Autor Tópico: Encerramento das atividades do Fórum Clube Cético  (Lida 3928 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Encerramento das atividades do Fórum Clube Cético
« Resposta #125 Online: 06 de Janeiro de 2020, 19:55:32 »
Acho que vocês estão viajando na maionese.

O foco é sobreviver mantendo o banco de dados. O resto é perfumaria, e pode ficar para depois.

Essa conversa de migrar para outra plataforma agora ignora custos (webmaster/programador), riscos (de fazer uma cagada), possíveis limitações de acesso aos recursos do servidor e tempo (se demorar muito existe o risco de ver tudo evaporar no longo prazo).

Óbvio que essa discussão sobre a plataforma ideal pode acontecer em paralelo mas no momento não é foco da discussão.

Portanto, sugiro manter tudo como está, trancar e tirar a visibilidade do fórum temporariamente permitindo acesso apenas aos membros mais atuantes (ou outro critério), eleger um novo conselho e relançar o fórum. Todas demais mudanças devem ser decididas pelo próximo conselho, inclusive essa de mudar a plataforma, que pessoalmente acho uma boa idéia.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #126 Online: 06 de Janeiro de 2020, 20:12:12 »

O foco é sobreviver mantendo o banco de dados. O resto é perfumaria, e pode ficar para depois.

Essa conversa de migrar para outra plataforma agora ignora custos (webmaster/programador), riscos (de fazer uma cagada), possíveis limitações de acesso aos recursos do servidor e tempo (se demorar muito existe o risco de ver tudo evaporar no longo prazo).

Óbvio que essa discussão sobre a plataforma ideal pode acontecer em paralelo mas no momento não é foco da discussão.

Portanto, sugiro manter tudo como está, trancar e tirar a visibilidade do fórum temporariamente permitindo acesso apenas aos membros mais atuantes (ou outro critério), eleger um novo conselho e relançar o fórum. Todas demais mudanças devem ser decididas pelo próximo conselho, inclusive essa de mudar a plataforma, que pessoalmente acho uma boa idéia.

Sim. É a solução obvia. E seria tão simples.

Solicitamos aos donos que transfiram a administração e, já que não querem continuar, não vemos motivo para que não façam.

Mas por que não se pronunciam?
Só não entendo porque trancar o cc, basta passar a bola para outras pessoas e tudo continua. Também devemos abrir um patreon para os custos de manutenção.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 06 de Janeiro de 2020, 20:35:03 »

Queria aproveitar para mostrar como o visual do vk é (na minha opinião) bem limpo e agradável.
NADA a ver com esse outro fórum (Religião é Veneno)
https://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/12/cinco-ultimas-mudancas-do-vk-que-deixaram-o-facebook-russo-melhor.html
Pensava inserir uma foto de uma comunidade do vk no estilo Orkut, mas não sei anexar foto (é possível fazê-lo?)

Anexar uma imagem do vk? Tem que tirar um print e guardar a foto em um outro site, eu uso o Photobucket, então copie o endereço e cole aqui usando o ícone de imagem.

« Última modificação: 06 de Janeiro de 2020, 21:29:15 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 06 de Janeiro de 2020, 20:42:05 »

Queria aproveitar para mostrar como o visual do vk é (na minha opinião) bem limpo e agradável.
NADA a ver com esse outro fórum (Religião é Veneno)
https://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/12/cinco-ultimas-mudancas-do-vk-que-deixaram-o-facebook-russo-melhor.html
Pensava inserir uma foto de uma comunidade do vk no estilo Orkut, mas não sei anexar foto (é possível fazê-lo?)

Pode até ser.

Mas não quero nada que seja ou tenha relação com a Rússia.
Foto USGS

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #129 Online: 06 de Janeiro de 2020, 20:43:00 »

Sim. É a solução obvia. E seria tão simples.

Solicitamos aos donos que transfiram a administração e, já que não querem continuar, não vemos motivo para que não façam.

Mas por que não se pronunciam?
Só não entendo porque trancar o cc, basta passar a bola para outras pessoas e tudo continua. Também devemos abrir um patreon para os custos de manutenção.

Exato Pedro. É o mais fácil a se fazer.

Mudar de plataforma e fazer a transferência do banco de dados, gerará trabalho, custos e possíveis problemas. Isso pode ser visto futuramente, apesar de que, em minha concepção, mesmo não sendo a interface mais atual e amigável que podemos achar, acho-a limpa e adequada para o uso. Claro que em alguns casos, a interface fica poluída com o conteúdo postado, mas isso poderá ser visto e discutido pela próxima administração.

