Autor Tópico: Santander: Exposição, pedofilia?, zoofilia?, MBL  (Lida 9495 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re:Santander: Exposição, pedofilia?, zoofilia?, MBL
« Resposta #150 Online: 01 de Outubro de 2017, 10:00:26 »
Cada caso é um caso e é possível que muitas crianças não sejam afetadas por interagir com adultos nus, mas a lei precisa estabelecer um limite e este tem que ser respeitado.

Se não podemos prender um bandido de 17 anos e 11 meses porque ainda é de menor, pelo mesmo motivo não podemos transar com uma menor de 17 anos e 11 meses.

Será interessante saber como estará e o que essa criança pensará daqui uns 15 anos.

Antes não,  afinal ela pode entrar em uma exposição com um adulto sem roupas mas não podem falar com ela porque é menor e não pode ser exposta na internet.

Poderiam levar para assistir Macaquinhos tb.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #151 Online: 01 de Outubro de 2017, 10:55:09 »
Cada caso é um caso e é possível que muitas crianças não sejam afetadas por interagir com adultos nus, mas a lei precisa estabelecer um limite e este tem que ser respeitado.
No momento não existe um limite explicitamente estabelecido, por qual motivo este limite deve ser estabelecido? Como ficará o caso dos índios brasileiros, que também devem respeitar o CP brasileiro?

Se não podemos prender um bandido de 17 anos e 11 meses porque ainda é de menor, pelo mesmo motivo não podemos transar com uma menor de 17 anos e 11 meses.
Na verdade um adulto não pode transar com menor de 14 anos, essa é a idade de consentimento no Brasil. (Art. 217-A do CP.)
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #152 Online: 01 de Outubro de 2017, 14:22:10 »
Acho MUITO forçado querer comparar a sociedade dos índios com a nossa.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 01 de Outubro de 2017, 14:29:35 »
Acho MUITO forçado querer comparar a sociedade dos índios com a nossa.
A lei se baseia em coisas 'absolutas' como não roubar e não matar, mas também em coisas relativas, que dependem dos costumes de cada sociedade em cada época. Os índios podem viver pelados e dentro da lei, mas nós, nas cidades,  não podemos.

Talvez um dia esta proibição não faça mais sentido, já que não há um motivo racional, mas, no momento, tem que ser respeitada em nome da boa convivência.

Eu posso sair da praia e entrar de sunga em alguns barzinhos da orla, mas, um quarteirão mais adiante, vou ter problemas.
Qual a diferença? Nenhuma. Mas é assim que funciona. 

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #154 Online: 01 de Outubro de 2017, 14:31:30 »
No momento não existe um limite explicitamente estabelecido, por qual motivo este limite deve ser estabelecido? Como ficará o caso dos índios brasileiros, que também devem respeitar o CP brasileiro?

Será que essas crianças que aprecem na foto com o peladão vivem em uma sociedade tribal, regida pela hierarquia chefiada por um cacique, numa aldeia onde há inclusive uma espécie de 'líder espiritual' (Pajé), de maneira 'primitiva' do nosso ponto de vista, sobrevivendo da coleta, da caça e da agricultura primitiva?

Ou elas vivem em uma grande metrópole, com acesso à internet, desfrutando de grande parte das coisas que os índios que andam semi-nus não desfrutam, como automóveis, energia elétrica e demais benesses de 'homem branco'?

Se for a segunda opção, esse relativismo cultural, como em praticamente todas as vezes em que o relativismo cultural é aplicado, não procede.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 01 de Outubro de 2017, 14:47:10 »
Na verdade um adulto não pode transar com menor de 14 anos, essa é a idade de consentimento no Brasil. (Art. 217-A do CP.)
Ou isso. Mas o problema continua: qual a diferença entre 13 anos e 11 meses e 14 anos?
O limite de 14 anos é arbitrário e se baseia numa média, mas tem que ser respeitado.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #156 Online: 01 de Outubro de 2017, 14:59:22 »

Será que essas crianças que aprecem na foto com o peladão vivem em uma sociedade tribal, regida pela hierarquia chefiada por um cacique, numa aldeia onde há inclusive uma espécie de 'líder espiritual' (Pajé), de maneira 'primitiva' do nosso ponto de vista, sobrevivendo da coleta, da caça e da agricultura primitiva?

Ou elas vivem em uma grande metrópole, com acesso à internet, desfrutando de grande parte das coisas que os índios que andam semi-nus não desfrutam, como automóveis, energia elétrica e demais benesses de 'homem branco'?

