Autor Tópico: Bird vê "armadilha da desigualdade" no país  (Lida 8616 vezes)

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
Re: Re.: Bird vê "armadilha da desigualdade" no pa
« Resposta #50 Online: 23 de Setembro de 2005, 16:04:14 »
Citação de: Cristiano
Falta de interesse em estudar eu até concordo, a maioria vai porque a mãe obriga.

Existe todo um sistema que favorece o embrutecimento dos jovens, e isso não atinge só os de baixa renda. O Orkut taí pra isso...
Um herói é aquele que faz o que pode.

Romam Rolland

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Bird vê "armadilha da desigualdade" no país
« Resposta #51 Online: 23 de Setembro de 2005, 17:16:08 »
Citação de: Poindexter
Conheço muito bem esses "300"... são 300 na Carteira de Trabalho mais uns 1500 de bicos e mais uns sei lá quantos de "bolsa-tudo", sobre os quais, logicamente, não incide imposto algum, sem falar nas roupas e tv que a patroa dá.

A informalidade é imensa... oficialmente, não ganham quase nada... na prática, ganham umas 10 vezes mais.

Isso sem falar nos formais que possuem 90% do salário como "comissão"... pobre do vendedor de carros e do garçom... ganham só R$300...  (exemplo: na hora do "vamuvê", um leva R$3000 e, o outro, R$1500)

Poind, que viagem! Se for assim vou mudar de profissão, quero ganhar 10 vezes mais. Quero meu emprego de garçom! Não sabia que a coisa era tão fácil assim. ;-)

E daí é "gato" na luz, "gato" na Net...

Generalização sem provas. Discriminação.

Só sei que, quando dá aquelas enchentes nas favelas, o pessoal chora que perdeu "a TV, o som, o computador..."

Reciprocamente: e daí?

Ter TV e som são indicativos de que se ganha mais de 300 reais? Eu já vivi com menos 300 reais por mês e tinha tv e som... e computador! E daí?

Não que vivam muito bem, mas... R$300... sei...

Contradição.

Como você quer que eu acredite que eles ganham R$300 e sustentam, por pior que seja a forma, somente com este dinheiro, famílias numerosas?

Isso chama-se Brasil. Vá à periferia de qualquer grande cidade brasileira e você verá famílias se sustentando com menos que isso.

Isso non ecsiste!

Sim. Existe.

Tem que vir benefícios e dinheiro de outro lugar! Não é possível!

Aterrise na realidade brasileira, por favor. ;-)

Há rendas complementares clandestinas, excetuando-se um ou outro no sertão nordestino

Corrigindo: nas regiões urbanas (sim: São Paulo, Rio etc) encontramos mais famílias vivendo com R$ 300,00, enquanto que no nordeste encontramos mais pessoas vivendo com bem menos que isso. -> Sim, menos de R$ 80,00 para ser preciso*. Sendo que estas últimas também se encontram em todas as regiões (29% para ser exato, na média nacional), de acordo com a Fundação Getúlio Vargas.

mas estas exceções você detecta facilmente pela inanição do pessoal ou pela barriga d'água.

1 - São pelo menos 80 milhões(oitenta milhões) de "exceções".*

2-  Não entendi a analogia com a "barriga d'água".

De resto, a pobreza urbana não tem nada a ver com esses R$300. Não dá. É impossível.

Realmente é impossível de ser verdade. No Brasil a situação é pior: cerca de 40% da população vive com 30% desse valor ou menos, enquanto apenas 10% das famílias tem renda de R$ 2.300,00 ou superior*, sendo o renda per capita desses 10% mais "ricos" a partir de cerca de R$ 580,00*, ou seja, se você ganha no mínimo R$ 600,00 já se enquadra entre os 10% mais ricos. A gravidade da coisa é muito maior do que se pensa.

* Fontes:
http://brasil.indymedia.org/es/blue/2005/09/329536.shtml
http://brazil-brasil.com/option=content&task=view&id=151
Who cares?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #52 Online: 23 de Setembro de 2005, 19:23:04 »
Citação de: Elremosh Deff

Nauseante...  :enjoo:

Concordo contigo! Car*aval, s*mba, f*nk e música serta*eja são mesmo nauseantes!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #53 Online: 23 de Setembro de 2005, 19:40:51 »
Citação de: Claudio Loredo

Só que de acordo com um estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), orgão do governo federal, em seu livro "Brasil o Estado de Uma Nação", a pobreza abrangeu o expressivo contingente de 49 milhões de pessoas (29,2% da população brasileira), das quais 18,7 milhões (11,2% do total) enquadravam-se na categoria de indigentes.

