Autor Tópico: Cura para o envelhecimento?  (Lida 9044 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Cura para o envelhecimento?
« Online: 19 de Novembro de 2005, 14:16:36 »
Sexta, 18 de novembro de 2005, 08h01
Experiência aumenta em seis vezes vida de organismos[/size]

Uma experiência genética realizada nos Estados Unidos conseguiu fazer com que certos organismos vivessem seis vezes mais do que o normal, o que abre caminho para a pesquisa de tratamentos para retardar o envelhecimento humano, publica hoje o jornal britânico The Guardian.

Segundo o jornal, cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, entre eles o gerontologista biomédico Valter Longo, conseguiram manipular o gene responsável pelo ritmo do envelhecimento dos seres vivos. A experiência foi feita em seres monocelulares, dos quais foram extraídos dois genes-chave, o Sir2 e o SCH9, este último encarregado de transformar os nutrientes em energia.

Os cientistas forçaram as células a alcançar um estado "de extrema sobrevivência" ao negar-lhes acesso aos alimentos, explica o diário. Em lugar de crescer rapidamente e mostrar sinais de envelhecimento, os organismos ficaram mais fortes e foram mais capazes de consertar os defeitos genéticos que aparecem com a idade, que freqüentemente levam ao câncer.

"Com esta manipulação genética, obtém-se uma das maiores médias de tempo de vida já descritas", ressalta o professor Longo. "Temos razões para acreditar que este efeito se reproduz em outros organismos", acrescenta. "Agora experimentaremos com células de ratos e humanas para ver se obteremos a mesma resposta", explica.

Pesquisas anteriores demonstraram que uma restrição da dieta pode retardar a velhice em 40% do tempo em moscas, vermes e ratos, que adaptam o organismo para deter o crescimento e o envelhecimento, embora isto aconteça em detrimento da capacidade reprodutiva.

Os cientistas investigam agora tratamentos que podem retardar o processo de envelhecimento sem a necessidade de reduzir a ingestão de alimentos, destaca o The Guardian.

"Não estamos longe de começar a pensar em desenvolver fármacos capazes de pôr o ser humano em um estado de anti-envelhecimento", assegura Longo. "Isso não quer dizer que vamos viver seis vezes mais, mas poderemos desacelerar o dano genético que acumulamos com a idade, o que poderia nos proteger do câncer", acrescenta.


Fonte: Terra Notícias

Offline Zibs

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 727
Experiência aumenta em seis vezes vida de organismos
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2005, 13:40:03 »
To estrepado :o .Do jeito que como que nem um cavalo, entao vou morrer c/ 40 anos.
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Zibss

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.482
Cura para o envelhecimento?
« Resposta #2 Online: 15 de Março de 2006, 21:08:56 »


A medicina moderna está redefinindo a expectativa de vida humana e em breve pode permitir que as pessoas ultrapassem o limite atual, de 120 anos, disseram especialistas na quarta-feira. Acreditava-se que houvesse algum tipo de limite interno para a sobrevivência, mas um grupo de cientistas que se reuniu na Universidade de Oxford para uma conferência sobre a extensão da vida aposentou de vez esse conceito.

Paul Hodge, diretor do Programa de Política de Gerações de Harvard, afirmou que os governos de todo o mundo, que já sofrem com crises na previdência pública, com o envelhecimento da força de trabalho e com o aumento dos custos do atendimento médico, têm de enfrentar o desafio já. "A expectativa de vida vai aumentar significativamente, e as políticas atuais vão se comprovar totalmente inadequadas", previu ele.

Ainda há discussões sobre até quando irá a expectativa de vida e com que rapidez ela vai aumentar, mas a tendência está clara. Richard Miller, da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan, disse que testes em ratos e camundongos ¿ geneticamente semelhantes aos seres humanos ¿ mostraram que a expectativa de vida pode ser ampliada em 40% apenas pela limitação do consumo calórico.

