Não sei... Posso dizer o que me parece e o que me fez ir me afastando do fórum. Aos poucos, foi-se estabelecendo uma padronização de pensamento único que não admitia contestação. E a direção seguida foi para algo que não só me preocupa como também me assusta. Posições das quais discordo não apenas acho importante que existam, como são necessárias para que haja uma evolução das ideias. Eventualmente posso acabar mudando minha opinião ou concordando com o argumento, ainda que, dentro de uma visão de mundo e projeto pessoal, não haja aplicabilidade. Mas é importante a coexistência de visões de mundo diferentes. Porém, aos poucos, essas visões diferentes (e não digo aqui adeptos de conceitos anticientíficos, como terraplanistas ou algo que o valha), que possuem todo um arcabouço epidemiológico, foram não somente sendo expulsos (não formalmente, digo), como também sendo hostilizados.
O nome do fórum já diz: a visão predominante é o ceticismo. Isto não deixa muito espaço para religiosos e charlatães.
O que você chama de "visões de mundos diferentes" se aplica no máximo à política, às ideologias ou outros assuntos que dependem muito de opinião.
Discuti certa vez com um crente e refutei tudo o que ele disse, inclusive usando a própria Bíblia. Ele se queixou de que eu era muito "agressivo". Entendo que alguém que vê suas preciosas convicções serem atacadas ponto a ponto possa sentir-se hostilizado.
As estatísticas mostram que o fórum tem concentrado suas discussões em Papo Furado, Política e Economia. Então, talvez, o fórum precise ser reposicionado a começar pela mudança no nome para algo como "Clube de Debates" ou coisa parecida para se desvincular do Ceticismo que aqui, estatisticamente, vem perdendo o interesse das pessoas e não é mais um fator de atração de novos foristas como foi no passado quando haviam movimentos de divulgação do ceticismo/ateísmo no Brasil e mundo afora com muitos céticos/ateus dando a cara a tapas.
O CC surfou nessa onda com o Ceticismo Aberto, STR, Ateus, etc e com figuras como Daniel Sotto Maior/Kentaro Mori, etc discutindo no SuperPop, Fantástico, etc e provocando interesse das pessoas. Nessa época também houve um boom editorial em torno do ateísmo. Aos poucos a onda foi perdendo força e todos acabaram na praia. Notem que não estou dizendo que o ceticismo está morrendo, afirmo apenas que o foco no ceticismo/ateísmo não funciona mais.
Como seria esse reposicionamento?
1. Tirar o "Cético" do nome. Escolher um nome que deixe claro o conceito de um clube de debates.
2. Reorganizar as sessões de política, economia e variedades com moderação ativa focada no assunto da discussão.
3. Pinçar e provocar discussões atualizadas nos tópicos campeões de audiência nas áreas de ceticismo/ateísmo/ciência etc criando a figura do "promotor de discussão", uma espécie de moderador sem poderes de punição dedicado a movimentar o tópico com perguntas, atualizações, convites para debatedores temporários em determinado assunto, etc.
4. Acabar com a figura do moderador inativo. O conselheiro/moderador deve demonstrar interesse em promover o fórum e trabalhar nesse sentido.
5. Estabelecer uma política de reavaliação anual de tudo.