Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 44087 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1275 Online: 05 de Setembro de 2017, 09:54:39 »
 :ordem2:  Você não tem jeito não Spencer... é muita xaropada...enquanto isso, dentre outras demandas a mais importante:  prove que os espíritos existem e se comunicam conosco.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1276 Online: 05 de Setembro de 2017, 09:58:41 »
Evidente que fica, o fato de que inteligência e cultura estão, em muitos de nós, afastados por imensas distâncias da maturidade e da sabedoria, façamos uma pequena digressão sobre a existência de um plano invisível simultâneo e conectado ao nosso, visível.

Todas as questões que desassossegam a mente humana teriam solução simples se pudéssemos respondê-las, de forma cabal, afirmando a existência de um Deus, criador de toda a matéria e suas leis, organizando desde as micro partículas às imensas formações estelares e de todos os organismos vivos, do Vírus ao Homem.

Mas restaria ainda uma grave questão, e exatamente a que faz surgir a dúvida sobre a existência deste Deus:
E o mal? Teria também sido criado por Deus?

Se nos colocássemos no lugar deste criador, tendo o Homem como finalidade última para toda a sua criação, haveriamos de decidir, desde o primeiro instante do "Fiat Lux" se este homem seria perfeito ou haveria de, como todos os demais elementos da natureza, conquistar a própria perfeição.

É neste momento que as Teologias buscam o atalho do Paraíso Edênico.

Isto porque, se o homem usa de seu livre arbítrio poderá escolher entre o Bem e o Mal, atávicos, pelas próprias leis da evolução.
Todo o sofrimento, tanto aquele que impinge ao semelhante quanto ao de que é vítima, deverá vir como conseqüência dos próprios erros, escolhas conscientes, e não por falha nas concepções do seu Criador.

Eis os anjos caídos.
 Viviam num paraíso mas optaram pela existência torturada e laboriosa!!!!.

Surpreendemos aqui um execrável "plot hole" dos roteiros teológicos.

Mas, definitivamente tudo se encerraria assim, de forma tão nostálgica?

Vejamos: se este Deus é de fato perfeito, tanto na ciência, no amor e na justiça, haverá de encontrar uma solução razoável e rica em sabedoria que explique a origem do mal, do destino e da dor.

E assim é: todo o mal causado pelo homem somente será imputável quando realizado conscientemente, e o sofrimento que gera tem limites definidos pelo sistema nervoso. Ou seja, é mais aparente que real, causando forte impressão e assim desencorajando sua prática.
Mas a sabedoria do Criador não se resume em esbater as dores humanas, mas em fazer com que a recompensa pelo Bem praticado promova uma serenidade capaz de suplantar largamente a memória da dor sofrida. Em outras palavras, tudo valerá a pena.

E as Religiões, para que servem? Espíritos, Mediunidades, etc

Em existindo, este criador deverá, mesmo fora da matéria, ensinar, orientar e disciplinar os instintos humanos, e o faz inspirando profetas e missionários, geralmente tão mal vistos e interpretados pelo ceticismo cientificista.
 
São progressivas e concebidas de modo a acolher o multiculturalismo, usos e costumes das civilizações passadas e do porvir, mas também, se ajustarem aos diversos estágios de evolução da inteligência, da razão e do sentimento humano.

Como o desenvolvimento intelectual não ocorre pari passu ao emocional ou moral, os desencontros inevitáveis, no campo das ideias, entre a crença e a razão, também tendem acirrar os debates e lamentavelmente, em alguns casos, a violência.


Isso aí parece psicografia espiritóide de espírito de teólogo espírita. Você é médium?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1277 Online: 05 de Setembro de 2017, 14:23:47 »
Colega Spencer.

Perceba o quanto você está divagando:

Evidente que fica, o fato de que inteligência e cultura estão, em muitos de nós, afastados por imensas distâncias da maturidade e da sabedoria, façamos uma pequena digressão sobre a existência de um plano invisível simultâneo e conectado ao nosso, visível.

Todas as questões que desassossegam a mente humana...

blá blá


Uma dissertação vaga, genérica e cheia, lotadinha de lero-lero.
Saiu do trilho.
E a prova dos espíritos?
E o texto que Gorducho pediu?

Faça o seguinte, um conselho de amigo: dedique um tempinho do seu dia para ler isso aqui:

Existe muito bullshit sobre o assunto como essas impressões misticóides acima que abusam da imprecisão de definições, evidências anedóticas, confusões semânticas em argumentos ilógicos.

Não vou entrar nos bullshits sobre a "consciência"que já possui tópico próprio, mas esclarecer alguns pontos que ajudam a refutar algumas bobagens.

(1) Sonhos lúcidos e "experiências fora-do-corpo" como objetos de estudo são fenômenos oníricos distintos.
http://www.robertpeterson.org/obe-vs-lucid.html

(2) Não existe uma realidade comum para servir de ambiente para sonhos lúcidos ou "viagens astrais". O argumento apresentado de que somos "escravos dos sentidos" e que nos libertamos nesses estados alterados de consciência é falso porque não existem evidências que isso aconteça com cegos de nascença quando vivenciam tais fenômenos; eles continuam cegos. Evidentemente, é possível encontrar casos sensacionalistas e pesquisas duvidosas que contradizem isso. http://mysteriousuniverse.org/2014/04/near-death-experiences-of-the-blind-how-does-that-work/

(3) A idéia de que sonhos lúcidos são constituídos com impressões  da "visão da alma" desvinculada da visão física ocular também é bullshit. https://journals.macewan.ca/lucidity/article/view/752/693

(4) O sonhador incorpora impressões sensoriais nos sonhos e não está desvinculado ou ligado a uma "outra"realidade.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19552703/
http://www.blogs.uni-mainz.de/fb05philosophie/files/2013/04/noreika-et-al-new-perspectives.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2814941/?tool=pmcentrez

(5) Sobre a sensação de "sair" corpo:

Citar
This experience of being "in" a body is normally based on perceptual input from the senses of both the world external to the body and the processes within the body. These give us a sense of localization of the self in space.
http://www.lucidity.com/NL32.OBEandLD.html

(6) Não há dúvidas que se trata de um fenômeno exclusivamente neurológico que pode ser controlado bioquimicamente. Um exemplo interessante é o controle dos pesadelos lúcidos.
http://blumsrewarddeficiencysyndrome.com/articles/v1n1/jrds-006-thomas-mclaughlin.html


Agora leia com interesse, com atenção, com o coração e a mente abertos.
Clique em cada link e investigue por si mesmo.
Jogue no tradutor do Google o que não entender.

