Autor Tópico: Revitalização do Clube Cético  (Lida 3663 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Revitalização do Clube Cético
« Resposta #25 Online: 28 de Março de 2019, 09:02:34 »
Afinal, o que aconteceu com o Loredo?
Ele é de esquerda, foi a Cuba e tudo, mas a maioria dos foristas era de direita. Um dia, ele se cansou das discussões e direcionou o link do RV para o site do PT. Um dos foristas copiou o site para outro servidor e o manteve no ar.

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #26 Online: 28 de Março de 2019, 09:52:36 »
O Alenonimo também embirrou e simplesmente saiu fora do CC. O que ocorre com estes donos da bola ateus/céticos, que são tão revoltadinhos egoístas e mimadinhos??  :biglol:
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 28 de Março de 2019, 10:17:06 »
O Alenonimo também embirrou e simplesmente saiu fora do CC. O que ocorre com estes donos da bola ateus/céticos, que são tão revoltadinhos egoístas e mimadinhos??  :biglol:
O site era dele e se chamava "Fórum do Alenônimo". Ele passou o site adiante e foi cuidar do "Ateus do Brasil".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 28 de Março de 2019, 10:26:18 »
Não sei, acho diferente. Parece-me que a STR repentinamente ficou grande demais, estava na mídia e o Leo Vines viu isso tudo e deve ter dito: "não quero isso para mim e para minha vida" e largou tudo, mas sem passar o bastão para outro. Isso acabou com a STR. Lembrando que ser reconhecido nacionalmente como O Ateu tem um peso e consequências enormes. Não tiro a razão dele, só acho que ele poderia ter preparado uma sucessão e aí pular fora.
O site da STR era muito grande e complexo. O fórum era apenas um detalhe, mas acabou crescendo tanto que se tornou a principal atração.
O resto do site ficou abandonado, sem atualização, embora eu o usasse bastante para consulta por causa da biblioteca de textos.

Um dos problemas é que o Léo era muito centralizador e, sozinho, não dava conta de tudo. O fórum funcionou bem até que começou a dar problemas de excesso de tráfego e, para piorar, descobriu-se que o servidor nos EUA não tinha manutenção. Um dia, saiu do ar e demorou muito para consertarem. Depois que voltou, foi atacado duas vezes por hackers, que bagunçaram tudo e roubaram senhas. O fórum foi tirado do ar como precaução, ficando o resto ativo para consulta. Isto durou alguns anos até que o site acabou.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 28 de Março de 2019, 10:36:45 »
Agora me lembrei do fórum da falecida STR (Sociedade da Terra Redonda). Havia um grande respeito pelas opiniões diferentes, nós "teístas" éramos bem recebidos...
Tenho muita saudade da STR....consegui na época, participação num programa numa rádio de Porto Alegre, onde fomos 5 membros divulgar o STR e o ateismo......também em Porto Alegre realizamos 2 encontros que eu participei....(teve outros).....e isto animava muito a participação.
Na época, ateísmo e ceticismo eram novidade. Ninguém se dizia ateu abertamente, não havia todos esses livros sendo publicados, não havia discussões em redes sociais. Cheguei a participar do FCB (Fórum Cético Brasileiro), mas era totalmente moderado, ou seja, o dono lia todos os posts antes de botar no site e acrescentava comentários e links de referência, o que era útil, mas fazia com que uma mensagem ou resposta levasse vários dias para aparecer. Como ele também não tinha tempo, acabou tendo que parar. A STR não tinha isto e fez muito sucesso e se tornou uma referência. 

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 28 de Março de 2019, 11:35:38 »
Simples....apagar todo o fórum e reiniciar qualquer assunto.....como está nada pode ser debatido porque o que já foi, não pode ser reiniciado, embora o papo tenha ocorrido séculos antes....

Seria uma perda enorme, o fórum é uma "biblioteca de argumentos".

