somos deuses?
Somos criadores de deuses.
e como sabe que tambem não somos nossa própria origem?
Não disse que o Logos era sua própria origem. Disse que Logos era, por definição, sinônimo de Origem, e, por isso, questionar sua origem é uma contradição lógica. Só
coisas têm origem, e o Logos não é uma coisa. O Logos é o próprio princípio morfogênico, isto é, a estrutura intrínseca do Ser, responsável pelo processo de morfogênese (desenvolvimento das Formas do mundo fenomênico). Dos átomos aos sóis, passando pelo mineral, vegetal, animal e homem, entre as mais diversas manifestações físicas e sutis possíveis, o Logos é responsável pelo nascimento, crescimento e desenvolvimento de todas as coisas, mas não é, ele mesmo, uma coisa - apesar de ser conhecido justamente por meio delas, isto é, por meio da atenção aos arquétipos e ideias subjacentes às formas e fenômenos, através da qual o Logos se revela a nós de maneira impessoal e não-antropomórfica durante a meditação silenciosa e contemplativa. Despertando para essa dimensão da realidade, você passa a compreender os insights de grandes homens como Heráclito, Platão, Plotino, Marco Aurélio, Jakob Böhme, Arthur Schopenhauer, entre outros. As manifestações mais diretas do Logos no plano físico são a espiral e a o torus, entre outros padrões gravitacionais e eletromagnéticos que permeiam desde o desenvolvimento de um embrião e do nascer e crescer das plantas até os ciclos astronômicos e gravitacionais.
essas "divindades" apenas representam o resultado da coletividade humana, ou possuem personalidade própria?
Nem totalmente resultado, e nem totalmente causa da coletividade humana. Na verdade, é um ciclo que se retroalimenta. São projeções psíquicas que se desenvolveram naturalmente a partir da natureza tripla do homem - animal, social e cultural. Sobre possuírem personalidade própria - Jung as chamava de "conteúdo psíquico autônomo" do inconsciente, devido à sua capacidade de agirem sobre as coletividades, no sentido de influírem paixões e tendências. Na época dos antigos, a personificação destas forças os dava meios para lidar com elas - a paixão era inspirada por Vênus; a guerra, por Ares; a abundância, por Júpiter, etc. Assim, por meio dessa Arte (Magia) conseguiam lançar uma ponte entre nossa consciência objetiva, cotidiana, e esses aspectos obscuros. Hoje em dia, que o homem se acredita tão dono da razão, cético e materialista, tendo abandonado completamente essas práticas, lotam as filas por psicólogos, remédios, drogas e suicídio, completamente dominado e escravizado pelas mesmas forças cuja atuação ignora e pensa refutar.
o seu logos é panteista?
Não é meu Logos. Não é uma divindade. Não é uma projeção minha. O Logos é o que É. Não interessam minhas opiniões. Ele já existia antes de descobri-lo e vai continuar existindo se eu ignorá-lo ou desacreditá-lo. É como a lei da gravidade. Se você saltar do prédio, não interessa a sua opinião. Não interessa debatermos, convencermo-nos disso ou daquilo. O Logos é, foi, será e continuará sendo, queiramos ou não. Não se crê no Logos, apenas se toma ciência de sua atuação.
quando alguem diz até logo significa que esta tudo indo em direção ao logos?
?????????????
Estas formas pensamentos divindades tambem fazem parte do logos?
O planeta faz parte do sistema solar. Nós fazemos parte do planeta. Nossa mente faz parte de nós. Os pensamentos fazem parte de nossa mente. Consequentemente, as egrégoras, como qualquer outra coisa existente, necessariamente fazem parte do logos, apesar de que de maneira fractal e indireta.
sua definição logos inteligencia suprema, por que necessitaria evoluir ou pior regredir para depois voltar a evoluir?
Não pense em evolução de um ponto de vista humano, moralista, hipócrita, de acordo com nossa perspectiva relativa. Pense em evolução de um ponto de vista cósmico, de crescimento e desenvolvimento. Também não pense em necessidade de um ponto de vista de carência ou de dever, mas também de um ponto de vista cósmico, como a consequência inevitável do conjunto de leis cósmicas. Assim como o incêndio solta chispas, ou como as flores dão pólen, ou como as estrelas formaram o material de que hoje somos feitos, tudo no universo
dá frutos. A Consciência Cósmica dá origem a consciências individualizadas que experimentam existências transitórias por meio de veículos que lhes servem de aprendizado, desenvolvimento e aperfeiçoamento em mundos e condições diversas.
ainda dentro da sua definição de inteligencia suprema é de se questionar uma opção menos violenta ?
Quando você julga algo violento ou desumano, assim ou assado, justo ou injusto, está o fazendo por meio de uma perspectiva humana, limitada, pequena, relativa à seus interesses, conforto e conveniência. Se entender isso, pode começar a extinguir essas projeções e ilusões e começar a enxergar as coisas como realmente são - isto é, da única maneira que poderiam ser.
voce não acha meio que um sadismo logoistico criar seres fadados a instintos assassinos e depois retalha-los por estarem seguindo sua natureza logoista?