Transferido para os seres humanos, isso significaria que a expectativa de vida média nos países desenvolvidos passaria de quase 80 anos para 112 anos, sendo que muitas pessoas viveriam bem mais que isso.

Adiar a morte
Aubrey de Grey, gerontólogo biomédico da Universidade de Cambridge, vai ainda mais além. Ele acredita que a primeira pessoa que viverá até os mil anos de idade já nasceu, e disse no encontro que reparos periódicos no corpo, utilizando células-tronco, terapia gênica e outras técnicas, podem chegar a conter completamente o processo de envelhecimento.

De Grey argumenta que, se cada reparo durar 30 ou 40 anos, a ciência avançará o suficiente até a data da próxima "manutenção" para adiar a morte indefinidamente ¿ um processo chamado por ele de estratégias para a senescência mínima engenheirada.

Suas idéias radicais são criticadas, porém, por outros especialistas na área, como Tom Kirkwood, diretor do Centro de Envelhecimento e Nutrição da Universidade de Newcastle, que as considera não mais que um exercício de raciocínio. Kirkwood afirmou que o processo de envelhecimento humano é intrinsicamente maleável, ou seja, que a expectativa de vida não é uma coisa predefinida, mas os pesquisadores apenas começaram a compreender como ele funciona.

O objetivo não é simplesmente prolongar a vida, mas prolongar o tempo de vida saudável, algo que já começa a acontecer, já que as pessoas com mais de 70 anos levam vidas mais ativas que as gerações anteriores.

Jay Olshansky, da Universidade de Illinois em Chicago, está convicto de que a longevidade e a saúde vão avançar lado a lado, e que retardar o envelhecimento significará retardar o aparecimento de doenças como câncer, mal de Alzheimer e problemas cardíacos. Mas, para entender a fundo a biologia do envelhecimento, será necessário um grande investimento. Olshansky e seus colegas pediram ao governo norte-americano que injete US$ 3 bilhões na área, alegando que os benefícios de obter um atraso de sete anos no processo biológico de envelhecimento supera de longe os ganhos que seriam conseguidos com a eliminação do câncer.

Em termos éticos, o prolongamento da vida é polêmico, e certos pensadores afirmam que ele vai contra a natureza humana. Mas para John Harris, professor de bioética da Universidade de Manchester, qualquer sociedade favorável a salvar vidas tem o dever de endossar a medicina regenerativa.

"Salvar vidas é nada menos que adiar a morte", disse ele. "Se é certo e bom adiar a morte por um breve período, não dá para entender como seria menos certo e bom adiá-la por períodos mais longos."

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI920292-EI238,00.html
 :?

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Futuro próximo terá pessoas com até 150 anos
« Resposta #3 Online: 16 de Março de 2006, 08:28:36 »
Tomara que o cara que viverá mil anos seja eu rs...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Futuro próximo terá pessoas com até 150 anos
« Resposta #4 Online: 17 de Março de 2006, 19:08:12 »
Já que o tema é envelhecimento....

-------------------------

Bioquímica da longevidade

Agência FAPESP - As correlações entre a insulina e a reprodução, a longevidade e a resposta ao estresse são conhecidas há pelo menos duas décadas. Na década de 1990, manipulações bioquímicas feitas nesse universo orgânico, mais especificamente sobre os receptores de insulina, mostraram que era possível aumentar a vida de um organismo.

Entretanto, como tudo está relacionado, o lado negativo do processo também apareceu. Os mesmos resultados mostraram que as alterações bioquímicas feitas com o objetivo de ampliar a longevidade diminuíram a eficiência reprodutiva e o grau de resposta a eventos estressantes dos mesmos indivíduos.

Como esse caminho biomolecular passa pela questão do envelhecimento, é bastante natural que ele continuasse chamando a atenção dos pesquisadores. O mais recente volume da revista Cell revela que essa busca será feita, a partir de agora, de um outro patamar.

