Autor Tópico: Bird vê "armadilha da desigualdade" no país  (Lida 8617 vezes)

Poindexter

• Visitante
Re: Re.: Bird vê "armadilha da desigualdade" no pa
« Resposta #75 Online: 26 de Setembro de 2005, 16:38:36 »
Citação de: Elremosh Deff
Tá explicado. Vou convidá-lo a vir aqui em Nova Iguaçu.

"Tá explicado" POR QUÊ?

É impressão minha ou isto é um Ad Hominem contra toda a população de Brasília?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #76 Online: 26 de Setembro de 2005, 16:42:46 »
Citação de: Nigh†mare
Poindexter,

Acredita mesmo nessas coisas que falou?

Sobre quais "coisas" você está falando? Sobre as que eu simplesmente falei ou sobre as quais apresentei dados do Ipea? Eu acredito em ambas!

Não entendo... ou você realmente não conhece o Brasil-Pobre ou está de gozação...

Não acreditas nos dados do Ipea? Queres negá-los?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #77 Online: 26 de Setembro de 2005, 20:48:03 »
Citação de: Poindexter
Citação de: Elremosh Deff
Tá explicado. Vou convidá-lo a vir aqui em Nova Iguaçu.

"Tá explicado" POR QUÊ?

É impressão minha ou isto é um Ad Hominem contra toda a população de Brasília?

Menos, Poindexter, menos...

é só um questionamento da validade da sua amostra.  Que, convenhamos, não é aleatória.  Você costuma andar por Santa Maria, Águas Lindas ou São Sebastião?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #78 Online: 27 de Setembro de 2005, 02:34:34 »
Poindexter,

Acredita mesmo nessas coisas que falou?
Sobre quais "coisas" você está falando? Sobre as que eu simplesmente falei ou sobre as quais apresentei dados do Ipea? Eu acredito em ambas!

Então você não conhece o Brasil-Pobre... Ou continua de gozação...

Não entendo... ou você realmente não conhece o Brasil-Pobre ou está de gozação...
Não acreditas nos dados do Ipea? Queres negá-los?

Seja específico. Você cita dados que não confirmam nem de longe suas afirmações... A começar pelos R$ 300,00 que, milagrosamente, viram R$ 3.000,00 "na hora do 'vamuvê'"... Favor fazer referências expressas às fontes citadas (mesmo que sejam fontes para lá de parciais).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Bird vê "armadilha da desigualdade" no país
« Resposta #79 Online: 27 de Setembro de 2005, 04:53:04 »
se bem que, uma coisa é falar que não existe pobreza. outra é falar que ela não é generalizada.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #80 Online: 27 de Setembro de 2005, 09:58:43 »
Têm, sim. Não há mais a "desculpa da ditadura". O povo é quem elege os governantes.

Agora que se há eleições para tudo e a situação sócio-econômica etá muito pior, põe-se a culpa no "sistema".

E o povo? Não lhe pode ser imputada culpa? A culpa tem que ser sempre de fatores externos à ele, como "a ditadura", "o sistema"?

Como pode o povo ter culpa de algo se ele é a maior vítima. Quando eu falo aqui em povo, estou me referindo também a eu  e você e a todos os participantes deste fórum. Pois, fazemos parte do povo brasileiro.

Eu e você estamos num nível de vida que nos permite fazer cursos, estudar e até debater pela internet para testarmos nossas opiniões e melhorá-las. Mas, a maioria do povo não pode fazer isto. Precisam se preocupar em obter o básico. Trabalhar no mínimo 45 horas semanais sem parar. Passar duas horas espremido dentro de um ônibus para chegar no trabalho. Durante o almoço se alimentar mal. Chegar em casa só para dormir. Tudo isso faz com que a maior parte do povo não possa parar para ficar pensando em coisas que estão além do dia-a-dia deles. Daí, eles não tem condições de mudar nada. Até porque, não tem poder para isto.

Uma pessoa pode ser miserável por opção. É o caso de um sujeito vagabundo que só quer saber de ficar bebendo. Este sim, deve viver na miséria porque ele quer isto.

O que nossa sociedade não pode permitir é que existam pessoas vivendo na miséria por falta de opção. Mesmo sendo trabalhadoras.

Hoje, o trabalhador que ganha salário mínimo, e eles são a maioria, vivem uma vida indigna de um ser humano viver. Eles não tem condições de melhorar porque a oferta de trabalho é muito menor do que o número de trabalhadores. As oportunidades são poucas e raras. Daí, a maioria sujeita-se a viver miseravelmente porque não conseguiu a oportunidade.

Resta ao povo as ilusões: a ilusão do voto, a ilusão da religião e a ilusão do carnaval.

Citação de: Claudio Loredo
Todos os candidatos não prestam.

