Autor Tópico: Encerramento das atividades do Fórum Clube Cético  (Lida 3923 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Encerramento das atividades do Fórum Clube Cético
« Online: 01 de Janeiro de 2020, 12:19:26 »
Bom dia senhoras e senhores.

É com imenso pesar que informo o encerramento das atividades do fórum Clube Cético, previsto para ocorrer em 31/01/2020, após mais de 13 anos de atividade praticamente ininterrupta, que se iniciou em 28 de fevereiro de 2006.

Esta decisão foi tomada pela maioria simples dos conselheiros que participaram da enquete aberta em 24 de agosto de 2019, com a finalidade de verificar a continuidade (ou não) do fórum. Ainda que o quórum tenha sido baixo (1/3), considero a decisão soberana, mesmo dela discordando.

Como votei pelo não fechamento do fórum, tentarei achar uma alternativa para dar continuidade a este tipo de espaço na internet, ainda que com outro nome e outro estilo de apresentação. Para tanto, conversarei a partir de amanhã, com o Webmaster do fórum.

Se houver alguma mudança sobre a decisão de encerramento do fórum, ela será informada aos foristas.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2020, 21:06:02 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Velha Ordem Mundial

• Nível 03
  • *
Re:Encerramento das atividades do Fórum Clube Cético
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2020, 20:50:34 »
Muito lamentável isso, ainda mais para mim que acabei de começar agora. Qual a razão para encerrar, se me permite a indiscrição?

Só uma correção, acho qua a data está errada, não?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2020, 21:03:28 »

É com imenso pesar que informo o encerramento das atividades do fórum Clube Cético, previsto para ocorrer em 31/01/2020, após mais de 13 anos de atividade praticamente ininterrupta, que se iniciou em 28 de fevereiro de 2006.

Esta decisão foi tomada pela maioria simples dos conselheiros que participaram da enquete aberta em 24 de agosto de 2019, com a finalidade de verificar a continuidade (ou não) do fórum. Ainda que o quórum tenha sido baixo (1/3), considero a decisão soberana, mesmo dela discordando.

Como votei pelo não fechamento do fórum, tentarei achar uma alternativa para dar continuidade a este tipo de espaço na internet, ainda que com outro nome e outro estilo de apresentação. Para tanto, conversarei a partir de amanhã, com o Webmaster do fórum.

Se houver alguma mudança sobre a decisão de encerramento do fórum, ela será informada aos foristas.
Boa noite, Geotecton e cuidadores do Clube Cético . Talvez o CC possa se fundir ou todo mundo  migrar para o Religião é Veneno, é  claro na hipótese do pessoal do ReV concordar. 
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2020, 21:06:34 por Geotecton »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Janeiro de 2020, 21:05:44 »
Muito lamentável isso, ainda mais para mim que acabei de começar agora. Qual a razão para encerrar, se me permite a indiscrição?

Só uma correção, acho qua a data está errada, não?

Sim, está errada.

Vou corrigi-la agora.

Obrigado.
Foto USGS

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2020, 21:57:23 »
O fórum é praticamente uma biblioteca de argumentos.

Perder tudo isso seria uma lástima.

Mesmo que a decisão continue e o fórum encerre as atividades, haveria possibilidade do webmaster permitir/disponibilizar um backup dos tópicos?

Não sei se utilizando o wget é a maneira mais viável, notei que com ele o processo será bem longo, caso cada um tenha de conseguir por si o backup.

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Janeiro de 2020, 23:32:23 »
Se o CC continuar num outro espaço (ou nesse), posso sugerir que nesse novo formato deveria ser vetado
a exibição de imagens ou vídeos. Somente links.
Isso forçaria as pessoas a postar conteúdo de qualidade e não somente posts poluídos de imagens, vídeos
ou outras mídias.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2020, 15:06:28 »
Minha única preocupação é com o Alquimista ( vulgo JungF ). Sem o Clube Cético, onde ele vai encontrar uma razão para viver?

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2020, 18:04:20 »
Acredito que não se encerrará, até porque tem sempre postagens correntes.

Se acaso acontecer, não será impedido de muitos aqui criarem um novo fórum. Acontece de ciclos se fechar, mas de novos surgir para suprir as necessidades de gente que queira.

Offline Horacio

• Nível 06
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2020, 18:29:26 »
A redução das interações online é saudável. Os foruns de discussão, redes sociais, seções de comentarios claramente se tornaram vetores de propagação de virus mentais produzidos em série pela industria da guerra cultural. Quem se submete a esses canais de interação engole toneladas de lixo tóxico ideológico junto com uma mísera quantidade de conteúdo intelectual aproveitável. Que outros foruns similares sigam o exemplo.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2020, 21:08:20 »
Minha única preocupação é com o Alquimista ( vulgo JungF ). Sem o Clube Cético, onde ele vai encontrar uma razão para viver?
Interessante, você, tão inteligente, não ter notado que meu perfil é totalmente o oposto do Alquimista. Tanto que só você levanta esta suspeita.
Estou matutando, agora: isto, de sua parte não será uma pegadinha? Ou uma implicância... Tipo, um stalker virtual.

Voltando ao tópico, o cc é tão admirado na internet; chega a dar status aos seus foristas, no entanto... prestes a ser fechado.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2020, 21:31:51 »
A redução das interações online é saudável. Os foruns de discussão, redes sociais, seções de comentarios claramente se tornaram vetores de propagação de virus mentais produzidos em série pela industria da guerra cultural. Quem se submete a esses canais de interação engole toneladas de lixo tóxico ideológico junto com uma mísera quantidade de conteúdo intelectual aproveitável. Que outros foruns similares sigam o exemplo.