Se alguém souber como baixar todo o conteúdo dos tópicos, comente. Ou se a moderação tiver um backup poderia enviar por mp, se não for incômodo.

Apagar o fórum seria uma loucura total.   Depois de anos  sendo mantido  por  seus mantenedores, e de ter sido formado um grande  acervo de informações, alguém  simplesmente  tem a bela ideia de destruir tudo ?

Ah, não tô achando mais graça. Ah, tá meio parado. Tive uma ideia: taca fogo em tudo.  E vamos recomeçar das cinzas.  Vamos renascer como uma  fênix.     :harle:

« Última modificação: 28 de Março de 2019, 11:38:47 por JJ »

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #31 Online: 28 de Março de 2019, 12:00:50 »
Simples....apagar todo o fórum e reiniciar qualquer assunto.....como está nada pode ser debatido porque o que já foi, não pode ser reiniciado, embora o papo tenha ocorrido séculos antes....

Seria uma perda enorme, o fórum é uma "biblioteca de argumentos".

Se alguém souber como baixar todo o conteúdo dos tópicos, comente. Ou se a moderação tiver um backup poderia enviar por mp, se não for incômodo.

Apagar o fórum seria uma loucura total.   Depois de anos  sendo mantido  por  seus mantenedores, e de ter sido formado um grande  acervo de informações, alguém  simplesmente  tem a bela ideia de destruir tudo ?

Ah, não tô achando mais graça. Ah, tá meio parado. Tive uma ideia: taca fogo em tudo.  E vamos recomeçar das cinzas.  Vamos renascer como uma  fênix.     :harle:

Acho que não me fiz claro.... intenção era de uma ironia....mas enfim....
Voltando ao STR, onde participei bastante, bem mais do que faço aqui no CC....o Leo devia ter passado a bola para alguém que tivesse o animo de fazer a coisa com uma equipe sem ficar sobrecarregado.....como já foi dito aqui, o fórum era apenas uma parte,...o site era muito interessante indo muito além do fórum.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 28 de Março de 2019, 17:54:23 »
Mais do que nunca o país e a humanidade precisam de fóruns como este.

Este fórum não precisa do país nem da humanidade.

Redes sociais são nefastas. Por modelo, promovem a alienação e o radicalismo.

O que se pode discutir com alguma profundidade no twitter? Facebook é perfeito para memes e lacração.

Além disso os algoritmos entregam cada vez mais do mesmo para o consumidor ao identificarem suas preferências. Os levam a pertencerem a grupos com as mesmas preferências, isolando-os ainda mais do contraditório.

Não é a tôa que a ascenção de pensadores fake como Olavo de Carvalho coincide com a disseminação das redes sociais.

Discursos e crenças que já estavam há muito vencidas pela racionalidade ressurgem com a internet e ganham impulso ainda maior com as redes sociais. Assim, mais pessoas no século 21 acham que o universo foi feito em 7 dias e a Terra plana do que no século 19.

Há cinco anos Bolsonaro era ridicularizado, agora é presidente.

Redes sociais estão para os fóruns assim como a televisão esteve para o livro. Precisamos fazer alguma coisa, mesmo tendo a certeza que nada pode ser feito.

Offline Adler

• Nível 09
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Março de 2019, 14:10:20 »
O site era dele e se chamava "Fórum do Alenônimo". Ele passou o site adiante e foi cuidar do "Ateus do Brasil".

Só para o bem da verdade, ele foi banido do CC por seu mau comportamento.
Não devemos resisitir às tentações: elas podem não voltar.
Millor Fernades

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #34 Online: 30 de Março de 2019, 14:22:17 »
Deus foi banido da sua criação por mau comportamento?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Março de 2019, 15:47:57 »
Sim...igual Steve Jobs.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #36 Online: 30 de Março de 2019, 17:51:27 »
Então, gente. As coisas tão meio paradas aqui, né? Há uns anos atrás o CC era movimentadíssimo, era apertar F5 e tinha discussão nova.

