O pensamento ateu é muito engraçado.. Riem do pensamento religioso, mas no fundo os dois carregam alta dose de pensamento mágico.
Mesmo que todos os órgãos humanos fossem artificialmente reproduzidos em laboratório, mesmo que o cérebro de um robô fosse exatamente igual ao cérebro humano - até mesmo a química - o seu funcionamento seria sempre controlado através de fórmulas, funções matemáticas e computação.
Dizer que um computador poderá um dia ter consciência própria, de ter consciência/compreensão de que existe, ou seja, "Ei, eu existo! Eu sei que eu existo. Eu não sou uma simples máquina. Eu tenho consciência própria e sei que eu existo" - e não apenas funções matemática programando ele à dizer isso, é algo tão mágico como dizer que uma pedra pode falar e ter consciência de sua própria existência.
Por mais avançado que um robô seja, ele será sempre matéria organizada, isto é, todos os seus elementos e componentes são materiais. Sejam inorgânicos ou orgânicos, ou biológicos, é apenas matéria. A matemática e a computação apenas organiza esses elementos de forma que eles possam realizar funções.
No futuro distante, sem dúvida, vai existir robôs exatamente iguais aos seres humanos, como os "replicantes", do filme Blade Runner. Até o sangue poderá ser indistinguível, isto é, ter as mesmas características biológicas do sangue humano. Estou falando de algo exatamente igual, sem nenhuma diferença. Isto será possível com engenharia genética, neurociências, computação quântica, ou seja lá o que vier mais por ai.
A diferença é que esses robôs não terão consciência de sua própria existência. Eles terão linguagem avançada, vão aprender sozinhos, farão qualquer coisa que os humanos fazem. Isso será possível no futuro. O que não é possível é eles desenvolverem consciência e compreensão de que vivem, de que existem etc, porque, como eu disse, todos esses elementos que o formam são matéria. Não é porque estão organizados e realizando funções super avançadas que eles vão despertar pra vida.
Eu sei que eu existo, eu sei que eu penso, eu sei que eu enxergo. Se eu fosse um robô programado para "pensar" isso, ou se eu fosse um produto de uma simulação de computador, como pensa Elon Musk, eu não teria consciência de minha própria existência. Meu pensamento e minha consciência seria tão consciente quanto a de um pedaço de madeira. E o que me distingue de um pedaço de madeira é o fato de que eu sei que eu existo, eu sinto os fenômenos materiais, físicos e biológicos em mim, como sensações, dor, prazer etc, enquanto que o pedaço de madeira não tem essa capacidade.
Matemática e computação não são pó mágico que lançado nos elementos químicos fazem com que eles despertem e tenham consciência própria.