Autor Tópico: Fosseis Transicionais  (Lida 49334 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Fosseis Transicionais
« Resposta #125 Online: 30 de Dezembro de 2013, 16:14:49 »
São de uma teimosia que não tem limites...

Qual é o seu ponto, exatamente, em relação ao conteúdo do texto apresentado?
Foto USGS

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
« Resposta #127 Online: 30 de Dezembro de 2013, 16:44:50 »
São de uma teimosia que não tem limites...

Qual a sua interpretação do texto acima?
"Yeah, well, you know, that's just, like, your opinion, man."
― The Dude (The Big Lebowski)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re:Re:Geologia - Refutação em bases geológicas de textos criacionistas
« Resposta #128 Online: 31 de Dezembro de 2013, 11:59:41 »
Na verdade acho excelente esse tipo de tentativa de argumentação de quem não "acredita" na TE por não estar de acordo com suas crenças... Quem acompanha esse tipo de discussão percebe claramente que esses "argumentos" criacionistas e similares não se sustentam frente a realidade e como a estratégia de crentes como o do docdeoz oscila entre "argumentos" infantis e a desonestidade.

Já comentei aqui que foi acompanhando esse tipo de tentativa de debate que comecei a questionar valores religiosos. Na verdade temos que agradecer ao docdeoz e a imensa paciência do Geotecton e outros foristas!

Jogar xadrez com pombos pode gerar bons resultados!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #129 Online: 01 de Janeiro de 2014, 11:48:18 »
Se eu não me engano essa é uma questão meramente estatística. A fossilização tem uma probabilidade muito pequena de ocorrer, devido a necessidade de muitos fatores propícios ocorrendo simultaneamente. Com isso em mente, essas supostas lacunas ficam totalmente explicáveis.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 01 de Janeiro de 2014, 12:08:32 »
Provavelmente o forista docdeoz sabe disto. Mas ele continua insistindo com os argumentos falhos.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 01 de Janeiro de 2014, 18:00:11 »
O próprio texto já começa a dar explicações que qualquer pessoa de bom-senso aceitaria.

Mas há ao mesmo tempo o importante ponto de que esse tipo de coisa se refere a fósseis intermediários entre espécies imediatamente aparentadas, que são praticamente triviais, em importância.

Espécies próximas já são muito semelhantes, nem os criacionistas de fato vão questionar esse nível de parentesco, se forem coerentes -- os criacionistas da "Terra jovem", por exemplo, aceitam especiação em ritmo super-acelerado para dar conta do limite de espaço no barco de Noé.

Os fósseis no entanto podem documentar bastante bem as transições entre grupos maiores, como entre baleias e mamíferos terrestres, entre peixes e anfíbios, ou entre "répteis" e mamíferos. Essas transições são compostas de várias espécies, não é a transição de uma espécie em outra.

Alguns casos no entanto são de transição de uma espécie e outra, o mais famoso deles talvez seja o da espécie humana. Onde quer que você escolha questionar a ligação, há sempre uma gradação bastante tênue de formas que dificulta a classificação, e impossibilita qualquer dúvida sobre o parentesco, se a pessoa aceita honestamente as evidências.

Alguns criacionistas chegam a admitir, não sabem onde poderiam separar "não humanos" de "humanos", mas apelam descaradamente para o argumento que simplesmente não se pode provar que um dado fóssil teve filhos, então simplesmente fica em aberto a possibilidade do "parente" ser uma criação independente, mágica. Isso é como achar documentos descrevendo como foram feitas as pirâmides, e alegar que não se pode viajar no tempo e ver humanos, e não ETs, construindo as pirâmides.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #132 Online: 06 de Janeiro de 2014, 14:49:14 »
Na verdade a distribuição dos fósseis é caracterizada pela descontinuidade...

Essa é a REGRA! Não se constrói uma teoria baseado NA EXCEÇÃO....

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #133 Online: 06 de Janeiro de 2014, 15:34:00 »
Não, é só uma outra coisa que você não entendeu, e que já foi anteriormente explicada, e ignorada.

Entendi perfeitamente bem. Está aqui o texto DIGITALIZADO.