Para baixar o capítulo III do Livro, cujo título é "pobreza e exclusão social", é só clicar no link abaixo:
http://www.ipea.gov.br/Destaques/brasil/CapIII.pdf

Portanto, existe um imenso número de famílias brasileiras que se viram com R$ 300,00 por mês. Ou até menos.

Se você tivesse prestado mais atenção neste mesmo capítulo III do Livro, você teria lido, na página 4, que o critério de definição de pobreza utilizado para domicílios é o de renda per capita menor à 1/2 salário mínimo, supondo uma ocupação média de quatro pessoas por domicílio, de forma que as famílias classificadas como pobres no referido capítulo PODEM MUITO BEM GANHAR MAIS DE R$300.

Com relação à 29.2% da população ser considerada pobre, não vejo nenhum problema nisso porque É NATURAL QUE UMA PARCELA DESTA MONTA SEJA MESMO CONSIDERADA POBRE, pois a pobreza é um conceito RELATIVO! Por exemplo: se todo mundo no Brasil andasse em carros de ouro, quem só pudesse ter um carro de prata seria POBRE!

Desta forma, índices como este (29.2%) me parecem extremamente naturais!

Além do mais, se não me engano, o IBGE já anunciou que a obesidade é problema maior que a desnutrição!

E tem mais: quem disse que o eletricista/gazista/quebra-galho/vendedor ambulante, com quem as pessoas gastam dinheiro, declaram esse mesmo dinheiro às pesquisas ou ao Estado?

Tire um sábado a tarde para passear em São Sebastião ou no Gama e você verá. Mas, vá de dia. Pois é suicidio andar por lá a noite.

Eu já fui ao Gama em sábado. Não vi sinal algum de bandidagem. Não aconteceu nada comigo.

De qualquer forma, se algo ocorresse comigo ou se eu visse algo, quem disse que isso necessariamente significaria pobreza? Por quê não se pensar na hipótese de SAFADEZA e MAU-CARATISMO?

APODman

• Visitante
Re.: Bird vê "armadilha da desigualdade" no país
« Resposta #54 Online: 23 de Setembro de 2005, 19:45:05 »
Pobreza é quando em Campos do Jordão 20% da população residente não possui água encanada.

Campos possui 65000 habitantes fixos.

[ ]´s

Poindexter

• Visitante
« Resposta #55 Online: 23 de Setembro de 2005, 20:15:58 »
Citação de: Agnostic

Poind, que viagem! Se for assim vou mudar de profissão, quero ganhar 10 vezes mais. Quero meu emprego de garçom! Não sabia que a coisa era tão fácil assim. ;-)

Estimava-se, há mais ou menos um ano atrás, que o "mendigo médio", que é aquele mendigo que possui as habilidades médias para pedir coisas e que fica pedindo em um ponto medianamente bom, ganhava R$600,00.

Conclui-se portanto que, parcela EXPRESSIVA dos mendigos ganha mais que os tais R$300 que o Claudio falou...  

Generalização sem provas. Discriminação.

Que emoção! Vou chorar de emoção! De acordo com as novas notícias que você me traz, não há "gatos" "a dar com o pau" nas redes elétrica e de TV à cabo nas favelas! Milagre! :papa:

Reciprocamente: e daí?

E daí que o pessoal tem mais que os tais R$300 propalados pelo Loredo...

Ter TV e som são indicativos de que se ganha mais de 300 reais? Eu já vivi com menos 300 reais por mês e tinha tv e som... e computador! E daí?

Tu comias o quê? Pago por quem?

Tu moravas aonde? Pago por quem?

Tu pagavas contas? Quais?

Se isso que você diz é possível, o mendigo médio consegue sustentar ainda mais um com TV e som! Onde está a pobreza brasileira, então?

Contradição.

Contradição por quê? Por acaso você acha que alguém que ganha mais que R$300 necessariamente vive bem?

Isso chama-se Brasil. Vá à periferia de qualquer grande cidade brasileira e você verá famílias se sustentando com menos que isso.

Na carteira de trabalho, só os R$300, mas ganhando várias vezes R$30 a cada visita à apartamentos para fazer consertos gerais.