Se você for mesmo inteligente, vai ter uma iluminação.

Veja bem, não estou fazendo pouco caso de suas aptidões.
Estou somente fazendo um convite para uma nova perspectiva de ver as coisas.
Sinceramente.

Faço votos que tenha um bom proveito.
Não tenha medo. Ler aquelas coisas não vão levá-lo ao Inferno, apesar de Pascal.
Também não vão dar-lhe uma vida mais difícil para purgar essa curiosidade da razão, depois dessa vida de agora.

Dê uma chance a si mesmo em pensar de outro modo.
Não dói.


 :ok:

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1278 Online: 05 de Setembro de 2017, 14:29:19 »
Se o texto de Gigaview que indiquei seja mais direcionado a Criso, faço o mesmo convite a ele.
E a você, Spencer, caso não se encaixe nas referências dadas no texto de Gigaview, leia os indicados por Gorducho e perceba as irrefutáveis argumentações dele.

Seja como for, saia um pouquinho da casca e investigue sem pudores esses outros ângulos e pontos de vista.
Você enriquecerá sua vivência nesse planetinha que habitamos e a realidade que nos cerca e abrange.

Faça isso.
É um convite sincero e amigo.

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1279 Online: 05 de Setembro de 2017, 15:20:21 »
Primeiro responderei ao nosso caro Gabarito, pois fez um apelo à racionalidade e à reflexão, respeitante os links postados.
Da primeira vez que o Giga os postou, eu os li, nada de novo, meu caro.
Não cheguei ao ponto de ser um crente convicto sem as tais reflexões. Minha formação acadêmica e a atividade profissional para logo me pôs em contacto com a ciência e em nenhum momento eu a substituiria por um Deus de tão difícil entendimento, como você mesmo afirma.
Teria sido necessário um evento incomum e para mim inesperado que me lançasse em um mundo de reflexões, totalmente afastado das atividades do dia a dia.
E lembro a você que por mais boa vontade esteja um cético imbuído, sem um afastamento desta nossa realidade impressiva jamais mudará suas convicções, pois não verá nenhuma razão para tal.
Eu era um cético e motivado por uma depressão profunda, dessas que levam a pessoa a preferir a morte, acatei a sugestão de um padre católico, amigo da família, e passei a ler tudo sobre as religiões. O catolicismo foi a primeira a ser rejeitada; as orientais tendem ao misticismo ou exoterismo, não me ajudaram tampouco.
Como vivia praticamente de cama, comecei a estudar o espiritismo e a tese da reencarnação me seduziu pois mostrou a possibilidade de uma justiça exequível para o nosso mundo.
Os espíritos, se existiam ou não, estava em segundo plano.
Não vou prosseguir para não cansar, mas veja que minhas exigências se encontravam em nível filosófico e não em nível prático e a leitura das obras do Chico Xavier impressionavam pela profundidade, que um mero letrado jamais alcançaria.
Neste ponto está o alvitre de cada um... fraude, embuste, conspiração minuciosamente arquitetada, ou, o que teriam a ganhar? Optei pela segunda alternativa, mesmo sabendo que os charlatães fazem parte da história.

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1280 Online: 05 de Setembro de 2017, 15:28:39 »
Obrigado pela franqueza.
Entendo o seu momento atual.

Nada mais pode ser feito, infelizmente.
 :(

Assim é a vida.
Cada um com sua cruz.
Eu também tenho as minhas.

Vamos em frente!

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1281 Online: 05 de Setembro de 2017, 17:21:02 »
Não cheguei ao ponto de ser um crente convicto sem as tais reflexões. Minha formação acadêmica e a atividade profissional para logo me pôs em contacto com a ciência e em nenhum momento eu a substituiria por um Deus de tão difícil entendimento, como você mesmo afirma.
:ok: até cá S/Pessoa estava nos trilhos...
Citar
motivado por uma depressão profunda, dessas que levam a pessoa a preferir a morte,
[...]
Como vivia praticamente de cama
É o padrão... fragilizado pelas circunstâncias procura uma muleta psicológica.
Como as mamães xaverianistas...
Citar
e a tese da reencarnação me seduziu pois mostrou a possibilidade de uma justiça exequível para o nosso mundo.
Os espíritos, se existiam ou não, estava em segundo plano.
:ok: é isso mesmo que foi. A reencarnação romântica (essa dos socialistas ridicularizados como "utópicos" pelo Marx e que o Kardec adotou) é uma tese de cristianismo SOCIALISTA.
Foi a forma que essas pessoas — VIVOS: sem "espírito" nenhum :!: — encontraram pra GARANTIREM justiça social pra todas as almas.
NADA tem a ver com "espíritos".
Citar
mas veja que minhas exigências se encontravam em nível filosófico e não em nível prático
:ok: esta é uma postura intelectualmente mais honesta.
Sem alegações de factuidades pro espiritismo.
Citar
e a leitura das obras do Chico Xavier impressionavam pela profundidade, que um mero letrado jamais alcançaria.
Agora que essa fase down passou — espero, porque se não passou não terá adiantado nada S/Pessoa ter virado Crente...— e já que tem formação acadêmica e tudo, releia e vai ver que não tem nada disso.
É tudo bem rasteirinho diluído num vocabulário bizarro que tem o intuito de se fazer passar por "intelectualizado" às mentes pedestres.
Nada que um jovem autodidata, leitor voraz, consultador de enciclopédias e elaborador de caderninhos de colagem literários não pudesse fazer.
Quando a coisa pega pra capar, como no causo do poema no Lentulus, aí sim aparece a falta de substância.
Psicografar em latim ou grego; ou usar vocabulário de vero aeronauta em mensagem de falecido... não tem jeito sem ter substancia  :x
Quando toca de ser algo real, termos usados de fato por quem é do meio, não dá.
Antes que se lembre e obtempere: circula (lenda :?:) que ele teria psicografado em hebraico. Mas até agora o que eu vi foram algumas expressões populares isoladas, soltas em meio a texto em português e grafadas transliteradamente em caracteres latinos.
Se souber d'alguma psicografia deveras em hebraico dele, traga e analisamos...
« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, 20:31:55 por Gorducho »