Incrível a cegueira que a ignorância escolhida propositadamente produz...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #134 Online: 06 de Janeiro de 2014, 15:42:00 »
Ideally, molecular clock calibrations are obtained from accurately dated fossils that can be assigned to nodes with high phylogenetic precision (Graur and Martin 2004), but reality is generally far from this ideal because of a number of important problems. The incomplete and imperfect nature of the fossil record means that fossils necessarily only provide evidence for the minimum age of a clade. Many clades will be considerably older than the oldest known fossil; thus, nodes may be constrained to erroneously young ages (Benton and Ayala 2003, Donoghue and Benton 2007, Marshall 2008). Incorrect fossil dates also arise from experimental errors in radiometric dating of fossil-bearing rocks or incorrectly assigning fossils to a specific stratum. In addition, misinterpreted character state changes can result in the taxonomic misidentification of fossils or their incorrect placement on the phylogeny (Lee 1999). Ideally, a fossil would date the divergence of two descendant lineages from a common ancestor. In reality, however, fossils rarely represent specific nodes but rather points along a branch (Lee 1999, Conroy and van Tuinen 2003). Thus, although a fossil may appear to be ancestral to a clade, it is impossible to determine how much earlier the fossil existed than the clade's common ancestor. Fossils also may be incorrectly assigned to the crown rather than the stem of a clade (Doyle and Donoghue 1993, Magallon and Sanderson 2001). The most useful fossils are, therefore, geologically well dated, preserved with sufficient morphological characters to be accurately placed on a phylogenetic tree and temporally close to an extant node rather than buried within a stem lineage (van Tuinen and Dyke 2004). However, the fossil records of many, if not most, taxonomic groups fall far short of these criteria. As such, several methods have been developed for evaluating candidate fossil calibrations in order to: determine their internal consistency and identify outliers (Near et al. 2005), identify lineages with the best fossil coverage and identify outliers (Marshall 2008), and evaluate alternative placements of fossils (Rutschmann et al. 2007, Sanders and Lee 2007).
http://sysbio.oxfordjournals.org/content/61/1/22.long

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #135 Online: 06 de Janeiro de 2014, 15:44:11 »
Não venham dizer que não sei ler inglês pessoal. Vamos ler, usar argumentos mais sólidos além do "todos os criacionistas são desonestos"...

Se eu generalizasse o conhecimento de vocês aqui diria que todos os ateus são ignorantes, o que não é verdade...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 06 de Janeiro de 2014, 16:10:50 »
Esse texto não se refere ao que você mencionava antes (a datação da divergência dos principais filos de animais preceder seus primeiros registros fósseis descobertos, o que não é um fato problemático, apenas mostra que a divergência ocorreu antes, de forma que o registro fóssil não dá uma representação fiel da história). Discorre sobre várias dificuldades na calibração temporal das divergências filogenéticas, e sugere alguns cuidados e metodologias para tentar evitar erros.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 06 de Janeiro de 2014, 16:22:30 »
A teoria da evolução é exigência inescapável da regra de que os seres surgem de outros seres vivos, não de geração espontânea/milagre.

Como disse, há discontiuidade entre espécies, que já são evidentemente aparentadas, assim como gêneros. Mas as espécies fósseis ainda assim fazem ligação entre grupos mais distantes/"maiores".

Ex.: não se tem fósseis intermediários entre patos e gansos, talvez nem entre patos/gansos e cisnes, mas são seres inegavelmente aparentados, de forma que esse registro fóssil é trivial. Há no entanto registro de espécies intermediárias mais relevantes, como entre aves e dinossauros, entre mamíferos terrestres e aquáticos, entre répteis e mamíferos, etc.

Mesmo esses registros até podem ser considerados de certa forma "triviais", uma vez que não são realmente necessários para atestar a origem comum de todos os seres, mas não deixam de ser interessante conhecimento histórico, e até mesmo fornecer alguma informação relevante para as formulações teóricas.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 06 de Janeiro de 2014, 16:42:41 »
  :biglol:

É incrível mesmo! Quando alguém deseja profundamente que sua historinha seja verdadeira, mesmo contra as evidencias...

Buckaroo, obviamente alguém não quer abandonar suas crenças e suas explicações didáticas e paciência infinita são inúteis para demovê-lo de sua fé. Mas por favor, continue detonando cada tentativa de "argumento" crente pois esse tópico está sendo muito didático!  :ok:

usar argumentos mais sólidos além do "todos os criacionistas são desonestos"...

Nesse caso, voce não está colaborando muito para mudar essa impressão...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #139 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:21:54 »
Se eu tivesse liberdade de apresentar os tópicos a coisa seria diferente...

Nada do que eu apresentei não foi fundamentado.

Fósseis transicionais não seriam jamais visto pois a população fundadora é muito pequena...

Essa é a teoria. (TE)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:52:52 »
  :biglol:

É incrível mesmo! Quando alguém deseja profundamente que sua historinha seja verdadeira, mesmo contra as evidencias...