PROVAS?

Se você tiver paciência, vá assistir uma sessão legislativa. Você verá uma ritualistica que não serve para nada. Você verá o desinteresse dos políticos e verá que tudo eles fazem é só em proveito próprio para ganhar alguma coisa. Acho que não estou falando novidade nenhuma. Os políticos vivem numa ilha da fantasia. Distante de nossa realidade.

Enfim, temos um sistema eleitoral onde praticamente só os pilantras se elegem. Se um honesto consegue se eleger para um cargo público, ele desiste. Pois, só os desonestos tem estômago para continuar na política; os honestos não.

O PT para conseguir chegar ao poder teve que se corromper. É assim que acontece. Só chega ao poder quem tem poder econômico. Quem manda nos polícos são os grupos econômicos que financiaram suas campanhas. Eles são marionetes nas mãos desses grupos. O PT que pensávamos que representava os trabalhadores, na realidade, passou a representar os financiadores de sua campanha.

O povão não pode pensar nessas coisas porque estão mais preocupados em conseguir dinheiro para pagar o aluguel do barraco no fim do mês.

Até porque não a como esse povo votar certo, uma vez que ele não tem boas alternativas de voto.

PROVAS?

Quem são os políticos honestos que você conhece? Como você faz para saber que eles são honestos?

Mude-se os legisladores, então...

Não adianta mudar as moscas se a m*rda continua a mesma.

Temos um sistema político que leva os legisladores a se corromperem. Um sistema que só chega a ser legislador quem se corrompe. Só se mantém como legislador quem se corrompe. Por isso o sistema político tem que mudar. A conscientização das cabeças pensantes quanto a isto já é um passo.

Os problemas culturais no Brasil são apenas uma consequência da estrutura do poder. Repetindo: eles não são a causa. São a consequência.

Eles são a causa.

Então eu te pergunto, como mudar a cultura brasileira? Se você me responder através da educação, eu te digo que para dar mais educação ao povo é necessário mudar nosso sistema político para que mais recursos sejam investidos na educação. Ai sim, teremos um povo mais educado que saberá mudar o sistema, de um jeito ou de outro. Ou seja, primeiro vem a mudança no sistema, para depois vir a mudança na cultura.

Durante o período da escravidão, a sociedade brasileira dos brancos, achava normal que os negros fossem escravos. Achava natural que eles vivessem em senzalas, pois diziam que eles eram negros e inferiores. Achavam inclusive que eles viviam bem, pois tinham quem os alimentasse e desse trabalho.

E eu com isso? Não era vivo naquela época, a menos, talvez, se de fato existirem as tais "vidas passadas"...

O que estou querendo mostrar é que ao colocar a culpa pela miséria nos próprios miseráveis, você está agindo como a sociedade brasileira branca do século XIX, que via os negros como culpados pela escravidão. Já que eles foram feitos para serem escravos. É a mesma indiferença e naturalidade que a elite dos indianos vêem o sistema de castas. Ou como a nobreza via os servos no sistema feudal. Ou como a elite industrial via a super exploração dos trabalhadores durante a revolução indústrial nos EUA e Europa.  Sempre irá existir uma ideologia religiosa ou política/econômica para justificar a exploração de uma classe sobre a outra.

O que tem a ver minhas opiniões com a cor da minha pele?

Isto é RACISMO.

É o mesmo que dizer que o negro é quem gosta de sa*ba e que o branco é quem gosta de chicotear escravos!

TAÍ UM CLARO EXEMPLO DE RACISMO ANTI-BRANCO.

Depois dizem que os brancos não sofrem preconceito neste país.

PS: Para a próxima resposta, ressalvo que há uma pequena minoria para as quais minha resposta não se aplicará, mas que não serão nela citadas, para efeito estilístico.

Suas opiniões nada tem a ver com a cor da sua pele. Só estou querendo fazer uma comparação entre o pensamento de uma época e o seu pensamento de hoje.

O povo brasileiro, ao qual você está atribuindo toda a culpa pelos fracassos do país, é um povo normal como qualquer outro povo. O ser humano é igual em todas as partes do planeta. Não existe povo melhor do que outro povo. Todos os povos são iguais. As desigualdades entre eles são determinadas por vários fatores: clima, história etc. A própria cultura do brasileiro pode ser modificada através da educação. Ai sim, seremos um povo tão desenvolvido economicamente como outros povos.

Acha que é possível ter TV e geladeira somente com salário de R$300!

Sim, é possível. Na feira do Paraguai são vendidas televisões usadas a R$ 50,00 e a geladeira o pobre consegue financiando em 36 meses. As vezes os políticos dão presentinhos para os pobre em troca de votos.