Sim. Existe.

Em raros casos.

Aterrise na realidade brasileira, por favor. ;-)

Para começar, estoua aguardando explicações de COMO você sobrevivia com R$300 por mês.

PS: Você vai passar na lá RoadHouse?

Corrigindo: nas regiões urbanas (sim: São Paulo, Rio etc) encontramos mais famílias vivendo com R$ 300,00, enquanto que no nordeste encontramos mais pessoas vivendo com bem menos que isso. -> Sim, menos de R$ 80,00 para ser preciso*. Sendo que estas últimas também se encontram em todas as regiões (29% para ser exato, na média nacional), de acordo com a Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com o Ipea, 11.2%, ao invés destes tais 29 aí...

1 - São pelo menos 80 milhões(oitenta milhões) de "exceções".*

De acordo com o Ipea, aquelas famílias onde as pessoas recebem cada uma, em média, R$80 ou menos, representam aproximadamente 11.2% da população.

Diz para mim: onde 11.2% da população representam 80 milhões de pessoas? O país que chega mais perto disso é a Índia, e não o Brasil.

Realmente é impossível de ser verdade. No Brasil a situação é pior: cerca de 40% da população vive com 30% desse valor ou menos, enquanto apenas 10% das famílias tem renda de R$ 2.300,00 ou superior*, sendo o renda per capita desses 10% mais "ricos" a partir de cerca de R$ 580,00*, ou seja, se você ganha no mínimo R$ 600,00 já se enquadra entre os 10% mais ricos. A gravidade da coisa é muito maior do que se pensa.

De acordo com o Ipea, mais de 70% vive com 50% desse valor ou mais!

* Fontes:
http://brasil.indymedia.org/es/blue/2005/09/329536.shtml
http://brazil-brasil.com/option=content&task=view&id=151

http://www.ipea.gov.br/Destaques/brasil/CapIII.pdf. (Página 4)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 23 de Setembro de 2005, 20:49:55 »

Então, seguindo isso, com 300 reais até dá pra viver razoavelmente bem e não precisamos ter tanta pena dessas pessoas...

A pobreza é um problema? Sim. É preciso resolve-lo? Sim. Eu tenho culpa por ela existir? Não. Dar papinha na boca dos pobres? Não.

O necessário é dar chance para o garoto pobre que quer alguma coisa da vida poder estudar, e um dia poder viver melhor. E as condições para isso podem ser criadas sem gastar muito dinheiro, ou nenhum dinheiro, com medidas simples.

Uma delas, como exemplo, seria, a partir da quinta série, ordenar em que sala os alunos ficariam nas escolas públicas pela nota que tiraram no bimeste anterior. Ou seja: melhores alunos na sala "A", os seguintes na "B", até chegar nas últimas (e existem escolas com quase uma dezena de turmas do mesmo ano). Assim os que querem estudar não precisariam aguentar os sem interesse, e nas melhores salas os professores poderiam ir bem mais rápido com a matéria. Tenho certeza que o nível das aulas melhoraria muito para aqueles que querem. Os que não querem, bom, esses nem iriam notar a diferença.

E o governo não iria gastar um centavo para isso. É só reordenar as salas, é simples.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #57 Online: 24 de Setembro de 2005, 10:32:55 »
Poindexter,

O negócio é o seguinte: você está fechando os olhos para a realidade Brasileira. Está falando absurdos em cima de absurdos.

Durante o período da escravidão, a sociedade brasileira dos brancos, achava normal que os negros fossem escravos. Achava natural que eles vivessem em senzalas, pois diziam que eles eram negros e inferiores. Achavam inclusive que eles viviam bem, pois tinham quem os alimentasse e desse trabalho.

Hoje, alguns brancos como você, acha normal que as pessoas vivam em favelas e barracos. Acham que quem vive assim é porque nunca quis se esforçar para crescer e merece viver assim. Acha que ter uma televisão e uma geladeira é sinal de luxo para um pobre. Como se ter televisão e geladeira não fossem necessidades básicas para quem mora em cidades. Cita ainda exceções como a do morador de favela que tem computador. Quer a todo custo justificar a exclusão social.

Se você vivesse há 150 anos atrás, estaria do lado dos donos de escravos. Apoiaria o sistema de então e acharia ele justo e perfeito. Talvez até proposse alguma mudança para beneficar ainda mais os escravocratas. Veria como natural viver em senzalas e trabalhar debaixo do chicote, assim como você acha natural viver em favelas e ganhar R$ 300,00 por mês.

