Oras POR FAVOR, não há nem esperança de uma sociedade "justa" em que a mais valia continue exiistindo.
Mesmo assim, Cuba continua um caso problemático. Estive recentemente numa oficina(eee) em que o cubano disse que os "presos políticos" na verdade não são isso, é que eles na verdade se aliam a potências imperialistas para tentar atentar contra a segurança nacional, que até na Europa tem disso. Se isso não é ser preso político, então não sei o que é.
A pobreza de Cuba, porém, deve-se não ao comunismo em si, mas ao embargo. E eu sei que jamais devia dizer isso, mas SE não tivesse tido 59, no mínimo Cuba ia continuar tão quintal quanto sempre foi e quanto a maioria dos países latinoamericanos são.
Mas acho que uma mudança de valor da fortuna do Castro, de um ano pra outro, da ordem de 300%, por "diferença metodológica" já é sacanagem. Eu particularmente não acredito na existência de uma fortuna pessoal do homem, pelo fato de não fazer muito o gênero dele. Enfim, isto está além dos limites do cognoscível, saberemos quando Cuba abrir arquivos.
Em tempo: continuem fazendo bolão pé na cova do Fidel; agora ele é o primeiro da lista