Autor Tópico: Fidel entre os mais ricos  (Lida 12839 vezes)

Skorpios

• Visitante
Fidel entre os mais ricos
« Online: 16 de Março de 2005, 15:28:16 »
Tuti buona gente ... esse é o amigo do Lula . Vamos ficar de olho. :wink:

Quarta-feira, 16 de março de 2005 10h30
Fidel Castro entra na lista dos mais ricos do mundo da "Forbes"
da Folha Online

A lista das pessoas mais ricas do mundo elaborada pela revista "Forbes" inclui neste ano o ditador cubano Fidel Castro, que teria acumulado uma fortuna de US$ 550 milhões.

Entre políticos e chefes de Estado citados pela "Forbes", estão à frente de Fidel em fortuna apenas o rei Fahd Bin Abdul Aziz Alsaud, da Arábia Saudita, com US$ 22 bilhões; o sultão Haji Hassanal Bolkiah, de Brunei, com US$ 20 bilhões; o príncipe Hans-Adam, de Liechtenstein, com US$ 3,2 bilhões; o primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, com US$ 1,9 bilhão; e a rainha Elizabeth 2ª, com US$ 720 milhões.

De acordo com a publicação, se, por um lado, Cuba não pára de empobrecer desde 1959, quando a revolução comandada por Fidel e pelo médico argentino Ernesto Che Guevara derrubaram o governo de Fulgêncio Batista, por outro lado a fortuna pessoal do ditador não pára de crescer.

Segundo a "Forbes", Fidel teria acumulado a fortuna a partir de "uma rede de negócios pertencentes ao Estado".

Entre esse negócios, a revista cita o Palácio de Convenções, um centro de convenções próximo a Havana (capital do país); o conglomerado do setor de varejo Cimex; e o Medicuba, que vende vacinas e outros produtos farmacêuticos produzidos no país.

A revista afirma ainda que Fidel viaja exclusivamente em comboios de carros Mercedes-Benz. Além disso, teria recebido US$ 50 milhões em 1993 por ter vendido a fabricante estatal de rum Havana Club para a gigante francesa Pernod Ricard.

Criada nos Estados Unidos em 1917, a "Forbes" hoje é publicada em diversos países e produz anualmente listas das personalidades mais ricas do planeta.

http://noticias.bol.com.br/economia/2005/03/16/ult91u94408.jhtm

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Fidel entre os mais ricos
« Resposta #1 Online: 17 de Março de 2005, 19:24:20 »
pode-se esperar alguma imprecisão nos números, mas também pode-se ter certeza que se não forem 50 milhões, são milhões do mesmo jeito.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Giovanne

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Março de 2005, 15:38:09 »
É... esse é o herói da justiça social da América Latina... :?  Além de assassino enriquece enquanto o povo passa fome. :x
"O cachorro é o melhor amigo do homem porque não conhece o dinheiro"-Anônimo
"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta"-Lula

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Março de 2005, 15:59:01 »
18/03/2005 - 11h35m
Fidel Castro chama de 'infâmia' reportagem da Forbes sobre sua fortuna

Reuters

HAVANA - O presidente de Cuba, Fidel Castro, criticou a revista Forbes na quinta-feira por ter colocado entre as pessoas mais ricas do mundo, com um patrimônio estimado em US$ 550 milhões.

- Mais uma vez, eles cometeram a infâmia de falar sobre a fortuna de Castro, me colocando quase acima da rainha da Inglaterra - disse Castro em um discurso a autoridades do Partido Comunista de Cuba, militares e polícia.

- Eles acham que eu sou (o ex-presidente do Zaire) Mobutu (Sese Seko) ou um dos muitos milionários, aqueles ladrões e saqueadores que o império alimentou e protegeu? - perguntou ele, referindo-se a seu inimigo capitalista, os Estados Unidos.

- O que eles deveriam estar fazendo era olhar o dinheiro de todas essas pessoas - completou.

Castro, de 78 anos e no poder desde a revolução em 1959, disse que está pensando em abrir um processo. Esse foi o segundo ano seguido que Castro apareceu na lista da Forbes. No ano passado, a revista disse que seu patrimônio era de US$ 150 milhões.

Na terça-feira, a Forbes publicou uma reportagem sobre a fortuna de comandantes e chefes de Estado, que incluía Castro, a rainha Elizabeth, da Grã-Bretanha, e o sultão de Brunei, dizendo que nenhum era "exemplo de capitalismo" e não se classificavam para a lista de bilionários.

A revista semanal disse que as estimativas eram "mais arte do que ciência".