?!

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2020, 21:35:42 »

Verdade ou pegadinha? Cadê a manifestação/assinatura dos demais administradores? Não que eu duvide do missivista, mas também pode estar de brinca...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2020, 21:37:59 »
Se for mesmo o sepultamento desse precioso site, estou com o ZERO, deveriam disponibilizar o conteúdo para download dos interessados, há muitos assuntos com discussões enriquecedoras, perder esse material seria lamentável...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2020, 21:45:50 »
Uma descontinuação de um repositório de informações como o Clube Cético é uma perda ainda maior que o museu que pegou fogo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2020, 01:29:10 »
Uma descontinuação de um repositório de informações como o Clube Cético é uma perda ainda maior que o museu que pegou fogo.

Entre o tópico "Zueiras Aleatórias" e suas postagens e o crânio de Luzia que virou carvãozinho, só um inconsequente escolheria preservar o fóssil.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Janeiro de 2020, 01:36:56 »
Vamos pensar em coisas práticas.

Sugiro se criar um Patreon ou Apoia-se para o CC. Para quem não sabe são sites que permitem que se façam contribuições financeiras.

Se der certo, o CC poderia ser mantido com contribuições voluntárias realizadas através de plataformas desse tipo e os mantenedores não seriam mais onerados.

Em adição a isso, o fórum poderia monetizar-se através de anúncios Google ad sense.

E se sobrasse algum dimdim os mantenedores poderiam fazer um churrasco no final de ano, ou pagar ao webmaster, ou qualquer coisa que quisessem. Afinal, aqui é capitalismo e é justo e eficaz que os empreendedores que criaram este fórum sejam financeiramente recompensados.

Mas se não for mesmo possível manter o CC, então sugiro que se migre o conteúdo existente para o WordPress, que permite a criação de fóruns gratuitos. Os tópicos e postagens existentes seriam preservados e poderíamos dar continuidade a Clube, embora em uma plataforma mais pobre.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Janeiro de 2020, 01:40:34 »

Não sei se é ironia, mas o formato de fóruns é justamente uma vacina contra estes vírus mentais que se propagam por redes sociais.

O facebook e o twitter é que deveriam ser extintos.

Offline Horacio

• Nível 06
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Janeiro de 2020, 02:04:28 »
Não sei se é ironia, mas o formato de fóruns é justamente uma vacina contra estes vírus mentais que se propagam por redes sociais.

O facebook e o twitter é que deveriam ser extintos.
[/quote]

Teoricamente apenas. Não precisa ser nenhum genio para perceber a complementariedade entre todas essas ferramentas e o papel que elas estão desempenhando na guerra cultural.

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #18 Online: 03 de Janeiro de 2020, 05:50:58 »
Vamos pensar em coisas práticas.

Sugiro se criar um Patreon ou Apoia-se para o CC. Para quem não sabe são sites que permitem que se façam contribuições financeiras.

Se der certo, o CC poderia ser mantido com contribuições voluntárias realizadas através de plataformas desse tipo e os mantenedores não seriam mais onerados.

Num fórum de games que participo rola contibuições para o servidor do fórum e eles atualizam a plataforma com recursos chegam ate a por reações como carinhas do facebook.

Só que para eles lá e interessante porque muito se conhecem marcam encontros anualmente e tudo tem uma amizade e isso mantém o fórum.

Resta saber se aqui existam pessoas suficiente dispostas a manter uma vakinha pro servidor. Não sei como são as relações entre vocês para isto, mas acho que a moderação deveria ser mais aberta quanto a esse custo de manutenção agora, para decidir se mantem ou não o fórum.

Uma decisão administrativa a meu ver passa por cima da vontade dos usuários, pois como disse se existe gente que ainda se importa, então o espaço não morreria o que iria morrer e este aqui e mais específico essa gestão.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2020, 10:05:23 »
[...]

Desinteresse da maioria dos conselheiros, que são os mantenedores.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2020, 10:06:54 »
Boa noite, Geotecton e cuidadores do Clube Cético . Talvez o CC possa se fundir ou todo mundo  migrar para o Religião é Veneno, é  claro na hipótese do pessoal do ReV concordar. 

A maioria dos conselheiros que se manifestou afirmou que não há interesse em fundir ou migrar para outro site similar.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2020, 10:08:18 »
O fórum é praticamente uma biblioteca de argumentos.

Perder tudo isso seria uma lástima.

Mesmo que a decisão continue e o fórum encerre as atividades, haveria possibilidade do webmaster permitir/disponibilizar um backup dos tópicos?

Não sei se utilizando o wget é a maneira mais viável, notei que com ele o processo será bem longo, caso cada um tenha de conseguir por si o backup.

Vou conversar com o webmaster sobre a possibilidade de cópia de parte do conteúdo.

Mas isto depende da anuência dos demais conselheiros.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Janeiro de 2020, 10:08:54 »
Se o CC continuar num outro espaço (ou nesse), posso sugerir que nesse novo formato deveria ser vetado
a exibição de imagens ou vídeos. Somente links.
Isso forçaria as pessoas a postar conteúdo de qualidade e não somente posts poluídos de imagens, vídeos
ou outras mídias.

Entendido.

Sugestão será avaliada, caso haja continuidade.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Janeiro de 2020, 10:09:17 »

Não sei lhe responder.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Janeiro de 2020, 10:10:08 »
Acredito que não se encerrará, até porque tem sempre postagens correntes.

Estou me esforçando para que isto não aconteça.

Se acaso acontecer, não será impedido de muitos aqui criarem um novo fórum. Acontece de ciclos se fechar, mas de novos surgir para suprir as necessidades de gente que queira.

Sem dúvida.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!