A menina pode não viver numa tribo onde todos andam nus quase o tempo todo, mas pode viver numa casa onde seus pais e irmãos mais velhos andam nus pela casa, tomam banhos juntos e assistem a programas de TV com nudez explícita desde sempre.
Mas o que quero dizer é, se uma lei for criada definindo uma data limite onde crianças podem ser expostas a nudez adulta, como ficará esses casos onde crianças convivem naturalmente com a nudez adulta, como o caso de indios, sociedades nudistas ou famílias onde os membros adultos não se importam em ficar nus desde sempre na frente das crianças da família? O Estado poderá impor essa limitação a essas pessoas ou a lei não se aplicará a todos?
É uma questão delicada. Usando esse argumento de liberdade dos pais decidir, poderíamos abrir caminho para justificar atrocidades como isso, ou o fim do ensino da evolução em sala de aula, etc.
Eu particularmente penso que a lei é igual para todos e não cabe ao estado julgar como que os pais criam seus filhos, desde que os pais respeitem a dignidade humana (como não inibir os filhos de tratamento médico adequado, por exemplo).
Por isso, apesar de não entender como chamam essas atrocidades de arte, os pais se quiserem podem levar seus filhos para essas exposições, desde que a dignidade humana e as leis sejam respeitadas.
Quanto aos índios, pela lei, infelizmente eles tem um estatuto um pouco diferente em relação aos demais cidadãos e não são tratados de maneira igual perante ela.
São casos diferentes, vacinas são comprovadamente benéficas para as pessoas e a educação escolar segue parametos pautados no conhecimento cientifico vigente.
A relação da criança com nudez e com o toque de alguém nu depende muito do historico de convivio dela.
A criança pode estar em uma cidade grande, mas os pais podem ser naturistas, ela pode ter tido uma educação toda voltada para não erotização da nudez etc etc.
Além disso, no meio artístico a nudez tem outra conotação mesmo, que é diferente do status quo da sociedade, talvez por ser um evento bem pequeno e fechado pode ser que a mãe frequente este meio.
O pai de um amigo relativamente próximo pintava nus femininos em um estudio nos fundos da casa, e era bem comum que esse amigo e sua irmã vez ou outra fossem até o estudio dele pra chamar ele por algo, sempre viam a mulher nua, muitas vezes em poses que um adulto facilmente erotizaria, mas elas simplesmente eram adaptadas a isso.
concordo que a mãe deveria ser chamada, derepente pelo conselho tutelar, para explicar a situação. nada mais que isso.
pessoalmente considero até MAIS NOCIVO, filmarem a criança nesse ato e divulgarem a torto e a direito na internet em um contexto recheado de conotação sexual (sem o consentimento do ator, da mãe ou do museu).
O que mostra que a preocupação em grande parte dos compartilhadores não era preservar a criança ou protege-la de nada, mas sim reforçar uma agenda política.
Se eu sou a mãe dessa criança, pegaria uns 100 caboclos aleatórios e metia um processo por uso de imagem.