Acho que deveria se ter um tópico só sobre a incompatibilidade da evolução com o cristianismo, e sobre como os cristãos não-anti-ciência compatibilizam ao menos isso, e por que outras vertentes não podem aceitar.

Buckaroo, obviamente alguém não quer abandonar suas crenças e suas explicações didáticas e paciência infinita são inúteis para demovê-lo de sua fé. Mas por favor, continue detonando cada tentativa de "argumento" crente pois esse tópico está sendo muito didático!  :ok:

Didático como, se praticamente tudo se resume a noção de que a evolução seria impossível porque seres defeituosos e aleijados teriam maior sucesso reprodutivo, e outras confusões ainda mais incomuns e irrelevantes, como isso de que datação radiológica seria ajustada por divergência molecular, e não o contrário.

Eu desisto. Algumas coisas são tão sem-sentido que me fazem desconfiar de que nem seria ele mesmo (apesar de criacionista, e de fazer alguns dos mesmos argumentos), mas algum troll se passando por ele e se divertindo com isso. Deve ser mais produtivo um tópico sobre o lado bíblico/religioso das coisas todas.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 07 de Janeiro de 2014, 09:32:19 »
Didático como, se praticamente tudo se resume a noção de que a evolução seria impossível porque seres defeituosos e aleijados teriam maior sucesso reprodutivo, e outras confusões ainda mais incomuns e irrelevantes, como isso de que datação radiológica seria ajustada por divergência molecular, e não o contrário.

Exatamente por expor o forte elemento de crença e as estratégias intelectualmente desonestas de ignorar ou distorcer fatos as quais os criacionistas apelam para defender essa crença.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 07 de Janeiro de 2014, 09:34:59 »
E a ultima parte da estratégia criacionista se aproximando... Todos vão desistir de tentar explicar algo para quem simplesmente não quer entender e ele vai poder sair dizendo que ninguém conseguiu contestar seus "argumentos" e assim massagear o próprio ego com essa ilusão.

Já tá na hora do pombo sair voando do tabuleiro.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 07 de Janeiro de 2014, 10:09:20 »
Ainda acho que a evolução foi guiada pelos Celestiais.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #144 Online: 08 de Janeiro de 2014, 13:38:06 »
E a ultima parte da estratégia criacionista se aproximando... Todos vão desistir de tentar explicar algo para quem simplesmente não quer entender e ele vai poder sair dizendo que ninguém conseguiu contestar seus "argumentos" e assim massagear o próprio ego com essa ilusão.

Deixa o cara postar. O espaço tem que ser democrático. Eu tb odeio a Dilma. Odeio ainda mais os militares porque fizeram o trabalho de tortura mal feito não matando a desgraçada. Permitiram que ela virasse presidente , ela ainda tira onda de torturada e os caras do PT postam no fórum e ninguém proíbe.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #145 Online: 08 de Janeiro de 2014, 15:04:16 »

Deixa o cara postar. O espaço tem que ser democrático. Eu tb odeio a Dilma. Odeio ainda mais os militares porque fizeram o trabalho de tortura mal feito não matando a desgraçada. Permitiram que ela virasse presidente , ela ainda tira onda de torturada e os caras do PT postam no fórum e ninguém proíbe.

É ironia e não percebi?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #146 Online: 08 de Janeiro de 2014, 15:10:56 »
O famado está passando por uma fase rebelde. Daqui a pouco passa.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 08 de Janeiro de 2014, 16:25:09 »
O famado está passando por uma fase rebelde. Daqui a pouco passa.

Deve ser a menopausa  :P
"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 23 de Setembro de 2014, 03:00:25 »
Não diretamente relacionado a fósseis, mas:

<a href="https://www.youtube.com/v/mKxRe0hAQmg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/mKxRe0hAQmg</a>

Pesquisadora criou um peixe pulmonado em ambiente terrestre, e examinou as diferenças no "serpenteado" usado para locomoção, em comparação com os criados em ambiente aquático/normal. Não só os peixes criados em ambiente seco se locomovem mais eficientemente em terra por maior experiência, como esses diferentes tipos de esforço muscular acabam afetando o desenvolvimento ósseo, provocando mudanças julgadas significativamente reminiscentes às mudanças anatômicas vistas nos fósseis da transição de peixes para anfíbios/terrestres.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re: Fosseis Transicionais
« Resposta #149 Online: 23 de Setembro de 2014, 16:52:01 »
6 - Não é observável;

Diga isso para as bactérias que continuaram evoluindo (se adaptando) enquanto nossos antibióticos não...
GNOSE

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!