Eu sei que é difícil conceber que pessoas sejam pagas para esse tipo de pataquada, mas eu vou tentar
mostrar quais evidências embasam esta minha convicção. Porque eu acho esse um problema realmente sério, e talvez o mais grave é que poucos percebam o que está acontecendo, e com isso eles vão perigosamente ganhando terreno. Desde a década de 60 pesquisas mostram que há um número crescente de norte-americanos crendo que o mundo foi feito em 7 dias. Uma aberração.
Porém está cada vez pior porque usando técnicas relativamente novas, iniciativas que partem das mesmas fontes e com o mesmo propósito conseguiram convencer dezenas de milhões em todo o mundo que a Terra é plana, que gravidade não existe, que a NASA e todas as agências espaciais são farsas controladas pelo Vaticano e a maçonaria, que cientistas em todo o globo (ou melhor, todo o plano) são marionetados por uma conspiração satânica... uma lista pasmificante e interminável de absurdos, sendo que cada um eles pode ser elementarmente demonstrado falso, mesmo por pessoas com conhecimentos básicos desde que examinem estas questões de forma racional e imparcial. Mas elas não conseguem porque foram engenhosamente induzidas, com o uso de técnicas bem interessantes hoje possíveis pelo advento das mídias sociais, a querer acreditar nestas bobagens.
Esse é o truque psicológico chave: fazer o incauto QUERER ser enganado. Quando o seu interlocutor está ávido para acreditar na mentira, você nem precisa ser bom mentiroso para convence-lo. Na verdade esse em particular é um truque bem antigo: todo estelionato estilo "golpe do vigário" se utiliza disso. Aliás, se você ler o conto do Golpe do Vigário vai compreender como essa técnica é utilizada e porque esse conto passou a denominar essa modalidade de estelionato. No caso destes golpes o estelionatário sempre oferece algo ótimo, que a pessoa imediatamente deseja muito, o que faz com que ela perca o senso crítico e pass a colaborar ativamente com o golpista para se auto iludir. A vítima está fisgada porque a mentira (por mais óbvia) é bem mais atraente que a verdade, então ela inconscientemente se esforça para só ver evidências que pareçam confirmar o engodo, ignorando todas as contradições evidentes.
Mas não vou entrar agora nessa questão de como fazem estas ideias malucas serem atraentes para muitas pessoas, porque meu objetivo imediato é mostrar que existe uma iniciativa organizada por trás disso. Não estou querendo dizer com isso que todos que divulgam material criacionista ou terraplanista estão sendo pagos. Claro que não, a imensa maioria o faz por diversas motivações diferentes, mesmo aqueles que estão mentindo deliberadamente. Entre estes que mentem conscientemente, a maioria obtém de fato vantagens materiais com isso, mas são profissionais ( ou semi-profissionais ) que descobriram alguma forma de ganhar dinheiro com estes filões.
Exemplos destes casos vão desde zé manés atrás de trocadinhos em views de Youtube, até farsantes em tempo integral como Kevin Hovind ou o pseudo-físico Adauto Lourenço, que raramente tiveram alguma outra atividade profissional além de dar palestras remuneradas, vender livros e DVDs.
No entanto há alguns poucos indivíduos que não podem estar ganhando dinheiro diretamente com isso, e nem são fanáticos ou imbecis iludidos que creem em algo do que estão dizendo, e mesmo assim parecem obsessivamente dedicados. Para estes, não a única explicação, mas a mais parcimoniosa e menos forçada é a de que sim, eles estão sendo pagos!
Alguns exemplos são, além desse patético Dr. Afonso, também o Enézio de Almeida.
https://blog.elivieira.com/2009/10/30/5-criacionistas-desonestos-do-brasil/Bom, eu não vou esgotar o assunto neste post, porque há muita informação a ser discutida. Aqui é só uma introdução que espero desenvolver em posts mais pra frente, então por ora vou apenas responder à algumas considerações que foram feitas.
O JJ questiona se o Dr. Afonso não poderia ser simplesmente um fanático. Não, porque a característica fundamental do fanático é acreditar na sua fantasia. Eu sei, já discuti com muitos fanáticos.
