Autor Tópico: Bird vê "armadilha da desigualdade" no país  (Lida 8618 vezes)

Nigh†mare

• Visitante
Re: Re.: Bird vê "armadilha da desigualdade" no pa
« Resposta #100 Online: 28 de Setembro de 2005, 01:52:28 »
Citação de: Nigh†mare
Acho que está mesmo de gozação...

Por isso, continuo aguardando as referências expressas aos dados alegados por você...

Faça uma argumentação honesta.
Citação de: Poindexter
Cartão Azul.

Por dizer que você está de gozação (quando você sofisma e tenta justificar com Tu Quoque's) ou por pedir uma argumentação honesta (enquanto você transforma as questões levantadas em "figuras de linguagem" quando todas as evidências apontam o contrário)?

...

Inobstante, só para manter o nível da argumentação, Cartão Azul:

É que eu achei interessante utilizar certos recursos literários que nem um certo alguém que, ao ser citado como tendo se utilizado de um Declive Escorregadio, afirmou que aquilo, na verdade, era uma hipérbole.
Quem nem você vem dizer que utilizou-se de uma hipérbole.

"É proibido cometer sofismas no fórum. Sofismas são caracterizados como falácias de uso intencional".

"É proibido desvirtuar frases de outras pessoas com o intuito de fazer sofisma".

"É proibido desvirtuar tópicos propositalmente, com o intuito de impedir uma discussão".

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #101 Online: 28 de Setembro de 2005, 01:56:10 »
Citação de: Agnostic
PD, você citou um documento que deixa escancarada a gravidade da situação da exclusão social no Brasil. Você pegou um trecho isoladíssimo dele. Nem me dei ao trabalho de argumentar antes, de tão óbvio. Você citou um documento oficial do governo que conclui que a exclusão social é um problema grave. Mesmo porque apesar de não serem as 80 milhões de pessoas que eu aleguei antes (através de fontes independentes do governo, portanto possivelmente menos otimistas e/ou por utilizarem outros padrões para a pobreza), pelo documento oficial que você citou são 50 milhões de excluídos socialmente. Você citou isso como validade para sua argumentação de... o que mesmo você está defendendo aqui? Que não existem muitos pobres no Brasil?! :-)

No documento que você citou diz que 50 milhões vivem em situação de pobreza/miséria. (enfatizando novamente - página 15)

Ainda assim, o documento que você citou fala apenas dos 50 milhões que não são capazes de se sustentarem sem caridade ou ajuda do governo. Ele nem menciona os que conseguem sobreviver com sua própria renda, porém de forma medíocre, que no caso também seriam pobres, mas não na definição do documento do IPEA.

Sugiro você procurar outra fonte caso queira manter sua posição, porque esta já está claramente insustentável. Creio que não preciso dizer mais nada.

Subscrevo.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Bird vê "armadilha da desigualdade" no país
« Resposta #102 Online: 28 de Setembro de 2005, 02:40:25 »
Citação de: Nightmare
Por favor, demais foristas, quem viu naquelas alegações de Poindexter (sobre os R$ 300,00 que viram R$ 3.000,00 "na hora do 'vamuvê'") uma figura de linguagem?

Forçando muito a interpretação, talvez um pouco de hipérbole. Porém o mais importante é: mesmo que tenha sido figura de linguagem e ele queira ter desejado expressar, por exemplo, que R$ 300,00 viram R$ 1000,00 nas mãos da população pobre de maneira geral, o documento que ele citou e os documentos que eu citei anteriormente provam que isso não é verdade.

De acordo com o IPEA existem 49 milhões de pessoas que não conseguem se sustentar pelos próprios meios. De acordo com a base em dados da PNAD - IBGE, se a família ganha menos de R$ 526,68 mensais, ela faz parte dos 50% da população que são os mais pobres, ou seja: algo em torno de, digamos, 100 milhões de brasileiros, e não existe tal milagre de se transformar R$ 300,00 em R$ 3.000,00 nos dados apresentados (e nem chega ao dobro de R$ 300,00!). Não vamos falar de achismos pessoais, vamos tratar a coisa com dados oficiais. Ainda de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, no Brasil há 50 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza (links constando na minha antepenúltima mensagem e em mensagens do Poindexter).

;-)
Who cares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Bird vê "armadilha da desigualdade" no país
« Resposta #103 Online: 28 de Setembro de 2005, 05:28:19 »
Quero apenas explicitar meu apoio às declarações do Agnostic e do Nightmare.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #104 Online: 28 de Setembro de 2005, 09:57:40 »

...