"No passado, confiamos em uma porcentagem do produto interno bruto (PIB) de Cuba para estimar a fortuna de Fidel Castro", explicou a Forbes. "Neste ano, usamos métodos de avaliação mais tradicionais."

http://oglobo.globo.com/online/plantao/167327990.asp

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2005, 11:14:40 »
O engraçado é que estamos em um fórum de céticos.
Será que existem céticos que acreditam em TUDO que é noticiado??????
Acho que é necessário voltar a ler o manual cético...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2005, 11:34:17 »
Chavez, Lula, Fidel, na Espanha, no Chile...o mundo tá ficando mais vermelho...

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2005, 13:56:47 »
Tenho umas perguntas pro Poin, seu pai era um tenentão?Você tem irmão mais velho?Ele fazia faculdade na Mackenzie e lutava ao lado do CCC? :twisted:

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2005, 13:59:34 »
Citação de: hugo

É lógico, foi tudo uma conspiração anti-comunista dos meios de comunicação!]

Brincadeira, só veria desconfiança se fosse apresentada alguma evidência para isso, do contrário, os valores não parecem ser inventados...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2005, 17:17:34 »
Não sou comunista, mas Cuba, hoje, está melhor que o Haiti.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2005, 09:02:51 »
Citação de: Marco Prates

Brincadeira, só veria desconfiança se fosse apresentada alguma evidência para isso, do contrário, os valores não parecem ser inventados...

Tudo bem. Agora me mostra uma evidência que mostra que "os valores não parecem ser inventados".
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Re.: Fidel entre os mais ricos
« Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2005, 10:36:08 »
Citação de: Mr.Hammond
Hugo, você acha que o fidel é bonzinho?

Não entendi sua pergunta. O conceito "bonzinho" é bastante relativo.
Mas qual é a relação do bonzinho com o título do tópico?

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2005, 10:57:43 »

Tudo bem. Agora me mostra uma evidência que mostra que "os valores não parecem ser inventados".

Primeiro, deveríamos ter um rigor quanto o ônus da prova, o fato de você afirmar que os dados são dúbios, não me exclui de apresentar evidências do contrário, mas sem as evidências sua colocação é totalmente especulativa.Você tem alguma evidência?Ou é fogo de palha causada pela admiração por um "Russo Bigodudo"?

Segundo, as evidências eu acho que os valores não são absurdos para um ditador, todo mundo sabe que num regime fascista ou comunista, os ditadores ficam com o luxo do país.

Terceiro, ainda que eu não tivesse evidências, isso não quer dizer que a sua suposição está certa, é preciso ainda que você apresente evidências para mostrar que não é falta de sucesso minha em achar evidências.Precisamos parar de pensar que "se eu não tenho evidências, estou errado"...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2005, 13:13:28 »
Tudo é relativo, Aurélio. Esses fatores são ruins, mas a medicina deles, por exemplo, é boa.

Vale lembrar: os ternos do Fidel são os mais comuns possíveis, assim como os seus sapatos e tênis (sim, ele usa tênis porque tem problemas no pé.)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2005, 14:09:29 »

Primeiro, deveríamos ter um rigor quanto o ônus da prova, o fato de você afirmar que os dados são dúbios, não me exclui de apresentar evidências do contrário, mas sem as evidências sua colocação é totalmente especulativa.Você tem alguma evidência?Ou é fogo de palha causada pela admiração por um "Russo Bigodudo"?

Quem falou em evidências foi voce.
só veria desconfiança se fosse apresentada alguma evidência para isso, do contrário, os valores não parecem ser inventados

E aí vc diz "se não tem evidência do contrário, eu acredito".

Segundo, as evidências eu acho que os valores não são absurdos para um ditador, todo mundo sabe que num regime fascista ou comunista, os ditadores ficam com o luxo do país.

Me pareçe que é aquela falácia : "todo escoçês é ... sei lá o que"
Toda loira gosta de jogador de futebol, então Angélica não deveria ter casado com o Luciano Hulk.

Terceiro, ainda que eu não tivesse evidências, isso não quer dizer que a sua suposição está certa, é preciso ainda que você apresente evidências para mostrar que não é falta de sucesso minha em achar evidências.Precisamos parar de pensar que "se eu não tenho evidências, estou errado"...

Concordo contigo. Eu só fiz uma menção á notícia, que PODERÁ  ser falsa ou verdadeira, porém, não podemos e não devemos, acreditar em TUDO que se noticia, apenas porque temos uma birra com o sujeito da notícia.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2005, 14:26:13 »

Bonzinho, ou seja, trata bem de sua população, não vive muitíssimo melhor que a população do seu país..mas já que o tema é Cuba, você é a favor da falta de democracia e falta de liberbade de imprensa lá?