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1282 Online: 05 de Setembro de 2017, 19:39:59 »
Primeiro responderei ao nosso caro Gabarito, pois fez um apelo à racionalidade e à reflexão, respeitante os links postados.
Da primeira vez que o Giga os postou, eu os li, nada de novo, meu caro.
Não cheguei ao ponto de ser um crente convicto sem as tais reflexões. Minha formação acadêmica e a atividade profissional para logo me pôs em contacto com a ciência e em nenhum momento eu a substituiria por um Deus de tão difícil entendimento, como você mesmo afirma.
Teria sido necessário um evento incomum e para mim inesperado que me lançasse em um mundo de reflexões, totalmente afastado das atividades do dia a dia.
E lembro a você que por mais boa vontade esteja um cético imbuído, sem um afastamento desta nossa realidade impressiva jamais mudará suas convicções, pois não verá nenhuma razão para tal.
Eu era um cético e motivado por uma depressão profunda, dessas que levam a pessoa a preferir a morte, acatei a sugestão de um padre católico, amigo da família, e passei a ler tudo sobre as religiões. O catolicismo foi a primeira a ser rejeitada; as orientais tendem ao misticismo ou exoterismo, não me ajudaram tampouco.
Como vivia praticamente de cama, comecei a estudar o espiritismo e a tese da reencarnação me seduziu pois mostrou a possibilidade de uma justiça exequível para o nosso mundo.
Os espíritos, se existiam ou não, estava em segundo plano.
Não vou prosseguir para não cansar, mas veja que minhas exigências se encontravam em nível filosófico e não em nível prático e a leitura das obras do Chico Xavier impressionavam pela profundidade, que um mero letrado jamais alcançaria.
Neste ponto está o alvitre de cada um... fraude, embuste, conspiração minuciosamente arquitetada, ou, o que teriam a ganhar? Optei pela segunda alternativa, mesmo sabendo que os charlatães fazem parte da história.


Caso interessante de masoquismo. Você adota o espiritismo como muleta e vem discutir a muleta num clube cético para destruir a muleta e cair novamente em depressão.

Como você já foi refutado só lhe cabe agora ficar deprimido ou talvez adotar uma muleta mais conveniente.

Já pensou em acreditar num consórcio com seres alienígenas que promovem abduções e que rastreiam seus contatos telepaticamente para salvar o planeta? Acho que você iria gostar, pelo menos é tão tosco quanto a sua fé espiritóide que é sistematicamente refutada.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1283 Online: 05 de Setembro de 2017, 20:40:19 »
Não tenha medo de reagir Sr. Spencer.
Tire a cabeça pra fora do buraco e veja que estamos lhe falando a verdade. Tudo que lhe dizemos é verdade, não se trata de "propaganda" de "inimigos" da "CAUSA".
Não se deixe ser chantageado "cosmicamente" só porque acaso tenha tido algum problema, os quais todos temos.
Não tenha medo de encarar o mundo real por (talvez possa ser o caso...) "vinganças" cósmicas.

Offline AlienígenA

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.800
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1284 Online: 05 de Setembro de 2017, 21:41:24 »
Spencer, conselho sincero, se o espiritismo te curou da depressão, se é o que dá sentido à sua vida, pare de testar sua fé. Foda-se o mundo! Ser feliz é mais importante do que estar certo.  :ok:

Não subestime o ceticismo que uma hora ele te pega de jeito.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1285 Online: 05 de Setembro de 2017, 21:50:18 »
A postura do crente é muito semelhante a de um viciado em qualquer coisa, no caso, bullshits. Eles sempre acham uma desculpa "lógica" à luz de seus bullshits para continuar acreditando, mesmo refutados ou contestados com argumentação racional crítica. E o espiritismo é muito proficiente nesse tipo de ajuda. Ele oferece "espíritos brincalhões", "espíritos obsessores", "falanges de espíritos hostis", "desencarnes coletivos", "efeitos causa e consequência", "resgates cármicos", "desenvolvimento espiritual" e outros bullshits que eles inventam mas são incapazes de provar, apesar de todo tipo de explicação mirabolante, para servir de explicação "lógica" e conveniente.

É o caso aqui nesse tópico e em outros que virão. O crente continuará crente, cego e centrado em suas convicções que inclui aquela que   exalta o pensamento estúpido de que chegará o dia em que acreditaremos em suas verdades.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, 22:22:56 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1286 Online: 05 de Setembro de 2017, 22:04:08 »
Foda-se o mundo! Ser feliz é mais importante do que estar certo.
:ok:
CX bem expressou isso pro (grande) espírita Jaci Régis:
A vida é mais importante que a verdade
DINÂMICA DAS MUTAÇÕES DAS ESTRUTURAS MENTAIS
Jaci Régis
Santos-SP, Brasil
http://icksantos.blogspot.com.br/2015_03_01_archive.html

