Autor Tópico: Revitalização do Clube Cético  (Lida 3666 vezes)

Offline Zero

• Nível 17
  • *
Re:Revitalização do Clube Cético
« Resposta #100 Online: 04 de Abril de 2019, 13:30:10 »
Se toparem, poderíamos nos cadastrar no twitter, inclusive usando o mesmo nome de usuário daqui, e criarmos o grupo do clube cético lá para experimentar, só com os usuários daqui.

Quem quiser me seguir lá, meu usuário é @ferrlorenzon
Mais uma rede? Não me agrada a ideia.

O Twitter pode ser usado mais como forma de "linkagens" de tópicos e breves discussões. Sabemos que lá o ambiente não é tão propício para debates como este local é, mas lá a visibilidade é muito maior. Com isso pode-se atrair novos membros.

Acredito que a simples divulgação do fórum em grupos de facebook, reddit e demais redes onde são discutidos temas similares aos abordados no CC, já poderia contribuir para reviver o fórum.

Uma postagem explicando o propósito do CC, assuntos frequentemente abordados, uma breve explanação do fórum de uma forma geral e redirecionamento do link.

O Quora também é um ótimo lugar para isso. Lá nas respostas pode-se colocar links para tópicos aqui do fórum para complementar as respostas, bem como, para uma pergunta, indicar algum tópico daqui para mostrar o que já foi debatido, para que ao responder não caísse em um senso comum que aqui já teria sido refutado.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #101 Online: 04 de Abril de 2019, 17:43:08 »
Boa ideia.

No decorrer do tópico vários concordaram que falta divulgação do Clube (inclusive eu). No entanto, quantas vezes vocês como foristas já fizeram essa divulgação? Falaram do CC em outros lugares? Confesso que eu, pouquíssimas vezes.

Talvez poderíamos criar um tópico destinado ao compartilhamento de possíveis lugares (sites, grupos, redes sociais, etc) com públicos propícios a participarem do CC, e postarmos prints de nossas respectivas mensagens indicando o CC.

Pois a única forma de "salvar" o fórum, no meu ver, é havendo interesse dos próprios foristas que ainda restam.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 04 de Abril de 2019, 20:01:17 »
Boa ideia.

No decorrer do tópico vários concordaram que falta divulgação do Clube (inclusive eu). No entanto, quantas vezes vocês como foristas já fizeram essa divulgação? Falaram do CC em outros lugares? Confesso que eu, pouquíssimas vezes.

Talvez poderíamos criar um tópico destinado ao compartilhamento de possíveis lugares (sites, grupos, redes sociais, etc) com públicos propícios a participarem do CC, e postarmos prints de nossas respectivas mensagens indicando o CC.

Pois a única forma de "salvar" o fórum, no meu ver, é havendo interesse dos próprios foristas que ainda restam.

Eu só frequento o CC e leio notícias na internet, nada mais, por isso não tenho como divulgar.

Basicamente todas as pessoas com quem falo pela internet já estão aqui e meus contatos do Watzap  (parentes próximos e colegas de trabalho) quero bem longe, ninguém sabe do apelido que uso na internet e quero que continue assim.

É um dos motivos.

Tenho inscrição no Facebook com meu nome real mas nunca usei, desisti depois de entrar um punhado de vezes.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #103 Online: 04 de Abril de 2019, 20:57:34 »
Boa ideia.

Divulgação em outros lugares?
Dificil. Céticos e ateus não são bem-vistos por quase ninguem.
Falo por mim:
Trabalho na TI, um meio com alta concentração de nerds e mesmo lá tem muita gente religiosa, evangelicos, testemunhas de jeová, espìritas, gente da RCC...
Me veriam com outros olhos se soubessem o que sou e penso. Minha imagem já é um tanto quanto negativa sem isso: o fenrir, aquele nerd esquisito.
Idem para a familia, vizinhos...
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #104 Online: 04 de Abril de 2019, 21:53:41 »
Quando digo em outros lugares, não é qualquer lugar, como na rua. Mas em lugares específicos com públicos de perfil próximo ao nosso. Existem grupos de discussão séria internet afora, inclusive nas redes sociais, por incrível que pareça.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #105 Online: 04 de Abril de 2019, 22:34:50 »
O ReV esta na ativa.
Me pergunto porque os foristas de la tambem nao postam ca ou vice-versa. Sei que o Fernando Silva e o Huxley postam nos dois.
Eu perdi minha conta no ReV. Mas to pensando em criar outra e voltar a postar la.

