Bom. Fiz o tópico mas queria ver as opiniões e hipóteses dos outros antes de soltar a minha.
De acordo com as respostas aqui, alguns dos fatores mais visíveis seriam:
- Competição com redes sociais;
- Assuntos e argumentação repetidos;
- Falta de divulgação;
- Flame wars, contas duplas;
- Falta de preparo da população no geral para discutir;
- Trolagem, falácias;
- Abandono dos foristas "puxadores" de discussão.
Acho eu que membros antigos parando de postar com freqüência e o assunto se esgotando são esperados em qualquer comunidade. Normalmente isso é resolvido com gente nova - com mais pique pra discutir, que não viu a 10435ª refutação do "dizáine himteligente", mas percebo que o fórum quase não ganhou membros novos.
Trolagem, flame wars, falácias, "sock puppets" (contas duplas) são esperados em qualquer comunidade. Acho que a falta de vida do CC não seja por causa disto, o fórum teve seus maus momentos mas a qualidade das discussões aqui sempre foi melhor do que a média.
Falta de divulgação faz sentido; mas é importante saber
para quem divulgar. Um Bozonaro (ou qualquer outra figura política) mencionando o CC traria um influxo grande de gente que
não quer discutir, mas sim forçar sua opinião. Youtubers talvez, mas precisa ver qual é o público-alvo do youtuber em questão. Parceria com a ATEA seria uma boa, mesmo que trouxesse pouca gente ainda assim é melhor que nada.
O
Gigaview Gigawew e o Pregador sugeriram reposicionar o fórum para debates gerais; vejo isso como o velho dilema entre obedecer no céu (virar mais um fórum medíocre de assuntos gerais) ou mandar no inferno (um bom fórum com assunto mais específico). Creio que mandar no inferno é melhor.
A competição com as redes sociais parece ser um fator importante, mas
quais redes? Pensando melhor no assunto, não acho que um FB seja responsável pelo esvaziamento, não dá pra discutir a sério lá, o ambiente é hostil a discussões sérias. O Twitter tem toda a limitação de caracteres, é mais apropriado pra trocas rápidas do que discussões. Talvez o Reddit? Subreddits maiores viram câmaras de eco, mas há muita gente discutindo nas menores.
Por outro lado, nada nos impediria de usar essas mesmas redes para divulgar o CC...