O BuzzFeed é Fake News mesmo. Mais um dos sites 'progressistas' lacradores da internet. Me surpreende a CNN ser tão burra e ir atrás do BuzzFeed sem nem fazer o serviço básico de jornalismo, que é checar a fonte.
A CNN não fez absolutamente nada de errado. O fato do Donald estar tentando desacreditá-la como falsária é justamente uma tentativa de censura. Não interessa o que eu ou você ou a Hillary pensa, interessa o que o povo do Trumpistão acha. Se uma parte da população, talvez não a maioria, mas uma parte grande o suficiente para eleger aquilo, pensa que CNN e o resto da mídia séria é fake e que eles devem se informar por memes, twittes e breitbarts, eles vão se informar apenas por memes, twittes e breitbarts, e ai como é que se combate o absurdo que é o Trump? Ele vai indicar um juiz para a Suprema Corte, ele tem um congresso e um senado majoritariamente republicano e ainda tem uma base popular que acredita em qualquer coisa. Freios e contrapesos não existem.
Hilário o post do Gabarito, acreditar em Felipe Moura Brasil não é para qualquer um.
Quer um exemplo do que é Fake News? No item VIII do post do Gabarito, o excelente FMB fala sobre o escândalo do Planned Parenthood que ele corajosamente denunciou. Esse escãndalo realmente existiu. O escandalo perdurou e foi explorado até a exaustão pelos que querem a extinção do Planned Parenthood. Certo, agora dá um Google e procura saber o que foi esse escândalo.
Isso é fake news no seu melhor. Sutil e grotesco. O paspalho está relatando uma verdade, ele realmente escreveu sobre o escândalo que realmente existiu, só está omitindo o fato de que tudo não passou de uma armação para desacreditar o PP. Ele posta hoje sobre um escândalo que ele relatou muito tempo atrás, só omite o fato do escândalo ser fake.
Agora, como é que se lida com esse tipo de coisa? Com esse novo normal.
Ontem eu vi um documentário sobre o Donald e, nesse documentário, apareceu uma cena com ele debatendo com o Jeb Bush. O JB estava tentando agir com as normas (by the book) estabelecidas na "Era pré-Trump", enquanto o Trump não se prendia a essas regras, o JB tentava se mostrar sério enquanto o Trump se aproveitava da (suposta) seriedade do JB fazendo galhofa. Esse foi o padrão de atuação do Trump desde o início das primárias, nesse documentário aparece diversas cenas deste tipo, e o povo amava.
O Daniel Dennet, no livro A Perigosa Ideia de Darwin, fala que discutir com criacionistas é como jogar tenis com eles, quando a bola está do seu lado você tem que se preocupar com as linhas da quadra, com as regras e com a rede, após rebater a bola para o campo do adversário, a rede é abaixada, as linhas somem e as regras não valem mais.
Isso é Trump. Eu não digo que é uma estratégia consciente dele, eu digo que, por acaso, a mente do Donald funciona de uma forma tal que, de novo, por acaso, casou perfeitamente com a forma perturbada e imatura com que a população está se relacionando com facebooks, twitter e youtubes da internet.
É absurdamente grande a chance de 2017 não acabar bem. A esperança é que o Trump faça (ou se descubra que ele fez) algo que seja tão óbvio que nem seus apoiadores vão conseguir desacreditar e o GOP possa acabar com a sua presidência de forma não traumática. Que o povo de lá acorde desta hipnose.