Não existe exclusão social, exceto para os presos, porque estes estão encarcerados!

Existe exclusão social para todo aquele que não tem direito a uma vida digna. O Estado brasileiro deve proporcionar vida digna a todos seus habitantes. A maior parte dos brasileiros não vive de uma forma que eu considero digna.

Apoiaria o sistema de então e acharia ele justo e perfeito. Talvez até proposse alguma mudança para beneficar ainda mais os escravocratas. Veria como natural viver em senzalas e trabalhar debaixo do chicote, assim como você acha natural viver em favelas e ganhar R$ 300,00 por mês.

Prove! Tuas ofensas estão se avolumando! Não quero enviar Cartão Azul! Só falta tu agora quereres me associar à Ku Klux Klan!

A minha intenção não é te ofender. Desculpe se não estou colocando com mais suavidade o que eu quero dizer. Mas, é que eu conheço a pobreza e a miséria. Eu já as vi. Já passei também algumas dificuldades. Sei do sofrimento do povo e isto me causa revolta. Sei que o povo brasileiro é um povo honesto, trabalhador, alegre (apesar de tudo). Somos uma mistura de negros, brancos e índios. Dos negros herdamos a força e o espírito de guerreiros, dos brancos herdamos o sentimento de superioridade e dos índios herdamos o amor a liberdade. Por tudo isto o brasileiro é um povo maravilhoso. Nem melhor nem pior do que outros povo. Mas, é um povo que merece viver num país muito melhor.

Culpar o povo só nos coloca num circulo vicioso. Temos que quebrar este circulo, mudar o sistema para que o povo possa viver num país melhor. A história não para. Não podemos nos conformar com a democracia que temos hoje. Precisamos que ela se aperfeiçoe e muito. Tudo precisa se aperfeiçoar no Brasil.

Esse humanismo inocente foi gradualmente indo embora enquanto eu ia percebendo absurdos como falsa invalidez, recusa de emprego para continuar mendigando, aluguel de filha de vizinha para pedir no trânsito e campanhas humanitárias distribuindo contas correntes de espertalhões.

Depois de anos e anos, a fio, vendo esse tipo de coisa, extirpei este humanismo inocente.

Se o povo recebesse educação, nada disso iria ocorrer. Estou falando de educação de qualidade e não esta que nós temos. Nos EUA todas as crianças e adolescentes tem direito a educação de excelente qualidade e lá elas passam oito horas por dia nas escolas, cheias de recursos. Com professores muito bem pagos. Por isso, nos países desenvolvidos não vemos o que vemos no Brasil.

O homem é um produto do meio. Se mudarmos o meio no qual as pessoas vivem e proporcionarmos uma uma vida melhor para todos, com certeza, cada brasileiro será bem melhor do que já é.
Claudio Loredo

Poindexter

• Visitante
« Resposta #81 Online: 27 de Setembro de 2005, 11:45:18 »
Citação de: Luis Dantas

é só um questionamento da validade da sua amostra.  Que, convenhamos, não é aleatória.  Você costuma andar por Santa Maria, Águas Lindas ou São Sebastião?

Os dados do Ipea que citei nada têm a ver com os lugares por onde passei.

Estou com um capítulo de um livro do Ipea comigo. Os valores que lá estão não serão alterados se eu passar por Águas Lindas ou não!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #82 Online: 27 de Setembro de 2005, 11:48:12 »

Vai reclamar com o Ipea, então (a menos que você esteja de gozação, é claro...)

Seja específico. Você cita dados que não confirmam nem de longe suas afirmações... A começar pelos R$ 300,00 que, milagrosamente, viram R$ 3.000,00 "na hora do 'vamuvê'"... Favor fazer referências expressas às fontes citadas (mesmo que sejam fontes para lá de parciais).

Já citei a fonte do Ipea no tópico. O Loredo também. Com relação aos R$3000... não é minha culpa se tu andas mal de entendimento de figuras de linguagem (isso se tu não estiveres só de zoeira, claro...)...

Poindexter

• Visitante
« Resposta #83 Online: 27 de Setembro de 2005, 11:51:05 »
Citação de: bruno
se bem que, uma coisa é falar que não existe pobreza. outra é falar que ela não é generalizada.

Pois é! Vê se consegue explicar isso para o Loredo, que já estou na minha n-ésima mensagem tentando explicar isso para ele sem sucesso aparente!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #84 Online: 27 de Setembro de 2005, 12:54:38 »

Como pode o povo ter culpa de algo se ele é a maior vítima.

Da mesma forma que o povo têm culpa pelos cigarros que consome, pelos rachas que faz e pelo álcool que bebe, uai!

Só no Direito que vale aquela estorinha que o réu não pode agir contra si mesmo... a vida é mais complicada que um livrinho de Direito, Loredo!