E sobre o Patreon concordo, para não deixar os custos sobre a administração, os membros voluntariamente poderiam auxiliar. Não tenho ideia de quanto são os gastos, mas isso pode ser discutido futuramente.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 06 de Janeiro de 2020, 21:56:47 »
A bola está com o Geo. Agora só depende dele, pois conhece bem essa "sociedade secreta" que administra secretamente o CC.

Sinceramente, nem vejo necessidade dessa discussão. O caminho a seguir parece óbvio demais.

Da nossa parte, só podemos esperar que o Geo tenha sucesso.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #131 Online: 06 de Janeiro de 2020, 23:16:30 »
Caros foristas, a decisão foi fechar. Não foi transferir, nem transformar. Eventual novo fórum será novo, novo nome, plataforma e base de dados. Vai construir sua própria história e conteúdo, com novas características e virtudes. Este aqui tem data para acabar.

O fórum nasceu da transformação do fórum Alenônimo, criado sozinho pelo Alexandre, no Clube Cético e tinha um propósito de discutir ateismo, religião e ciência principalmente. Foi um substituto do fórum STR, do qual não compartilhamos a base de dados. Novo fórum,nova base de dados. Nos últimos tempos o perfil do fórum mudou e outros assuntos ganharam maior interesse dos foristas. O fluxo caiu drasticamente e acredito que isso se deve à concorrência com novas plataformas e talvez a saturação deste modelo. As pessoas também mudaram, junto com seus interesses.

A STR também se encerrou por alguns motivos semelhantes, mas claramente tem outros diferentes.
Aos interessados, criem um fórum novo, adequado a atual realidade, com propósitos correspondentes aos dos atuais foristas.

Nossa história foi muito bacana, mas chegou ao fim.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #132 Online: 07 de Janeiro de 2020, 00:00:20 »
Mas vai se perder todo o conteúdo, Pregador.

É quase como queimar uma biblioteca.

Já foram postadas 1 milhão de mensagens.  Se estimarmos uma média de mil caracteres por mensagem, isso daria uns 2GB de armazenamento. Uma ninharia em termos de memória.

Dá pra preservar toda a história do Clube Cético em um pen drive.

O conselho deveria pensar nisso. Porque uma vez deletado, não tem volta. Pelo menos não integralmente.

Eu sei que no Rev tentaram recuperar pelo cache de mecanismos de buscas, mas no fim das contas a maior parte se perdeu e o que se salvou ficou uma zona.

Muitas pessoas interessantes, criativas, cultas, inteligentes, inquietas, deixaram aqui suas reflexões, debates e conhecimentos. Mais do que o fím do fórum, o triste é que isso tudo simplesmente desapareça.

Deixo aqui meu apelo para os que têm poder de decidir, reflitam sobre isso. Sobre como, pelo menos, preservar o acervo do CC.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #133 Online: 07 de Janeiro de 2020, 00:08:47 »
Caros foristas, a decisão foi fechar. Não foi transferir, nem transformar. Eventual novo fórum será novo, novo nome, plataforma e base de dados. Vai construir sua própria história e conteúdo, com novas características e virtudes. Este aqui tem data para acabar.

O fórum nasceu da transformação do fórum Alenônimo, criado sozinho pelo Alexandre, no Clube Cético e tinha um propósito de discutir ateismo, religião e ciência principalmente. Foi um substituto do fórum STR, do qual não compartilhamos a base de dados. Novo fórum,nova base de dados. Nos últimos tempos o perfil do fórum mudou e outros assuntos ganharam maior interesse dos foristas. O fluxo caiu drasticamente e acredito que isso se deve à concorrência com novas plataformas e talvez a saturação deste modelo. As pessoas também mudaram, junto com seus interesses.

A STR também se encerrou por alguns motivos semelhantes, mas claramente tem outros diferentes.
Aos interessados, criem um fórum novo, adequado a atual realidade, com propósitos correspondentes aos dos atuais foristas.

Nossa história foi muito bacana, mas chegou ao fim.

UAU!

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #134 Online: 07 de Janeiro de 2020, 00:10:03 »

Já foram postadas 1 milhão de mensagens.  Se estimarmos uma média de mil caracteres por mensagem, isso daria uns 2GB de armazenamento. Uma ninharia em termos de memória.

