No seu caso apenas desejaria ter visto alguma magica espirita, para poder continuar crendo ?
Eu não "desejaria" nada. Simplesmente me criei em ambiente espírita e pra mim era natural.
Acreditava piamente, nunca neguei.
Lá pelos meus 15 mamãe se tocou que era fantasia — não farsas, veja bem
As pessoas, nossos companheiros, realmente, genuinamente, acreditavam naquilo. Mais ou menos exatamente como foi mencionado: se condicionam psicologicamente a terem as "experiências".
Daí acreditam mesmo que tiveram elas.
Mas na mitologia de Jesus Cristo ela seguiu acreditando.
E eu segui o rumo de me preocupar c/vestibular, escola, arrumar emprego... Daí ao natural foi se extinguindo tb. as crenças cristãs — que nada tem a ver a priori com as crenças no espiritismo, claro.
Agora, passado muito tempo, com capacidade de gerenciar o próprio tempo, e os recursos da INTERNET que não se tinha naquela época, voltei a me interessar mas enquanto hobby e estudar o que de fato se sucedeu e por que essas crenças surgiram.
Mas, sim, o Ceticismo tem essa abertura: se eu presenciasse acontecerem o que os espíritas alegam acontecer, em condições por mim consideradas de adequado controle, aceitaria como fatos.
Isso é o ceticismo: comprovada a alegação, aceita-se como fato. Sem dramas
o Kardecismo que voce estuda não é cristão?
E entre as coisas que eu me interesso em estudar é por que quiseram reformar o cristianismo; &c...