Quando eu falo aqui em povo, estou me referindo também a eu  e você e a todos os participantes deste fórum. Pois, fazemos parte do povo brasileiro.

Claro!

Eu e você estamos num nível de vida que nos permite fazer cursos, estudar e até debater pela internet para testarmos nossas opiniões e melhorá-las.

Não nasci neste nível. Minha família e eu tivemos que "nos virar" para chegarmos onde chegamos!

Isso não me foi dado de nascença.

Mas, a maioria do povo não pode fazer isto.

Maioria porque não tá a fim de levantar do sofá pútrido.

Precisam se preocupar em obter o básico. Trabalhar no mínimo 45 horas semanais sem parar.

Serem "espertos" no pior sentido: tentarem levar vantagem em tudo...

Passar duas horas espremido dentro de um ônibus para chegar no trabalho.

Ficarem achacando as pessoas nas ruas e coagvindo-as a darem dinheiro para que guardem seus carros (no estilo: "se não me der $$$, o risco é seu, madame"...).

Durante o almoço se alimentar mal.

Que comam brioches.

Chegar em casa só para dormir.

Que o diga os estádios de futebol, lotadinhos de gente "que nem tem dinheiro para comer"...

Tudo isso faz com que a maior parte do povo não possa parar para ficar pensando em coisas que estão além do dia-a-dia deles. Daí, eles não tem condições de mudar nada. Até porque, não tem poder para isto.

Têm, sim.

Uma pessoa pode ser miserável por opção. É o caso de um sujeito vagabundo que só quer saber de ficar bebendo. Este sim, deve viver na miséria porque ele quer isto.

Como se maioria destes fossem à Rede Globo assumir isso publicamente...

O que nossa sociedade não pode permitir é que existam pessoas vivendo na miséria por falta de opção. Mesmo sendo trabalhadoras.

Por isso que eu defendo, em certos casos, a esterilização compulsória.

Hoje, o trabalhador que ganha salário mínimo, e eles são a maioria, vivem uma vida indigna de um ser humano viver.

Prove que eles são a maioria.

Prove ou desista deste estória da carochinha às avessas.

Conselho: quando os dados de instituições respeitáveis como o Ipea te negarem,  é mais correto assumir o erro que tentar pôr a culpa neles.

Eles não tem condições de melhorar porque a oferta de trabalho é muito menor do que o número de trabalhadores. As oportunidades são poucas e raras.

No mercado formal, sim.

Daí, a maioria sujeita-se a viver miseravelmente porque não conseguiu a oportunidade.

Não dá para querer ser juiz sem saber ler e escrever  direito, não é mesko, Loredo? Fica "meio difícil" se querer ser juiz enquanto se admira ladrões de carro na infância!

Resta ao povo as ilusões: a ilusão do voto, a ilusão da religião e a ilusão do carnaval.

Democracia verdadeira = melhoria obrigatória nas condições gerais de vida de uma população?

Não.

Se você tiver paciência, vá assistir uma sessão legislativa. Você verá uma ritualistica que não serve para nada. Você verá o desinteresse dos políticos e verá que tudo eles fazem é só em proveito próprio para ganhar alguma coisa. Acho que não estou falando novidade nenhuma. Os políticos vivem numa ilha da fantasia. Distante de nossa realidade.

Isso são apenas conjecturas, e não provas.

Enfim, temos um sistema eleitoral onde praticamente só os pilantras se elegem.

Provas? Gravações? Vídeos?

Os deputados não "se elegem", Loredo! É o povo quem os elege!

Se um honesto consegue se eleger para um cargo público, ele desiste. Pois, só os desonestos tem estômago para continuar na política; os honestos não.

Leve as provas para a Veja!

O PT para conseguir chegar ao poder teve que se corromper. É assim que acontece. Só chega ao poder quem tem poder econômico. Quem manda nos polícos são os grupos econômicos que financiaram suas campanhas. Eles são marionetes nas mãos desses grupos. O PT que pensávamos que representava os trabalhadores, na realidade, passou a representar os financiadores de sua campanha.

Acho que deve haver algumas mudanças na Legislação Eleitoral, mas, de qualquer forma, quem clica na urna é o povo como um todo!

O povão não pode pensar nessas coisas porque estão mais preocupados em conseguir dinheiro para pagar o aluguel do barraco no fim do mês.

Esta suposta preocupação é justamente o que os deveria ter ESPECIAL interesse nessas coisas.

Além do mais, que estória é essa de "aluguel do barraco"? Isso é preocupação apenas de quem não quer violar a Lei! A preocupação com isso perde muita força quando invasões de áreas ilegais, construções irregulares e invasões de terra pelo MST não são devidamente punidas...

