Olá Pedro Reis.. obrigado por sua colocação, educada e coerente no meu ponto de vista..
Concordo plenamente com seus apontamentos, porém temos que fazer uma distinção entre pesquisas de física aplicada da relacionada com seres humanos, principalmente com fenômenos instáveis.. (ao menos até descobrirmos como fazê-los ficarem estáveis - se é que é possível)..
Eu particularmente gosto de comparar os fenômenos dessa ordem com a meteorologia. Ela envolve física e química no entanto com os melhores conhecimentos aplicados a isso, não se consegue prever com muita precisão os fenômenos meteorológicos diversos e isso ocorre pois muitos fatores estão envolvidos.. Então creio que concordas comigo que o desafio é grande..
Sobre as replicações concordo plenamente com o pressuposto que você refere, e esse estudo reflete boa parte de varias replicações que vem ocorrendo ao redor do mundo, aliás, podemos replicar o mesmo experimento com vários médiuns e verificar os dados posteriormente.
Apenas para citar outro experimento que fizemos, dentro do paradigma espirita, foi o de testar médiuns que alegam ver a água q é fluidificada (água que passa por uma espécie de benção ou energização). O método consistia em se comprar 10 garrafas de agua mineral, todas da mesma marca, lote e tamanho. Essas garrafas foram numeradas e o pesquisador deveria selecionar algumas (quantas quisesse) e de número aleatório (quais ele quisesse) e levar a um Centro Espirita para receber a possível energização. No mesmo dia, o pesquisador levou ao médium e ele tinha que apontar quais estariam ou não fluidificadas. Bom, sendo a chance isolada de 50% para cada garrafa, porém na combinação de 10 delas, as probabilidades de acerto total (100%) ficariam de 1 para cada 1024 tentativas. Numa única tentativa a médium acertou 80%.
Percebi uma falha metodológica, onde deveríamos cegar o experimentador, junto do médium, então refizemos o experimento com outra médium também dita vidente. O processo foi feito da mesma forma, senão pelo fato de existir um auxiliar à pesquisa, um cético isento compraria as amostras de água, numeraria e levaria quantas e quais numeros ele desejasse para passar por uma "energização".. O cético fez como o combinado e levou as garrafas até a medium e a experimentadora que organizava a sessão. Das 10 garrafas, num único momento (chance) a médium acertou 80% também...
Estamos realizando mais duas replicações para o mesmo caso, ainda sem resultado pois não ocorreu.
Veja que a replicação pode ocorrer sem problemas, mas há um detalhe crucial: a verdadeira capacidade da médium.
Se formos pegar pessoas comuns ou que simplesmente aleguem ter tal poder, as chances e os resultados seriam falhos e não representariam uma realidade, nesse caso então nem se implica algo tendencioso apenas controle de limites para alguém verificado com tal aptidão.
Sobre sua sugestão de experimento, acho ele um tanto complexo do ponto de vista do conhecimento espirita e isso se faz por diversos motivos.
Na crença e conhecimento espirita (separo as duas coisas pois são diferentes) os espiritos reencarnam de tempos em tempos, e por uma questão natural perdem suas memórias, isso ocorre (segundo a crença) para que possamos viver uma nova vida e esquecer do passado. Dentro da mesma crença ocorre que se acredita que a memória antiga permaneça permanente para sempre... Isso difere do conhecimento espirita, ou seja, aquele que impõe experimentos. O que o conhecimento espirita mostrou nas ultimas décadas é que informações muito relacionadas ao material, tais como numeros, nomes acabam se perdendo com o tempo, ficando apenas lapsos de memoria, mas isso depende do "ambiente" em que o espirito ficaria durante o tempo.. É complicado explicar tudo e não quero me estender, mas por exemplo, para existir memórias de espiritos assim, esse espirito teria que estar num "limbo materialista" (não se desapegasse da matéria) desde aquela época.. É o q se tem nos ditos Centros Umbandistas, onde os espiritos se manifestam da forma da escravidão.
Para se fazer um experimento com tais detalhes, teria-se que achar algum deles para tal, o q seria bem difícil.
Teste similar foi feito anos atras com um mestre de jogo de xadrez, mas por se tratar de algo complexo mediúnico, se houve muita contestação pois céticos alegaram que o médium poderia ter aprendido o jogo de Xadrez e ter dito que evocaram um que estava disposto a participar da pesquisa ( traduzido aqui
https://pt.scribd.com/doc/84026510/Artigo-Cientifico-de-um-Jogo-de-Xadrez-entre-um-Vivo-e-um-Morto)
Impossível não é.. mas não seria fácil.. Hj a maior dificuldade é achar médium verdadeiro atuando por ai..rs
No mais sei que houveram pesquisas nesse campo com psiquicos, onde se buscava usar de uma paranormalidade para se achar lugares de escavações. Há desenhos dos psíquicos que convergem perfeitamente com os ambientes após serem escavados..
é possível achar algo em:
Emerson, J. Norman; ‘Intuitive Archaeology: Egypt and Iran’ A.R.E. Journal 11 (1976), 55-65.
e no Arqueológical Society of British Columbia - Vol VI No2 April 1974Existem outros, mas esses que tinha agora aqui..