Autor Tópico: Fake News - o que a Ciência já sabe sobre isso  (Lida 5875 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:Fake News - o que a Ciência já sabe sobre isso
« Resposta #100 Online: 02 de Março de 2018, 15:05:28 »
E isso faz eu criticar ainda mais o fake-news anti-Trump, apontando como a mais danosa.

Notícias falsas sempre existiram. Mas roubo e assassinato também, e não é por isso que se tornam aceitáveis.

Um jornalista, ou pior ainda, uma empresa de jornalismo, inventar notícia, é um desvio muito sério. Supõe-se que a regra ética mais básica do jornalismo seja a de não mentir deliberadamente. Pelo menos isso.

Não importa se a notícia falsa denigre o Dalai Lama ou Adolf Hitler, quando compro jornal não quero ser desinformado. Não importa se tá atingindo Obama ou Trump, há o mesmo desvio de ética grave.

Mas as pessoas não devem ter dois pesos e duas medidas. Veja só a diferença quando se trata de notícia falsa que a pessoa gostaria que fosse verdadeira:

Meu Deus!, esse jornalismo da Globo é indecoroso. Os caras não aprendem que em tempos de internet não dá mais pra fabricar notícia.

A Globo News passou as 24 horas do dia 17 e provavelmente a maior parte do dia 18 dando uma notícia falsa que chegou a parar o pregão da Bolsa em São Paulo e levou milhares de manifestantes às ruas. Repercutiu no mundo inteiro mas a verdade é que eu acabo de ouvir a gravação do Temer e ele NÃO DISSE que era para manter o "cala boca" do Cunha. O Temer simplesmente não disse isso, e essa foi a principal notícia, a verdadeira bomba do noticiário, que recebeu ( com toda razão ) muito mais destaque que a mala de dinheiro do Aécio.

O cara da JBS disse "eu tô de bem com o Eduardo". Temer observa:"tem que manter isso, viu".

Tudo bem que essa conversa entre os dois é muito inapropriada, para se dizer o mínimo, mas há uma enorme distância entre isso e a notícia inventada:

- "Nós estamos dando uma mesada para o Cunha continuar de boca fechada"

-"Temos que manter isso, viu."

A Globo está simplesmente há 48 horas noticiando este breve diálogo totalmente inventado!

De pleno acordo, companheiro! A REDE GLOLPE é GOLPISTA mesmo, tem que ser muito alienado para não perceber... ah, peraí... é contra o Temer? Oh! O governo USURPADOR está tão afundado em corrupção que até até o PiG não tem mais como esconder!!!!!!!1111113131313 #FORATEMER #VOLTALULAEDILMA

Talvez esse seja algum eventual argumento da defesa, mas acho que deve estar mais difícil de sustentar do que algo como o Lula não ter o triplex.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/05/1885341-dialogo-de-temer-com-joesley-batista-e-inconclusivo.shtml

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #101 Online: 02 de Março de 2018, 17:30:28 »
Meu Deus!, esse jornalismo da Globo é indecoroso. Os caras não aprendem que em tempos de internet não dá mais pra fabricar notícia.

A Globo News passou as 24 horas do dia 17 e provavelmente a maior parte do dia 18 dando uma notícia falsa que chegou a parar o pregão da Bolsa em São Paulo e levou milhares de manifestantes às ruas. Repercutiu no mundo inteiro mas a verdade é que eu acabo de ouvir a gravação do Temer e ele NÃO DISSE que era para manter o "cala boca" do Cunha. O Temer simplesmente não disse isso, e essa foi a principal notícia, a verdadeira bomba do noticiário, que recebeu ( com toda razão ) muito mais destaque que a mala de dinheiro do Aécio.

O cara da JBS disse "eu tô de bem com o Eduardo". Temer observa:"tem que manter isso, viu".

Tudo bem que essa conversa entre os dois é muito inapropriada, para se dizer o mínimo, mas há uma enorme distância entre isso e a notícia inventada:

- "Nós estamos dando uma mesada para o Cunha continuar de boca fechada"

-"Temos que manter isso, viu."