Ao invés de ficar fugindo da raia e concentrando-se quase que 100% em ataques pessoais, para desviar o assunto de seus eixos, sugiro que você vá fazer algo útil... aprender a tocar violão, por exemplo. Se você já sabe, sugiro saxofone.

Reservo-me a debater com gente que enriquece debates. No caso deste tópico, todos os demais foristas se encaixam neste critério, tanto que não tive problemas em conversar com eles. Até com o Loredo, com quem a coisa esquentou um pouco, tá tudo OK. Quem não psssa neste critério é você.

Onde estão tuas idéias? Onde estão tuas sugestões? Não as tem?

Se você acha tendencioso aquele resultado do Ipea, problema teu.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #105 Online: 28 de Setembro de 2005, 10:08:21 »
Acho que está mesmo de gozação...

Por isso, continuo aguardando as referências expressas aos dados alegados por você...

Faça uma argumentação honesta.
Cartão Azul.

Por dizer que você está de gozação (quando você sofisma e tenta justificar com Tu Quoque's) ou por pedir uma argumentação honesta (enquanto você transforma as questões levantadas em "figuras de linguagem" quando todas as evidências apontam o contrário)?

...

Inobstante, só para manter o nível da argumentação, Cartão Azul:

É que eu achei interessante utilizar certos recursos literários que nem um certo alguém que, ao ser citado como tendo se utilizado de um Declive Escorregadio, afirmou que aquilo, na verdade, era uma hipérbole.
Quem nem você vem dizer que utilizou-se de uma hipérbole.

"É proibido cometer sofismas no fórum. Sofismas são caracterizados como falácias de uso intencional".

"É proibido desvirtuar frases de outras pessoas com o intuito de fazer sofisma".

"É proibido desvirtuar tópicos propositalmente, com o intuito de impedir uma discussão".

Justamente por estes motivos que você citou... cartão azul.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #106 Online: 28 de Setembro de 2005, 10:13:04 »
Eu estou supondo que estou debatendo com pessoas que entendem que, no momento em que digo que esses R$300 somam-se a uns R$1500 de bicos e mais uns sei lá quantos de "bolsa-tudo", que isso é uma figura de linguagem, isto é, que eu estou querendo dizer que eles vivem com mais que estes R$300!

Até mesmo porque eu não iria ser louco de dizer que todos os que ganham R$300 na Cart. de Trabalho ganham exatamente um adicional de R$1500 nos bicos... os adicionais, LOGICAMENTE, variarão de acorco com cada um, e, cerrtamente, haverá aqueles que não terão os adicionais. O que estou dizendo é que estes são uma minoria...

E são mesmo! 49 milhões em quase 200 milhões é MINORIA, sim!

Com relação ao Agnostic vir falar lá dos quinhentos e tantos reais como mediana de renda, sugiro, então, que o Loredo passe a se referir como o brasileiro representativo como ganhando este valor, ao invés dos R$300 anteriormente utilizado para tal fim.

Em suma: consegui mostrar que aquele "brasileiro representativo" que o Loredo apresentou na realidade ganha quase o dobro que aqueles R$300, e isso sem levar em conta os auxílios do governo que ele recebe.

Interessante é que a tal pesquisa que agora vem sendo tachada de parcial não o era quando apenas o Loredo a tinha citado, que o valor que mais citei dela foi detectado (11.2%), e que, se citei algum outro, sai como regra de três dos dados daquela mesma página, e que ninguém aqui tenha mencionado o velho hábito sub-informar a renda...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #107 Online: 28 de Setembro de 2005, 16:25:19 »
...
Ao invés de ficar fugindo da raia

Quem fugiu da raia? Onde Fugi da raia?

e concentrando-se quase que 100% em ataques pessoais

Outra figura de linguagem?

para desviar o assunto de seus eixos

Provas?

sugiro que você vá fazer algo útil... aprender a tocar violão, por exemplo. Se você já sabe, sugiro saxofone.

Ad Hominem

Reservo-me a debater com gente que enriquece debates. No caso deste tópico, todos os demais foristas se encaixam neste critério, tanto que não tive problemas em conversar com eles. Até com o Loredo, com quem a coisa esquentou um pouco, tá tudo OK. Quem não psssa neste critério é você.

Ad Hominem

Onde estão tuas idéias? Onde estão tuas sugestões? Não as tem?

Basta ler o que escrevi sem ficar na defensiva.

Se você acha tendencioso aquele resultado do Ipea, problema teu.

Mesmo achando tendencisoso, ele não prova o que você defende...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #108 Online: 28 de Setembro de 2005, 16:26:32 »
Tópico trancado.  Vamos acalmar os ânimos, pessoal. Inclusive você, Poindexter.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!