Aos escravos de 150 anos atrás restava o privilégio de ter as sobras do porco para fazer sua feijoada. Hoje resta aos pobres ter a televisãozinha e geledeirazinha antiga. E você acha tudo isso um privilégio.

Falta em você um pouco de humanismo. Para entender que a todos devem ser dadas oportunidades iguais. Isto cria a paz social. É justo que quem trabalha e estuda mais ganhe mais por isto. Mas, ao pobre devem ser dadas as oportunidades. Pois, assim como os ricos, eles fazem parte da mesma sociedade. O Estado não é só para o rico. É para o pobre também.

Se o pobre tem o direito de ver seu filho estudar onze anos gratuitamente numa escola pública é porque é este a mínima compensação pelo fato dele trabalhar tanto ou mais do que os mais ricos e receber várias vezes menos. É a chamada redistribuição da renda que garante a paz social e o bem estar de todos, sejam os mais ricos ou os mais pobres.
Claudio Loredo

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #58 Online: 24 de Setembro de 2005, 10:51:47 »
E daí que o pessoal tem mais que os tais R$300 propalados pelo Loredo...

Existem várias famílias que vivem com R$ 300,00 por mês ou até menos. Só que eles não almoçam no mesmo restaurante que você almoça e nem vão ao cinema como você vai. Eles só comem arroz e feijão e a sua diversão é assistir novela na televisão velha. Mas, como você não convive com esse tipo de gente, você não sabe dessas coisas. Nem dá para imaginar como eles sobrevivem. Mas, eles sobrevivem.

Na carteira de trabalho, só os R$300, mas ganhando várias vezes R$30 a cada visita à apartamentos para fazer consertos gerais.

Poindexter, saia um pouco do seu condominio de luxo. O Brasil não é a Riviera onde você mora. Vá passear um pouco. Vá descobrir o Brasil. Pode ser ai nas cidades satélites de Brasília mesmo. O número de habitantes dessas cidades é várias vezes superior ao de Brasília e a pobreza é indescritível. Veja isto com seus próprios olhos. Nem todos tem a sorte que o porteiro do seu prédio tem.
Claudio Loredo

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #59 Online: 24 de Setembro de 2005, 11:04:26 »
Poindexter,

O negócio é o seguinte: você está fechando os olhos para a realidade Brasileira. Está falando absurdos em cima de absurdos.

Durante o período da escravidão, a sociedade brasileira dos brancos, achava normal que os negros fossem escravos. Achava natural que eles vivessem em senzalas, pois diziam que eles eram negros e inferiores. Achavam inclusive que eles viviam bem, pois tinham quem os alimentasse e desse trabalho.

Hoje, alguns brancos como você, acha normal que as pessoas vivam em favelas e barracos. Acham que quem vive assim é porque nunca quis se esforçar para crescer e merece viver assim. Acha que ter uma televisão e uma geladeira é sinal de luxo para um pobre. Como se ter televisão e geladeira não fossem necessidades básicas para quem mora em cidades. Cita ainda exceções como a do morador de favela que tem computador. Quer a todo custo justificar a exclusão social.

Se você vivesse há 150 anos atrás, estaria do lado dos donos de escravos. Apoiaria o sistema de então e acharia ele justo e perfeito. Talvez até proposse alguma mudança para beneficar ainda mais os escravocratas. Veria como natural viver em senzalas e trabalhar debaixo do chicote, assim como você acha natural viver em favelas e ganhar R$ 300,00 por mês.

Aos escravos de 150 anos atrás restava o privilégio de ter as sobras do porco para fazer sua feijoada. Hoje resta aos pobres ter a televisãozinha e geledeirazinha antiga. E você acha tudo isso um privilégio.

Falta em você um pouco de humanismo. Para entender que a todos devem ser dadas oportunidades iguais. Isto cria a paz social. É justo que quem trabalha e estuda mais ganhe mais por isto. Mas, ao pobre devem ser dadas as oportunidades. Pois, assim como os ricos, eles fazem parte da mesma sociedade. O Estado não é só para o rico. É para o pobre também.

Se o pobre tem o direito de ver seu filho estudar onze anos gratuitamente numa escola pública é porque é este a mínima compensação pelo fato dele trabalhar tanto ou mais do que os mais ricos e receber várias vezes menos. É a chamada redistribuição da renda que garante a paz social e o bem estar de todos, sejam os mais ricos ou os mais pobres.