Não, não sou a favor.
Como falei que o conceito "bonzinho" é relativo, o conceito "liberdade" também o é.
Nós Brasileiros temos liberdade de ir e vir para/de fora do país? Não! Sabe porque? POr que a maioria não tem condições financeiras e no nosso país a "liberdade" é para quem tem capital.
Temos a liberdade de ser atendido em qualquer hospital público, com qualidade? Não! Apenas os detentores do capital têm esse privilégio.
Temos liberdade de escolher o melhor colégio para nossos filhos? Não! Apenas os detentores do capital podem colocar seus filhos nas melhores escolas do país.

Vê-se que liberdade é relativa...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Abril de 2005, 20:11:17 »
Mas no Brasil existe liberdade política, liberdade de imprensa...
Não misture as coisas.

E existe gente morrendo um filas de hospitais. E existe gente morrendo de fome.

Não sou a favor do comunismo, principalmente no Brasil, mas acho que Cuba seria pior sem ele.

Não gosto de denominações, como capitalista, comunista, ou o que for. Acho que cada situação merece um tratamento, seria como um médico que receita apenas um remédio para todos os casos.

Ao Haiti, por exemplo, penso eu que um comunismo faria bem.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #16 Online: 07 de Abril de 2005, 20:16:07 »

Quem falou em evidências foi voce.

É meu caro, mas quem começou afirmando foi você !Ou duvidando...

só veria desconfiança se fosse apresentada alguma evidência para isso, do contrário, os valores não parecem ser inventados

E aí vc diz "se não tem evidência do contrário, eu acredito".

Não entendi seu comentário, só gostaria de saber quais evidências de que a notícia em algum momento falta com a verdade, você as tem???

Me pareçe que é aquela falácia : "todo escoçês é ... sei lá o que"
Toda loira gosta de jogador de futebol, então Angélica não deveria ter casado com o Luciano Hulk.

Ao compararmos as duas(fato e notícia) parece que há sim uma certa base, já que Fidel me parece ser um líder com acesso a TUDO que ele quiser em seus país e talvez nos demais.

Só um detalhe Hugo, a falácia do escocês é outra coisa, posso até estar generalizando - mas lembre DITADORES, não líderes.

Concordo contigo. Eu só fiz uma menção á notícia, que PODERÁ  ser falsa ou verdadeira, porém, não podemos e não devemos, acreditar em TUDO que se noticia, apenas porque temos uma birra com o sujeito da notícia.

Claro, mas gostaria de saber porque se deve desconfiar já que não há nada de suspeito.Aliás, não devemos também achar que a notícia PODE estar errada, apenas por simpatizar com o sujeito da notícia, não é , meu caro???

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Abril de 2005, 14:08:22 »
Citação de: Ricardo Mioto
Não misture as coisas.

E existe gente morrendo um filas de hospitais. E existe gente morrendo de fome.

o que seria evitável mesmo fora de um sistema comunista. o cubano também não tem um atendimento médico de primeira... e famintos tem até nos eua, até em cuba. o problema da fome foi superestimado aqui, como o ibge deixou claro há pouco tempo.
Não sou a favor do comunismo, principalmente no Brasil, mas acho que Cuba seria pior sem ele.

suposição demais. caso tivesse se equiparado a porto rico, ou ficado até melhor, eles estariam infinitamente melhor do que agora. comparar com o haiti ou republica dominicana não dá, os dois países são um só grande engenho.

ou mal. os líderes poderiam ser só aproveitadores como aconteceu em alguns países da américa central...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Flytronix

• Visitante
« Resposta #18 Online: 08 de Abril de 2005, 14:12:06 »

Bonzinho, ou seja, trata bem de sua população, não vive muitíssimo melhor que a população do seu país..mas já que o tema é Cuba, você é a favor da falta de democracia e falta de liberbade de imprensa lá?

Não, não sou a favor.
Como falei que o conceito "bonzinho" é relativo, o conceito "liberdade" também o é.
Nós Brasileiros temos liberdade de ir e vir para/de fora do país? Não! Sabe porque? POr que a maioria não tem condições financeiras e no nosso país a "liberdade" é para quem tem capital.
Temos a liberdade de ser atendido em qualquer hospital público, com qualidade? Não! Apenas os detentores do capital têm esse privilégio.
Temos liberdade de escolher o melhor colégio para nossos filhos? Não! Apenas os detentores do capital podem colocar seus filhos nas melhores escolas do país.

Ué? Já ouviu falar em trabalho remunerado? "Detentores do capital" são os que trabalham, os vagabundos não têm que ter direito a nada, mesmo.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2005, 14:13:46 »
Todos que não tem condições de pagar colégios particulares para os seus filhos são vagabundos, então?

Flytronix

• Visitante
« Resposta #20 Online: 08 de Abril de 2005, 14:41:17 »
Todos que não tem condições de pagar colégios particulares para os seus filhos são vagabundos, então?