O que poderíamos fazer pra chamar mais gente nova [e velha] pro CC?

Pra quê? O fórum morreu, a diversidade de discussões acabou, o fórum se resume a discutir política e um pouco de economia. O nível de debate caiu vertiginosamente, estão debatendo opinioes de youtubers, tem usuários que praticamente fazem flood, sem nada que preste a acrescentar... em que isso difere das redes sociais?

No mais, o que eu acho é que fóruns generalistas como esse não atrai mais as pessoas. Como já foi comentado, as redes sociais tomaram esse espaço onde a grande maioria das pessoas discutem por discutir. Creio que fóruns mais específicos, tipo de automóveis, por exemplo, ainda são muito usados, pq atendem uma demanda do povo.

Por fim, resetar o fórum nao seria má ideia, nao serve pra nada mesmo.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Março de 2019, 19:47:10 »
Não compartilho do pessimismo do EuSouOqueSou.

Ainda não.

Há diversos motivos para a decadência deste fórum, entre os quais o abandono (diminuição drástica!) da participação dos foristas "puxadores" de discussão e o (aparente) esgotamento dos assuntos mais polêmicos.

Além disto o aumento na acessibilidade dos meios de comunicação digital, forneceu a uma legião de incultos e apedeutas, a possibilidade de opinarem sobre quaisquer assuntos, mesmo que não conheçam um átimo sobre o tema.

Um aspecto que me impressiona também é a preguiça de muitas pessoas. Já fiz inúmeros convites para que apresentassem suas ideias e opiniões por aqui, mas quase todos ficaram arredios e reticentes após visitarem o fórum.
« Última modificação: 30 de Março de 2019, 19:53:43 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Março de 2019, 21:47:58 »
Há diversos motivos para a decadência deste fórum, entre os quais o abandono (diminuição drástica!) da participação dos foristas "puxadores" de discussão e o (aparente) esgotamento dos assuntos mais polêmicos.

Assunto tem, o que estraga o ambiente é forista postando um monte de tópicos com temas parecidos apenas para fazer panfletagem, muitas vezes postando uma única vez e nem se dando ao trabalho de participar depois.

E outra coisa acontece e atrapalha muito o andamento dos tópicos, mas não por má fé dos participantes. 

Tem um monte deles que foram abertos e estão indiretamente relacionados, sobre a Lava Jato por exemplo, pela coisa ter assumido proporções gigantescas com temas que se cruzam.

Por exemplo, não tem como falar da corrupção na Petrobrás sem citar o Pingão,  mas isso leva ao sítio de Atibaia e ao apartamento do Guarujá que leva a cobertura dada pelos picaretas do Supremo que leva ao esquema que envolve parlamentares que....

E tem um monte de tópicos abertos que indiretamente se relacionam, muitas vezes até tive dúvidas sobre em qual deles postar determinada notícia porque de um modo ou de outro estão interligados.

Opinião minha, acho que precisava impor um limite automático no número de tópicos que um forista pode abrir em determinado período, acho que facilitaria para manter o ambiente mais enxuto sem a possibilidade de alguém abrir vários em poucas horas.

Se for possível.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Março de 2019, 08:42:46 »
Além disto o aumento na acessibilidade dos meios de comunicação digital, forneceu a uma legião de incultos e apedeutas, a possibilidade de opinarem sobre quaisquer assuntos, mesmo que não conheçam um átimo sobre o tema.
Postam um monte de besteiras nas redes sociais, são festejados por outros idiotas como eles, ficam se sentindo "lacradores" e quem criticar essa besteirada será ignorado ou ofendido sem que os assuntos sejam realmente debatidos a sério.

Daí a timeline anda, o post fica para trás e é esquecido.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 31 de Março de 2019, 10:14:56 »
Não compartilho do pessimismo do EuSouOqueSou.