:ok:

Show Cláudio...  Eu ainda me admiro em ver que existem pessoas que além de não se sensibilizarem com a miséria, a justificam com argumentos tolos.

Mas estes são a minoria...

Romam Rolland

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 24 de Setembro de 2005, 11:19:36 »
Poindexter, saia um pouco do seu condominio de luxo. O Brasil não é a Riviera onde você mora. Vá passear um pouco. Vá descobrir o Brasil. Pode ser ai nas cidades satélites de Brasília mesmo. O número de habitantes dessas cidades é várias vezes superior ao de Brasília e a pobreza é indescritível. Veja isto com seus próprios olhos. Nem todos tem a sorte que o porteiro do seu prédio tem.

Ele não morava em Curitiba? Mudou-se?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #61 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:38:39 »
Sim, agora mora em Brasília, inclusive foi nos encontros do RV no DF.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Elremosh Deff

• Nível 08
  • *
« Resposta #62 Online: 24 de Setembro de 2005, 12:39:57 »
Tá explicado. Vou convidá-lo a vir aqui em Nova Iguaçu.

Romam Rolland

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #63 Online: 24 de Setembro de 2005, 13:03:02 »
"Brasil, ame-o ou deixe-o"
Eu deixei................
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #64 Online: 26 de Setembro de 2005, 00:58:39 »
Poindexter,

Acredita mesmo nessas coisas que falou?

Não entendo... ou você realmente não conhece o Brasil-Pobre ou está de gozação...

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #65 Online: 26 de Setembro de 2005, 01:56:51 »
Citação de: Nigh†mare
Poindexter,

Acredita mesmo nessas coisas que falou?

Não entendo... ou você realmente não conhece o Brasil-Pobre ou está de gozação...

Eu acho (e espero) que ele esteja de gozação. Não vou responder a mensagem dele item por item, diante dos "argumentos" apresentados. ;-)

Bom, uma coisa bem simples eu posso responder:

R$ 300,00:

aluguel: 80 (com água e luz, sim uma kitnet aqui por esse preço na minha cidade)
despesa com alimentação: 100,00 por mês em média. É lógico que eu não comprava contra-filé para o almoço.
remédios: conseguia de graça em alguns postos de saúde.
consultas médicas: eram raras, mas quando precisava era de graça tb.
escola: pública. Sim, aqui eu faço curso de música sem pagar nada.
diversão: bom, na época eu morava com uma companheira e passeávamos quase sempre, a pé, lógico. Às vezes eu pegava o carro do meu pai emprestado.
Ir para o trabalho: vale-transporte cedido pela empresa.
Ainda sobrava algum dinheiro no fim do mês que eu gastava com a internet: um plano especial da operadora aqui, que eu pagava menos de 30 reais por mês.
De vez em quando tinha auxílio externo, como cesta-básica ou algum "presente" de algum familiar.

Fiquei seis meses assim.

A fonte que o Poindexter reforça o que eu disse na minha mensagem anterior de maneira bem mais precisa, citando os vários problemas de desigualdade social no Brasil. Apenas corrigindo: nessa fonte diz que "22,4% da população ganha menos de 5 reais por dia", ao invés dos alegados 8% do PD. No entanto, a fonte é claramente tedenciosa, por se tratar de um órgão oficial do governo (http://www.ipea.gov.br/ - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e é óbvio que eles vão colocar estatísticas otimistas. É difícil um governo fazer propaganda contra ele mesmo. A página inicial do site só mostra as "conquistas" do governo e faz uma propaganda descarada, como se o Brasil fosse quase um país de primeiro mundo. ;-)
Ainda assim, no mesmo site diz: "Os muito pobres podem ser 8 milhões ou 17 milhões, dependendo de onde se traça a linha de indigência". Para sermos justos: uma média de 12 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza é um problema sério e não se trata de apenas "algumas exceções aqui e ali". E estou falando apenas dos que estão abaixo da linha de pobreza, de acordo com a estatística otimista do site do governo. Se for citar os pobres, ou seja, os que ganham cerca de 300,00 como renda familiar, o número chega de fato aos 80 milhões de brasileiros, fato este que não é desmentindo no site do IPEA.

