, porém
pode ser sujeito (e não há nenhuma necessidade para ser). Tudo bem. Pode ser um pouco longo, mas os próximos trechos são do livro Better Never to Have Been (que acho que abre amplo espaço para o debate), para justificar esta assertiva de "Inferno na Terra"'. Não desejo falar sobre universos hipotéticos (melhor ou pior mundos possíveis), mas tenho interesse em debater este universo e vida atuais. Aliás, AntipetistA, não vou responder os outros quotes diretamente desta vez, pois acho que os próximos trechos respondem melhor ao que nós estávamos falando também.
Porque a auto-avaliação da qualidade de vida não é confiávelA maioria das pessoas nega que suas vidas, considerando todas as coisas, são ruins (e elas certamente negam que suas vidas são tão ruins a ponto de nunca ser preferível ter nascido). Na verdade, a maioria das pessoas pensa muito bem de suas vidas. Tal generalizada auto-avaliação de bem-estar, é muitas vezes pensado, constitui uma refutação da visão de que a vida é ruim.
Como é perguntado se a vida pode ser má se a maioria dos que a vivem negam isso? Como pode ser ruim nascer se a maioria daqueles que vieram à existência estão satisfeitos com isso? De fato, no entanto, há muito boas razões para duvidar que essas
auto-avaliações são um indicador confiável de uma qualidade de vida. Há uma série de características bem conhecidas da psicologia humana que relatam essa avaliação favorável que as pessoas geralmente fazem de sua própria qualidade de vida. São esses fenômenos psicológicos ao invés da qualidade real de uma vida que explicam (a extensão de) avaliações positivas.
O primeiro, o mais geral e o mais influente destes fenômenos é o que alguns chamaram de Princípio Pollyanna, uma tendência em direção ao otimismo. Isso se manifesta de muitas maneiras. Primeiro, há uma inclinação para recordar experiências positivas e não negativas. Por exemplo, quando solicitado a lembrar eventos de suas vidas, os sujeitos de uma série de estudos listaram um número muito maior de experiências positivas do que negativas. Esta recordação seletiva distorce o nosso julgamento sobre como as nossas vidas foram até agora. Não são apenas as avaliações do nosso passado que são afetadas por esse viés cognitivo, como também nossas projeções ou expectativas sobre o futuro. Nós tendemos a ter uma visão exagerada do quão bom as coisas serão. A recordação e projeção típicos do pollyannaismo também são característicos de julgamentos subjetivos sobre o bem-estar atual e geral. Muitos estudos mostraram consistentemente que as auto-avaliações do bem-estar são marcadamente inclinados em direção ao fim positivo do espectro.
Por exemplo, muito poucas pessoas se descrevem como "não muito felizes". Em vez disso, a esmagadora maioria afirma estarem "razoavelmente feliz" "feliz" "ou" muito feliz ". De fato, a maioria das pessoas acredita que estão melhores do que a maioria dos outros ou do que a pessoa média. A maioria dos fatores que melhoram plausivelmente a qualidade de vida das pessoas não influenciam proporcionalmente as auto-avaliações dessa qualidade (onde eles os influenciam). Por exemplo, embora haja uma correlação entre os próprios rankings das pessoas sobre a sua saúde e suas avaliações subjetivas de bem-estar, a avaliação objetiva da saúde das pessoas, a julgar pelos sintomas, não são tão bons preditores de avaliação de seu bem-estar. Mesmo entre aqueles cuja insatisfação com a sua saúde leva a menores relatados estados de bem-estar, a maioria diz ter níveis de satisfação mais próximo ao lado positivo do espectro. Em qualquer país, os pobres são quase (mas não bastante) tão felizes quanto os ricos. Nem educação e ocupação fazem muita (embora façam uma quantia) diferença.
Embora haja alguma discordância sobre quanto cada um dos fatores acima e outros afetam as avaliações de bem-estar, é claro que mesmo os tipos de eventos que se poderia pensar que iria tornar as pessoas "muito infelizes" tem esse efeito em apenas uma proporção muito pequena de pessoas. Outro fenômeno psicológico bem conhecido que faz com que auto-avaliação de bem-estar seja não-confiável e que explica alguns (mas não todos) do Pollyannaismo que acabamos de mencionar é o fenômeno do que poderia ser chamado de adaptação, acomodação, ou habituação. Quando o bem-estar de uma pessoa piora objetivamente, há, em primeiro lugar, uma insatisfação. No entanto, há uma tendência então a uma adaptação da nova situação e ajuste das expectativas de cada um. Embora haja alguma disputa sobre o quanto a adaptação ocorre e como a extensão da adaptação varia em diferentes domínios de vida, há concordância de que a adaptação ocorre. Como resultado,
Mesmo que a sensação subjetiva de bem-estar não volte ao nível original, ele se aproxima mais do que se poderia pensar,
E se aproxima mais em alguns domínios do que em outros. Porque o senso subjetivo de bem-estar acompanha a mudança recente no nível de bem-estar melhor do que acompanha o nível real de uma pessoa de bem-estar, é um indicador não confiável do último.
Um terceiro fator psicológico que afeta a auto-avaliação do bem-estar é uma comparação implícita com o bem-estar dos outros. Não é muito sobre o quão bem sua vida vai mas o quão bom ele vai na comparação com outras pessoas que determinam o julgamento de quão bem a vida está indo. Assim, as auto-avaliações são uma indicação melhor do
comparativo ao invés da
verdadeira qualidade da vida de alguém. Um efeito disso é que essas características negativas da vida que são compartilhadas por todos são inertes nos julgamentos das pessoas sobre seu próprio bem-estar. Como essas características são muito relevantes, ignorá-las leva a julgamentos não confiáveis. Destes três fenômenos psicológicos, é apenas o pollyannaismo que inclina as pessoas de forma inequívoca para mais positivas avaliações de como sua vida está indo bem. Adaptamos não só a situações negativas, mas também a situações positivas, e comparamos não apenas com aqueles que estão em situação pior do que nós, como também aqueles que estão em melhor situação do que nós. No entanto, dada a força do pollyannaismo, tanto a adaptação como a comparação funcionam tanto de uma linha de base otimista e sob a influência de viés cognitivos. Por exemplo, as pessoas são mais propensas a comparar-se com aqueles que estão em piores condições do que com aqueles que e são melhores. Assim, nos melhores casos, a adaptação e a comparação reforçam
o pollyannaismo. Nos piores casos, eles o atenuam, mas não negam inteiramente. Quando nos de fato adaptamos ao bem ou nos comparamos com aqueles que são melhores do que nós mesmos, nossas auto-avaliações são menos positivas do que de outra forma seriam, mas geralmente não se tornam negativas. Os fenômenos psicológicos acima não são surpreendentes sob perspectivas evolutivas. Elas militam contra o suicídio e favor da reprodução. Se nossas vidas forem tão ruins quanto eu ainda sugerem que são, e se as pessoas fossem propensas a ver a verdadeira qualidade se suas vidas pelo que é, elas podem ser muito mais inclinados a matarem-se ou, pelo menos, obstinarem-se de produzir mais vidas. Pessimismo, então, tende a não ser selecionado naturalmente.
Há mais coisa, porém estou sem ânimo para traduzir mais agora. Bom, creio que isso seja suficiente para elucidar o debate e tocar sobre alguns contra-argumentos comuns, inclusive aos que foram abordados aqui agora. Fico no aguardo para mais respostas...