Eu, particularmente, só acho que nem só uma coisa nem só outra. Existe sim militância espontaneísta, mas toda esta avalanche só pode ser sintoma da ajuda financeira capitalista. Ele tem sérios interesses nisto, não iria deixar passar. Só se acreditarmos que são bonzinhos os nossos amigos ultracompetitivos e buscadores de lucros lá da elite econômica. Ainda mais hoje em dia que a comunicação, por ser bem mais pulverizada, é muito mais difícil localizar as origens reais dos "informes".
Logo após o protesto nacional feminista foi totalmente apagado só dois dias depois com uma artilharia pesada de fakes bem feitos, aparentando ser coisa de grupos especializados. Como poderia aparecer coisa de alto nível logo em seguia assim? Conseguiram praticamente neutralizar a mega manifestação.
O uso de fakex e bots na campanha de Bolsonaro é escancarado. Mas todos os partidos estão utilizando isso. Parece que já é comum desde 2010.
Na verdade não só partidos, mas empresas, pessoas físicas... existem várias empresas que já se especializaram nisso.
O primeiro "exército" de fakes a ser desmascarado estava sendo usado na campanha pela presidência do Flamengo.
A campanha do Bozo usou a internet com uma eficiência nunca antes vista. Foi tudo muito profissional. Mas na campanha da Dilma estas mesmas técnicas já tinham sido utilizadas extensivamente. A BBC entrevistou pessoas que trabalharam com fakes para o PT, eles recebem até uma espécie de sinopse detalhando o personagem.
Eu mesmo, por acidente, recebi uma vez uma mensagem no YT de uma fake terraplanista. Ela enviou por engano a mensagem logada na sua conta verdadeira. Quando percebeu o que tinha feito, apagou e reenviou pela conta fake. Foi burrice, porque assim eu não só descobri que era fake como também pude saber quem era a pessoa.
Pra você ver o mundo doido em que estamos vivendo... até o terraplanismo é investimento de interesses escusos.
Inaugurou-se a era da pós-verdade.