Offline criso

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 360
  • Sexo: Masculino
  • γνῶθι σεαυτόν
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1287 Online: 05 de Setembro de 2017, 23:25:22 »
Spencer, peço que dê uma olhada em todos os comentários que fiz em seu tópico. Penso que você não estava errado quando disse que "aos céticos que lhes falta algo quando exigem provas irrefutáveis da existência de Deus, ou espíritos, etc". É tão difícil como explicar música para um surdo, mas, no fundo, creio que na verdade os céticos sejam os mais ardentes buscadores da verdade. Vemos uma grande massa religiosa por aí que, em termos práticos, vive uma vida absolutamente pragmática e material. Qual o sentido disso? Muitos se dizem católicos, evangélicos, espiritólicos, etc, mas definitivamente não parecem estar sendo absolutamente sinceros consigo mesmos. Pense comigo - se alguém realmente acreditar, aqui e agora, que há um Cristo e um Céu, ela não deveria reorientar totalmente o leme de sua vida, e empenhar absolutamente todos os seus esforços na conquista de sua perfeição espiritual? Não há nem como ponderar ou colocar na balança - seria o Agora versus toda a Eternidade! E, como especula Pascal, apostar contra o infinito é perda definitiva. Mas, na prática, o que vemos? Pseudomédiuns se servindo de todo tipo de artifício para impressionar e se impor sobre os incautos, pseudocatólicos contrariando todos os mandamentos de amor com seus pensamentos reacionários, pseudoevangélicos rezando por um aumento, um carro... Rezar por um carro! Qual a explicação disso? O sujeito acredita que a vida dele é passageira, um teste de virtude para a conquista da imortalidade, e, ao invés de usar o material em prol do espiritual, ele busca o espiritual em prol do material! Pessoas que recorrem a centros de umbanda, esoterismo, etc, buscando curas para problemas, doenças, etc. A pessoa crê no Espírito em prol da cura de seu corpo Físico? Qual o sentido disso? Pseudo"cirurgias espirituais" por aí... Por esse tipo de coisa, formei a convicção de que a única experiência espiritual autêntica precisa ser uma experiência arrebatadora. Uma transfiguração radical da personalidade natural do indivíduo, um ataque impiedoso à sua consciência egóica, mesquinha, cotidiana, e sua substituição paulatina pela sabedoria, pelo silêncio e pela virtude. Por isso, comecei a me interessar pela ideia de "Iluminação", pesquisando o surgimento e o legado de "Iluminados" ao longo da História. Aprendi que iluminados foram buscadores ardentes da verdade que rasgaram os véus da experiência ordinária da realidade e da vida, e, com seus rasgos, deixaram trilhas que os que vieram depois tentaram seguir. A religião é um fenômeno interessante - pessoas seguindo o caminho de pessoas que supostamente se iluminaram. Pessoas seguindo o caminho de pessoas que seguiram seu próprio caminho. Pessoas seguindo o caminho de pessoas que não seguiram o caminho de ninguém, e, justamente por isso, experimentaram "O Outro" em seus próprios corações e consciências. O que é esse "Outro"? O "Outro" em nós é o que há, em nosso âmago, que não é nosso. Ele não nos pertence, e, por isso, precisamos abordá-lo mais por meio do que ele "Não É" do que tentando dizer algo a respeito. O que ele Não É - nossos apegos, vícios, egos, desejos, palavras, ideias, lógicas, etc. Ele não pode ser apreendido pela consciência objetiva, porque ele é de outra natureza. Isso não quer dizer que ele seja irracional, ilógico ou abstrato, porque somos nós mesmos que criamos essas coisas (aberrações, distorções, abstrações), e ele é justamente o "Incriado" em nós. Gosto muito dos céticos porque, assim como os Buscadores da iluminação, são pessoas sinceras, o primeiro passo da senda. Não devemos ter medo de perder nossas crenças e "sistemas explicativos da realidade" porque, na verdade, são só isso - crenças e pseudoexplicações da realidade. Deveríamos ter medo é de perder nossa sinceridade, de nos tornarmos mais um zumbi hipócrita jogando o jogo de autoengano e autoafirmação das fileiras de algum culto institucionalizado. Por isso, por transparecer sua verdadeira essência, um cético é muito mais um buscador da luz do que qualquer pessoa que simplesmente leia e adote sistemas convenientes de explicação do sofrimento e da vida. O que acontece é que o cético ainda está tentando escutar a música com seus próprios olhos. Ele tenta subjugar O Outro, O Todo, O Tao, O Atma, A Mônada à sua consciência objetiva e cotidiana, quando é esta que deveria cair de joelhos diante de sua majestade. O cético tenta apreender O Outro com as ferramentas dO Eu, quando O Eu é que deve se render ao Outro para que, fecundado, desabroche na rosa mística, a jóia do lótus, o ouro alquímico, o que nada mais é do que a Conquista da Sabedoria. O Outro, O Absoluto, O Incognoscível é o verdadeiro "Senhor de toda a vida". Quando percebemos o quanto somos efêmeros e pequenos, e nos dobramos diante do milagre da Vida, da Natureza e do Amor, então reconhecemos que não temos como apreender estas coisas com ferramentas do Eu, como crendices ou argumentações, porque tudo isso se torna insignificante. A "Queda" do homem foi sua consciência de si, quando se julgou independente, completo e separado do resto. A Sabedoria Suprema, para corrigir esta ruptura, inspirou em seu coração a Fé, a Contemplação, o sentimento de Transcendência, o anseio pela Reintegração, pela Religação. Ela deseja o tempo todo fazer uma aliança conosco, e somos nós que protelamos indefinidamente seu pedido - dizemos que ainda não, não estamos prontos, são tantos apegos, tantos desejos... A verdade, Spencer, é que os céticos não estão mais errados do que todos que se dedicam incessantemente a discussões teológicas e especulações metafísicas. Não estão fazendo, no fundo, nada mais do que adiar sua reconciliação com a divindade em si. Antes disso, querem especular sobre todo tipo de experiências fora de seu alcance, precisam "arrumar desculpas" para a iluminação. Um homem atravessando uma floresta foi alvejado por uma flecha envenenada, seus parentes e amigos chamaram o cirurgião para retirar a seta e cuidar da ferida, mas o ferido recusou dizendo:"Esperem um pouco. Antes que retirem a flecha, quero saber quem a atirou. Foi homem ou mulher? Foi algum nobre ou camponês? De que era feito o arco? O arco que atirou a flecha era grande ou pequeno? Ele era feito de madeira ou bambu? De que era feita a corda do arco? Era ela feita de fibra ou tripa? A seta era de rota ou junco? Que penas eram usadas? Antes que extraiam a seta, quero saber tudo a respeito dessas coisas."
Antes que estas informações possam ser obtidas, seguramente o veneno terá tempo de circular em todo o sistema e o homem poderá morrer. A primeira providência a ser tomada é retirar a flecha, para que seu veneno não se espalhe. Se um homem postergar sua busca e prática da Iluminação até que suas questões sejam solucionadas, ele morrerá antes de encontrar o Caminho. Que as rosas floresçam em vossa cruz!
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1288 Online: 06 de Setembro de 2017, 00:57:59 »
Spencer, peço que dê uma olhada em todos os comentários que fiz em seu tópico. Penso que você não estava errado quando disse que "aos céticos que lhes falta algo quando exigem provas irrefutáveis da existência de Deus, ou espíritos, etc". É tão difícil como explicar música para um surdo, mas, no fundo, creio que na verdade os céticos sejam os mais ardentes buscadores da verdade.