Se for a segunda opção, esse relativismo cultural, como em praticamente todas as vezes em que o relativismo cultural é aplicado, não procede.
A menina pode não viver numa tribo onde todos andam nus quase o tempo todo, mas pode viver numa casa onde seus pais e irmãos mais velhos andam nus pela casa, tomam banhos juntos e assistem a programas de TV com nudez explícita desde sempre.

Mas o que quero dizer é, se uma lei for criada definindo uma data limite onde crianças podem ser expostas a nudez adulta, como ficará esses casos onde crianças convivem naturalmente com a nudez adulta, como o caso de indios, sociedades nudistas ou famílias onde os membros adultos não se importam em ficar nus desde sempre na frente das crianças da família? O Estado poderá impor essa limitação a essas pessoas ou a lei não se aplicará a todos?

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #157 Online: 01 de Outubro de 2017, 15:14:59 »
A menina pode não viver numa tribo onde todos andam nus quase o tempo todo, mas pode viver numa casa onde seus pais e irmãos mais velhos andam nus pela casa, tomam banhos juntos e assistem a programas de TV com nudez explícita desde sempre.

Mas o que quero dizer é, se uma lei for criada definindo uma data limite onde crianças podem ser expostas a nudez adulta, como ficará esses casos onde crianças convivem naturalmente com a nudez adulta, como o caso de indios, sociedades nudistas ou famílias onde os membros adultos não se importam em ficar nus desde sempre na frente das crianças da família? O Estado poderá impor essa limitação a essas pessoas ou a lei não se aplicará a todos?

É uma questão delicada. Usando esse argumento de liberdade dos pais decidir, poderíamos abrir caminho para justificar atrocidades como isso, ou o fim do ensino da evolução em sala de aula, etc.

Eu particularmente penso que a lei é igual para todos e não cabe ao estado julgar como que os pais criam seus filhos, desde que os pais respeitem a dignidade humana (como não inibir os filhos de tratamento médico adequado, por exemplo).

Por isso, apesar de não entender como chamam essas atrocidades de arte, os pais se quiserem podem levar seus filhos para essas exposições, desde que a dignidade humana e as leis sejam respeitadas.

Quanto aos índios, pela lei, infelizmente eles tem um estatuto  um pouco diferente em relação aos demais cidadãos e não são tratados de maneira igual perante ela.
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #158 Online: 01 de Outubro de 2017, 17:16:44 »

É uma questão delicada. Usando esse argumento de liberdade dos pais decidir, poderíamos abrir caminho para justificar atrocidades como isso, ou o fim do ensino da evolução em sala de aula, etc.
Certamente que a autonomia dos país não deve ser absoluta, em situações onde prejuízos podem ser causados aos filhos em decorrência de más decisões dos pais, o Estado tem o direito de intervir. No caso das vacinas isso é evidente e pode ser generalizado as crianças e pais em geral, as provas a favor da vacinação são muitas e sólidas, enquanto o ativismo anti-vacinação não tem qualquer fundamento. Mas em casos como expor crianças a nudez adulta é um pouco mais complicado, como argumentado, a reação de uma criança ao ver um corpo adulto nu irá depender do ambiente no qual ela foi criada e do contexto e das circunstâncias onde esta exposição ocorre.

Eu particularmente penso que a lei é igual para todos e não cabe ao estado julgar como que os pais criam seus filhos, desde que os pais respeitem a dignidade humana (como não inibir os filhos de tratamento médico adequado, por exemplo).

Por isso, apesar de não entender como chamam essas atrocidades de arte, os pais se quiserem podem levar seus filhos para essas exposições, desde que a dignidade humana e as leis sejam respeitadas.
A classificação indicativa é uma orientação e não uma obrigação que os pais devem seguir. A classificação serve para informar o tipo de conteúdo presente na obra e a idade que os profissionais julgam como adequada para aquele tipo de conteúdo visando evitar que as pessoas sejam pegas de surpresa, assistindo uma programação com conteúdo para os quais elas não estavam preparadas. Mas o Estado reconhece nestes casos que os pais conhecem seus filhos melhor do que ninguém, dando a eles a liberdade de decidir se os seus filhos estão preparados para entrar em contato com aquele tipo de conteúdo ou não. Você pode consultar o material presente no link indicado por você e comprovar o que digo.