Não adianta mudar as moscas se a m*rda continua a mesma.

Temos um sistema político que leva os legisladores a se corromperem. Um sistema que só chega a ser legislador quem se corrompe. Só se mantém como legislador quem se corrompe. Por isso o sistema político tem que mudar. A conscientização das cabeças pensantes quanto a isto já é um passo.

As maquininhas permitem que se vote nulo, e eleição com mais de 50% dos votos anulados descredencia todos os candidatos nela participantes.

Então eu te pergunto, como mudar a cultura brasileira? Se você me responder através da educação, eu te digo que para dar mais educação ao povo é necessário mudar nosso sistema político para que mais recursos sejam investidos na educação. Ai sim, teremos um povo mais educado que saberá mudar o sistema, de um jeito ou de outro. Ou seja, primeiro vem a mudança no sistema, para depois vir a mudança na cultura.

E eu te pergunto em troca: como vai vir a tal mudança no sistema se não vierem antes a mudança na cultura? Como um povo vai forçar alterações nas leis sem essa mudança? Se, como você diz, quase todos os deputados são corrompidos, de onde tu achas que eles irão querer reciriar a cultura do povo para que eles próprios percam eleições, sejam cassados, percam seus mandatos ou ganhem menos?

O que estou querendo mostrar é que ao colocar a culpa pela miséria nos próprios miseráveis, você está agindo como a sociedade brasileira branca do século XIX, que via os negros como culpados pela escravidão.

Quem é que vendia os escravos para os portugueses na África? Brancos? A culpa, então, é só dos brancos?

Já que eles foram feitos para serem escravos. É a mesma indiferença e naturalidade que a elite dos indianos vêem o sistema de castas. Ou como a nobreza via os servos no sistema feudal. Ou como a elite industrial via a super exploração dos trabalhadores durante a revolução indústrial nos EUA e Europa.  Sempre irá existir uma ideologia religiosa ou política/econômica para justificar a exploração de uma classe sobre a outra.

As piores castas não se rebelam e tomam a Índia porque não querem, uma vez que são maioria da população.

Suas opiniões nada tem a ver com a cor da sua pele. Só estou querendo fazer uma comparação entre o pensamento de uma época e o seu pensamento de hoje.

O povo brasileiro, ao qual você está atribuindo toda a culpa pelos fracassos do país, é um povo normal como qualquer outro povo. O ser humano é igual em todas as partes do planeta. Não existe povo melhor do que outro povo. Todos os povos são iguais. As desigualdades entre eles são determinadas por vários fatores: clima, história etc. A própria cultura do brasileiro pode ser modificada através da educação. Ai sim, seremos um povo tão desenvolvido economicamente como outros povos.

Um povo faz sua cultura ou é obrigado a adotar alguma que não quer?

Sim, é possível. Na feira do Paraguai são vendidas televisões usadas a R$ 50,00

R$250 para o resto do mês... duvido...

As vezes os políticos dão presentinhos para os pobre em troca de votos.

Aí estourou os R$300! Aí é R$300 + presentinho!

Existe exclusão social para todo aquele que não tem direito a uma vida digna.

Vida digna = POSSIBILIDADE de viver bem MEDIANTE ESFORÇO PESSOAL, e não necessariamente os OBJETOS para viver bem.

O Estado brasileiro deve proporcionar vida digna a todos seus habitantes. A maior parte dos brasileiros não vive de uma forma que eu considero digna.

Ah, é assim? Então, por quê trabalhar? Vamos ter nossa vida digna nas costas dos "trouxas"! :roll:

Mas, é que eu conheço a pobreza e a miséria. Eu já as vi. Já passei também algumas dificuldades. Sei do sofrimento do povo e isto me causa revolta. Sei que o povo brasileiro é um povo honesto, trabalhador, alegre (apesar de tudo). Somos uma mistura de negros, brancos e índios. Dos negros herdamos a força e o espírito de guerreiros, dos brancos herdamos o sentimento de superioridade e dos índios herdamos o amor a liberdade. Por tudo isto o brasileiro é um povo maravilhoso. Nem melhor nem pior do que outros povo. Mas, é um povo que merece viver num país muito melhor.

Não tenho Fusca, não tenho violão, ABOMINO aquela coisa rubro-negra  lamentável e considero RACISMO ANTI-BRANCO tentar vender o conceito de "ter uma nega" como o estereótipo de "estar bem". Aliás, eu queria ver a repercussão que seria se a música dissesse "uma branca"...  

Culpar o povo só nos coloca num circulo vicioso.

Eu acho que as políticas devem se adequar às realidade, e não o contrário.

O primeiro passo para a solução do problema é justamente perceber-se que, de fato, estamos neste círculo vicioso!