Atirou e errou.

Não existe essa "verdade" que você está imaginando. Os céticos buscam verdades refutáveis.

Citar
Vemos uma grande massa religiosa por aí que, em termos práticos, vive uma vida absolutamente pragmática e material. Qual o sentido disso? Muitos se dizem católicos, evangélicos, espiritólicos, etc, mas definitivamente não parecem estar sendo absolutamente sinceros consigo mesmos. Pense comigo - se alguém realmente acreditar, aqui e agora, que há um Cristo e um Céu, ela não deveria reorientar totalmente o leme de sua vida, e empenhar absolutamente todos os seus esforços na conquista de sua perfeição espiritual?

Não necessariamente, só aqueles que se dedicam integralmente à vida religiosa. Para os demais a vida continua com o Cristo olhando lá de cima.

Citar
Não há nem como ponderar ou colocar na balança - seria o Agora versus toda a Eternidade! E, como especula Pascal, apostar contra o infinito é perda definitiva.

Aposta de Pascal de novo? Isso já foi mais do que refutado. Procure se informar para não passar outro vexame igual a esse.

Citar
Mas, na prática, o que vemos? Pseudomédiuns se servindo de todo tipo de artifício para impressionar e se impor sobre os incautos, pseudocatólicos contrariando todos os mandamentos de amor com seus pensamentos reacionários, pseudoevangélicos rezando por um aumento, um carro... Rezar por um carro! Qual a explicação disso?

Pseudorozacruzes "verdadeiros" vendendo cursos de superpoderes à distância e gente comprando....espertos escrevendo livrinhos cheio de xaropadas místicas e gente acreditando nelas...gente que "acha" que tem um corpo astral capaz de atravessar paredes...

Os seres humanos iludem e são iludidos. Alguns são capazes das maiores imposturas.

Citar
O sujeito acredita que a vida dele é passageira, um teste de virtude para a conquista da imortalidade, e, ao invés de usar o material em prol do espiritual, ele busca o espiritual em prol do material!

Quem pensa no espiritual já está iludido então tanto faz.

Citar
Pessoas que recorrem a centros de umbanda, esoterismo, etc, buscando curas para problemas, doenças, etc. A pessoa crê no Espírito em prol da cura de seu corpo Físico? Qual o sentido disso? Pseudo"cirurgias espirituais" por aí...

As pessoas se auto-enganam com todo tipo de bullshit.

Citar
Por esse tipo de coisa, formei a convicção de que a única experiência espiritual autêntica precisa ser uma experiência arrebatadora.

As pessoas se auto-enganam com todo tipo de bullshit, inclusive esse.  ::)

Citar
Uma transfiguração radical da personalidade natural do indivíduo, um ataque impiedoso à sua consciência egóica, mesquinha, cotidiana, e sua substituição paulatina pela sabedoria, pelo silêncio e pela virtude.

As pessoas se auto-enganam com todo tipo de bullshit, inclusive esse outro aí. ::)

Citar
Por isso, comecei a me interessar pela ideia de "Iluminação", pesquisando o surgimento e o legado de "Iluminados" ao longo da História.

 :histeria: Ok...vamos ver onde isso vai dar... ::)

Citar
Aprendi que iluminados foram buscadores ardentes da verdade que rasgaram os véus da experiência ordinária da realidade e da vida, e, com seus rasgos, deixaram trilhas que os que vieram depois tentaram seguir.

Lindo isso... ::)

Citar
A religião é um fenômeno interessante - pessoas seguindo o caminho de pessoas que supostamente se iluminaram.

Mais ou menos...não acho que a generalização seja pertinente diante das dúvidas do entendimento e aceitação do que é a "iluminação".

Citar
Pessoas seguindo o caminho de pessoas que seguiram seu próprio caminho. Pessoas seguindo o caminho de pessoas que não seguiram o caminho de ninguém, e, justamente por isso, experimentaram "O Outro" em seus próprios corações e consciências.

Calma aí...começou o enrollation...experimentar o "outro" em seus próprios corações??? Antropofagia ou poesia?

Citar
O que é esse "Outro"? O "Outro" em nós é o que há, em nosso âmago, que não é nosso. Ele não nos pertence, e, por isso, precisamos abordá-lo mais por meio do que ele "Não É" do que tentando dizer algo a respeito. O que ele Não É - nossos apegos, vícios, egos, desejos, palavras, ideias, lógicas, etc. Ele não pode ser apreendido pela consciência objetiva, porque ele é de outra natureza. Isso não quer dizer que ele seja irracional, ilógico ou abstrato, porque somos nós mesmos que criamos essas coisas (aberrações, distorções, abstrações), e ele é justamente o "Incriado" em nós.

Entrou em órbita. Houston....we have a problem.... :histeria:

Citar
Gosto muito dos céticos porque, assim como os Buscadores da iluminação, são pessoas sinceras, o primeiro passo da senda.

Cuméqueé? Passos???? Que senda cara pálida??????

Citar
Não devemos ter medo de perder nossas crenças e "sistemas explicativos da realidade" porque, na verdade, são só isso - crenças e pseudoexplicações da realidade.

Só isso? Pô....desculpa aí....esperava mais.... ::)

Citar
Deveríamos ter medo é de perder nossa sinceridade, de nos tornarmos mais um zumbi hipócrita jogando o jogo de autoengano e autoafirmação das fileiras de algum culto institucionalizado.

Tipo o que? O culto dos outros?