“A grande novidade do trabalho feito no Instituto Salk [localizado na Califórnia] é mostrar que o envelhecimento é um processo regulado, e não simplesmente um processo natural”, afirma Gustavo Maciel, médico e cientista brasileiro que participou da equipe que desenvolveu o trabalho nos Estados Unidos. Maciel retornou a São Paulo no dia 16.

Os cientistas descobriram que essa regulagem é feita por um determinado gene, que recebeu o nome de Smk-1. A partir do entendimento do processo de regulagem, será possível imaginar que a manipulação biomolecular dentro da via de insulina – as reações químicas desencadeadas pelo hormônio – pode ocorrer de forma direta sobre o fator da longevidade sem que ocorra perda de outras funções (reprodução e resposta ao estresse).

Apesar de uma importante porta ter sido aberta, muitos estudos serão necessários até que um passo efetivamente prático, em termos sociais, possa ser dado. “É razoável imaginar que será possível, por exemplo, desenvolver uma droga com uma ação mais específica sobre esse fator de transcrição [envelhecimento] agora descrito”, explica Maciel.

Além de revelar mais um elo da via de insulina, o trabalho feito na Califórnia, segundo o pesquisador brasileiro, serve para evidenciar também a importância que os modelos biológicos têm na ciência atual. Os estudos foram feitos com o verme C. elegans, que apresenta aproximadamente 40% de similaridade genética com os seres humanos, o que é considerado bastante pelo cientistas.

“Os estudos com esse verme estão sendo feito nos principais centros de pesquisa do mundo. É importante que ele passe a ser usado mais também aqui no Brasil”, adverte Maciel. Para o pesquisador brasileiro, o estudo com o verme é uma opção bastante indicada, porque permite obter respostas em nível orgânico a perguntas científicas complexas feitas previamente.

Para ler o resumo do trabalho (a íntegra está disponível apenas para assinantes), clique aqui.

http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]=5227

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Merlin

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
"A fonte da juventude"
« Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2006, 04:05:00 »
Envelhecimento, juventude, provavel "elixir"... Quem nunca quis "tomar um elixir da juventude" e nunca mais envelhecer? Hj, com o estudo da telomerase, podemos afirmar um provavel sucesso?

Na extremidade de nossos cromossomos, encontramos os telômeros ( TTAGGG ). Ao longo das duplicação celulares, esse telômero regride de tamanho, e quando  chega a um certo cumprimento, a célula não se duplica mais. Tal fato gera a hipótese de relacionar o telômero com o envelhecimento celular.
Estudos evidenciam que uma enzima, a telomerase faz a manutenção do cumprimento do telômero, não o deixando regredir... ou seja, a célula podeira se duplicar milhares de vezes, sem envelhecer. A telomerase é encontrada já em células somaticas, porém, de com baixa atividade....
Se conseguirmos ativar a telomerase em nossas células, estariamos ativando o elexir da "juventude"? Isso seria possível? Como seria o mundo se as pessoas não moressem mais de velhice? ****** Será o telômero o único reponsável pelo envelhecimento?*******


Ps.: Meu primeiro post, num repara naum galera... rsrsr srsrsr :)
« Última modificação: 14 de Novembro de 2006, 14:09:58 por Merlin »
"Prefiro ser feliz, embora louco, que viver em sanidade para satisfazer aqueles que nos condenam..."

danieli

  • Visitante
Re: "A fonte da juventude"
« Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2006, 04:43:30 »
Acho que seria um mundo legal, sabe... Não ver as pessoas definhando, sentido o "peso da idade", mas levando em consideração a taxa de natalidade de países como o Brasil, acredito eu que seria um mundo bem mais populoso. :ok:

Nigh†mare

  • Visitante
Re: "A fonte da juventude"
« Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2006, 09:56:30 »
Bem-vindo.

Só uma coisa: é "elixir".