Ainda não.

Um aspecto que me impressiona também é a preguiça de muitas pessoas. Já fiz inúmeros convites para que apresentassem suas ideias e opiniões por aqui, mas quase todos ficaram arredios e reticentes após visitarem o fórum.

Não sei... Posso dizer o que me parece e o que me fez ir me afastando do fórum. Aos poucos, foi-se estabelecendo uma padronização de pensamento único que não admitia contestação. E a direção seguida foi para algo que não só me preocupa como também me assusta. Posições das quais discordo não apenas acho importante que existam, como são necessárias para que haja uma evolução das ideias. Eventualmente posso acabar mudando minha opinião ou concordando com o argumento, ainda que, dentro  de uma visão de mundo e projeto pessoal, não haja aplicabilidade. Mas é importante a coexistência de visões de mundo diferentes. Porém,  aos poucos, essas visões diferentes (e não digo aqui adeptos de conceitos anticientíficos, como terraplanistas ou algo que o valha), que possuem todo um arcabouço epidemiológico, foram não somente sendo expulsos (não formalmente, digo), como também sendo hostilizados. Nas poucas vezes que entro, vejo postagens em que me sinto ofendido pela forma de tratamento adotado. É algo que nunca fiz, por mais que discordasse de alguém. Talvez outros tenham tido a mesma impressão (não sei), aos poucos foram se distanciando, foi se esquecendo, outras agendas e prioridades tomaram o lugar e, com isso, o fórum se tornou estéril. Tentei algumas vezes colocar um tema em discussão, mas, novamente, o que vi me desanimou.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 31 de Março de 2019, 11:42:39 »
Não sei... Posso dizer o que me parece e o que me fez ir me afastando do fórum. Aos poucos, foi-se estabelecendo uma padronização de pensamento único que não admitia contestação. E a direção seguida foi para algo que não só me preocupa como também me assusta. Posições das quais discordo não apenas acho importante que existam, como são necessárias para que haja uma evolução das ideias. Eventualmente posso acabar mudando minha opinião ou concordando com o argumento, ainda que, dentro  de uma visão de mundo e projeto pessoal, não haja aplicabilidade. Mas é importante a coexistência de visões de mundo diferentes. Porém,  aos poucos, essas visões diferentes (e não digo aqui adeptos de conceitos anticientíficos, como terraplanistas ou algo que o valha), que possuem todo um arcabouço epidemiológico, foram não somente sendo expulsos (não formalmente, digo), como também sendo hostilizados.
O nome do fórum já diz: a visão predominante é o ceticismo. Isto não deixa muito espaço para religiosos e charlatães.
O que você chama de "visões de mundos diferentes" se aplica no máximo à política, às ideologias ou outros assuntos que dependem muito de opinião.

Discuti certa vez com um crente e refutei tudo o que ele disse, inclusive usando a própria Bíblia. Ele se queixou de que eu era muito "agressivo". Entendo que alguém que vê suas preciosas convicções serem atacadas ponto a ponto possa sentir-se hostilizado.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 31 de Março de 2019, 12:57:48 »
Não sei... Posso dizer o que me parece e o que me fez ir me afastando do fórum. Aos poucos, foi-se estabelecendo uma padronização de pensamento único que não admitia contestação. E a direção seguida foi para algo que não só me preocupa como também me assusta. Posições das quais discordo não apenas acho importante que existam, como são necessárias para que haja uma evolução das ideias. Eventualmente posso acabar mudando minha opinião ou concordando com o argumento, ainda que, dentro  de uma visão de mundo e projeto pessoal, não haja aplicabilidade. Mas é importante a coexistência de visões de mundo diferentes. Porém,  aos poucos, essas visões diferentes (e não digo aqui adeptos de conceitos anticientíficos, como terraplanistas ou algo que o valha), que possuem todo um arcabouço epidemiológico, foram não somente sendo expulsos (não formalmente, digo), como também sendo hostilizados.
O nome do fórum já diz: a visão predominante é o ceticismo. Isto não deixa muito espaço para religiosos e charlatães.
O que você chama de "visões de mundos diferentes" se aplica no máximo à política, às ideologias ou outros assuntos que dependem muito de opinião.