Essa forma de ver as coisas parte do teu ego, da tua condição humana, frágil e vulnerável. Tente ver o mundo do ponto de vista de uma barata - humanos são monstros gigantescos que te esmagam por nada. Não seria um sadismo logóico sequer criar estas aberrações ambulantes? Só há uma forma de entender o universo - vendo-o como um sistema integrado e autorregulado, e não como uma projeção arbitrária de nossos atributos psicológicos.
seu deus logos possui necessidades?
No sentido de carência, escassez, ou dever, como concebemos humanamente, não. No sentido de implicações necessárias das leis cósmicas, sim - por exemplo, criar, dar forma e dar origem ao que chamamos de "ondas de vida" - isto é, correntes de consciências individualizadas (vegetal, animal, homem...)
se o objetivo do logos é ser mais objetivo então por que não ser objetivo direto?
?????????????
na verdade só eu falo através de pensamentos,mas acreditava que ele me respondia de formas sutis, no momento certo através de sonhos, e acontecimentos relacionados as minhas preocupações mas, hoje ca estou questionando se não tratava apenas de esquizofrenia religiosa?
Esquizofrenia é um termo forte. É mais como uma projeção sua, uma lente que você mesmo criou para filtrar e interpretar o que lhe acontecia. Quando voluntário, pode ser um exercício interessante - imaginar que se está recebendo conselhos de alguma espécie de "eu superior', unicamente para extrair lições e ensinamentos a partir do que lhe sucede...
Se não podemos falar sobre o lgos dende voce tirou que ele é uma inteligencia suprema causa primeira de todas as coisas?
Disse no sentido de delimitá-lo e circunscrevê-lo como fazemos com conceitos e projeções nossas. Entretanto, se você estudar Platão, ou os sábios da tradição oriental, e começar a trilhar uma senda, pode abrir sua intuição para a atuação do Logos em todas as coisas, não tendo, para isso, que fazer nada além de calar as próprias projeções, ilusões e enganos fundamentais a cerca da vida e da realidade.
então as personalidades humanas são obras do acaso?
As personalidades humanas são frutos de carmas, que são marcas em nós gravadas e herdadas por experiências passadas, mas é importante perceber que nós não somos nossa personalidade.
e por que é necessario desenvolver a cosnciência individualizada vindo de uma inteligencia suprema?
A semente só pode vir de um fruto. O óvulo só pode vir de um útero. Os elementos químicos só podem vir das estrelas. Todas as coisas são interdependentes, é da natureza deste universo. Da mesma forma, a consciência individualizada é uma espécie de "faísca" da consciência cósmica que se desprende e experimenta a perspectiva transitória.
e qual a necessidade de nascer com deficiencia fisca e mental?
O que é deficiência? O que é deficiência mental? Quanto mais você refletir, filosofar e se aprofundar em si mesmo e no vazio destes e outros conceitos, começará a ver como muito do que tomamos como fatos do mundo são, na verdade, concepções e julgamentos humanos. Uma criança típica americana, em uma escola francesa, seria considerada com transtorno de atenção. Uma criança típica japonesa, em uma escola americana, poderia ser considerada no mínimo de traços autísticos. Uma mesma mutação responsável por o que é julgado como deficiência pode trazer uma cura para um aspecto inusitado. As coisas são duais e as fronteiras não são delimitadas. Uma mulher com um dos piores cânceres de toda a história da ciência desenvolveu células capazes de se replicarem de maneira infindável, e até hoje seu caso é pesquisado. Quanto mais você observar a própria mente e os próprios julgamentos, verá que todas as acusações que faz ao mundo partem, na verdade, de si mesmo. É você quem compara as coisas, julga isso melhor e aquilo pior, e, dessa forma, experimenta o sofrimento de uma realidade fragmentada, na qual julga tudo como relativo a si, ao invés de ver as coisas como são - parte de um todo maior.
comer , beber, ter abrigo , familia, saude são pre requesitos de uma vida boa.
sofrer é quando voce esta com vontade morrer.
Pela sua lógica, Suzane von Richthofen é uma pessoa muito feliz. Simultaneamente, os garis dançantes dos quais o Boris Casoy zombou chamando de "o mais baixo da escala do trabalho", são pessoas muito sofridas. Olhe só para você, a forma como enxerga o mundo. Sua definição de "vida boa" é completamente relativa, limitada, limítrofe, pequena. É dessa maneira que você explica as taxas de suicídio do Japão e dos países nórdicos? Seu Espírito está ofuscado por sua mente pequena. Quando você começar a observar essa mente pequena, seus julgamentos, seus pitacos, suas birras, e começar a desmascará-la em silêncio, vai permitir que sua grande mente, seu eu interior, ou seu "espírito", se preferir chamar assim, aos poucos te nutra a intuição necessária para se desligar dessa matrix e manifestar tua verdadeira natureza.