Temos que quebrar este circulo...

Concordamos!  :)

... mudar o sistema para que o povo possa viver num país melhor. A história não para. Não podemos nos conformar com a democracia que temos hoje. Precisamos que ela se aperfeiçoe e muito. Tudo precisa se aperfeiçoar no Brasil.

E eu te pergunto em troca: como vai vir a tal mudança no sistema se não vierem antes a mudança na cultura? Como um povo vai forçar alterações nas leis sem essa mudança? Se, como você diz, quase todos os deputados são corrompidos, de onde tu achas que eles irão querer reciriar a cultura do povo para que eles próprios percam eleições, sejam cassados, percam seus mandatos ou ganhem menos?

Se o povo recebesse educação, nada disso iria ocorrer.

As coisas não vêm de graça, Loredo! Para tudo, é necessário batalhar! O Brasil é que está mal acostumado à não ir atrás do seu!

Não enfrentou guerra com Portugal! Na verdade, meio que fez um "acordão" com Portugal! Nossa estória está lotada de "acordões"!

"Acordão" para a Educação?

O povo tem a OBRIGAÇÃO de EXIGÍ-LA, e não se acomodar no direito de tê-la.

Esta falta de exigência mais me parece CONFORMISMO.

Como pode o povo ter culpa de algo se ele é a maior vítima.

Da mesma forma que o povo têm culpa pelos cigarros que consome, pelos rachas que faz e pelo álcool que bebe, uai!

Só no Direito que vale aquela estorinha que o réu não pode agir contra si mesmo... a vida é mais complicada que um livrinho de Direito, Loredo!

Quando eu falo aqui em povo, estou me referindo também a eu  e você e a todos os participantes deste fórum. Pois, fazemos parte do povo brasileiro.

Claro!

Nos EUA todas as crianças e adolescentes tem direito a educação de excelente qualidade e lá elas passam oito horas por dia nas escolas, cheias de recursos. Com professores muito bem pagos. Por isso, nos países desenvolvidos não vemos o que vemos no Brasil.

Isso não ocorre porque o Estado resolveu "ser bonzinho" com eles. Isto ocorre, isso sim, porque o Chefe de Estado que não prover isso ao povo vai, metaforicamente, expulso da Presidência um ano depois, trancafiado numa cela por décadas e não consegue se eleger nem síndico!

O homem é um produto do meio. Se mudarmos o meio no qual as pessoas vivem e proporcionarmos uma uma vida melhor para todos, com certeza, cada brasileiro será bem melhor do que já é.

E quem vai mudar o meio?

Espera-se o meio mudar por si só, assim como se espera que os ventos mudem de direção? :roll:

Poindexter

• Visitante
« Resposta #85 Online: 27 de Setembro de 2005, 13:25:22 »
Agnostic: logo, logo, respondo à você.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
Bird vê "armadilha da desigualdade" no país
« Resposta #86 Online: 27 de Setembro de 2005, 13:38:35 »

Poindexter, saia um pouco do seu condominio de luxo. O Brasil não é a Riviera onde você mora. Vá passear um pouco. Vá descobrir o Brasil. Pode ser ai nas cidades satélites de Brasília mesmo. O número de habitantes dessas cidades é várias vezes superior ao de Brasília e a pobreza é indescritível. Veja isto com seus próprios olhos. Nem todos tem a sorte que o porteiro do seu prédio tem.

Você está tentando, com este Ad Hominem, negar a análise do Ipea que você mesmo utilizou como argumentação?

Poindexter,

Eu não usei nenhum ad hominem. Só que pelos argumentos que você usa só posso concluir que você é alguém que não tem contato com a pobreza. Queria falar as coisas de forma mais suave, mas não conseguiria transmitir  o que quero dizer.  :?

Sobre o estudo do IPEA, uma coisa que lá diz é que determinar o que  é pobreza é algo subjetivo. Assim, um pobre nos EUA seria considerado classe média no Brasil. Também o conceito vária de pessoa para pessoa. Neste estudo, o IPEA considera como pobre quem ganha menos de um salário mínimo, e como indigente quem ganha menos que um quarto do salário mínimo. Eu discordo deste critério. Penso que quem ganha menos de R$ 1.000,00 já pode ser considerado pobre. Pois, só tem acesso ao básico.

Mas enfim, para conhecermos a pobreza, basta fazermos uma visitas as periferias de nossas cidades. Para quem mora nas capitais, mesmo em Palmas, o passeio não será nada agradável. Não são lugares bonitos de se ver.

Desemprego e pobreza significam perdas econômicas. Por isso esses dois fatores devem ser combatidos para que todos ganhem. Se uma criança não recebe boa educação, ela se torna um adulto pouco produtivo e quem sai perdendo com isso é toda a sociedade.
Claudio Loredo

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
« Resposta #87 Online: 27 de Setembro de 2005, 14:06:17 »

Por isso que eu defendo, em certos casos, a esterilização compulsória.