Porque nao juntam os foruns formando um forum humanista ultramegamasterplus? ou uma sociedade secreta de humanistas, tipo os bavarian illuminati, mas sem os sobretons mistico-religiosos e os graus?

Para mim bastariam tres coisas:

1) discutir qualquer assunto de forma minimamente decente e honesta, se esforçando por reduzir falácias, vieses, etc.

2) proibir proselitismo e politicagens internas e externas (lembrando que politica <> politicagem).

3) ajudar seu brother (ou sister) quando necessário. Qualquer irmandade faz isso - É default.
« Última modificação: 04 de Abril de 2019, 23:19:15 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #106 Online: 04 de Abril de 2019, 23:27:03 »
[...]

Fiz isso, não recomendo.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #107 Online: 04 de Abril de 2019, 23:28:46 »
Acho que o fórum decaiu por uma grande combinação de fatores. Não entrei mais ultimamente por sentir que estava se tornando repetitivo e eu não estava contribuindo mais em nada.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 04 de Abril de 2019, 23:34:25 »
Boa ideia.

Tem gente que de cara já associa  cético e/ou ateu  a coisa bem maligna.   

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 05 de Abril de 2019, 00:13:26 »
Boa ideia.

Imagine um cara cético, ateu e nazista de esquerda...é quase um comunista.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #110 Online: 05 de Abril de 2019, 00:29:19 »
Apesar de tecnicanente me ver a mim mesmo como descrente sem querer desmerecer quem pensa diferente, acho que quem se auto denomina ateu faz papel de bobo, um convencido, é como se auto definir como inteligente, ou carismático, ou sábio, predicados que devem ser recinhecidos nunca por si mas por terceiros. Já quanto a ser um cético, ai sim é uma excelente coisa para praticar e ser reconhecido por se pautar pelo ceticismo, eu me respeito mais por isso.

Ninguém deve esconder seu ceticismo, muito pelo contrário, E se esse site ir por esse caminho será um retrocesso, o ceticismo deve ser sempre promovido.
« Última modificação: 05 de Abril de 2019, 01:08:45 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #111 Online: 05 de Abril de 2019, 00:55:00 »
O ReV esta na ativa.
Me pergunto porque os foristas de la tambem nao postam ca ou vice-versa. Sei que o Fernando Silva e o Huxley postam nos dois.
Eu perdi minha conta no ReV. Mas to pensando em criar outra e voltar a postar la.

Porque nao juntam os foruns formando um forum humanista ultramegamasterplus? ou uma sociedade secreta de humanistas, tipo os bavarian illuminati, mas sem os sobretons mistico-religiosos e os graus?

1) discutir qualquer assunto de forma minimamente decente e honesta, se esforçando por reduzir falácias, vieses, etc.

2) proibir proselitismo e politicagens internas e externas (lembrando que politica <> politicagem).

3) ajudar seu brother (ou sister) quando necessário. Qualquer irmandade faz isso - É default.

E assim nasceu a maçonaria.  :lol:

Não vejo sentido em termos uma "sociedade secreta". Sendo um fórum aberto já estamos com dificuldades de atrair novas pessoas, imagina sendo secreto.

O CC, no meu ponto de vista, é apenas discreto. Por ser restrito, talvez seja um dos principais motivos de ter atraído aqueles que aqui frequentam/frequentaram. Por isso que uma "divulgação publicitária" certamente poderia perturbar a reputação do fórum e atrair trolls ou foristas de baixo nível, fazendo com que os atuais saíssem, porém não acho que seja o caso de uma divulgação em espaços com públicos mais seletos.

Boa ideia.

Imagine um cara cético, ateu e nazista de esquerda...é quase um comunista.

Ué, tem até Olavista por aqui.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 05 de Abril de 2019, 03:39:38 »
Boa ideia.

Lembrei do dia em que fiquei no hospital para operar a vesícula quando uma atendente chegou um pouco antes da operação e começou a fazer perguntas.