Citar
Por isso, por transparecer sua verdadeira essência, um cético é muito mais um buscador da luz do que qualquer pessoa que simplesmente leia e adote sistemas convenientes de explicação do sofrimento e da vida.

Buscador da luz? Que luz?  ::)

Citar
O que acontece é que o cético ainda está tentando escutar a música com seus próprios olhos.

Isso já é possível há muito tempo...faltou as aulas de acústica no colégio? Mas de qual música está falando?

Citar
Ele tenta subjugar O Outro, O Todo, O Tao, O Atma, A Mônada à sua consciência objetiva e cotidiana, quando é esta que deveria cair de joelhos diante de sua majestade. O cético tenta apreender O Outro com as ferramentas dO Eu, quando O Eu é que deve se render ao Outro para que, fecundado, desabroche na rosa mística, a jóia do lótus, o ouro alquímico, o que nada mais é do que a Conquista da Sabedoria. O Outro, O Absoluto, O Incognoscível é o verdadeiro "Senhor de toda a vida". Quando percebemos o quanto somos efêmeros e pequenos, e nos dobramos diante do milagre da Vida, da Natureza e do Amor, então reconhecemos que não temos como apreender estas coisas com ferramentas do Eu, como crendices ou argumentações, porque tudo isso se torna insignificante. A "Queda" do homem foi sua consciência de si, quando se julgou independente, completo e separado do resto. A Sabedoria Suprema, para corrigir esta ruptura, inspirou em seu coração a Fé, a Contemplação, o sentimento de Transcendência, o anseio pela Reintegração, pela Religação. Ela deseja o tempo todo fazer uma aliança conosco, e somos nós que protelamos indefinidamente seu pedido - dizemos que ainda não, não estamos prontos, são tantos apegos, tantos desejos... A verdade, Spencer, é que os céticos não estão mais errados do que todos que se dedicam incessantemente a discussões teológicas e especulações metafísicas. Não estão fazendo, no fundo, nada mais do que adiar sua reconciliação com a divindade em si. Antes disso, querem especular sobre todo tipo de experiências fora de seu alcance, precisam "arrumar desculpas" para a iluminação. Um homem atravessando uma floresta foi alvejado por uma flecha envenenada, seus parentes e amigos chamaram o cirurgião para retirar a seta e cuidar da ferida, mas o ferido recusou dizendo:"Esperem um pouco. Antes que retirem a flecha, quero saber quem a atirou. Foi homem ou mulher? Foi algum nobre ou camponês? De que era feito o arco? O arco que atirou a flecha era grande ou pequeno? Ele era feito de madeira ou bambu? De que era feita a corda do arco? Era ela feita de fibra ou tripa? A seta era de rota ou junco? Que penas eram usadas? Antes que extraiam a seta, quero saber tudo a respeito dessas coisas."

Cruzando o cinturão de asteróides a caminho de Júpiter... Certamente vai visitar Mozart ou tomar um chá com Zarathustra.

Citar
Antes que estas informações possam ser obtidas, seguramente o veneno terá tempo de circular em todo o sistema e o homem poderá morrer. A primeira providência a ser tomada é retirar a flecha, para que seu veneno não se espalhe. Se um homem postergar sua busca e prática da Iluminação até que suas questões sejam solucionadas, ele morrerá antes de encontrar o Caminho. Que as rosas floresçam em vossa cruz!

 :histeria: Errou...vai cair em Plutão. Cuidado...o espírito de Hitler anda por lá.

Mas conta aí...você admira os céticos por tudo isso mesmo??????

 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1289 Online: 06 de Setembro de 2017, 01:12:46 »
Criso, de onde você tirou tanta profundidade para as considerações que nos trouxe?
Está certíssimo companheiro, principalmente quando diz que o cético merece respeito pela simplicidade sincera de sua filosofia de vida.
Mas também acertou quando disse que os mais obstinados na negação são os que mais desejariam se lhes fossem apresentadas as provas, para também acreditarem.
Se estivéssemos tratando com pessoas broncas, certamente o caminho seria mais longo, mas inteligentes, sensíveis e cultos, estão mais aptos a enxergarem através da espessa cortina, basta se lhes abra uma nesga.

A vida é simples para as mentes simples, mas misteriosa e desafiadora para os que ousam questioná-la.
Não é necessária uma depressão, ou outra enfermidade qualquer que nos desative temporariamente, forçando-nos à meditação mais profunda. Basta se dedique algum tempo à observação e consequentes conclusões para que se amplie o sentido da transcendência que você mencionou.
Quando você fala daqueles que se servem da crença com propósitos menos dignos, lembro de uma frase que diz: "muito será cobrado daqueles a quem muito foi dado."
Criso, sua busca pela iluminação sempre trará consequências. Eu sempre insisti num ponto; existe grande diferença entre ter crença, e ter fé. Enquanto uma serve apenas como rótulo, a outra como roteiro.


Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1290 Online: 06 de Setembro de 2017, 01:23:37 »
Redigi este texto como resposta ao desafio do Gorducho..
De início falo um pouco a respeito do Vírus, que será o eixo da tese a ser defendida..

- Ainda se discute se o Vírus faz parte da Árvore da Vida.
De certo modo, depende exclusivamente do metabolismo intracelular, onde parasita, não passando de uma informação genética que transmite uma única mensagem:“replique-me”.
Mas esta função está na origem da vida e acena para a solução do grande mistério em que se constitui a cópia de moléculas simples, sucessivamente agregando complexidade. Este mecanismo de cópia é explicado, grosso modo, pela existência dos Vírus.
Again, "Replique-me".

No dizer de Luiz Villarreal, diretor do Centro de Pesquisa de Vírus da Universidade da Califórnia (San Diego), eles são os “artesãos da vida na Terra”.
Assim, os vírus estariam incluídos na árvore da vida, não em um dos ramos dos três domínios, (Bactérias, Arqueo-bactérias e Eucariotos), mas sim envolvendo-a inteira, como se aquela árvore estivesse banhada em um ‘mar’ de vírus.