Beleza Poindexter! Concordo com você neste ponto! Quem não tem condições de criar filhos não deve te-los.

As maquininhas permitem que se vote nulo, e eleição com mais de 50% dos votos anulados descredencia todos os candidatos nela participantes.

Essa é mais uma lenda urbana. Não existe previsão na nossa legislação quanto a isto. Se mais de 50% dos eleitores vota nulo, mesmo assim ganha quem recebeu a maioria dos votos válidos. Portanto, sempre ganha alguém.

Pois é, ai é que está o nosso grande drama.  :(  Como mudar a estrutura política administrativa que ai está com estes políticos que estão no poder?
É uma boa questão para se pensar.
Claudio Loredo

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #88 Online: 27 de Setembro de 2005, 16:05:45 »
Vai reclamar com o Ipea, então (a menos que você esteja de gozação, é claro...)

Irei quando você fizer referências expressas às estatísticas...

Já citei a fonte do Ipea no tópico. O Loredo também.

Seja específico. Jogar dados e dizer que são do Ipea, sem fazer um apontamento específico não é um modelo de argumentação convincente...

Com relação aos R$3000... não é minha culpa se tu andas mal de entendimento de figuras de linguagem (isso se tu não estiveres só de zoeira, claro...)...

Agora uma afirmação que você fez vira "figura de linguagem"...

Engraçado que quando lhe indagaram a respeito você continuou afirmando e não disse que era uma "figura de linguagem"...

E quando eu lhe questionei você também não disse que era "figura de linguagem"...

Você até questiounou Agnostic sobre como era possível viver só com R$ 300,00 por mês...

Só agora, que eu peço para ser específico, você vem dizer que é uma "figura de linguagem"...

Acho que está mesmo de gozação...

Por isso, continuo aguardando as referências expressas aos dados alegados por você...

Faça uma argumentação honesta.

...

Por favor, demais foristas, quem viu naquelas alegações de Poindexter (sobre os R$ 300,00 que viram R$ 3.000,00 "na hora do 'vamuvê'") uma figura de linguagem?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #89 Online: 27 de Setembro de 2005, 16:34:51 »

A minha intenção não é te ofender. Desculpe se não estou colocando com mais suavidade o que eu quero dizer.

Beleza, Loredo! :tintin:

Poindexter

• Visitante
« Resposta #90 Online: 27 de Setembro de 2005, 16:45:33 »

Já fiz neste tópico. Os links foram dados e até a página foi citada. Se tu não queres ir lá, problema teu.

Seja específico. Jogar dados e dizer que são do Ipea, sem fazer um apontamento específico não é um modelo de argumentação convincente...

Já fiz o tal apontamento específico. Não pense que vou repetindo o que escrevi há pouco só para você.

É que eu achei interessante utilizar certos recursos literários que nem um certo alguém que, ao ser citado como tendo se utilizado de um Declive Escorregadio, afirmou que aquilo, na verdade, era uma hipérbole.

Engraçado que quando lhe indagaram a respeito você continuou afirmando e não disse que era uma "figura de linguagem"...

Continuei afirmando valores maiores de mil reais como figura de linguagem.

E quando eu lhe questionei você também não disse que era "figura de linguagem"...

Você até questiounou Agnostic sobre como era possível viver só com R$ 300,00 por mês...

E daí?

Só agora, que eu peço para ser específico, você vem dizer que é uma "figura de linguagem"...

Quem nem você vem dizer que utilizou-se de uma hipérbole. Vai procurar o link!

Por favor, demais foristas, quem viu naquelas alegações de Poindexter (sobre os R$ 300,00 que viram R$ 3.000,00 "na hora do 'vamuvê'") uma figura de linguagem?

Ad Numerum. É este o teu nível de dabate?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #91 Online: 27 de Setembro de 2005, 16:46:13 »

Acho que está mesmo de gozação...

Por isso, continuo aguardando as referências expressas aos dados alegados por você...

Faça uma argumentação honesta.

Cartão Azul.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 27 de Setembro de 2005, 18:05:23 »
Pessoal, não vamos brigar, ok? O CC, antes de tudo, é um ambiente de amigos.  :wink:

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #93 Online: 27 de Setembro de 2005, 18:08:51 »
Citação de: Ricardo M
Pessoal, não vamos brigar, ok? O CC, antes de tudo, é um ambiente de amigos.  :wink:

Prove!

:twisted:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 27 de Setembro de 2005, 18:13:16 »
Citação de: Marcelo Terra
Citação de: Ricardo M

Prove!

