Como pode o povo ter culpa de algo se ele é a maior vítima.
Da mesma forma que o povo têm culpa pelos cigarros que consome, pelos rachas que faz e pelo álcool que bebe, uai!
Só no Direito que vale aquela estorinha que o réu não pode agir contra si mesmo... a vida é mais complicada que um livrinho de Direito, Loredo!
Quando eu falo aqui em povo, estou me referindo também a eu e você e a todos os participantes deste fórum. Pois, fazemos parte do povo brasileiro.
Claro!
Eu e você estamos num nível de vida que nos permite fazer cursos, estudar e até debater pela internet para testarmos nossas opiniões e melhorá-las.
Não nasci neste nível. Minha família e eu tivemos que "nos virar" para chegarmos onde chegamos!
Isso não me foi dado de nascença.
Mas, a maioria do povo não pode fazer isto.
Maioria porque não tá a fim de levantar do sofá pútrido.
Precisam se preocupar em obter o básico. Trabalhar no mínimo 45 horas semanais sem parar.
Serem "espertos" no pior sentido: tentarem levar vantagem em tudo...
Passar duas horas espremido dentro de um ônibus para chegar no trabalho.
Ficarem achacando as pessoas nas ruas e coagvindo-as a darem dinheiro para que guardem seus carros (no estilo: "se não me der $$$, o risco é seu, madame"...).
Durante o almoço se alimentar mal.
Que comam brioches.
Chegar em casa só para dormir.
Que o diga os estádios de futebol, lotadinhos de gente "que nem tem dinheiro para comer"...
Tudo isso faz com que a maior parte do povo não possa parar para ficar pensando em coisas que estão além do dia-a-dia deles. Daí, eles não tem condições de mudar nada. Até porque, não tem poder para isto.
Têm, sim.
Uma pessoa pode ser miserável por opção. É o caso de um sujeito vagabundo que só quer saber de ficar bebendo. Este sim, deve viver na miséria porque ele quer isto.
Como se maioria destes fossem à Rede Globo assumir isso publicamente...
O que nossa sociedade não pode permitir é que existam pessoas vivendo na miséria por falta de opção. Mesmo sendo trabalhadoras.
Por isso que eu defendo, em certos casos, a esterilização compulsória.
Hoje, o trabalhador que ganha salário mínimo, e eles são a maioria, vivem uma vida indigna de um ser humano viver.
Prove que eles são a maioria. Prove ou desista deste estória da carochinha às avessas.Conselho: quando os dados de instituições respeitáveis como o Ipea te negarem, é mais correto assumir o erro que tentar pôr a culpa neles.
Eles não tem condições de melhorar porque a oferta de trabalho é muito menor do que o número de trabalhadores. As oportunidades são poucas e raras.
No mercado formal, sim.
Daí, a maioria sujeita-se a viver miseravelmente porque não conseguiu a oportunidade.
Não dá para querer ser juiz sem saber ler e escrever direito, não é mesko, Loredo? Fica "meio difícil" se querer ser juiz enquanto se admira ladrões de carro na infância!
Resta ao povo as ilusões: a ilusão do voto, a ilusão da religião e a ilusão do carnaval.
Democracia verdadeira = melhoria obrigatória nas condições gerais de vida de uma população?
Não.
Se você tiver paciência, vá assistir uma sessão legislativa. Você verá uma ritualistica que não serve para nada. Você verá o desinteresse dos políticos e verá que tudo eles fazem é só em proveito próprio para ganhar alguma coisa. Acho que não estou falando novidade nenhuma. Os políticos vivem numa ilha da fantasia. Distante de nossa realidade.
Isso são apenas conjecturas, e não provas.
Enfim, temos um sistema eleitoral onde praticamente só os pilantras se elegem.
Provas? Gravações? Vídeos?
Os deputados não "se elegem", Loredo! É o povo quem os elege!
Se um honesto consegue se eleger para um cargo público, ele desiste. Pois, só os desonestos tem estômago para continuar na política; os honestos não.
Leve as provas para a Veja!