De qualquer forma, confio mais nos indicadores desvinculados do governo sobre a situação social no Brasil, como as fontes que eu citei anteriormente, embora gostaria muito que o Brasil sem desigualdades sociais marcantes que o Poindexter alega existir fosse verdade.
Who cares?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #66 Online: 26 de Setembro de 2005, 10:32:11 »
O Poindexter pensa que está na França. :arte:  :portuga:

Faltando argumentos, Loredo?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #67 Online: 26 de Setembro de 2005, 10:33:53 »

Porque dizer "E daí?" para a desigualdade social, significa, no mínimo, que ele não se importa com o drama de quem vive na miséria.

Com quem vive na miséria e não quer fazer nada para se livrar dessa situação através do trabalho, não me importo mesmo!

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #68 Online: 26 de Setembro de 2005, 10:41:15 »
editado

Poindexter

• Visitante
« Resposta #69 Online: 26 de Setembro de 2005, 10:44:52 »

Eu não acho que pobre seja burro. Simplesmente eles não tem os meios para lutar por seus direitos.

Têm, sim. Não há mais a "desculpa da ditadura". O povo é quem elege os governantes.

Agora que se há eleições para tudo e a situação sócio-econômica etá muito pior, põe-se a culpa no "sistema".

E o povo? Não lhe pode ser imputada culpa? A culpa tem que ser sempre de fatores externos à ele, como "a ditadura", "o sistema"?

Quanto a eleição, não adianta saber votar. No sistema eleitoral que temos no momento, a eleição é pura farsa.

E o povo não tem culpa disso?

Todos os canditatos não prestam.

PROVAS?

Já existe um sistema que faz o povo votar errado.

Ué... não é tu que diz que não acha que pobre seja burro?

Até porque não a como esse povo votar certo, uma vez que ele não tem boas alternativas de voto.

PROVAS?

Nós temos uma estrutura de poder totalmente errada e perversa.

Mude-se os legisladores, então...

Ela é que é a responsável pela péssima situação em que o Brasil se encontra.

Engraçado... a culpa nunca é do povo...

Os problemas culturais no Brasil são apenas uma consequência da estrutura do poder. Repetindo: eles não são a causa. São a consequência.

Eles são a causa.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #70 Online: 26 de Setembro de 2005, 10:52:44 »

Existe todo um sistema que favorece o embrutecimento dos jovens, e isso não atinge só os de baixa renda. O Orkut taí pra isso...

Exato. É um verdadeiro absurdo!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #71 Online: 26 de Setembro de 2005, 11:25:14 »
Poindexter,

Engraçado... eu digo o mesmo de você!

Aliás... tens como contestar os dados do Ipea que estou citando?

E eu com isso? Não era vivo naquela época, a menos, talvez, se de fato existirem as tais "vidas passadas"...

Hoje, alguns brancos como você, acha normal que as pessoas vivam em favelas e barracos.

O que tem a ver minhas opiniões com a cor da minha pele?

Isto é RACISMO.

É o mesmo que dizer que o negro é quem gosta de sa*ba e que o branco é quem gosta de chicotear escravos!

TAÍ UM CLARO EXEMPLO DE RACISMO ANTI-BRANCO.

Depois dizem que os brancos não sofrem preconceito neste país.

PS: Para a próxima resposta, ressalvo que há uma pequena minoria para as quais minha resposta não se aplicará, mas que não serão nela citadas, para efeito estilístico.

Acham que quem vive assim é porque nunca quis se esforçar para crescer e merece viver assim.

E é! E é!

Acha que ter uma televisão e uma geladeira é sinal de luxo para um pobre.

Acha que é possível ter TV e geladeira somente com salário de R$300!

Como se ter televisão e geladeira não fossem necessidades básicas para quem mora em cidades.

Não foge da raia!! Explica como quatro pessoas, que possuem renda de R$300, arrumam uma TV sem ser por caridade!

Cita ainda exceções como a do morador de favela que tem computador.

Não foge da raia!! Explica como quatro pessoas, que possuem renda de R$300, arrumam uma TV sem ser por caridade!

Quer a todo custo justificar a exclusão social.

Não existe exclusão social, exceto para os presos, porque estes estão encarcerados!

Se você vivesse há 150 anos atrás, estaria do lado dos donos de escravos.

Prove. É este o melhor argumento que tens?