Além do mais o MAN informou que a performance era somente para convidados e que ocorreu em local separado e fechado, que contava com sinalização de classificação indicativa e que a menina que aparece no vídeo estava junto com a mãe.

Quanto aos índios, pela lei, infelizmente eles tem um estatuto  um pouco diferente em relação aos demais cidadãos e não são tratados de maneira igual perante ela.
A única parte que versa sobre normas penais é essa:
TÍTULO VI

Das Normas Penais

CAPÍTULO I

Dos Princípios

Art. 56. No caso de condenação de índio por infração penal, a pena deverá ser atenuada e na sua aplicação o Juiz atenderá também ao grau de integração do silvícola.

Parágrafo único. As penas de reclusão e de detenção serão cumpridas, se possível, em regime especial de semiliberdade, no local de funcionamento do órgão federal de assistência aos índios mais próximos da habitação do condenado.

Art. 57. Será tolerada a aplicação, pelos grupos tribais, de acordo com as instituições próprias, de sanções penais ou disciplinares contra os seus membros, desde que não revistam caráter cruel ou infamante, proibida em qualquer caso a pena de morte.
Me parece que se uma lei contra a exposição de nudez a crianças, mesmo em local ou propriedade privado(a) fosse aprovada, os índios deveriam segui-la também, assim como sociedades nudistas (no brasil não sei se existe, mas já assisti a um documentário sobre pessoas que montaram uma sociedade dessas em um país ocidental que não lembro qual é onde estas pessoas viviam o tempo todo peladas, inclusive as crianças).
« Última modificação: 01 de Outubro de 2017, 17:19:35 por Skeptikós »

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #159 Online: 01 de Outubro de 2017, 18:15:29 »
Me parece que se uma lei contra a exposição de nudez a crianças, mesmo em local ou propriedade privado(a) fosse aprovada, os índios deveriam segui-la também, assim como sociedades nudistas (no brasil não sei se existe, mas já assisti a um documentário sobre pessoas que montaram uma sociedade dessas em um país ocidental que não lembro qual é onde estas pessoas viviam o tempo todo peladas, inclusive as crianças).
Não sei se seria lógico ou aplicável uma lei nesse sentido.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #160 Online: 01 de Outubro de 2017, 18:28:48 »
Eu penso isso, mas como não se pode considerar ilegal a performance do MAN, já que ela não infringiu a legislação em vigor, de que forma se não criando uma lei como a sugerida acima poderíamos tornar ilegal a exposição de forma geral de crianças a nudez adulta?

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #161 Online: 01 de Outubro de 2017, 21:18:33 »
Eu penso isso, mas como não se pode considerar ilegal a performance do MAN, já que ela não infringiu a legislação em vigor, de que forma se não criando uma lei como a sugerida acima poderíamos tornar ilegal a exposição de forma geral de crianças a nudez adulta?
Só seria possível se as classificações indicativas passassem a não ser mais apenas uma sugestão, mas uma lei que tornaria terminantemente proibido sua exibição para menores. Mas já adianto que as mídias ficariam ainda mais chatas que já estão nesses tempos de politicamente correto.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #162 Online: 02 de Outubro de 2017, 12:31:13 »
Só uma pergunta: porquê usaram os índios como exemplo de nudez se eles se vestem quando estão na cidade?  ::)

E outra coisa: a "interação" realizou-se em uma sala fechada, com indicação do que seria realizado, vou ter que concordar com quem diz que crime foi a divulgação "pra geral ver"...mais ou menos como um vídeo caseiro de sexo que alguém coloca na rede...
GNOSE

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 02 de Outubro de 2017, 12:48:13 »
Só uma pergunta: porquê usaram os índios como exemplo de nudez se eles se vestem quando estão na cidade?  ::)
Na aldeia é permitido ficar nu, na cidade, não.
Muitas das leis morais funcionam assim.
E outra coisa: a "interação" realizou-se em uma sala fechada, com indicação do que seria realizado, vou ter que concordar com quem diz que crime foi a divulgação "pra geral ver"...mais ou menos como um vídeo caseiro de sexo que alguém coloca na rede...
Poderiam ter feito uma suruba. Era direito deles.
O problema foi haver uma criança sendo constrangida pela mãe a tocar no cara pelado.

No caso anterior dos "macaquitos", só se criticou o conceito de que aquela bosta era arte e o uso de dinheiro público.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #164 Online: 02 de Outubro de 2017, 13:51:41 »
No caso anterior dos "macaquitos", só se criticou o conceito de que aquela bosta era arte e o uso de dinheiro público.