A Globo está simplesmente há 48 horas noticiando este breve diálogo totalmente inventado!

Pedro, a serio, o que mais "tô de bem com o Eduardo" naquele contexto pode significar, na sua opinião? Sério mesmo, estou pedindo sugestões. Porque eu percebo claramente o viés de esquerda da Globo/Globo News - não me lembro ao certo como foi noticiado antes, mas me lembro que quando ouvi as gravações, minha primeira reação foi "opa, não é bem isso". Exatamente como a sua. Só que depois, quando eu fui pegar a gravação na Internet para escutar, dei o braço a torcer. Inclusive, puxando de memória, um instante depois, acho, o Temer pergunta "O Funaro também, né?" e o outro confirma. Enfim, juntando os pontos, a delação do Funaro, as ligações do Gedel, a coisa toda, não consigo achar outra explicação. A emissora pode até ter feito o que as emissoras normalmente fazem - aumentar a história, criar manchete - mas inventar, não me parece que inventou, não. A não ser que esteja por trás da trama toda, segundo algumas teorias de conspiração.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #102 Online: 02 de Março de 2018, 18:12:12 »
Eu não nasci ontem, sei exatamente o que o encontro do Temer com um empresário, da forma como foi, significa. E não seria preciso nem gravação da conversa, só esse encontro furtivo nos subterrâneos de Brasília com alguém como o J. Batista, a gente já sabe do que se trata.

Mas são duas coisas distintas: o Temer ser um corrupto e o departamento de jornalismo da Globo ser calhorda. E a primeira não justifica a segunda.

Pra nós, bons entendedores que somos, não faz diferença se ele disse que tava dando dinheiro pro Cunha ou se tava de bem com o Cunha. Mas juridicamente tem uma galáxia de distância entre uma coisa e outra. Porque se a versão divulgada fosse fidedigna consistia em prova suficiente pra pedir impedimento e até abrir processo contra o Michel Temer, enquanto que o conteúdo real da gravação não tinha na verdade valor de prova nenhum.

E não foi um mero deslize, um desleixo: a notícia foi dada inicialmente no jornal impresso, e imediatamente começaram uma campanha nas rádios do grupo Globo, na TV aberta e na Globo News. E foram quase 48 horas agitando o país, chegou a afetar o pregão da Bolsa, e em todo esse tempo não divulgaram a gravação original.

As pessoas não precisam e nem devem ser enganadas. Um jornalismo correto deveria somente dar a informação honesta, inclusive disponibilizando a gravação no site G4, e cada um que tire suas próprias conclusões.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #103 Online: 02 de Março de 2018, 18:53:10 »
Eu juro que não vi nada de mais - nada que não tenha visto ao longo da minha vida. E a Internet não é diferente. Acho ingênua essa noção de jornalismo correto. Jornalismo, como qualquer outra área, visa lucro em primeiro lugar. Raramente, talvez nunca, o conteúdo é fiel à manchete. E isso é intencional. A questão jurídica já é outra história -  o custo de um possível processo já está embutido. O que importa é o furo! Não se deve esperar imparcialidade de grandes ou pequenas emissoras, jornais, sites, blogs. No máximo mais ou menos excessos.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #104 Online: 03 de Março de 2018, 10:19:50 »
[...] Nunca entrei em um fórum de discussões religioso (e nem pretendo  :P), mas tenho certeza de que ateus devem ser muito atacados lá. É normal que alguém que tem opinião contrária à maioria do grupo seja mais questionado.[...]
Ótima ideia Fabrício (eu sei), o pessoal do CC deveria se unir e tomar de assalto um fórum religioso. :hihi:
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 05 de Março de 2018, 09:10:22 »
[...] Nunca entrei em um fórum de discussões religioso (e nem pretendo  :P), mas tenho certeza de que ateus devem ser muito atacados lá. É normal que alguém que tem opinião contrária à maioria do grupo seja mais questionado.[...]
Ótima ideia Fabrício (eu sei), o pessoal do CC deveria se unir e tomar de assalto um fórum religioso. :hihi:

Estou esperando há tempos que isso aconteça, devíamos expandir o imperialismo ateu e invadir os fóruns religiosos. Uma cruzada atéia virtual.