:twisted:

Provo!

http://www.clubecetico.org/forum/viewtopic.php?t=2220&highlight=dia+amigo

:D

Rhyan

• Visitante
« Resposta #95 Online: 27 de Setembro de 2005, 19:12:22 »

Essa é mais uma lenda urbana. Não existe previsão na nossa legislação quanto a isto. Se mais de 50% dos eleitores vota nulo, mesmo assim ganha quem recebeu a maioria dos votos válidos. Portanto, sempre ganha alguém.

É verdade!
Os votos brancos e nulos não são contados. O canditado que tiver 50%+1 ganha a eleição. Se der empate o mais velho é eleito.

Acho que vocês sairam do principal:
"Qual é o motivo da desigualdade?"

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 27 de Setembro de 2005, 19:16:44 »
Mas qual a diferença entre Branco e Nulo, então? (Tinha um tópico na STR sobre isso...)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #97 Online: 27 de Setembro de 2005, 19:21:27 »
Atualmente, nenhuma. Os votos brancos também não são mais utilizados no quociente eleitoral.
É lá no F-STR que eu aprendi.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #98 Online: 28 de Setembro de 2005, 01:21:08 »
Já fiz neste tópico. Os links foram dados e até a página foi citada. Se tu não queres ir lá, problema teu.
Já fiz o tal apontamento específico. Não pense que vou repetindo o que escrevi há pouco só para você.

Você não foi específico; o documento tem 30 páginas; você só mencionou a página 4; só encontrei uma porcentagem citada por você (11.2%) lá na página 15, mas, no problem, acabei de ler o documento inteiro... E o que você citou nem de longe sustenta o que você alega... Mesmo de uma fonte tendenciosa, o documento citado continua demonstrando o quão grave é o problema da miséria no país.

É que eu achei interessante utilizar certos recursos literários que nem um certo alguém que, ao ser citado como tendo se utilizado de um Declive Escorregadio, afirmou que aquilo, na verdade, era uma hipérbole.

Argumentum Ad Hominem: Tu Quoque

Fale sobre isso lá naquele tópico! Prove que é Declive Escorregadio naquele tópico!

Sem comentários... Acabou de demonstrar que vai transformar tudo o que não puder sustentar em "figura de linguagem", justificando isso, infantilmente, num Tu Quoque...

Mas, o que você está tentando sustentar mesmo? Está se utilizando de um documento que, logo na capa, estampa a miséria e a desigualdade no país; 49 milhões de pobres/miseráveis (página 97 da sua citação; correspondente à página 15 do documento) não é um número expressivo para você?

E daí?

Evidência contra sua alegação de "figura de linguagem".

Quem nem você vem dizer que utilizou-se de uma hipérbole.

Argumentum Ad Hominem: Tu Quoque

Fale sobre isso lá naquele tópico! Prove que é Declive Escorregadio naquele tópico!

Vai procurar o link!

Link para o quê?

Ad Numerum.

É claro que é Ad Numerum!

Já ouviu falar de alguma pesquisa que não seja Ad Numerum?

É este o teu nível de dabate?

Argumentum Ad Hominem

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #99 Online: 28 de Setembro de 2005, 01:51:16 »
Citação de: Luis Dantas

Os dados do Ipea que citei nada têm a ver com os lugares por onde passei.

Estou com um capítulo de um livro do Ipea comigo. Os valores que lá estão não serão alterados se eu passar por Águas Lindas ou não!

PD, você citou um documento que deixa escancarada a gravidade da situação da exclusão social no Brasil. Você pegou um trecho isoladíssimo dele. Nem me dei ao trabalho de argumentar antes, de tão óbvio. Você citou um documento oficial do governo que conclui que a exclusão social é um problema grave. Mesmo porque apesar de não serem as 80 milhões de pessoas que eu aleguei antes (através de fontes independentes do governo, portanto possivelmente menos otimistas e/ou por utilizarem outros padrões para a pobreza), pelo documento oficial que você citou são 50 milhões de excluídos socialmente. Você citou isso como validade para sua argumentação de... o que mesmo você está defendendo aqui? Que não existem muitos pobres no Brasil?! :-)

No documento que você citou diz que 50 milhões vivem em situação de pobreza/miséria. (enfatizando novamente - página 15)

Ainda assim, o documento que você citou fala apenas dos 50 milhões que não são capazes de se sustentarem sem caridade ou ajuda do governo. Ele nem menciona os que conseguem sobreviver com sua própria renda, porém de forma medíocre, que no caso também seriam pobres, mas não na definição do documento do IPEA.

Sugiro você procurar outra fonte caso queira manter sua posição, porque esta já está claramente insustentável. Creio que não preciso dizer mais nada.
Who cares?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!