Fala, Pedro Reis...
Você está focando mais nos nomes mais famosos que estão (aparentemente ) vendendo as opiniões, certo?
Não, não estava focando em nomes conhecidos da imprensa. Porque esse tipo de coisa não me surpreende. Ora, jornalista se vendendo? Se advogados, juízes, juiz do supremo, policiais, políticos, fiscal de ICMS, etc, todos se vendem, por que só a classe dos jornalistas seria formada por santos?
Talvez muitos não saibam quem é realmente Joice Hasselmann, mas foi processada no Paraná por ter plagiado dezenas de matérias. Está impedida de ingressar no sindicato de jornalistas daquele estado, porém seus fãs alegam que foi perseguição por críticas ao governador. Só que a própria admitiu que os textos eram copiados no entanto pôs a culpa em assessores.
http://www.sindijorpr.org.br/noticias/6066/conselho-de-etica-comprova-plagio-praticado-pela-jornalista-joice-hasselmannE a Veja dá emprego a uma profissional com essa folha corrida, quando hoje se dá dois cliques no mouse e se levanta tudo sobre qualquer um. Essa revista também não é séria.
Mas retomando o fio da meada sobre as redes sociais...
Pode haver muitas razões para alguém ser bastante ativo em redes sociais: desde mero passatempo até ativismo político, ou ecológico, religioso, ou ativismo de qualquer natureza... Há também pessoas que caíram no ostracismo e manifestam opiniões polêmicas na internet com o intuito de voltarem à mídia. Há os que querem alavancar uma carreira, seja de humorista, de ator, de músico, e encontram nas redes sociais uma possibilidade de vitrine. Também dá para se ganhar dinheiro com isso porque um vlogger bem sucedido como a Kéfera ou Felipe Neto chega a ficar rico. Não diretamente com a monetização de views, mas com "merchan", lançando livros, etc... Principalmente com "merchan": já li que a Kéfera fatura mais que qualquer atriz global. Mas pra muitos com nível de renda baixo a própria monetização de views já vale a pena. E mesmo para quem tem uma expectativa de renda maior a rentabilidade direta de um canal muito popular pode compensar o trabalho. Contudo tem que ser muito popular mesmo, na casa das milhões de visualizações por mês.
Enfim, há muitas diferentes explicações para diferentes pessoas gastarem boa parte do seu tempo e energia com YT, com Facebook, twitter, etc... Porém o que me intriga são aquelas pessoas para as quais não se consegue encaixar nenhuma explicação!
Às vezes você vê ali um sujeito que está se prejudicando socialmente, e até profissionalmente, e nem dinheiro pode estar ganhando ao se expor dessa maneira. Pelo contrário, ao se denegrir como profissional ele só está se complicando. Poderia ser um ativista de qualquer causa, um fanático para quem não importa qualquer sacrifício? Não quando você tem prova de que o cara está mentindo deliberadamente, quando ele sabe melhor que qualquer um que tudo que tá dizendo é besteira. Seria então alguém que simplesmente ficou maluco? Não porque ele é muito articulado e tenta iludir seu público alvo com o máximo de habilidade.
Examinemos o caso do cidadão que aparece no vídeo abaixo:
t=127s
Afonso Emidio de Vasconcelos Lopes foi professor da USP, aluno brilhante formado em Geofísica pela USP e Doutor em Geofísica. Tem currículo na plataforma Lattes e atua como consultor... bom, dá uma olhada no currículo do cara:
Bacharel e Doutor em Geofísica pela Universidade de São Paulo, atuou três anos como professor doutor autárquico DR-3 da Universidade de São Paulo junto ao Grupo de Sismologia, é conselheiro de pesquisa de empresas start-up, e acionista/pesquisador da empresa VERACRUZ, onde desenvolve novos métodos de estudos ambientais. Tem experiência em avaliação de risco sísmico para grandes obras, com mais de 10 trabalhos executados dentro e fora do país, monitoramento sismográfico para estudo de atividade sísmica natural e induzida por reservatórios, sísmica passiva, desenvolvimento de softwares de inteligência artificial, com destaque na utilização de algoritmos genéticos, e modelagens matemáticas aplicadas ao meio ambiente.
Existe 1 chance em 10 trilhões desse cara sequer considerar a hipótese de que vive em uma Terra plana coberta por uma cúpula de vidro??!!
É impossível, e como ele não parece estar acometido de nenhum surto psicótico tem que haver alguma explicação razoável para isso que você está vendo. E se formos obrigados a descartar todas as explicações simples como impossibilidades então o razoável, o correto uso da razão, nos direciona a investigar possíveis outras motivações que a princípio não consideraríamos.
Tirando por uma média os vídeos dele tem cerca de 25 mil visualizações. Postar uns 4 por semana deve lhe tomar um bom tempo e mesmo assim não dá pra ganhar dinheiro. Para quem vive de salário mínimo poderia ser bom, mas para alguém com o perfil sócio econômico dele não faz sentido.
Em relativo pouco tempo de vida esse canal já "upou" 229 vídeos, o que é próximo da produtividade de youtubers profisionais.
E embora ele possa parecer um herói a milhares de analfabetos, em seu próprio meio social e profissional deve ser muito embaraçoso se expor a tamanho ridículo. Não é só afirmar que a Terra é plana, o canal "Ciência de Verdade" tem como proposta desacreditar a Ciência, induzir quem assiste aos vídeos a pensar que uma conspiração de materialistas satanistas se apropriou do discurso científico com a única finalidade de afastar o Homem de Deus e do verdadeiro conhecimento que nos foi revelado nas escrituras sagradas. A Terra ser plana é até pouco perto de outras sandices que ele já delirou.
Evidentemente também não ajuda na sua carreira profissional. Há um bom campo para geofísicos que podem atuar no levantamento de impactos ambientais, prospecção de recursos minerais, estudos de estabilidade do solo em obras de grande e médio porte, e principalmente nas empresas petrolíferas. Mas dizer que a Terra tem 6 mil anos é o maior atestado de incompetência que alguém poderia dar nessa área.
Então qualé a desse cara se ele não é maluco, se não estiver faturando com isso, se não é um fanático religioso que acredita no que prega, se está passando vergonha e ainda por cima tendo trabalho e desperdiçando seu tempo administrando o canal?
Como você explicaria?