Alérgico a medicação?
Telefone de parentes próximos para contato?
Xxxxx?
Zzzzz?
Y?

Até lá estava tudo bem, então perguntou sobre religião, sei lá por qual motivo,  não sei se é rotina caso o cara vire presunto.

Religião?

_Nenhuma, sou ateu.

Não dá para descrever a cara que ela fez e a imediata alteração na voz, parecia ódio misturado com desprezo, acho que ela era evangélica.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #113 Online: 05 de Abril de 2019, 09:16:48 »
Vovó ensinou 1 técnica pra espantar TJs ou outros proselitizadores que batam em casa: dizer (a verdade) que éramos ESPÍRITAS :!:
Isso os espantaria...
+ agora não funciona + essa técnica arcaica. Eles dizem:
— Ah! vamos conversar, trocar ideias então?
E se dizer ateu tb. não funciona pois dirão a mesma coisa.
Então eu digo que "respeito as religiões + não debato". Digo pra deixarem o material na cx. de correios que iremos ler depois... Funciona :ok:

Uns 9 anos atrás sofri pequeno acidente viário e ao ingressar no PS tb. perguntaram a religião. Quase me estressei, pus ateu, claro.
+ logo depois me flagrei que tem razões tais como
  • transfusão de sangue
  • alimentação kosher
  • carne bovina (hinduism)
  • ...
Não sei se será exigência da ANS (:?:
« Última modificação: 05 de Abril de 2019, 09:27:33 por Gorducho »

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #114 Online: 05 de Abril de 2019, 10:01:23 »
Se toparem, poderíamos nos cadastrar no twitter, inclusive usando o mesmo nome de usuário daqui, e criarmos o grupo do clube cético lá para experimentar, só com os usuários daqui.

Mais uma rede? Não me agrada a ideia.

O Twitter pode ser usado mais como forma de "linkagens" de tópicos e breves discussões. Sabemos que lá o ambiente não é tão propício para debates como este local é, mas lá a visibilidade é muito maior. Com isso pode-se atrair novos membros.

Acredito que a simples divulgação do fórum em grupos de facebook, reddit e demais redes onde são discutidos temas similares aos abordados no CC, já poderia contribuir para reviver o fórum.

Uma postagem explicando o propósito do CC, assuntos frequentemente abordados, uma breve explanação do fórum de uma forma geral e redirecionamento do link.

O Quora também é um ótimo lugar para isso. Lá nas respostas pode-se colocar links para tópicos aqui do fórum para complementar as respostas, bem como, para uma pergunta, indicar algum tópico daqui para mostrar o que já foi debatido, para que ao responder não caísse em um senso comum que aqui já teria sido refutado.

Ultimamente, resolvi participar do Quora (inglês e português). Por isso, deixei o CC de lado.
Poderia indicar o fórum no Quora-pt, se não há inconvenientes.

Para revitalizar o fórum, seria bom ter foristas que gostam de debater os mais diversos assuntos e que não
sejam somente focados em política.

Penso que no Quora deve haver bastante pessoas com esse perfil.
« Última modificação: 05 de Abril de 2019, 10:03:59 por Sdelareza »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 05 de Abril de 2019, 11:01:54 »
Aqui também há muitas pessoas com perfil técnico nas mais diversas áreas do conhecimento.

Eu duvido que quem não tem mais paciência para discutir e não acessa aqui, vá acessar o Quora.
Foto USGS

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #116 Online: 05 de Abril de 2019, 11:13:37 »
O Quora é excelente, só achei intrusivo.
1 vez me inscrevi não me lembro + por qual motivo, e passou a vir 1 bombardeio de notificações.
E não gosto disso. Gosto é poder acessar quando quiser.
Claro: provavelmente seja questão de configurar PREFERÊNCIAS/PRIVACIDADE &c...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 05 de Abril de 2019, 12:02:27 »
O ReV esta na ativa.

Pelo que me lembro, esses fóruns costumavam ter "ambientes" bem diferentes. Não que todos aqueles que prefiram a um vão necessariamente achar o outro insuportável, mas uma parte vai. É meio que impossível uma fusão que não seja simplesmente transformar um no outro.