Afinal, não tem nada mais empolgante do que ateu militante, estou doido para virar um.
"Deus prefere os ateus"

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #106 Online: 05 de Março de 2018, 10:22:17 »

Estou esperando há tempos que isso aconteça, devíamos expandir o imperialismo ateu e invadir os fóruns religiosos. Uma cruzada atéia virtual.

Afinal, não tem nada mais empolgante do que ateu militante, estou doido para virar um.

Anos atrás recebi de um conhecido convite para fazer parte de uma associação de ateus. :stunned: Fiquei sem entender o propósito na época. Vai ver é isso, invadir os fóruns religiosos...  :olheira:

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #107 Online: 05 de Março de 2018, 12:45:59 »

Não precisamos fazer nada disso, a ONU já faz espalhando a ideologia globalista, que é uma ideologia ateia e anti-cristã em sua essência.

Anos atrás recebi de um conhecido convite para fazer parte de uma associação de ateus. :stunned: Fiquei sem entender o propósito na época. Vai ver é isso, invadir os fóruns religiosos...  :olheira:
Não. Essas associações são para fazer 'mimimi' em ambiente virtual, mesmo.
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #108 Online: 05 de Março de 2018, 12:58:17 »
Ateus praticantes?  :biglol:

Deus me livre!  :stunned:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 05 de Março de 2018, 13:13:19 »

Cheguei a seguir uma associação no facebook (a Atea) mas desisti em pouquíssimo tempo. É muito mimimi e "revolta" desnecessária.
"Deus prefere os ateus"

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #110 Online: 05 de Março de 2018, 13:40:57 »

Cheguei a seguir uma associação no facebook (a Atea) mas desisti em pouquíssimo tempo. É muito mimimi e "revolta" desnecessária.

Esse tipo de coisa não me pega, não. No que depender de mim os ateus vão ficar quietinhos. Já basta a encheção de saco dos religiosos. Ai que preguiça! Mas nem foi pra isso que me convidaram, seguir COISAS. Foi para me filiar mesmo, tipo, sei lá, partido político, para lutar pelos direitos do ateus  :hein: com arrecadação de grana e tudo.  <_<  Sei lá que cara eu fiz, porque nem precisei responder... o cara desistiu antes de terminar.  :biglol:   E também não sei que fim teve o troço porque não tomei nem conhecimento.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 05 de Março de 2018, 16:23:19 »

Esse tipo de coisa não me pega, não. No que depender de mim os ateus vão ficar quietinhos. Já basta a encheção de saco dos religiosos. Ai que preguiça! Mas nem foi pra isso que me convidaram, seguir COISAS. Foi para me filiar mesmo, tipo, sei lá, partido político, para lutar pelos direitos do ateus  :hein: com arrecadação de grana e tudo.  <_<  Sei lá que cara eu fiz, porque nem precisei responder... o cara desistiu antes de terminar.  :biglol:   E também não sei que fim teve o troço porque não tomei nem conhecimento.

Provavelmente para lutar pelas importantíssimas causas de tirar "deus seja louvado" do dinheiro e crucifixos de repartição pública...
"Deus prefere os ateus"

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #112 Online: 05 de Março de 2018, 21:15:01 »

Provavelmente para lutar pelas importantíssimas causas de tirar "deus seja louvado" do dinheiro e crucifixos de repartição pública...
Vai dizer que vocês não se sentem oprimidos quando pegam uma nota de 100 na mão? Além do mais, os ateus também devem ter seu lugar de fala. Fascistas!

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #113 Online: 05 de Março de 2018, 22:46:36 »
Cruzes! Graças ao bom Deus que essas coisas não vingam!

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #114 Online: 06 de Março de 2018, 10:16:27 »

O Pirula fez um vídeo excelente falando, entre outras coisas, sobre isso.

