[...]
Tem que se começar a apelar para listar entre teorias da conspiração dos democratas coisas como "a existência de capitalismo de compadres", "a teoria de que impostos elevados são bons", "as indústrias de combustíveis fósseis e tabaco se opõem à ciência", "há centenas de gêneros, não apenas dois", "as drogas fazem bem", "o socialismo funciona", "aborto não é assassinato", "a conspiração verde do aquecimento global".
"Agentes da CIA mataram MLK Jr.", "Agentes da CIA mataram Malcom X", "Os republicanos fraudaram as Eleições de 2000. As de 2004 também. Tentaram fraudar as outras. Fraudaram a de 2016 também.", "A indústria farmacêutica e seu lobby fraudam as vacinas.", "A indústria farmacêutica não quer curar a AIDS e o Câncer." etc, etc, etc.
Você quer que eu acredite também que mais de 15% dos democratas acreditam nestas teorias da conspiração apoiadas por meia dúzia de democratas malucos?
A maioria dessas não é especificamente/caracteristicamente democrata/esquerdista/liberal (na maior parte do tempo o contrário, como em vacinas e até transgênicos*), e, no caso de eleições na maior parte do tempo a "fraude" de que falam devem ser essas raras instâncias de vitória eleitoral e derrota popular. A de Trump foi apenas a quarta ou quinta em toda história.
Conservadorismo deve ser naturalmente mais propenso a teorias da conspiração por ser um posicionamento político emocionalmente baseado em medo, um medo que naturalmente coloca as pessoas em um estado de alerta procurando "padrões" e "ligando os pontos". No esquerdismo isso será mais especificamente voltado para o fascismo e conflitos de interesses entre classes, o que ao menos são coisas mais reais, então talvez isso ajude a prevenir um pouco o aspecto de plano estrombólico desde os illuminati, passando pelos comunistas, que eram só uma farsa para tornar os países ex-comunistas dependentes de Soros e dos globalistas.
A com maior intersecção com democratas deve ser a de que "Bush está por trás de 11 de setembro", embora não chegue a ter um centésimo da expressividade de qualquer TDC conservadora no discurso político mainstream. Não vai ter um "lock him up" esquerdista baseado nessa TDC, ainda que possa ter algo assim sobre crimes de guerra, no segmento chomskianista da esquerda, se é que eles são de sair por aí com placas e dar gritos de guerra.
* Embora estes possam comumente ter oposição ideológica com embasamento pobre e não chegando bem a ser "teoria da conspiração", ainda que provavelmente com uma zona cinzenta com relação a qualquer "capitalista" querendo produzí-los, vendê-los, ou fazendo lobby em seu favor.