Autor Tópico: Cura para o envelhecimento?  (Lida 9048 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Cura para o envelhecimento?
« Resposta #100 Online: 17 de Julho de 2011, 11:29:28 »
Geo, o caso de brotamento é um deles onde não há configurada uma morte "clássica". Tem um arbusto nos EUA que brota por milhares de metros quadrados formando um único ser contínuo e gigantesco, e virtualmente imortal. Eu acho que algumas plantas podem crescer a ponto de se tornarem metabolicamente ineficientes e aí serem mais sucetíveis a ação de parasitas e competição com outras plantas mais jovens.
Mas se não me engano, não há um processo de envelhecimento celular em plantas com há na maioria dos animais multicelulares. Claro que uma célula vegetal pode envelhecer e morrer, mas as novas células que nascem tem o mesmo vigor das primeiras células.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 17 de Julho de 2011, 13:38:53 »

Morrer devido a um apêndice supurado também é algo muito natural.

Sim é. Mas o apêndice supurado é uma disfunção ao passo que o envelhecimento não.

Osteoporose é uma disfunção. Assim como a arteriosclerose, hipertensão, catarata, mal de Alzheimer e muitas outras. Essas disfunções estão correlacionadas com a idade. A tal ponto que as pessoas as tratam como consequências inevitáveis da idade (e servem na mente das pessoas até para caracterizar a velhice). Só que não é necessariamente o caso.

O que vocês estão discutindo é a diferença entre senescência e senilidade. O primeiro é o envelhecimento fisiológico do organismo ao passo que o segundo é o envelhecimento patológico. Vejam o gráfico:

Observe que ao passo que na senilidade (linha cinza) a capacidade funcional reduz-se abruptamente na velhice ao ponto de perda total da independência, na senescência (linha marrom) é possível manter uma capacidade funcional apenas um pouco inferior ao pico da vida adulta, mantendo a independência total até o fim da vida.

A confusão se dá porque é muito comum e dominante a idéia de que a senilidade seria o processo natural de envelhecimento humano, com todas as doenças e limitações sendo uma conseqüência inevitável da idade, quando de fato o processo natural é a senescência, que advém do controle adequado das doenças sistêmicas (ou seja, não quer dizer que a pessoa não vá desenvolver doenças como diabetes, osteoporose e hipertensão, mas que vai controlá-las de forma que não haja efeitos decorrentes delas), alimentação e principalmente manutenção de atividade física adequada.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #102 Online: 17 de Julho de 2011, 14:35:07 »
Se não me engano, alguns vegetais não tem processo de envelhecimento celular, e podem virtualmente vivier eternamente. Nesse caso esses vegetais morrem por exaustão de recursos, predação ou mudanças ambientais. Se isso estiver certo, não é só seres unicelulares que são virtualmente imortais.
Acho que hidras também são exemplos de seres que tem o potencial de viver eternamente.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #103 Online: 18 de Julho de 2011, 07:43:00 »
Exatamente, estava me lembrando justamente das hidras. Se náo me engano é um tipo específico de hidra que pode viver para sempre e não todas. Só não me lembro o nome exato da espécie agora.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!