Aqui há um zelo bem maior (podendo até incorrer em exageros, podem dizer) por civilidade e discussão lógica, enquanto lá é bem mais "relaxado" quanto a xingação e memes.

Teoricamente isso poderia ficar num nível exatamente intermediário, mas não só deve ser complicado estabelecer isso, como é capaz de desagradar mais aos que preferem qualquer um dos dois do que o outro "extremo". "Prefiro o ambiente mais relaxado, sem frescura, mas se é para ter essas regras todas é melhor que fosse bem rigoroso mesmo, e não essa palhaçada", "prefiro um ambiente mais regrado, se é para ter essa flexibilidade arbitrária é melhor chutar o balde logo de uma vez".

Aqui também há muitas pessoas com perfil técnico nas mais diversas áreas do conhecimento.

Eu duvido que quem não tem mais paciência para discutir e não acessa aqui, vá acessar o Quora.

Quora é uma espécie de "yahoo respostas" um pouco diferenciado, não é fórum de discussão. Alguém propõe uma pergunta com menos caracteres que um tweet, e as pessoas só podem responder a ela, não é algo que vai migrando para outros assuntos no decorrer da discussão, com réplicas e tréplicas e etc.

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #118 Online: 05 de Abril de 2019, 12:39:10 »
O Quora permite criar comentários debaixo de cada resposta (no estilo facebook), o que permite criar discussões acerca de uma resposta.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #119 Online: 05 de Abril de 2019, 13:58:11 »
Boa ideia.

Lembrei do dia em que fiquei no hospital para operar a vesícula quando uma atendente chegou um pouco antes da operação e começou a fazer perguntas.

Alérgico a medicação?
Telefone de parentes próximos para contato?
Xxxxx?
Zzzzz?
Y?

Até lá estava tudo bem, então perguntou sobre religião, sei lá por qual motivo,  não sei se é rotina caso o cara vire presunto.

Religião?

_Nenhuma, sou ateu.

Não dá para descrever a cara que ela fez e a imediata alteração na voz, parecia ódio misturado com desprezo, acho que ela era evangélica.
Ai tudo bem, falar que é ateu sob demanda é uma situacao linite, bem diferente de ficar propalando ao 4,7 ventos a coisa.
« Última modificação: 05 de Abril de 2019, 16:10:38 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #120 Online: 05 de Abril de 2019, 16:01:43 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 05 de Abril de 2019, 16:28:54 »
Alguém pode recomendar ao 'barnabé' do ensaio citado no link supra que comece a estudar matemática?

O referido 'barnabé' insinua que não há déficit na previdência porquê a DRU teria drenado R$ 500 bilhões desta rubrica desde 2008, sendo que em 2017 foram R$ 92 bilhões.

Logo em seguida o 'barnabé' informa que o déficit da previdência em 2017 (somente neste ano!) foi de R$ 270 bilhões.

Ou seja, em apenas um ano, o déficit equivale a mais da metade do que a DRU drenou em 10 anos.

Uma criança no 5° ano do ciclo fundamental já perceberia o quão equivocado está o 'barnabé'.
« Última modificação: 05 de Abril de 2019, 16:31:05 por Geotecton »
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 05 de Abril de 2019, 17:37:06 »
Alguém pode recomendar ao 'barnabé' do ensaio citado no link supra que comece a estudar matemática?

O referido 'barnabé' insinua que não há déficit na previdência porquê a DRU teria drenado R$ 500 bilhões desta rubrica desde 2008, sendo que em 2017 foram R$ 92 bilhões.

Logo em seguida o 'barnabé' informa que o déficit da previdência em 2017 (somente neste ano!) foi de R$ 270 bilhões.

Ou seja, em apenas um ano, o déficit equivale a mais da metade do que a DRU drenou em 10 anos.

Uma criança no 5° ano do ciclo fundamental já perceberia o quão equivocado está o 'barnabé'.

Recomendo ler com mais atenção.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 05 de Abril de 2019, 19:43:46 »

Esqueci o meu par de óculos.

Pode fazer as correções devidas.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 06 de Abril de 2019, 09:01:56 »

Esqueci o meu par de óculos.

Pode fazer as correções devidas.

Não, se esforce mais. Tenho certeza que você tem um óculos em cada canto por aí, coisa de véio.  :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!