O PT para conseguir chegar ao poder teve que se corromper. É assim que acontece. Só chega ao poder quem tem poder econômico. Quem manda nos polícos são os grupos econômicos que financiaram suas campanhas. Eles são marionetes nas mãos desses grupos. O PT que pensávamos que representava os trabalhadores, na realidade, passou a representar os financiadores de sua campanha.
Acho que deve haver algumas mudanças na Legislação Eleitoral, mas, de qualquer forma, quem clica na urna é o povo como um todo!
O povão não pode pensar nessas coisas porque estão mais preocupados em conseguir dinheiro para pagar o aluguel do barraco no fim do mês.
Esta suposta preocupação é justamente o que os deveria ter ESPECIAL interesse nessas coisas.
Além do mais, que estória é essa de "aluguel do barraco"? Isso é preocupação apenas de quem não quer violar a Lei! A preocupação com isso perde muita força quando invasões de áreas ilegais, construções irregulares e invasões de terra pelo MST não são devidamente punidas...
Não adianta mudar as moscas se a m*rda continua a mesma.
Temos um sistema político que leva os legisladores a se corromperem. Um sistema que só chega a ser legislador quem se corrompe. Só se mantém como legislador quem se corrompe. Por isso o sistema político tem que mudar. A conscientização das cabeças pensantes quanto a isto já é um passo.
As maquininhas permitem que se vote nulo, e eleição com mais de 50% dos votos anulados descredencia todos os candidatos nela participantes.
Então eu te pergunto, como mudar a cultura brasileira? Se você me responder através da educação, eu te digo que para dar mais educação ao povo é necessário mudar nosso sistema político para que mais recursos sejam investidos na educação. Ai sim, teremos um povo mais educado que saberá mudar o sistema, de um jeito ou de outro. Ou seja, primeiro vem a mudança no sistema, para depois vir a mudança na cultura.
E eu te pergunto em troca: como vai vir a tal mudança no sistema se não vierem antes a mudança na cultura? Como um povo vai forçar alterações nas leis sem essa mudança? Se, como você diz, quase todos os deputados são corrompidos, de onde tu achas que eles irão querer reciriar a cultura do povo para que eles próprios percam eleições, sejam cassados, percam seus mandatos ou ganhem menos?
O que estou querendo mostrar é que ao colocar a culpa pela miséria nos próprios miseráveis, você está agindo como a sociedade brasileira branca do século XIX, que via os negros como culpados pela escravidão.
Quem é que vendia os escravos para os portugueses na África? Brancos? A culpa, então, é só dos brancos?
Já que eles foram feitos para serem escravos. É a mesma indiferença e naturalidade que a elite dos indianos vêem o sistema de castas. Ou como a nobreza via os servos no sistema feudal. Ou como a elite industrial via a super exploração dos trabalhadores durante a revolução indústrial nos EUA e Europa. Sempre irá existir uma ideologia religiosa ou política/econômica para justificar a exploração de uma classe sobre a outra.
As piores castas não se rebelam e tomam a Índia porque não querem, uma vez que são maioria da população.
Suas opiniões nada tem a ver com a cor da sua pele. Só estou querendo fazer uma comparação entre o pensamento de uma época e o seu pensamento de hoje.
O povo brasileiro, ao qual você está atribuindo toda a culpa pelos fracassos do país, é um povo normal como qualquer outro povo. O ser humano é igual em todas as partes do planeta. Não existe povo melhor do que outro povo. Todos os povos são iguais. As desigualdades entre eles são determinadas por vários fatores: clima, história etc. A própria cultura do brasileiro pode ser modificada através da educação. Ai sim, seremos um povo tão desenvolvido economicamente como outros povos.
Um povo faz sua cultura ou é obrigado a adotar alguma que não quer?
Sim, é possível. Na feira do Paraguai são vendidas televisões usadas a R$ 50,00
R$250 para o resto do mês... duvido...
As vezes os políticos dão presentinhos para os pobre em troca de votos.
Aí estourou os R$300! Aí é R$300 + presentinho!
Existe exclusão social para todo aquele que não tem direito a uma vida digna.
Vida digna = POSSIBILIDADE de viver bem MEDIANTE ESFORÇO PESSOAL, e não necessariamente os OBJETOS para viver bem.