Apoiaria o sistema de então e acharia ele justo e perfeito. Talvez até proposse alguma mudança para beneficar ainda mais os escravocratas. Veria como natural viver em senzalas e trabalhar debaixo do chicote, assim como você acha natural viver em favelas e ganhar R$ 300,00 por mês.

Prove! Tuas ofensas estão se avolumando! Não quero enviar Cartão Azul! Só falta tu agora quereres me associar à Ku Klux Klan!

Você vive deturpando o que eu digo. Eu disse, simplesmente, que não se consegue isso apenas com R$300 ao mês! ENTENDEU AGORA?

Falta em você um pouco de humanismo.

Esse humanismo inocente foi gradualmente indo embora enquanto eu ia percebendo absurdos como falsa invalidez, recusa de emprego para continuar mendigando, aluguel de filha de vizinha para pedir no trânsito e campanhas humanitárias distribuindo contas correntes de espertalhões.

Depois de anos e anos, a fio, vendo esse tipo de coisa, extirpei este humanismo inocente.

Para entender que a todos devem ser dadas oportunidades iguais.

São dadas estas oportunidades. Não tenho culpa se apenas uns poucos as aproveitam.

Isto cria a paz social.

Desrespeito à propriedade jamais cria paz social, Loredo.

É justo que quem trabalha e estuda mais ganhe mais por isto. Mas, ao pobre devem ser dadas as oportunidades.

O pobre tem esta oportunidade. Todos possuem o voto.

Pois, assim como os ricos, eles fazem parte da mesma sociedade. O Estado não é só para o rico. É para o pobre também.

O Estado não é só para o pobre. É para o rico, também.

Se o pobre tem o direito de ver seu filho estudar onze anos gratuitamente numa escola pública é porque é este a mínima compensação pelo fato dele trabalhar tanto ou mais do que os mais ricos e receber várias vezes menos.

Quem disse que ele trabalha mais que os ricos?

Os ricos trabalham prá cachorro!

Conheces o ditado? "O olho do dono é que engorda o gado"?

Vai em uma loja... hoje em dia, quando te atendem da forma que tu mereces, já é um indício de quem te atendeu era o dono, que trabalha o tempo todo naquela loja, que é a única que possui, ou estava lá momentaneamente porque ainda vai visitar as demais lojas da rede.

O dono costuma ser quem mais trabalha! É ele que não possui renda fixa! É ele que pode ir processado se não puder pagar seus funcionários!

Mentalidade média do empregado: tanto faz se eu fizer a coisa bem ou uma m****: vou ganhar o mesmo no fim do mês...

É a chamada redistribuição da renda que garante a paz social e o bem estar de todos, sejam os mais ricos ou os mais pobres.

Roubo só gera insatisfação e inquietude.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #72 Online: 26 de Setembro de 2005, 16:15:12 »
Citação de: Ricardo M
Existem pobres no Brasil? Claro. Mas não é algo parecido com a pobreza da África, por exemplo. Aqui pobre tem TV, geladeira, luz, água (mesmo que por gatos...) e etc.

O que pesa mesmo é a desigualdade.

Miséria é uma coisa, e pobreza/desigualdade são outras... em terra onde quase todo mundo tem casa de ouro, quem tem casa de prata é "pobre", e nem por isso está "mal", apesar de o sistema ser "desigual". A existência da pobreza é algo natural em qualquer sistema econômico em que alguém ganhe diferente de outro alguém!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #73 Online: 26 de Setembro de 2005, 16:29:05 »

Existem várias famílias que vivem com R$ 300,00 por mês ou até menos. Só que eles não almoçam no mesmo restaurante que você almoça e nem vão ao cinema como você vai. Eles só comem arroz e feijão e a sua diversão é assistir novela na televisão velha. Mas, como você não convive com esse tipo de gente, você não sabe dessas coisas. Nem dá para imaginar como eles sobrevivem. Mas, eles sobrevivem.

São uma minoria que não serve de "padrão" da pobreza brasileira!

Você está tentando, com este Ad Hominem, negar a análise do Ipea que você mesmo utilizou como argumentação?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #74 Online: 26 de Setembro de 2005, 16:36:26 »

:ok:

Show Cláudio...  Eu ainda me admiro em ver que existem pessoas que além de não se sensibilizarem com a miséria, a justificam com argumentos tolos.

Mas estes são a minoria...

Explica aí então, Elremosh, os dados do Ipea que apresentei! Chegou a vê-los?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!