No ano de 1958 os médiuns Francisco Xavier e Valdo Vieira psicografaram o livro Evolução em Dois Mundos, de autoria do espírito André Luiz, no qual traçam as linhas básicas da evolução do corpo espiritual (Perispírito) a partir de unidades simples e indivisíveis, denominadas Mônadas, ou Princípio Inteligente.
Como esta jornada se dá com a ação manifesta deste princípio na matéria, sua evolução é a história da nossa própria evolução.

É notável o fato de que o autor espiritual coloca a existência dos Vírus como o primeiro lastro para o surgimento da vida, mesmo quando a Ciência ainda discute se ele faz parte da árvore da vida.

Abaixo estão três anotações nas quais o verbete Vírus traz uma sinopse, muito compacta, mas bastante coerente com o objetivo da obra.


Na Terra tem início o resfriamento da crosta:

"Trabalhadas, no transcurso de milênios, pelos operários espirituais que lhes magnetizam os valores, permutando-os entre si, sob a ação do calor interno e do frio exterior, as mônadas celestes exprimem-se no mundo através da rede filamentosa do protoplasma de que se lhes derivaria a existência organizada no Globo constituído.
Séculos de atividade silenciosa perpassam, sucessivos..."

Nascimento do reino vegetal

"Aparecem os vírus e, com eles, surge o campo primacial da existência, formado por nucleoproteínas e globulinas, oferecendo clima adequado aos princípios inteligentes ou mônadas fundamentais, que se destacam da substância viva, por centros microscópicos de força positiva, estimulando a divisão cariocinética."

"Das cristalizações atômicas e dos minerais, dos vírus e do protoplasma, das bactérias e das amebas, das algas e dos vegetais do período pré-câmbrico aos fetos e às licopodiáceas, aos trilobites e cistídeos aos cefalópodes, foraminíferos e radiolários dos terrenos silurianos, o princípio espiritual atingiu espongiários e celenterados da era paleozóica, esboçando a estrutura esquelética. Avançando pelos equinodermos e crustáceos, entre os quais ensaiou, durante milênios, o sistema vascular e o sistema nervoso, caminhou na direção dos ganóides e teleósteos, arquegossauros e labirintodontes para culminar nos grandes lacertinos e nas aves estranhas, descendentes dos pterossáurios, no jurássico superior, chegando à época supracretácea para entrar na classe dos primeiros mamíferos, procedentes dos répteis teromorfos.
Viajando sempre, adquire entre os dromatérios e anfitérios os rudimentos das reações psicológicas superiores, incorporando as conquistas do instinto e da inteligência."

"Com a Supervisão Celeste, o princípio inteligente gastou, desde os vírus e as bactérias das primeiras horas do protoplasma na Terra, mais ou menos quinze milhões de séculos, a fim de que pudesse, como ser pensante, embora em fase embrionária da razão, lançar as suas primeiras emissões de pensamento contínuo para os Espaços Cósmicos".

Offline AlienígenA

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.800
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1291 Online: 06 de Setembro de 2017, 02:27:47 »
Foda-se o mundo! Ser feliz é mais importante do que estar certo.
:ok:
CX bem expressou isso pro (grande) espírita Jaci Régis:
A vida é mais importante que a verdade
DINÂMICA DAS MUTAÇÕES DAS ESTRUTURAS MENTAIS
Jaci Régis
Santos-SP, Brasil
http://icksantos.blogspot.com.br/2015_03_01_archive.html


Eu não pretendo vender livros nem arrebanhar seguidores com isso, só me preocupou o rumo dessa prosa, mas enfim...

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1292 Online: 06 de Setembro de 2017, 07:51:05 »
só me preocupou o rumo dessa prosa, mas enfim...
Da minha parte o objetivo dessa prosa é fazer o Sr. Spencer ver que não existem "espíritos" no espiritismo.
Não é meu objetivo fazer ele parar de ACREDITAR no Deus judaico-islâmico-cristão, na lenda do "Jesus Cristo"; mas 73 mulheres no Céu; &c. Até porque 2/3 da humanidade acreditam em pelo menos algumas dessas coisas e não precisam nem reencarnação nem de lápis amarrados no bico de cestinhas-de-bico pra isso.
 
Se ele já se recuperou das depressões está apto a encarar o mundo real.
Se (infelizmente) não tiver se recuperado, de nada terá adiantado virar Crente, certo :?:
« Última modificação: 06 de Setembro de 2017, 07:55:17 por Gorducho »

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1293 Online: 06 de Setembro de 2017, 08:39:09 »
Como vivia praticamente de cama, comecei a estudar o espiritismo e a tese da reencarnação me seduziu pois mostrou a possibilidade de uma justiça exequível para o nosso mundo.
Os espíritos, se existiam ou não, estava em segundo plano.
Se a reencarnação não existe ou não pode ser provada, não interessa se o espiritismo descreve uma "justiça exequível".
Temos que adotar a opção que nos parece ser a verdade, não a que nos agrada mais.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1294 Online: 06 de Setembro de 2017, 08:46:58 »
É notável o fato de que o autor espiritual coloca a existência dos Vírus como o primeiro lastro para o surgimento da vida, mesmo quando a Ciência ainda discute se ele faz parte da árvore da vida.
:ok:
Que foi uma boa tentativa — mais ou menos igual àquela sobre a melatonina — foi :consolo:
É isso: traga trechos e debatemos concretamente :!:
Ueber ein Contagium vivum fluidum als Ursache der Fleckenkrankheit der Tabaksblätter.
VON
M. W. BEIJERINCH.
Verhandelingen der Koninklijke Akademie vall Wetenschappen te Amsterdam.
(TWEEDE SECTIE).
Deel VI. N°. 5.
(Mit 2 Tafeln.)
AMSTERDAM,
JOHANNES MÜLLER.

1898.
1.   Die Infection findet nicht durch Mikroben, sondern durch ein Contagium vivum fluidum statt.
resulta que a infecção não era causada por micróbios, mas por um fluído vivo contagioso

Tropfen des Presssaftes kranker Blätter, sowie zerriebene kranke Blätter selbst, wurden auf die Oberfläche dicker und ausgedehnter Agarplatten gebracht, und mehrere Tage der Hydrodiffussion überlassen. lch hoffte auf diese Weise das Virus sowohl von der rohen Blattsubstanz, wie von allen Bacteriën durch Diffusion zu trennen, indem das Gift, wenn überhaupt diffusionsfähig, in die Tiefe und seitlich in den Agar hineindringen konnte, dabei alle discrete Teilchen, aërobe und anaërobe Bacteriën und deren Sporen, vollständig zurücklassend.