Nessa eu concordo...além de ridículo, desnecessário. Chamar qualquer bosta de "arte" tornou-se um hábito.
GNOSE

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 02 de Outubro de 2017, 14:23:23 »
Nessa eu concordo...além de ridículo, desnecessário. Chamar qualquer bosta de "arte" tornou-se um hábito.
Lembra do "Piedra"? Rapazes e moças mijando em cima de uma pedra, na verdade uma moça pelada, pintada de preto e enroscada no chão.
Passava alguma mensagem muito profunda, segundo os autores, mas eu não fui capaz de entender.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #166 Online: 02 de Outubro de 2017, 15:34:42 »
Passava alguma mensagem muito profunda, segundo os autores, mas eu não fui capaz de entender.

Eu também não conseguiria "tirar leite de pedra"...como sou burra e ignorante, meldels... ::)
GNOSE

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #167 Online: 02 de Outubro de 2017, 22:17:15 »
Ceticismo é para poucos!

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #168 Online: 02 de Outubro de 2017, 23:57:19 »

São casos diferentes, vacinas são comprovadamente benéficas para as pessoas e a educação escolar segue parametos pautados no conhecimento cientifico vigente.

A relação da criança com nudez e com o toque de alguém nu depende muito do historico de convivio dela.

A criança pode estar em uma cidade grande, mas os pais podem ser naturistas, ela pode ter tido uma educação toda voltada para não erotização da nudez etc etc.

Além disso, no meio artístico a nudez tem outra conotação mesmo, que é diferente do status quo da sociedade, talvez por ser um evento bem pequeno e fechado pode ser que a mãe frequente este meio.

O pai de um amigo relativamente próximo pintava nus femininos em um estudio nos fundos da casa, e era bem comum que esse amigo e sua irmã vez ou outra fossem até o estudio dele pra chamar ele por algo, sempre viam a mulher nua, muitas vezes em poses que um adulto facilmente erotizaria, mas elas simplesmente eram adaptadas a isso.

concordo que a mãe deveria ser chamada, derepente pelo conselho tutelar, para explicar a situação. nada mais que isso.

pessoalmente considero até MAIS NOCIVO, filmarem a criança nesse ato e divulgarem a torto e a direito na internet em um contexto recheado de conotação sexual (sem o consentimento do ator, da mãe ou do museu).

O que mostra que a preocupação em grande parte dos compartilhadores não era preservar a criança ou protege-la de nada, mas sim reforçar uma agenda política.

Se eu sou a mãe dessa criança, pegaria uns 100 caboclos aleatórios e metia um processo por uso de imagem.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 03 de Outubro de 2017, 08:57:29 »

http://www3.redetv.uol.com.br/blog/reinaldo/post/crianca-no-mam-e-inaceitavel-mas-acusar-pedofilia-e-populismo-eleitoreiro-de-extrema-direita/

Criança no MAM é inaceitável, mas acusar pedofilia é populismo eleitoreiro de extrema direita

Não se esqueçam: já começou a temporada de caça aos votos. Há uma batalha realmente feroz nas ruas para ver quem consegue representar, com mais propriedade a estupidez. Se o mundo ficar mais obscurantista, mais burro e menos tolerante, tudo bem para os caça-votos. O mundo que se dane. Querem é se arrumar

Por: Reinaldo Azevedo

Publicada: 02/10/2017 - 23:03

A cena descabida havida no MAM que acordou os fantasmas do obscurantismo

Tanta coisa a comentar, sim, com sua devida urgência política, mas me obrigo a tratar da questão do MAM. Pode uma criança, de algum modo, interagir com um artista nu, goste você ou não da arte que ele faz? A resposta óbvia é “não”. Há aí um erro estúpido da curadoria. Não basta o aviso com a advertência.

O Estatuto da Criança e do Adolescente exerce uma tutela sobre o menor que relativiza o pátrio poder. E a esquerda costuma gostar disso, não é? Um menor de 14 anos está impedido de ajudar a família num trabalho autônomo ainda que frequente normalmente a escola e não seja maltratado. Rende uma acusação de “exploração de trabalho infantil”. E jamais ocorreria aos nossos vermelhos que há nisso uma exorbitância, certo? Não obstante, saem gritando por aí que a interação de uma menina de seis anos com um artista nu, não tendo havido nada de libidinoso, é assunto que só interessa à família.