O conselho deveria pensar nisso. Porque uma vez deletado, não tem volta. Pelo menos não integralmente.

Eu sei que no Rev tentaram recuperar pelo cache de mecanismos de buscas, mas no fim das contas a maior parte se perdeu e o que se salvou ficou uma zona.

Muitas pessoas interessantes, criativas, cultas, inteligentes, inquietas, deixaram aqui suas reflexões, debates e conhecimentos. Mais do que o fím do fórum, o triste é que isso tudo simplesmente desapareça.

Deixo aqui meu apelo para os que têm poder de decidir, reflitam sobre isso. Sobre como, pelo menos, preservar o acervo do CC.

O acervo vai ser disponibilizado para download?

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #135 Online: 07 de Janeiro de 2020, 00:19:23 »
Pelo menos o domínio "clubecetico.org" poderá ser reaproveitado?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #136 Online: 07 de Janeiro de 2020, 00:57:54 »

Fazendo uma estimativa mais acurada, todo o conteúdo do CC em HTML ( ou seja se salvarmos todas as páginas que o CC pode gerar para exibir todas as postagens de todos os tópicos, salvas no formato HTML e sem compressão ) daria uns 25 GB mais ou menos.

Dá pra armazenar em 3 DVDs.

Offline Eliphas Levi

• Nível 09
  • *
  • ad rosam per crucem
« Resposta #137 Online: 07 de Janeiro de 2020, 01:06:14 »
Amigos, sou o forista criso (Pasqually/"Babuíno de Madame Blavatsky" etc.)

O CC para mim é mais que um fórum, é um espaço de formação cultural e intelectual, um verdadeiro acervo. Muitas coisas que aprendi com o pessoal daqui, desde retórica até didática, passando pelas discussões filosóficas, políticas e científicas, são parte da uma bagagem que levarei para a vida.

Acho muito triste que o vastíssimo acervo de tópicos e discussões do fórum sejam perdidos. Também não apoio a migração para o "religião é veneno", que já demonstra sua baixeza de fins e pensamento com o próprio título.

Há alguma forma de ajudar? É possível compilar e disponibilizar o acervo do fórum? Outra coisa, os amigos topariam começar um fórum novo, que sirva como espaço intelectual de discussão?

De toda forma, peço para os foristas, se possível, me mandarem no privado alguma forma de contato, seja e-mail ou em outra rede, para que possamos manter contato, principalmente Gorducho, Pedro Reis, Gigaview etc.
as above so below

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 07 de Janeiro de 2020, 02:00:22 »
Eu entendo quererem jogar a toalha e acabar com o "branding" "clube cético," mas não transferir nem o conteúdo a alguém que queira continuar é sacanagem.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 07 de Janeiro de 2020, 02:08:51 »
Acho que vocês não entenderam. Vou desenhar.

Já foi decidido. Esse pessoal quer sair fora sem carregar poeira. Não adianta discutir, aliás nunca adiantou.

É apenas um exemplo, longe de ser uma insinuação, mas é mais ou menos como se a administração estivesse forçada a acabar com tudo para evitar um processo judicial ou problemas futuros. A vigilância sanitária recomenda a mesma coisa para a comida boa que os restaurantes descartam, que deve ser inutilizada com água sanitária, nunca disponibilizada para consumo humano.

Agora, sejamos francos. Você montaria um restaurante para oferecer à la carte comida congelada servida numa quentinha? Talvez seja melhor mesmo começar do zero. Ainda assim, você arriscaria investir o seu tempo (e suor) nessa empreitada? 

O Reddit tem 350 milhões de membros. Dentre os 200 subreddits mais ativos destacam-se (1) Imagens, (2) Humor, (3) Política, (4) Jogos e (5) Perguntas. O ateísmo ocupa a 13a. posição e nem aparece explicitamente o ceticismo na lista dos 200. E no Clube Cético?
Praticamente a mesma coisa. Qual é a conclusão lógica? Ahhhh mas lá é Estados Unidos...Ok....então você arriscaria o seu esforço para começar algo do zero com o mesmo posicionamento atual?

O último que sair vai tocar fogo na casa. Uma pena, sem dúvida, mas assim é a vida.