Eu também acho uma idiotice esse mimimi sobre a nota de real e crucifixos em órgãos públicos, só da margem para o povo da bancada da bíblia imputar a pecha de frescos no povo que defende a laicidade estatal. Enquanto isso eles tão fazendo coisa muito pior por lá.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #115 Online: 06 de Março de 2018, 10:17:30 »
É um vídeo do Pirula com um jurista renomado que, por sinal, tem uma opinião diferente sobre esse assunto.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 06 de Março de 2018, 11:28:44 »
O MBL postou um vídeo no Facebook há algum tempo atrás com um camarada fazendo malabarismos para sustentar a tese de que crucifixos em repartições  públicas não ferem o conceito de Estado laico. Não que eu dê a menor importância para isso, mas é óbvio que um Estado laico não deveria ter crucifixos em seus órgãos. Uma coisa é não dar importância, outra tentar negar a realidade.

Aliás, isso foi uma das coisas que me fez parar de seguir o MBL, apesar de simpatizar com o movimento. Quando eles se põe a fazer essas carolices, me irritam profundamente.

Apesar disso, ainda considero o saldo deles positivo (por enquanto).
"Deus prefere os ateus"

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #117 Online: 06 de Março de 2018, 11:51:24 »
Foi o vídeo do vereador de São Paulo, não foi?

Eu acho besteira ficar brigando por coisas como crucifixos e "Deuses sejam louvados", mas dai a defender q manutenção deles já é outra coisa. O que o Holiday fez foi usar uma argumentação-- bem fraquinha-- para, ao mesmo tempo, agradar os religiosos e irritar "as esquerda". Politicagem barata.

O jurista do vídeo do Pirula dá uma visão, baseada no direito constitucional, sobre o porquê devemos combater o uso desses símbolos religiosos, e não é fácil discordar com ele. Mas é uma visão jurídica que busca o Estado laico ideal, eu prefiro uma abordagem mais pragmática sobre o assunto.

Eu não fico ofendido com as notas de real e não sou vampiro para ter problemas com crucifixos, então eu estou cagando para eles. O que me incomoda são os religiosos falando merda sobre eutanásia, aborto e drogas.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #118 Online: 06 de Março de 2018, 12:03:36 »
O MBL postou um vídeo no Facebook há algum tempo atrás com um camarada fazendo malabarismos para sustentar a tese de que crucifixos em repartições  públicas não ferem o conceito de Estado laico. Não que eu dê a menor importância para isso, mas é óbvio que um Estado laico não deveria ter crucifixos em seus órgãos. Uma coisa é não dar importância, outra tentar negar a realidade.

Aliás, isso foi uma das coisas que me fez parar de seguir o MBL, apesar de simpatizar com o movimento. Quando eles se põe a fazer essas carolices, me irritam profundamente.

Apesar disso, ainda considero o saldo deles positivo (por enquanto).

Meu encanto quebrou quando o grupo começou a extrapolar a questão econômica por motivações políticas. Prevejo mais do mesmo. Daí para, em nome da governança, deixar o liberalismo em segundo plano é um passo e disso para deixá-lo de lado, para a manutenção do poder, é outro. Trauma de infância!  :/

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #119 Online: 06 de Março de 2018, 12:16:37 »
Não sei se esse é o maior perigo do MBL. Acho muito mais provável que eles, com mais poder nas mãos, começassem a apelar feio para um conservadorismo populista para ficar sem freios para implementar o liberalismo de cumpadre.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #120 Online: 06 de Março de 2018, 13:04:16 »
O que dá praticamente na mesma.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 03 de Agosto de 2018, 17:58:17 »
<a href="https://www.youtube.com/v/OOYYuP5OSkU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/OOYYuP5OSkU</a>

https://www.cbsnews.com/news/alex-jones-defamation-lawsuit-infowars-conspiracy-theorist-sued-by-sandy-hook-families-2018-08-01/

"Conspiracy theorist Alex Jones wants a Texas judge to dismiss a defamation lawsuit filed against him by families of some of the children killed in the 2012 mass shooting at Sandy Hook Elementary School. A hearing Wednesday in Austin is the first of two this week involving the Infowars host.

Jones was sued after repeatedly claiming on his Austin-based show that the Connecticut shooting was a hoax.