O Estado brasileiro deve proporcionar vida digna a todos seus habitantes. A maior parte dos brasileiros não vive de uma forma que eu considero digna.
Ah, é assim? Então, por quê trabalhar? Vamos ter nossa vida digna nas costas dos "trouxas"!
Mas, é que eu conheço a pobreza e a miséria. Eu já as vi. Já passei também algumas dificuldades. Sei do sofrimento do povo e isto me causa revolta. Sei que o povo brasileiro é um povo honesto, trabalhador, alegre (apesar de tudo). Somos uma mistura de negros, brancos e índios. Dos negros herdamos a força e o espírito de guerreiros, dos brancos herdamos o sentimento de superioridade e dos índios herdamos o amor a liberdade. Por tudo isto o brasileiro é um povo maravilhoso. Nem melhor nem pior do que outros povo. Mas, é um povo que merece viver num país muito melhor.
Não tenho Fusca, não tenho violão, ABOMINO aquela coisa rubro-negra lamentável e considero RACISMO ANTI-BRANCO tentar vender o conceito de "ter uma nega" como o estereótipo de "estar bem". Aliás, eu queria ver a repercussão que seria se a música dissesse "uma branca"...
Culpar o povo só nos coloca num circulo vicioso.
Eu acho que as políticas devem se adequar às realidade, e não o contrário.
O primeiro passo para a solução do problema é justamente perceber-se que, de fato, estamos neste círculo vicioso!
Temos que quebrar este circulo...
Concordamos!
... mudar o sistema para que o povo possa viver num país melhor. A história não para. Não podemos nos conformar com a democracia que temos hoje. Precisamos que ela se aperfeiçoe e muito. Tudo precisa se aperfeiçoar no Brasil.
E eu te pergunto em troca: como vai vir a tal mudança no sistema se não vierem antes a mudança na cultura? Como um povo vai forçar alterações nas leis sem essa mudança? Se, como você diz, quase todos os deputados são corrompidos, de onde tu achas que eles irão querer reciriar a cultura do povo para que eles próprios percam eleições, sejam cassados, percam seus mandatos ou ganhem menos?
Se o povo recebesse educação, nada disso iria ocorrer.
As coisas não vêm de graça, Loredo! Para tudo, é necessário batalhar! O Brasil é que está mal acostumado à não ir atrás do seu!
Não enfrentou guerra com Portugal! Na verdade, meio que fez um "acordão" com Portugal! Nossa estória está lotada de "acordões"!
"Acordão" para a Educação?
O povo tem a OBRIGAÇÃO de EXIGÍ-LA, e não se acomodar no direito de tê-la.
Esta falta de exigência mais me parece CONFORMISMO.
Como pode o povo ter culpa de algo se ele é a maior vítima.
Da mesma forma que o povo têm culpa pelos cigarros que consome, pelos rachas que faz e pelo álcool que bebe, uai!
Só no Direito que vale aquela estorinha que o réu não pode agir contra si mesmo... a vida é mais complicada que um livrinho de Direito, Loredo!
Quando eu falo aqui em povo, estou me referindo também a eu e você e a todos os participantes deste fórum. Pois, fazemos parte do povo brasileiro.
Claro!
Nos EUA todas as crianças e adolescentes tem direito a educação de excelente qualidade e lá elas passam oito horas por dia nas escolas, cheias de recursos. Com professores muito bem pagos. Por isso, nos países desenvolvidos não vemos o que vemos no Brasil.
Isso não ocorre porque o Estado resolveu "ser bonzinho" com eles. Isto ocorre, isso sim, porque o Chefe de Estado que não prover isso ao povo vai, metaforicamente, expulso da Presidência um ano depois, trancafiado numa cela por décadas e não consegue se eleger nem síndico!
O homem é um produto do meio. Se mudarmos o meio no qual as pessoas vivem e proporcionarmos uma uma vida melhor para todos, com certeza, cada brasileiro será bem melhor do que já é.
E quem vai mudar o meio?
Espera-se o meio mudar por si só, assim como se espera que os ventos mudem de direção?