Espero que esteja enganado para ser sacaneado no caso de um renascimento triunfante.

https://www.reddit.com/r/TheoryOfReddit/comments/1f7hqc/the_200_most_active_subreddits_categorized_by/

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 07 de Janeiro de 2020, 02:16:05 »
Amigos, sou o forista criso (Pasqually/"Babuíno de Madame Blavatsky" etc.)

O CC para mim é mais que um fórum, é um espaço de formação cultural e intelectual, um verdadeiro acervo. Muitas coisas que aprendi com o pessoal daqui, desde retórica até didática, passando pelas discussões filosóficas, políticas e científicas, são parte da uma bagagem que levarei para a vida.

Acho muito triste que o vastíssimo acervo de tópicos e discussões do fórum sejam perdidos. Também não apoio a migração para o "religião é veneno", que já demonstra sua baixeza de fins e pensamento com o próprio título.

Há alguma forma de ajudar? É possível compilar e disponibilizar o acervo do fórum? Outra coisa, os amigos topariam começar um fórum novo, que sirva como espaço intelectual de discussão?

De toda forma, peço para os foristas, se possível, me mandarem no privado alguma forma de contato, seja e-mail ou em outra rede, para que possamos manter contato, principalmente Gorducho, Pedro Reis, Gigaview etc.

Faça isso rápido porque, apesar de tudo, algum moderador do tipo turista ainda pode bani-lo.  :histeria:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 07 de Janeiro de 2020, 02:19:31 »
Adoro ver a reação dos ceticuzinhos diante da morte. Aposto que já tem uns rezando por aí...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 07 de Janeiro de 2020, 02:31:49 »
Foi só a Sociedade da Terra Redonda acabar, que, algo mais tarde, se alastrou como fogo em mato seco o terraplanismo.

Agora, dentro de alguns anos, todas as coisas que o ceticismo tenta combater, dominarão o país inteiro. Astrologia, anti-vacina, homeopatia, criacionismo, ufologia, etc.

Pelo menos o domínio "clubecetico.org" poderá ser reaproveitado?

Vai redirecionar para o site do PT.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #143 Online: 07 de Janeiro de 2020, 02:43:46 »

Também sou contra destruir o acervo. Não sou um queimador de livros. Temos que ver a melhor forma de fazer isso só. Não entendo do assunto técnico.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 07 de Janeiro de 2020, 05:03:20 »
Fico triste pela decisão mas vcs tem seus motivos, quem mantém o espaço é quem está mais ciente dos problemas.

O negócio então é alguém abrir um tópico de despedida em papo furado para o pessoal se despedir e postar as últimas imagens e comentários.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2020, 05:07:02 por Arcanjo Lúcifer »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 07 de Janeiro de 2020, 09:29:58 »

Concordo plenamente, pois até o momento  a sobrevivência  não está garantida.  O CC está em risco de ser extinto. 

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 07 de Janeiro de 2020, 09:48:03 »

Ótima questão. Pois, aqui tem muita coisa boa, e não será  possível conseguir baixar/salvar  muita coisa  até 31 01 2020.  Eu estou salvando alguns tópicos usando o botão imprimir e a transformação em arquivo PDF que o Chrome disponibiliza, mas é um processo lento, não vou conseguir salvar nem 10% do que acho interessante.

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2020, 15:58:25 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 07 de Janeiro de 2020, 09:58:02 »

Concordo 100%.  Se querem extinguir o fórum de vez, então que pelo menos disponibilizem o  acervo do CC de postagens do CC,   pois aqui tem muita informação  interessante,  tem muitas referências, servem muito bem para quem tem dúvidas em diversas áreas.  Especialmente  nas questões de  ceticismo  tem  bastante coisa difícil de encontrar em um só lugar e na língua portuguesa.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #148 Online: 07 de Janeiro de 2020, 16:03:19 »
Pra arquivar páginas do fórum, tem esse site abaixo pra quem não conhece. Mas acho que tem que ser página por página. Se tem como ele vasculhar cada página interligada e salvar eu não sei:

https://archive.org

____

Sobre plataforma de fórum. O melhor que lembro é esse abaixo (tem um fórum chamado "Valinor" que usa ele). Ele posta vídeo automaticamente e outras coisas:

É PAGO

https://xenforo.com

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2020, 16:25:43 por Agnoscetico »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #149 Online: 07 de Janeiro de 2020, 18:01:19 »
Eu passo um tempo ausente e "matam" o fórum.

Já falei que basta quem não quer mais manter ou acessar, deixar de manter ou acessar. Não tem porque fechar o site.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!