Mas também pululam os direitistas hipócritas. Chegaram miasmas do vômito de alguns que não se constrangem em defender que o estado não pode impor às famílias que matriculem seus respectivos filhos em escolas regulares. Isso seria, dizem, uma interferência indevida do Estado. Esse pai pode privar as crianças do ensino formal — e nem entro no mérito se isso seria melhor ou pior —, mas não pode acompanhá-las a uma exposição em que há uma pessoa nua? Há gente cujo pensamento jamais se torna um sistema, que há de ser necessariamente complexo. Se formos resumir a sua visão de mundo, temos não mais do que uma coleção de escolhas arbitrárias, que não guardam nenhuma coerência.

Numa sociedade civilizada, é evidente que crianças não podem ficar sujeitas apenas ao arbítrio de suas respectivas famílias. Mas que isso também não seja pretexto para a, digamos, socialização do infante, de caráter fascista ou comunista. Nas ideias e na natureza, a dose faz o veneno. Acontece que as almas autoritárias só conseguem reconhecer as instâncias do “sim” e do “não”. É gente que jamais vai descobrir a palavra “perhappiness”, de Paulo Leminski.

Há uma diferença gigantesca — que separa a moderação da estupidez — entre reconhecer a inadequação de uma criança no espaço em que há um homem nu, especialmente numa lógica de interação, e a acusação bucéfala, ignorante, tecnicamente errada, de “pedofilia” ou “incentivo à pedofilia”.

Bem, dizer o que a esses seres tão ligeiros em levantar cartazes e distribuir socos? Podem consultar o que diz a psicologia a respeito da pedofilia. Com um pouco mais de cuidado, serão informados de que a pedofilia se exerce nas sombras. E o pedófilo é quase sempre alguém do círculo de relações da criança. Nada disso estava e está caracterizado no MAM. Inadequação? Falta de bom senso? Disposição para a afronta dos valores ditos tradicionais? Acho que sim. Pedofilia? Não!

O poeta Ferreira Gullar, que foi o crítico que escreveu com mais propriedade sobre a obra de Lygia Clark, talvez esteja a se revirar no túmulo. E Lygia também. É preciso apelar a um triplo salto carpado hermenêutico para justificar que aquela nudez dialoga, traduz, se relaciona, se correlaciona ou tangencia a obra da artista. Ouvi a explicação do responsável pela exposição. Transcrita, não passa de um amontado de conceitos mal digeridos e de arbitrariedades teóricas. Mas notem que não estou aqui a decretar: “Aquilo não é arte”. Já chego ao ponto. Assim, ainda que o rapaz estivesse expondo o seu peru — e o corpo nele pendurado — a adultos, considero a coisa uma rematada tolice. E daí que eu veja assim? O mundo não existe para satisfazer meus gostos e minhas escolhas. Posso até lamentar a realidade. Mas assim é.

O que é arte?
Se a acusação de pedofilia é uma estupidez, não menos constrangedor é ver um bando de desocupados a decretar: “Isso não é arte?” Não é? Quem decidiu que não? Quem vai decidir o que é? Que tribunal há de fazer essa distinção e essa avaliação? Notem: eu posso escrever aqui: “Basquiat não é arte; é mistificação”. E depois me explico. Ou não me explico. Uma coisa é certa: não posso integrar uma milícia para tentar impedir a exposição. Com ou sem Lei Rouanet. E também não me sinto obrigado a mudar de opinião porque um quadro seu foi leiloado por US$ 110 milhões. Há uma diferença gigantesca entre a questão de gosto e a vontade censória e legiferante. Sempre fui e sou muito duro com o que me desagrada. E o ânimo censório me desagrada como qualquer expressão de ignorância.

O que não é arte? A nudez? Pode ser e pode não ser. Há, sim, critérios objetivos para avaliar um trabalho, mas a questão de gosto e aquilo que o observador decide ser o propósito de uma determinada atividade contam. O brilhante Paul Johnson é capaz de dizer esta besteira (eu acho besteira!) sobre Picasso:
“A arte precisa ter um propósito moral. Acontece que nunca pude detectar qualquer propósito moral claro na obra de Picasso. Era um homem perverso e imoral. Não vejo, em nenhuma de suas obras, um esforço para mostrar a arte com um propósito moral. Tal esforço é a essência do grande artista. Então, desconsidero Picasso completamente”.