Discuti certa vez com um crente e refutei tudo o que ele disse, inclusive usando a própria Bíblia. Ele se queixou de que eu era muito "agressivo". Entendo que alguém que vê suas preciosas convicções serem atacadas ponto a ponto possa sentir-se hostilizado.

As estatísticas mostram que o fórum tem concentrado suas discussões em Papo Furado, Política e Economia. Então, talvez, o fórum precise ser reposicionado a começar pela mudança no nome para algo como "Clube de Debates" ou coisa parecida para se desvincular do Ceticismo que aqui, estatisticamente, vem perdendo o interesse das pessoas e não é mais um fator de atração de novos foristas como foi no passado quando haviam movimentos de divulgação do ceticismo/ateísmo no Brasil e mundo afora com muitos céticos/ateus dando a cara a tapas.

O CC surfou nessa onda com o Ceticismo Aberto, STR, Ateus, etc e com figuras como Daniel Sotto Maior/Kentaro Mori, etc discutindo no SuperPop, Fantástico, etc e provocando interesse das pessoas. Nessa época também houve um boom editorial em torno do ateísmo. Aos poucos a onda foi perdendo força e todos acabaram na praia. Notem que não estou dizendo que o ceticismo está morrendo, afirmo apenas que o foco no ceticismo/ateísmo não funciona mais.

Como seria esse reposicionamento?

1. Tirar o "Cético" do nome. Escolher um nome que deixe claro o conceito de um clube de debates.

2. Reorganizar as sessões de política, economia e variedades com moderação ativa focada no assunto da discussão.

3. Pinçar e provocar discussões atualizadas nos tópicos campeões de audiência nas áreas de ceticismo/ateísmo/ciência etc criando a figura do "promotor de discussão", uma espécie de moderador sem poderes de punição dedicado a movimentar o tópico com perguntas, atualizações, convites para debatedores temporários em determinado assunto, etc.

4. Acabar com a figura do moderador inativo. O conselheiro/moderador deve demonstrar interesse em promover o fórum e trabalhar nesse sentido.

5. Estabelecer uma política de reavaliação anual de tudo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 31 de Março de 2019, 13:02:25 »
Ou seja, acabar com o CC.

Não...reposicionar.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #45 Online: 31 de Março de 2019, 13:11:51 »

O Derfel não está falando dos crentes, terraplanistas, ou mesmo dos "Danieis Vermelhos" e Libertários que já apareceram por aqui. Ele está falando que os debates aqui foram convergindo para uma opinião político/econômica particular e quem desviava um pouco desta corrente foi sendo hostilizado aberta ou veladamente. Muitos foristas que não eram petistas/esquerdistas/comunistas foram cansando desta situação.

Com certeza há um desgaste em se discutir com um espírita as mesmas coisas que já foram discutidas 500 vezes com espíritas anteriores, mas o fórum não se resumia a isto. Três, quatro anos atrás havia debates acalorados sobre ciência, artigos científicos e história que não se encontrava em lugar nenhum. Ainda hoje não se encontra um lugar na internet, pelo menos em português, com o perfil que o CC tinha alguns anos atrás.

Alguém aqui acha que o Dr. Manhatan está discutindo questões no Facebook? E o Luiz Souto? Será que eles perderam o interesse nos assuntos ou cansaram do clima? Quantos outros foristas deste porte já passaram por aqui.

O forum está definhando. Hoje, quem posta mesmo são os trolls. Trolls que estão sendo sutis o bastante para trollar sem punição do Geotecton.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #46 Online: 31 de Março de 2019, 13:16:01 »
O único não troll a estar postando é o Arcanjo. O Arcanjo realmente pensa daquela forma.

