Somos criadores de deuses.
e como sabe que tambem não somos nossa própria origem?
Não disse que o Logos era sua própria origem. Disse que Logos era, por definição, sinônimo de Origem, e, por isso, questionar sua origem é uma contradição lógica. Só coisas têm origem, e o Logos não é uma coisa.O Logos é o próprio princípio morfogênico, isto é, a estrutura intrínseca do Ser, responsável pelo processo de morfogênese (desenvolvimento das Formas do mundo fenomênico). Dos átomos aos sóis, passando pelo mineral, vegetal, animal e homem, entre as mais diversas manifestações físicas e sutis possíveis, o Logos é responsável pelo nascimento, crescimento e desenvolvimento de todas as coisas, mas não é, ele mesmo, uma coisa - apesar de ser conhecido justamente por meio delas, isto é, por meio da atenção aos arquétipos e ideias subjacentes às formas e fenômenos, através da qual o Logos se revela a nós de maneira impessoal e não-antropomórfica durante a meditação silenciosa e contemplativa. Despertando para essa dimensão da realidade, você passa a compreender os insights de grandes homens como Heráclito, Platão, Plotino, Marco Aurélio, Jakob Böhme, Arthur Schopenhauer, entre outros. As manifestações mais diretas do Logos no plano físico são a espiral e a o torus, entre outros padrões gravitacionais e eletromagnéticos que permeiam desde o desenvolvimento de um embrião e do nascer e crescer das plantas até os ciclos astronômicos e gravitacionais.
ok digamos que uma "coisa" seja apenas uma abstração humana tentando delimitar partes do logos, mas responda minha pergunta Nosso ser é um imposição divina ou nossa auto criação?
essas "divindades" apenas representam o resultado da coletividade humana, ou possuem personalidade própria?
Nem totalmente resultado, e nem totalmente causa da coletividade humana. Na verdade, é um ciclo que se retroalimenta. São projeções psíquicas que se desenvolveram naturalmente a partir da natureza tripla do homem - animal, social e cultural. Sobre possuírem personalidade própria - Jung as chamava de "conteúdo psíquico autônomo" do inconsciente, devido à sua capacidade de agirem sobre as coletividades, no sentido de influírem paixões e tendências. Na época dos antigos, a personificação destas forças os dava meios para lidar com elas - a paixão era inspirada por Vênus; a guerra, por Ares; a abundância, por Júpiter, etc. Assim, por meio dessa Arte (Magia) conseguiam lançar uma ponte entre nossa consciência objetiva, cotidiana, e esses aspectos obscuros. Hoje em dia, que o homem se acredita tão dono da razão, cético e materialista, tendo abandonado completamente essas práticas, lotam as filas por psicólogos, remédios, drogas e suicídio, completamente dominado e escravizado pelas mesmas forças cuja atuação ignora e pensa refutar.
Então criamos nossos anjos e demônios?
Se é que entendi corretamente essas "divindades " seriam apenas um inteiração de pensamentos onde todos influenciam todos?
o seu logos é panteista?
Não é meu Logos. Não é uma divindade. Não é uma projeção minha.
Então pode provar ser ele uma inteligencia suprema?
O Logos é o que É. Não interessam minhas opiniões. Ele já existia antes de descobri-lo e vai continuar existindo se eu ignorá-lo ou desacreditá-lo. É como a lei da gravidade. Se você saltar do prédio, não interessa a sua opinião. Não interessa debatermos, convencermo-nos disso ou daquilo. O Logos é, foi, será e continuará sendo, queiramos ou não. Não se crê no Logos, apenas se toma ciência de sua atuação.
tomar ciência de algo, mas como um ser efêmero pode afirmar ter tomado ciência de outro ser eterno?
Estas formas pensamentos divindades tambem fazem parte do logos?
O planeta faz parte do sistema solar. Nós fazemos parte do planeta. Nossa mente faz parte de nós. Os pensamentos fazem parte de nossa mente. Consequentemente, as egrégoras, como qualquer outra coisa existente, necessariamente fazem parte do logos, apesar de que de maneira fractal e indireta.
então se o logos pensa através de nós , por que ignoramos nossa origem divina?
sua definição logos inteligencia suprema, por que necessitaria evoluir ou pior regredir para depois voltar a evoluir?