E daí? Não parece que a frase autorize alguém a propor que se impeça uma exposição sobre Picasso. Nem essa avaliação, que me parece uma birra insana, anula o brilho de outras coisas que escreveu.

Não cabe a Alexandre Frota e a outros “frotinhas” que se consideram superiores ao Alexandre Frota original definir o que é arte é o que não é. Ou o que é pedofilia e o que não é. Ou o que presta e o que não presta. No máximo, eles podem ter opiniões a respeito. E, por óbvio, podem manifestá-las. Mas que se note: não admitiria que se saísse por aí a espancar pessoas em defesa das obras de Mozart, de São Thomás de Aquino ou de Platão.

Encerro
Aquela criança estava no lugar errado. Erro primário de sua mãe. Erro associado da curadoria. Mas isso não dá aos apocalípticos críticos da exposição o direito de tutelar a sociedade por meio de um comportamento miliciano. Essa é a só a “religião da destruição do século 21”, de que Liliana Pinheiro (ver post anterior) tratou em seu texto.

De resto, meus caros, muito cuidado com o chamado “incompreensível”. Às vezes, faltam-nos os instrumentos para… compreender! Nesse caso, a responsabilidade é nossa. Não do objeto da nossa crítica.

E não se esqueçam: já começou a temporada de caça aos votos. Há uma batalha realmente feroz nas ruas para ver quem consegue representar, com mais propriedade a estupidez. Se o mundo ficar mais obscurantista, mais burro e menos tolerante, tudo bem para os caça-votos. O mundo que se dane. Querem é se arrumar.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #170 Online: 03 de Outubro de 2017, 10:53:02 »
Interessante, mas ele poderia explicar os motivos de achar a cena inadequada para aquela criança ao invés de simplesmente dizer que "aquela criança estava no lugar errado." Talvez ele tivesse bons argumentos mas como não apresentou nenhum ficamos a ver navios.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #171 Online: 03 de Outubro de 2017, 11:15:26 »

Provavelmente este argumento foi usado para tentar indicar que a premissa:

"Criança que é exposta a nudez de um adulto terá necessariamente problemas psicológicos em razão desta exposição"

(e por isso tal exposição deve ser proibida)

Deve ser falsa.

Este deve ter sido o motivo da referência a nudez de indígenas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #172 Online: 04 de Outubro de 2017, 21:22:12 »
João Leite ameaça impedir manifestações artísticas em BH; FCS diz que arte é da vanguarda mineira

PSDB agora virou defensor da moral e bons costumes. Agora ele oficialmente vestiu a carapuça de direita mesmo. Centro é uma ova.

Somando isso com o MBL pagando pau pros evangélicos como salvadores, as cenas de vereadores no Rio rezando e da mudança de nome de ruas no Rio pra nomes bíblicos, meu voto deve ir pro PCdoB, PSOL ou qualquer outra coisa mais à esquerda possível pra equilibrar, porque tá foda.  :sleepy:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #173 Online: 04 de Outubro de 2017, 22:21:15 »
João Leite ameaça impedir manifestações artísticas em BH; FCS diz que arte é da vanguarda mineira

PSDB agora virou defensor da moral e bons costumes. Agora ele oficialmente vestiu a carapuça de direita mesmo. Centro é uma ova.

Somando isso com o MBL pagando pau pros evangélicos como salvadores, as cenas de vereadores no Rio rezando e da mudança de nome de ruas no Rio pra nomes bíblicos, meu voto deve ir pro PCdoB, PSOL ou qualquer outra coisa mais à esquerda possível pra equilibrar, porque tá foda.  :sleepy:

Tem o Livres/Fabio Ostermann que pelo menos no twitter tem criticado abertamente o MBL. Eles estão tentando se estabelecer como a direita que não é "vendida" ou "carola".
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #174 Online: 04 de Outubro de 2017, 22:48:19 »
Só seria possível se as classificações indicativas passassem a não ser mais apenas uma sugestão, mas uma lei que tornaria terminantemente proibido sua exibição para menores. Mas já adianto que as mídias ficariam ainda mais chatas que já estão nesses tempos de politicamente correto.
Parece que do ponto de vista legal, pode ter havido violação do artigo 8 da Portaria Nº368, de 11 de fevereiro de 2014:

"Art. 8º A prerrogativa dos pais e responsáveis em autorizar o acesso a obras classificadas para qualquer idade, exceto não recomendas para menores de dezoito anos, não os desobriga de zelar pela integridade física, mental e moral de seus filhos, tutelados ou curatelados."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!