Pessoal, só sugerindo, acho melhor colocar isso em um novo topico: sobre ser ou nao conveniente colocar citações em outras linguas.
Sou favoravel a coloca-las desde que:
1) O texto original esteja escrito naquela lingua, não importando qual seja, pois isso garante maxima precisão e presta adequado tributo ao autor, a língua e ao texto. Não iria ao ponto de considerar "toda tradução uma traição", mas acho que é melhor, sempre que possível, ler na fonte original.
2) O texto não esteja corrompido, não tenha sofrido nenhuma alteração ou adulteração frente ao original, ainda que a língua seja a mesma em ambos os textos (o original e a citação). De preferencia ele deve ser tirado diretamente da fonte original e revelando um pouco do contexto em que mesmo está inserido.
3) Tal não seja feito com o intuito de aparecer, de parecer saber o que não se sabe, por vaidade, modismo, preconceito, ou qualquer coisa desse tipo.
Desde que obedeça esses preceitos, para mim tem pouca importância se a pessoa que cita sabe ou não a língua, ou caso saiba, se tem ou não um nível avançado ou fluente naquela lingua.
Hoje temos tradutores, dicionários e uma ampla gama de materiais que podem ser usados para auxiliar na tradução de um texto. Assim quem se interessar que faça uso dessas ferramentas e decifre o texto.
Aqui, por ex, temos o Sr. Gorducho, que frequentemente cita trechos em outras línguas.
Eu e o Gorducho provimos de outro sítio onde era comum nós dois fazermos esse tipo de coisa, como pode ser visto nas citações que de lá retirei. Nunca ninguém reclamou.
Quanto à votação, tenho por hábito fazer assim e, se a moderação nao aprovar, por exemplo, pode me expulsar do sítio. Eu não mudo por ordem de ninguém. Muito menos do chato que resolveu perseguir-me, sei lá por que.
Nâo é por causa das citações, pois o Gorducho as faz constantemente e não é importunado pelo chato. Aliás, o que motivou os últimos comentários foi uma consulta PARTICULAR que o Gorducho me fez e que procurei responder dentro de minhas limitações.
Sei que aqui tem meios de as pessoas se comunicarem entre si sem que outros possam ler o conteúdo, mas se eu quisesse fazer assim, trocaria mensagens por meios mais naturais, como faço constantemente com o Montalvão, por exemplo.
Se o assunto, ainda que remotamente, tem a ver com a discussão em pauta, não vejo razão para mensagens secretas. Ademais, não sou o único que faz isso. O chato também fala coisas fora do tópico o tempo todo. Como ele é antigo aqui, como fez questão de mencionar, quando me advertiu anteriormente, todos já devem ter percebido.
Até agora tenho levado o bullying na brincadeira, mas como já percebi que o chato está incomodado comigo, vou ignorar suas provocações.
Quanto ao meu estilo, se não agradar aos que mandam de verdade no sítio, é só eles pedirem delicadamente (não precisam me banir) que eu desapareço espontaneamente. Já outros que pensam que antiguidade é posto e que podem definir como os frequentadores devem se comportar aqui, não vai rolar.