« Última modificação: 06 de Setembro de 2017, 08:54:13 por Gorducho »

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1295 Online: 06 de Setembro de 2017, 12:01:18 »
É notável o fato de que o autor espiritual coloca a existência dos Vírus como o primeiro lastro para o surgimento da vida, mesmo quando a Ciência ainda discute se ele faz parte da árvore da vida.
:ok:
Que foi uma boa tentativa — mais ou menos igual àquela sobre a melatonina — foi :consolo:
É isso: traga trechos e debatemos concretamente :!:
 ]Ueber ein Contagium vivum fluidum als Ursache der Fleckenkrankheit der Tabaksblätter.
Gorducho, você claramente não leu o texto postado. Não se atribuiu ali a descoberta do Vírus e sim que faz parte da origem da vida, tese esta ainda não levantada pela ciência em seus experimentos, quando tenta alguma forma de replicação das moléculas, de forma espontânea, para alcançar uma proteína.

O texto do Ev2M menciona a existência de um verdadeiro mar de protoplasma, "mares mornos no Algonquiano" abrigando a protoforma viral, que dará origem à bacteria, ou seja, o reino vegetal.
Você quer explanar sobre isto?
 
 

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1296 Online: 06 de Setembro de 2017, 12:25:46 »
Como que "não foi levantada" se o cara em 1898
tá dizendo que se trata dum fluído VIVO
e chama exatamente pelo nome VÍRUS

Puxa, tudo bem que nós aprontamos bastantes sacanagens pra cima da S/ (bien sûr: apreciada  :superamigos: ) Pessoa, mas assim é apelação d+ da S/parte.
Acha que tá debatendo com analfabetos :?:
:ira:
« Última modificação: 06 de Setembro de 2017, 12:30:48 por Gorducho »

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1297 Online: 06 de Setembro de 2017, 14:06:26 »
Como que "não foi levantada" se o cara em 1898
tá dizendo que se trata dum fluído VIVO
e chama exatamente pelo nome VÍRUS

Puxa, tudo bem que nós aprontamos bastantes sacanagens pra cima da S/ (bien sûr: apreciada  :superamigos: ) Pessoa, mas assim é apelação d+ da S/parte.
Acha que tá debatendo com analfabetos :?:
:ira:
Companheiro, dá p'ra ver que microbiologia não é seu forte. :histeria:
Vamos lá; primeiro procure saber o que significa "árvore da vida".

https://www.researchgate.net/publication/264543722_O_papel_dos_virus_na_arvore_da_vida

O Vírus não é fluido Vivo. Esta foi a expressão de que ele se serviu, pois infectava e causava morbidades. Aquilo, Contagium vivum fluidum  nem fluido é, são micro-estruturas cristalinas, inertes na natureza, que somente têm atividade de replicação de si mesmas, no interior da célula de um ser vivo.
E além disto, Pasteur, em 1885 já havia criado a vacina antirrábica, doença causada por um vírus. Ou seja, a técnica de filtragem do vírus foi descoberta por ele, embora não tenha cunhado este nome.
Aliás esta palavra vem do latim e significa veneno, toxina. O que o Holandês fez foi, conceituar e dar nome ao que já havia sido descoberto por Pasteur, criador inclusive do método de tratamento por atenuação da dose viral.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1298 Online: 06 de Setembro de 2017, 14:16:21 »
 :ok:
(Infelizmente) Não sei latim mesmo...
O que quer dizer então Contagium vivum fluidum :?:

Obschon es sich hierbei nur um Diffusionswege weniger Millimeter gehandelt hat, scheint dadurch dennoch erwiesen, dass das Virus als wirklich flüssig oder gelöst und nicht als corpusculär betrachtet werden muss. Dieses Resultat dürfte insoweit von besonderem Interesse sein, weil es darauf hindeutet, dass auch eine ähnliche Fortbewegung spezifischer, vitaler Körper, innerhalb der pflanzlichen Meristeme als möglich betrachtet werden muss.
[embora cá se trate duma difusão de poucos milímetros, parece entretanto provado que o vírus deve ser considerado como líquido ou solúvel e não corpuscular. Este resultado pode ser particularmente interessante por evidenciar o fato de que similares movimentos de avanço de corpos vitais específicos dentro do meristema da planta devem ser considerados possíveis.]

Interpreto que o cara achava que os "vírus" fossem um líquido vivo.

Britânica do ano 11...
Invisibility of a microbe commonly handicaps every effort at its isolation, propagation and identification, but does not render them impossible of achievement, for the existence of a living virus in an optically clear liquid may still be demonstrated by its power to infect an animal or plant, or produce recognizable chemical changes in a medium. The existence of these ultramicroscopic viruses was brought to light unexpectedly through the instrumentality of so-called " bacterial filters." These are constructed of fine-grained unglazed porcelain, clay or infusorial earth. They are commonly moulded in the shape of hollow candles and fired at a high temperature. Liquid is made to pass through the walls of the filters, which vary from a quarter to half an inch in thickness, by hydrostatic pressure or by suction with some form of exhaust pump.

O Pasteur não tinha ainda identificado os "vírus".
Ele era, so to say, "pré" conceito de "vírus".
« Última modificação: 06 de Setembro de 2017, 16:39:58 por Gorducho »

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #1299 Online: 06 de Setembro de 2017, 16:47:30 »
[...]
Na Terra tem início o resfriamento da crosta:
"Trabalhadas, no transcurso de milênios, pelos operários espirituais que lhes magnetizam os valores, permutando-os entre si, sob a ação do calor interno e do frio exterior, as mônadas celestes exprimem-se no mundo através da rede filamentosa do protoplasma de que se lhes derivaria a existência organizada no Globo constituído.
Séculos de atividade silenciosa perpassam, sucessivos..."
[...]

Qual é o trecho que descreve a formação e o resfriamento da crosta?
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!