Mas quando a gente examina o comportamento desse cidadão fica evidente que ele sabe que está mentindo, que ele calcula muito bem como enganar seu público tendo em mente o perfil cultural e o nível de escolaridade do assinante típico do canal.
Por exemplo, ele ensina que um porco transgênico é obtido através da técnica de se colocar um TARADO ( humano! ) pra transar com porcas em um chiqueiro que fica convenientemente escondido nos fundos do laboratório!
Ele recomenda e elogia os vídeos de matemática terraplanista do Martins, onde intencionalmente são cometidos erros de nível de alfabetização. Alguém acha que um geofísico com doutorado não consegue enxergar estes erros?
Além do mais ele poderia sim ser um fanático religioso, geofísico e com doutorado, e não seria o primeiro caso. Mas não há hipótese do cara achar mesmo que a Terra é plana.
Fanático não é, e dinheiro aqueles vídeos não dão. Ele também, ao contrário de muitos outros, não solicita contribuições de seus assinantes. E não se tem notícias que dê palestras remuneradas sobre estes temas, que publique livros, que venda DVDs, etc... Pelo contrário, o homem tem uma empresa de consultoria e está fazendo publicamente papel de retardado ou maluco. Ora, ele deve estar perdendo contratos com isso. Quem confia seu projeto à competência de um geofísico que acha que a Terra é plana?
Se ele sabe o que está fazendo ( e sabe! ), de alguma forma tem que valer a pena. Porque não se trata de um anônimo com ensino fundamental incompleto como o Gideão ( um dos cabeças do terraplanismo no Brasil ), mas um profissional muito qualificado que está se prejudicando. Vamos pensar um pouquinho: se você fosse um médico obstetra ou ginecologista, você iria para a televisão dizer que os bebês são trazidos por cegonhas?! Quantas consultas seriam desmarcadas neste mesmo dia?
Quanto à resistência em se aceitar este tipo de "narrativa", acho compreensível. Eu estou mesmo fazendo uma alegação extraordinária: a de que esse mito de Terra plana foi disseminado de maneira planejada, o que em uma primeira análise deva parecer mesmo uma ideia muito estranha. Muito embora não há também como explicar como possa ter surgido de maneira espontânea e independente em várias cabeças ao mesmo tempo. Por trata-se de algo completamente absurdo, e sendo sustentado por literalmente centenas de falácias engenhosamente criadas por pessoas que possuem necessariamente conhecimentos de Astronomia, Física e Matemática, e que por isso mesmo seriam aquelas que deveriam entender perfeitamente o porquê da Terra não ser plana. Essa ideia, como qualquer outra, tem que ter tido um ponto de partida, mas como conseguiu "viralizar" se é algo absurdo do nível "bebês são trazidos por cegonhas"?
A gente pode investigar este fenômeno com uma abordagem tipo sociologia comparada: terraplanistas não são os únicos malucos dizendo coisas esquisitas na internet, tem gente garantindo também que a Terra é oca e todo tipo de absurdo que se possa imaginar. Mas se você examinar vai constatar que estas ideias só "viralizam" numa determinada proporção quando há um esforço e um interesse inicial organizado, que fornece, por assim dizer, a "base teórica" pra coisa, a partir da qual vigaristas e malucos de todos os naipes propagam o absurdo por conta própria, adaptando esta "teoria básica" de acordo com seus próprios interesses ou suas próprias psicoses.
Um exemplo assim é aquela pataquada de "O Segredo", um besteirol inventado por gente que investiu o bastante pra fazer um filme recode de bilheteria e lançar vários livros e cursos. Aí viralizou e agora existem zilhões de charlatães independentes explorando isso, cada um a seu modo.
Porém alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias, e eu não estou baseando minhas conjecturas somente na estranheza do fato de existirem pessoas como o Dr. Afonso dedicando-se a divulgar este devaneio, sem que se encontre razão justificável para tal. Mas também em muitas outras evidências que, consideradas em conjunto, se tornam evidência extraordinária em favor de uma conjectura extraordinária.
Mas posteriormente irei discutir muitos outros fatos que me parecem evidências, até para submete-los à crítica inteligente dos senhores.