Não pense em evolução de um ponto de vista humano, moralista, hipócrita, de acordo com nossa perspectiva relativa. Pense em evolução de um ponto de vista cósmico, de crescimento e desenvolvimento.
esta propondo um "milagre" , pensar como se fosse um deus?
Evoluir implica ser incompleto ou inacabado
Também não pense em necessidade de um ponto de vista de carência ou de dever, mas também de um ponto de vista cósmico, como a consequência inevitável do conjunto de leis cósmicas. Assim como o incêndio solta chispas, ou como as flores dão pólen, ou como as estrelas formaram o material de que hoje somos feitos, tudo no universo dá frutos. A Consciência Cósmica dá origem a consciências individualizadas que experimentam existências transitórias por meio de veículos que lhes servem de aprendizado, desenvolvimento e aperfeiçoamento em mundos e condições diversas.
se ha o inevitável o onipotente é lenda?
e por que todo esse longo caminho para chegar ao objetivo , o ser mais racional não deveria ser tambem o mais objetivo?
ainda dentro da sua definição de inteligencia suprema é de se questionar uma opção menos violenta ?
Quando você julga algo violento ou desumano, assim ou assado, justo ou injusto, está o fazendo por meio de uma perspectiva humana, limitada, pequena, relativa à seus interesses, conforto e conveniência. Se entender isso, pode começar a extinguir essas projeções e ilusões e começar a enxergar as coisas como realmente são - isto é, da única maneira que poderiam ser.
propõe que eu seja mais que um ser humano?
e por que seria racional se preocupar mais com interesses alheios, devo considera-los mais importantes do que os meus?
voce não acha meio que um sadismo logoistico criar seres fadados a instintos assassinos e depois retalha-los por estarem seguindo sua natureza logoista?
Essa forma de ver as coisas parte do teu ego, da tua condição humana, frágil e vulnerável. Tente ver o mundo do ponto de vista de uma barata - humanos são monstros gigantescos que te esmagam por nada. Não seria um sadismo logóico sequer criar estas aberrações ambulantes? Só há uma forma de entender o universo - vendo-o como um sistema integrado e autorregulado, e não como uma projeção arbitrária de nossos atributos psicológicos.
bom neste caso a sacanagem continua sendo divina tamanha a distancia entre os seres, me é desagradável e indesejado ser obrigado pela ignorância nata sair por ai pisando em formiguinhas inocentes, ou seja é deus que nos obriga a infligirmos sofrimentos mútuos para depois nos "punir"!
um mosquito é obrigado por deus a vir sugar o meu sangue madrugada a fora e eu sou obrigado a ter que mata-lo para não ser contaminado e poder descansar em paz!
seu deus logos possui necessidades?
No sentido de carência, escassez, ou dever, como concebemos humanamente, não. No sentido de implicações necessárias das leis cósmicas, sim - por exemplo, criar, dar forma e dar origem ao que chamamos de "ondas de vida" - isto é, correntes de consciências individualizadas (vegetal, animal, homem...)
deus é escravo de leis?
se o objetivo do logos é ser mais objetivo então por que não ser objetivo direto?
?????????????
se a maior razão possível (inteligencia suprema é ser Deus) então por que ele desejou ser você, ser uma planta , ser um verme , deus começou perder a razão?
na verdade só eu falo através de pensamentos,mas acreditava que ele me respondia de formas sutis, no momento certo através de sonhos, e acontecimentos relacionados as minhas preocupações mas, hoje ca estou questionando se não tratava apenas de esquizofrenia religiosa?
Esquizofrenia é um termo forte. É mais como uma projeção sua, uma lente que você mesmo criou para filtrar e interpretar o que lhe acontecia. Quando voluntário, pode ser um exercício interessante - imaginar que se está recebendo conselhos de alguma espécie de "eu superior', unicamente para extrair lições e ensinamentos a partir do que lhe sucede...
e imaginação não é pre requisito para esquizofrenia? o indicativo de sintomas aparecem com crenças a partir da imaginação
Se não podemos falar sobre o logos donde tirou que ele é uma inteligencia suprema causa primeira de todas as coisas?