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: "A fonte da juventude"
« Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2006, 11:03:36 »
Algum biólogo pode conferir a informação? O telômero é o único reponsável pelo envelhecimento?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re: "A fonte da juventude"
« Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2006, 11:32:56 »
Como seria o mundo se as pessoas não moressem mais de velhice?

Com as pessoas morrendo de câncer.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Clarice

  • Nível 03
  • *
  • Mensagens: 38
  • Sexo: Feminino
    • clarice's place
Re: "A fonte da juventude"
« Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2006, 12:53:09 »
Caos total!
 :grito:

Um mundo sem agua potavel pra todos!

E emprego entao???

Mas quem se importa com o lado social???  :nojo:

Importante e que nessas pesquisas estao achando coisas bem legais pra melhorar a memoria, ja que uma das possiveis barreiras do "mundo envelhecido" seria o alzheimer!

Esperemos!
 ::)
"Se o cerebro humano fosse simples o suficiente para que pudessemos entende-lo, seriamos tao burros que nao o entenderiamos!"

Offline LIAN

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Feminino
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: "A fonte da juventude"
« Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2006, 13:08:06 »
Os telômeros não são a única causa do envelhecimento, o acúmulo de radicais livre também ajudam nesse processo, além de genes conhecidos e desconhecidos que se expressão somente em idade senil. Infelizmente os tecidos se desgastam, as células se reproduzem cada vez menos, e algumas proteínas de manutenção possuem a síntese praticamente interrompida...! Em suma, para entender todo o processo de envelhecimento, seria preciso conhecer todas essas proteínas, todos os efeitos de radicais livres, além da genética. Por enquanto, estamos muito distantes disso! 
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin


Offline Merlin

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Re: "A fonte da juventude"
« Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2006, 14:02:55 »
Valew galera, pelos comentarios....

Psycho, com todo respeito, se me permerti discordar da sua posição...

Tipo, pra ficar mais claro.....

=> O projeto genoma foi concluido, e temos já uma boa ideia das proteinas produzidas em nosso organismo... e já conhecemos todos os genes em nosso mateial genético...
=> Radicais livres, são moleculas "instáveis" que possuem um número ímpar de elétrons. Para essa molécula instável conseguir atingir a estabilidade, ela reage com oque ve pela frente, formando uma nova molécula. Isso pode ser bom ou ruim, se o radical se ligar a uma célula, de forma letal ( envelhecimento ) ou pode ligar-se a um aminoácido ( em alguma de suas partes polares ) , ou então a nosso material genético, mutando-o, neste caso do material genético, a propria célula produziria sequências do "dna" novo e estranho,  em alguns casos, isso daria  inicio a alguns tipos do que chamamos de "câncer". O radical tb pode se ligar a bactérias, matando - as... enfim nos ajudando tb ... até parte do O2 que respiramos se tornam radicais livres, mas isso não vem ao caso....Se ingerirmos, pode ser via oral mesmo, antioxidantes ( ácido ascorbico ), já estariamos estabilizando boa parte desses radicais livres, estabilizando-os, e já não precisaria se ligar a mais nada, deixando o lah quietinho para outro fim....
=> o fato dos tecidos se desgastarem a ponto das células, em caso de ser somáticas, pararem de se "reproduzirem" ( processo mitótico ), estão relacionada atualmente ao "desgate dos telômeros", conforme citado no tópico...
Acredito então que estamos bem perto, de manter a "juventude celular"....

http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Hangar/1871/radic.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Radicais_livres
http://www.copacabanarunners.net/antioxidantes.html
http://www.icb.ufmg.br/~franc/cool/biomol/estrutura_tel.htm


Buckaroo muito 10!

