Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 44089 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1325 Online: 11 de Setembro de 2017, 08:58:07 »
Citação de: Gigaview
(1) Estamos discutindo obras espíritas, cujos autores supostamente são espíritos que nem você nem mais ninguém foi capaz de provar que eles existem.

(2) Já mostramos aqui, o que muita gente já mostrou nos últimos 150 anos: o espiritismo está cheio de imbecilidades. Logo, se, por absurdo, espíritos existem, não há como negar que se manifestaram como espíritos de imbecis e se não existem, o que é óbvio até o momento, os médiuns e demais "comentaristas" são os responsáveis por toda a imbecilidade.

Vamos nos ater a estas duas afirmativas e assim mostrar que o que você acha imbecilidade e, já refutado, não passa de argumentos sem nexo, apenas dando vazão  a suas idiossincrasias.

Estou ansioso por esta demonstração.

Milhões de pessoas mundo a fora acreditam em espíritos e em fenômenos anímicos. Para elas, as evidências são satisfatórias, as provas são cabais.

Entre essas muitas pessoas existem inteligências notáveis para as quais a busca por provas se mostrou satisfatória.

Argumento ad populum.

Uma dada quantidade de pessoas que acreditam no espiritismo, não prova que espíritos existem e nem tornam as proposições do espiritismo verdadeiras.

As 'provas válidas' são as obtidas pela Ciência. No caso dos espíritas (e de todos os demais religiosos) o que se tem é fé e wishfull thinking.

Obviamente outros tantos milhões de pessoas não acreditam,  e/ou nem sequer se interessam pelo assunto.

Se os que contestam o espiritismo usassem este argumento, também incorreriam em um ad populum.

Mas, quem são estas pessoas que negam veementemente a existência dos espíritos ou de fenômenos relacionados?

Aquelas que praticam Ciência e os religiosos de outras vertentes de fé, estes contrários ao espiritismo. Na prática, estes equivalem aos espíritas porque também são guiados por fé e crença mito-religiosa.

Jamais saíram de sua confortável posição de negadores teóricos e que nem mesmo céticos são.

Eu não sou um 'negador teórico'. Tenho pouca afinidade com o assunto.

O que me interessa são as evidências científicas da existência de espíritos (até hoje nunca apresentadas) e os textos (toscos) que espíritas produzem sobre Ciência.

Por qualquer razão encresparam contra aquela ideia e assumem como verdade absoluta o que também não passa de opinião pessoal, pois não podem provar o que dizem.

Mais uma falácia, agora da inversão do ônus da prova. Vocês, espíritas, que fizeram afirmações e são os que devem apresentar as evidências da existência de espíritos. E evidências que sejam cientificamente consistentes e atuais, não bobagens retóricas de textos não-científicos escritos a 60 ou 70 anos, nem situações de 'apelo à piedade' e nem "experiências" e relatos pessoais feitos entre meados do século XIX e XX.

Como não tenho a intenção de ofender quem quer que seja, e o nível da argumentação que apresentam é cáustico, quase intolerável,

Sua gentileza e polidez são louváveis, meus parabéns.

O 'nível cáustico' dos argumentos decorre do que foi apresentado até o momento. Sobre a minha área, todos os textos que li até hoje estavam aquém do conhecimento já da época em que foram lançados. Na maioria das vezes são toscos e de um primarismo científico que chega a ser constrangedor.

peço sinceras desculpas por ter sido imprudente e ousado, trazendo em fórum cético tema tão desafiador e provocativo, e assim, tudo o que ocorreu foi culpa exclusivamente minha.

Não, o tema não é nem desafiador e nem provocativo.

Pelo contrário, ele é praticamente linear e muito simples.

Só aguardamos a apresentação das evidências científicas sobre a existência de espíritos.

E, suplementarmente da minha parte, eu queria um só texto de Geologia 'escrito sob a orientação de espíritos' (sic), que não fosse um espetáculo deprimente de desconhecimento do assunto, misturado com termos empolados para iludir leigos. Só um.

Não postarei mais neste tópico, e nem em qualquer outro cujo tema se relacione com religião.

Se for esta a sua decisão, que assim seja.
Foto USGS

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1326 Online: 11 de Setembro de 2017, 09:14:28 »
E por que chamar as almas de "mônadas" :?:
Logo no início d'OLE o Kardec discute mui corretamente as diversas acepções pelas quais pode-se entender o termo "alma", e define em qual senso será usada dentro da Doutrina.
Será que os espíritas que ficam repetindo isso sabem o que significam as "mônadas" do Leibniz :?:
Porque eu não sei: me parece um conceito vago e inútil...
:?:
Citação de: Eng. Silva
Por que as tais da mônadas "exprimem-se sob a ação do calor interno e do frio exterior" ?
Eu — claro...— já pensei sobre isso e acho que Dr. André cometeu só uma imprecisão textual cá. Sob ação do frio & calor estavam as primeiras manifestações (implícito cá: sob forma FÍSICA) do princípio inteligente encarnado nas brotações da massa viscosa que se espraiava pelos mares mornos & paisagem primitiva do globo.
O que seria "magnetizar os valores, permutando-os entre si" ?
Obviamente o Mais Alto desde milhões de anos já trabalhava em termos de objetos.
"Valores" é o que no jargão dos "objetos" são as propriedades da "classe" e se seta eles por magnetização, certo :?:

::)
« Última modificação: 11 de Setembro de 2017, 11:48:16 por Gorducho »

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #1327 Online: 11 de Setembro de 2017, 11:17:41 »
As senhorinhas dos cursos de livros do André Luiz ficavam "pasmas" com o palavreado difícil do Dr.  :?

Daí o expositor recomendava que mesmo difícil tínhamos de entender a espiritualidade.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1328 Online: 11 de Setembro de 2017, 20:16:48 »
Citação de: Gigaview
(1) Estamos discutindo obras espíritas, cujos autores supostamente são espíritos que nem você nem mais ninguém foi capaz de provar que eles existem.

(2) Já mostramos aqui, o que muita gente já mostrou nos últimos 150 anos: o espiritismo está cheio de imbecilidades. Logo, se, por absurdo, espíritos existem, não há como negar que se manifestaram como espíritos de imbecis e se não existem, o que é óbvio até o momento, os médiuns e demais "comentaristas" são os responsáveis por toda a imbecilidade.

Vamos nos ater a estas duas afirmativas e assim mostrar que o que você acha imbecilidade e, já refutado, não passa de argumentos sem nexo, apenas dando vazão  a suas idiossincrasias.

Estou ansioso por esta demonstração.

2

::)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1329 Online: 11 de Setembro de 2017, 20:51:24 »
Magnetic Brain Stimulation May Quiet 'Voices' in Schizophrenia

http://www.webmd.com/schizophrenia/news/20170907/magnetic-brain-stimulation-may-quiet-voices#1

Magnetic brain stimulation 'reduces belief in God, prejudice toward immigrants'http://www.medicalnewstoday.com/articles/301117.php

Transcranial Magnetic Stimulation - Creating Mystical States in the Temporal Lobe
https://ieet.org//IEET2/more/bruere20150702

A estimulação magnética do cérebro com certeza influencia o "desenvolvimento espiritual". :histeria:
« Última modificação: 11 de Setembro de 2017, 22:29:24 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!