Disse no sentido de delimitá-lo e circunscrevê-lo como fazemos com conceitos e projeções nossas. Entretanto, se você estudar Platão, ou os sábios da tradição oriental, e começar a trilhar uma senda, pode abrir sua intuição para a atuação do Logos em todas as coisas, não tendo, para isso, que fazer nada além de calar as próprias projeções, ilusões e enganos fundamentais a cerca da vida e da realidade.
então sua consciência do logos não passa de um sentimento intuitivo?
então as personalidades humanas são obras do acaso?
As personalidades humanas são frutos de carmas, que são marcas em nós gravadas e herdadas por experiências passadas, mas é importante perceber que nós não somos nossa personalidade.
esta explicação me lembrou a fabula de Caim
interessante! sempre achei que nossa personalidade é o que diferencia um ser do outro?
e por que é necessário desenvolver a consciência individualizada vindo de uma inteligencia suprema?
A semente só pode vir de um fruto. O óvulo só pode vir de um útero. Os elementos químicos só podem vir das estrelas. Todas as coisas são interdependentes, é da natureza deste universo. Da mesma forma, a consciência individualizada é uma espécie de "faísca" da consciência cósmica que se desprende e experimenta a perspectiva transitória.
e por que o logos teria sentido necessidade , desejo inevitável de se tornar um loguinho?
e qual a necessidade de nascer com deficiencia fisca e mental?
O que é deficiência? O que é deficiência mental? Quanto mais você refletir, filosofar e se aprofundar em si mesmo e no vazio destes e outros conceitos, começará a ver como muito do que tomamos como fatos do mundo são, na verdade, concepções e julgamentos humanos. Uma criança típica americana, em uma escola francesa, seria considerada com transtorno de atenção. Uma criança típica japonesa, em uma escola americana, poderia ser considerada no mínimo de traços autísticos. Uma mesma mutação responsável por o que é julgado como deficiência pode trazer uma cura para um aspecto inusitado. As coisas são duais e as fronteiras não são delimitadas. Uma mulher com um dos piores cânceres de toda a história da ciência desenvolveu células capazes de se replicarem de maneira infindável, e até hoje seu caso é pesquisado. Quanto mais você observar a própria mente e os próprios julgamentos, verá que todas as acusações que faz ao mundo partem, na verdade, de si mesmo. É você quem compara as coisas, julga isso melhor e aquilo pior, e, dessa forma, experimenta o sofrimento de uma realidade fragmentada, na qual julga tudo como relativo a si, ao invés de ver as coisas como são - parte de um todo maior.
conceitos maduros são formados a partir de experiência próprias ou especulativos apenas tomando ciência da experiência dos outros, porque a formação da consciência necessita de referencias do mundo externo.
assim é que um ser desprovido de um dos sentidos sensoriais, algum membro do corpo ou falta de capacidade cognitiva pode ser considerado portador de algum tipo de deficiência em relação aos seu semelhantes!
Se ha um deus que tenha me dado capacidade de julgamento certamente quer que eu a use,mas eu aprecio este seu otimismo em defesa do logos mais ou menos dos que conseguem ver a parte "boa" das guerras!
comer , beber, ter abrigo , familia, saude são pre requesitos de uma vida boa.
sofrer é quando voce esta com vontade morrer.
Pela sua lógica, Suzane von Richthofen é uma pessoa muito feliz. Simultaneamente, os garis dançantes dos quais o Boris Casoy zombou chamando de "o mais baixo da escala do trabalho", são pessoas muito sofridas. Olhe só para você, a forma como enxerga o mundo. Sua definição de "vida boa" é completamente relativa, limitada, limítrofe, pequena. É dessa maneira que você explica as taxas de suicídio do Japão e dos países nórdicos? Seu Espírito está ofuscado por sua mente pequena. Quando você começar a observar essa mente pequena, seus julgamentos, seus pitacos, suas birras, e começar a desmascará-la em silêncio, vai permitir que sua grande mente, seu eu interior, ou seu "espírito", se preferir chamar assim, aos poucos te nutra a intuição necessária para se desligar dessa matrix e manifestar tua verdadeira natureza.
fica difícil querer generalizar e julgar o sentimentos dos outros pelo visto não esta muito satisfeita com sua familia, ja o irmão demonstrou ter ficado mais triste com a prisão do seu cunhado assassino do que com a morte dos pais!
quando digo por que o logo não é mais objetivo dispensando a fase dos ovos manisfestando sua verdadeira natureza de suprema inteligencia?