Ae nigh t mare, obrigado cara !! jah vou corrigir!!! :hihi:

Amon, muito obrigado tb!! essa era a questão que eu realmente "precisava", mas não consegui formular ela....Se não se importa, vou editar, e colocar - la no post..... ok??? :ok:

Clarisse... neste ponto, penso como vc, mas acho que na parte social agente se arranjaria, se vivessemos alguns dias a mais, tipo, antes os homens viviam cerca de 40 a 50 anos.. rsrs


Novamente obrigado a todos pela oportunidade de discurtimos um assunto que eu gosto tanto !!!!!!

:)
« Última modificação: 14 de Novembro de 2006, 16:05:13 por Merlin »
"Prefiro ser feliz, embora louco, que viver em sanidade para satisfazer aqueles que nos condenam..."

Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: "A fonte da juventude"
« Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2006, 14:48:00 »
Recomendo o artigo em inglês sobre Senescência:

http://en.wikipedia.org/wiki/Senescence

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: "A fonte da juventude"
« Resposta #15 Online: 14 de Novembro de 2006, 16:32:45 »
Tomara que nunca descubram a "fonte da juventude".

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: "A fonte da juventude"
« Resposta #16 Online: 14 de Novembro de 2006, 16:36:20 »
eu acabaria me matando... mas é algo em que se pensar quando a taxa de natalidade começar a beirar o zero...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine


Offline Tash

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.191
  • Sexo: Masculino
    • http://about.me/alganet
Re: "A fonte da juventude"
« Resposta #18 Online: 14 de Novembro de 2006, 20:50:17 »
Recomendo o artigo em inglês sobre Senescência:

http://en.wikipedia.org/wiki/Senescence

qual poderia ser a relação?

Fala sobre o envelhecimento.


Offline Pesquizaz

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 8
Como vencer o envelhecimento?
« Resposta #20 Online: 22 de Janeiro de 2008, 20:21:40 »
Até onde sei, existe duas formas: uma que seria definitiva e outra que seria complementar.
A forma definitiva: Descobrir uma maneira, através de pesquizas científicas e muito investimento, de fazer com que as células continuem a "se copiarem". Li em algum lugar que elas se subistituem por até cinquenta vezes, depois disso já era. Com intervenção genética poderia conseguir que elas se copiassem indefinidamente. Existe tartarugas que vivem 400 anos, seria interessante estudar os gens desses bichos e adapta-los a nosso organismo.
A forma complementar: As células se desgastam principalmente pela ação dos radicais livres. O combate aos radicais livres e o desenvolvemento de tecnologia que possibilitasse a reestruturação de células já danificadas fariam com que as células se mantivessem sadias. Digo que é complementar porque não resolve o problema quando as células param de se copiarem o que limita a vida do ser humano a 120 anos. Mas com a forma complementar podemos viver bem durante esses 120 anos, com saúde e sem os efeitos prejudiciais do envelhecimento.
É assim que vejo, até onde já pesquizei. Gostaria que compartilhassem opiniões e sujestões.
Abraço a todos

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Como vencer o envelhecimento?
« Resposta #21 Online: 22 de Janeiro de 2008, 20:25:18 »
A biologia é o menor dos problemas que a longevidade teria de enfrentar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Como vencer o envelhecimento?
« Resposta #22 Online: 22 de Janeiro de 2008, 20:28:08 »
o envelhecimento não tem a ver com o DNA avançado? a nossa idade no dna...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Como vencer o envelhecimento?
« Resposta #23 Online: 22 de Janeiro de 2008, 20:28:45 »
Você quer dizer, o comprimento dos telômeros?  Parece que é o grande problema com a clonagem.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Como vencer o envelhecimento?
« Resposta #24 Online: 22 de Janeiro de 2008, 20:38:02 »
Você quer dizer, o comprimento dos telômeros?  Parece que é o grande problema com a clonagem.
Juro que eu li termometros...  :|
Eu lí uma vez que o sol podia retardar o envelhecimento da pele, por que ele agia diretamente no DNA, então eu concluí que o envelhecimento tem mais a ver com o DNA do que com fatores externos... não sabia dos termometros
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!