The shooting killed 20 children and six adults, and it left a lasting mark on the way America thinks about school safety. It helped usher in an era of "active shooter drills" and difficult conversations about safety for even the youngest kids. 

Jones now admits the shooting occurred, but says his claims were free speech.

A similar lawsuit was filed in Connecticut. He's also being sued by a man falsely identified on the Infowars website as the gunman who killed 17 people at a Florida high school in February.

Jones' profile has spread from the far-right fringe in recent years. While running for president in 2015, Donald Trump told Jones his reputation was "amazing."

Recently, Jones made a baseless claim that Democrats would launch a civil war on July 4. That inspired a viral #SecondCivilWarLetters social media movement of users mocking the idea."

<a href="https://www.youtube.com/v/-V6F7WHmgcU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/-V6F7WHmgcU</a>

The Daily Caller has a crazy conspiracy theory going around. Cenk Uygur and Ana Kasparian, hosts of The Young Turks, break it down. Help get money out of politics at: https://www.wolf-pac.com

Read more here:
http://dailycaller.com/2018/07/30/sor...

"New details have emerged revealing that George Soros helped prop-up Democratic socialist Alexandria Ocasio-Cortez’s political career in an attempt to put 400 Bernie Sanders-like politicians in Congress.

A former organizer for Bernie Sanders’s presidential campaign, Ocasio-Cortez’s under-dog win in the Democratic primary was undoubtedly helped by online actors.

The New York Times writes that she was able to defeat her opponent, who greatly outspent her, due to her online presence. In an interview with progressive digital media outlet “The Young Turks,” a member of a Soros-funded network of far-left publications called The Media Consortium, Ocasio-Cortez also admits that their coverage helped her win.

Members linked to Soros-funded digital media asked Ocasio-Cortez, a former organizer for Bernie Sanders’s presidential campaign, to run for office — guaranteeing favorable coverage by a media network that reaches almost 300 million people monthly."

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #122 Online: 03 de Agosto de 2018, 19:20:18 »
Não me parece que o Alex Jones seja levado a sério por mais de 5% dos republicanos nos EUA. Ao menos todos os republicanos que sigo na internet fazem piadas com ele.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 04 de Agosto de 2018, 07:23:05 »
Foi o vídeo do vereador de São Paulo, não foi?

Eu acho besteira ficar brigando por coisas como crucifixos e "Deuses sejam louvados", mas dai a defender q manutenção deles já é outra coisa. O que o Holiday fez foi usar uma argumentação-- bem fraquinha-- para, ao mesmo tempo, agradar os religiosos e irritar "as esquerda". Politicagem barata.

Politicagem que dá voto.  E  ter votos é uma das coisas mais importantes num regime em que eles são necessários para se conquistar e manter o poder.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 06 de Agosto de 2018, 12:17:20 »
Woman Burned by McDonald's Hot Coffee, Then the News Media | Retro Report | The New York Times

<a href="https://www.youtube.com/v/pCkL9UlmCOE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/pCkL9UlmCOE</a>

Não me parece que o Alex Jones seja levado a sério por mais de 5% dos republicanos nos EUA. Ao menos todos os republicanos que sigo na internet fazem piadas com ele.

<a href="https://www.youtube.com/v/bV7VuPtveVs" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/bV7VuPtveVs</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/YR2FxeyXw9c" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/YR2FxeyXw9c</a>

<a href="https://www.youtube.com/v/3dGVXmuLmEM" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/3dGVXmuLmEM</a>

https://www.washingtonpost.com/news/made-by-history/wp/2018/07/18/how-the-right-became-addicted-to-conspiracies/

https://slate.com/news-and-politics/2018/02/right-wing-conspiracy-theories-from-the-1960s-to-today.html

[...] The right had two generations to steep in this kind of conspiracism. Its exciting taboo vapors wafted more and more into the main chambers of conservatism, becoming familiar, seeming less outlandish. Do you believe that “a secretive power elite with a globalist agenda is conspiring to eventually rule the world through an authoritarian world government”? Yes, said 34 percent of the people who voted Republican in 2012. [...]

https://en.wikipedia.org/wiki/Reality-based_community

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!