O FATO é que não se tem qualquer coisa como uma avaliação pericial forênsica espiritual, para sabermos a verdadeira idade espiritual.
Eu acho que entrar num assunto assim fica complicado pois, obviamente não terá, muito provável que nunca.. rs.. São realidades e referenciais diferentes, logo não se pode usar uma medida que não se encaixa na questão.
Espero que não se sintam ofendidos, até porque nem foi esse meu objetivo de adentrar no "Clube", mas vou tecer um breve resumo sobre a visão espirita (do conhecimento e não da crença):
O espiritismo parte de um principio de que a vida (uma espécie de super-consiente) habita uma dimensão principal, onde as demais estariam sub-alocadas, dessa forma o estado em espirito é um estado livre, onde somente o pensamento existe e se interliga como uma matrix, criando, se comunicando etc..
Dentro desse conceito, toda a vez que um "super-consciente" adentrar num nível inferior ele sofrerá influencia e limitação, sendo assim sua verdadeira consciência estaria limitada ao ambiente (corpo/estado/ dimensão). Se acredita que essa limitação permite uma evolução mais rápida..
Agora, no ponto que eu queria chegar, para se entender essa coisa de limites só raciocinando por analogia. Breve exercício mental imaginativo:
Imagine que vivemos num mundo tridimensional, onde em nosso mundo há um mundo bidimensional (isso até é fato
rs). Agora imagine que existissem seres pensantes num mundo bidimensional e nós conseguirmos nos comunicar com eles..
Então pense agora, como seria para você tentar explicar o nosso mundo tridimensional a eles? Pense do ponto de vista deles e do seu.
Se você falar de quadrado, retangulo.. Beleza.. vao compreender do que você fala.. Agora imagine você tentar explicar a eles o que é uma esfera? Um cubo?
Dentro das limitações deles será praticamente impossível eles conseguirem dimensionar ou compreender o que você estaria lhes explicando. Consequentemente, no mundo bidimensional haveriam aqueles que não estariam nem ai para outra realidade, até porque não faria diferença mesmo.. rs.. Haveriam aqueles que questionariam e os que tentariam compreender de alguma forma e buscar visualizar aquilo "invisualizavel".
Então, de um modo geral, 99,99999% dos espiritas "tridimensionaliza" o que seria um "mundo espiritual", logo a maioria das consequências disso vao ser furadas, isto é, não vao conseguir ser previsíveis.. Por isso, usar da Codificacao Espirita não seria uma boa pedida hj em dia, ao menos no sentido direto cientifico. Ora, a Codificacao é de 1856... Quanto a ciência evoluiu até hj?
Dai vem os dois lados da moeda. Kardec ja previa isso, logo que deixou escrito que o que ficou deveria ser revisto de tempos em tempos para ir se atualizando e mantendo um contexto cientifico, que era seu propósito.. O outro lado da moeda é que o espiritismo caiu na mão de um grupo de religiosos, logo transformaram o espiritismo em religião (até para se proteger por leis), mas dai dessa forma arrebatou um monte de gente crente, dogmática que idolatra Kardec e não aceita qualquer coisa que possa alterar ou explicar melhor a Codificação como um todo.
Detalhe: Se for interpretada ao pé da letra, como fazem com a Biblia, não vai prestar (e não tem prestado)...