Mas não dá para discutir os absurdos que ele posta porque ele está amparado pelos trolls que estão se deliciando em ver o barco afundar. A visão de mundo do Arcanjo virou o posicionamento do CC. Até mesmo os direitistas que ajudaram a criar o clima que o Derfel citou cansaram.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 31 de Março de 2019, 14:09:57 »
O único não troll a estar postando é o Arcanjo. O Arcanjo realmente pensa daquela forma.

Mas não dá para discutir os absurdos que ele posta porque ele está amparado pelos trolls que estão se deliciando em ver o barco afundar. A visão de mundo do Arcanjo virou o posicionamento do CC. Até mesmo os direitistas que ajudaram a criar o clima que o Derfel citou cansaram.

Qual absurdo?

Que gente como Dilmão e Dirceu só servem para espalhar miséria às custas de um bando de otários que ainda acreditam neles? Ou que um sujeito de 15 anos tem que responder como adulto na justiça porque tem um entendimento muito maior que antigamente as pessoas da mesma idade tinham?
Que prefiro um governo militar a essa merda de esquerdistas imundos comandando o país?

Talvez seja absurdo para alguns de vcs, mas nossos vizinhos mostraram exatamente para onde essa ideologia imunda aponta.

E não estou nem aí, não escondo o que penso.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #48 Online: 31 de Março de 2019, 15:40:03 »

As estatísticas mostram que o fórum tem concentrado suas discussões em Papo Furado, Política e Economia. Então, talvez, o fórum precise ser reposicionado a começar pela mudança no nome para algo como "Clube de Debates" ou coisa parecida para se desvincular do Ceticismo que aqui, estatisticamente, vem perdendo o interesse das pessoas e não é mais um fator de atração de novos foristas como foi no passado quando haviam movimentos de divulgação do ceticismo/ateísmo no Brasil e mundo afora com muitos céticos/ateus dando a cara a tapas.

O CC surfou nessa onda com o Ceticismo Aberto, STR, Ateus, etc e com figuras como Daniel Sotto Maior/Kentaro Mori, etc discutindo no SuperPop, Fantástico, etc e provocando interesse das pessoas. Nessa época também houve um boom editorial em torno do ateísmo. Aos poucos a onda foi perdendo força e todos acabaram na praia. Notem que não estou dizendo que o ceticismo está morrendo, afirmo apenas que o foco no ceticismo/ateísmo não funciona mais.

Como seria esse reposicionamento?

1. Tirar o "Cético" do nome. Escolher um nome que deixe claro o conceito de um clube de debates.

2. Reorganizar as sessões de política, economia e variedades com moderação ativa focada no assunto da discussão.

3. Pinçar e provocar discussões atualizadas nos tópicos campeões de audiência nas áreas de ceticismo/ateísmo/ciência etc criando a figura do "promotor de discussão", uma espécie de moderador sem poderes de punição dedicado a movimentar o tópico com perguntas, atualizações, convites para debatedores temporários em determinado assunto, etc.

4. Acabar com a figura do moderador inativo. O conselheiro/moderador deve demonstrar interesse em promover o fórum e trabalhar nesse sentido.

5. Estabelecer uma política de reavaliação anual de tudo.

Muito bom!.....apoio suas sugestões e quero destacar uma.....convites para debatedores temporários em determinado assunto,   o velho e saudoso STR possuía algo assim....os debates eram postados numa área especifica e atraiam muito interesse, e destes debates muito era tirado,e promovia muita troca de ideias posteriormente.

Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #49 Online: 31 de Março de 2019, 15:46:35 »
Francamente? O CC esta cada vez melhor. Antes era cheio de  participantes mas que não acrescentavam nada, foram todos refutados pelo ceticismo. Hodiernamente ha muito mais ideias e participações de qualidade, embora mais raras.
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!