Analogia Estendida...
Eu disse: "Vagabundos que não trabalham não devem ter direito a nada". A sua comparação nada tem a ver com a minha afirmação. Ou essas pessoas que não tem condições, não trabalham?

Aproveitando, se hoje há pessoas que não tem condições financeiras para pagar colégios particulares para seus filhos, não é culpa "do capital", da "malvada burguesia capitalista", e sim do governo demagogo (atualmente de esquerda) que nada faz para que o capitalismo nacional funcione. Muito pelo contrário, o empresariado e a população em geral são sufocados com taxas absurdas, onde os "programas sociais" (notoriamente ineficientes) são apenas um pretexto para se aumentar cada vez mais os impostos. Isso esmaga a economia, e impede o crescimento e a tão falada "justiça social" e o "mundo melhor" tão pregado pelos próprios esquerdistas (que ironicamente, estão no poder). É uma bola de neve, e pelo visto a "injustiça social" tende a crescer cada vez mais, com esse pensamento populista da esquerda nacional. A razão para que pessoas não tenham condições de nem ao menos matricular seus filhos em uma escola descente não é outra, senão que vivemos em um capitalismo que sempre foi amordaçado pelo governo brasileiro, seja qual a sua ideologia (Collor liberal-populista, FHC keynesiano, Lula esquerda-populista).

Flytronix

• Visitante
« Resposta #21 Online: 08 de Abril de 2005, 14:53:30 »
Só há uma diferença entre Cuba e Haiti: Um deles possui um ditador, milionário. Em ambos a população vive em miséria absoluta.

Flytronix

• Visitante
« Resposta #22 Online: 08 de Abril de 2005, 15:09:38 »
Não misture as coisas.

E existe gente morrendo um filas de hospitais.

Em hospitais públicos. Uma prova que o monstro estatal é ineficiente.

E existe gente morrendo de fome.

Sempre existiu gente morrendo de fome. Hoje, com advento do capitalismo, há um enorme avanço nesse sentido. Os lugares onde existem menos pessoas morrendo de fome são os países em que a economia capitalista mais se desenvolveu. O dirigismo estatal só trouxe fome, miséria, e sofrimento para a população, vide URSS, Cuba, China, etc.

Não dá pra se prever, mesmo porque há muitos fatores históricos no meio.

Não gosto de denominações, como capitalista, comunista, ou o que for. Acho que cada situação merece um tratamento, seria como um médico que receita apenas um remédio para todos os casos.

Sim, mas concorda que o capitalismo no Brasil é manco? Será que a solução é cada vez mais o cidadão pagar para o Estado tentar fazer funcionar o setor público? Ou será que o ideal não seria o Estado cuidar apenas das necessidades básicas da sociedade, ao invés de querer ser tão paternalista?

Comunismo no Haiti provavelmente só mudaria duas coisas: Mais um ditador rico no mundo, e uma maior quantidade de haitianos tentando migrar para os EUA.

rizk

• Visitante
« Resposta #23 Online: 08 de Abril de 2005, 15:17:43 »
Oras POR FAVOR, não há nem esperança de uma sociedade "justa" em que a mais valia continue exiistindo.

Mesmo assim, Cuba continua um caso problemático. Estive recentemente numa oficina(eee) em que o cubano disse que os "presos políticos" na verdade não são isso, é que eles na verdade se aliam a potências imperialistas para tentar atentar contra a segurança nacional, que até na Europa tem disso. Se isso não é ser preso político, então não sei o que é.
A pobreza de Cuba, porém, deve-se não ao comunismo em si,  mas ao embargo. E eu sei que jamais devia dizer isso, mas SE não tivesse tido 59, no mínimo Cuba ia continuar tão quintal quanto sempre foi e quanto a maioria dos países latinoamericanos são.

Mas acho que uma mudança de valor da fortuna do Castro, de um ano pra outro, da ordem de 300%, por "diferença metodológica" já é sacanagem. Eu particularmente não acredito na existência de uma fortuna pessoal do homem, pelo fato de não fazer muito o gênero dele. Enfim, isto está além dos limites do cognoscível, saberemos quando Cuba abrir arquivos.

Em tempo: continuem fazendo bolão pé na cova do Fidel; agora ele é o primeiro da lista :D

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Abril de 2005, 16:19:01 »
Citação de: Flytronix

Não, não sou a favor.

Ué? Já ouviu falar em trabalho remunerado? "Detentores do capital" são os que trabalham, os vagabundos não têm que ter direito a nada, mesmo.

Ninguém aqui está defendendo "vagabundos".
Quem foi que disse que todos os "Detentores de capital" trabalham? A Rainha elizabeth faz o que? E por aí vai...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!