Autor Tópico: Cura para o envelhecimento?  (Lida 9045 vezes)

Offline Aniello

• Nível 02
  • *
  • Vidi, vini, ludi.
Re: Como vencer o envelhecimento?
« Resposta #25 Online: 23 de Janeiro de 2008, 02:51:35 »
Você quer dizer, o comprimento dos telômeros?  Parece que é o grande problema com a clonagem.
Juro que eu li termometros...  :|
Eu lí uma vez que o sol podia retardar o envelhecimento da pele, por que ele agia diretamente no DNA, então eu concluí que o envelhecimento tem mais a ver com o DNA do que com fatores externos... não sabia dos termometros

Posso estar enganado, mas para mim isto parece besteira. O sol ascelera o envelhecimento da pele, tomar sol não afeta diretamente o DNA (com excessão dos raios ultravioletas, que podem em tese gerar mutações no DNA, e quase com certeza a maioria delas cancerígena).

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #26 Online: 23 de Janeiro de 2008, 03:22:02 »
Você quer dizer, o comprimento dos telômeros?  Parece que é o grande problema com a clonagem.
Juro que eu li termometros...  :|
Eu lí uma vez que o sol podia retardar o envelhecimento da pele, por que ele agia diretamente no DNA, então eu concluí que o envelhecimento tem mais a ver com o DNA do que com fatores externos... não sabia dos termometros

Posso estar enganado, mas para mim isto parece besteira. O sol ascelera o envelhecimento da pele, tomar sol não afeta diretamente o DNA (com excessão dos raios ultravioletas, que podem em tese gerar mutações no DNA, e quase com certeza a maioria delas cancerígena).
Não sei.. mas o envelhecimento tem mais a ver com o dna, é só lembrar da ovelinha dolly... que já apresentava a idade da ovelha original... mas é melhor vir aqui o buckaroo e seus textos, ou a suyndara e seus estudos, pra dizer pra nós, a que pé anda essa história para neutralizar o envelhecimento (da pele)...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Aniello

• Nível 02
  • *
  • Vidi, vini, ludi.
« Resposta #27 Online: 23 de Janeiro de 2008, 03:46:52 »
Opa opa, não misturemos os contextos.

Acho besteira afirmar que o Sol rejuvenesce a pele por agir no DNA (o que acontece é o oposto), e não afirmar que o envelhecimento tem causas ligadas ao DNA.

O problema do envelhecimento precoce da Dolly teve tudo haver com o comprimento dos telômeros, que tem relação com o número de divisões celulares. Mas nada relacionado ao sol e seu efeito degenerativo na pele.

Sobre envelhecimento da Dolly:
http://www.ufrgs.br/bioetica/dolly.htm

Sobre sol e pele:
http://www.crfpa.org.br/Noticias/fevereiro%202007/1202not667.htm
http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/a-tecnologia-contra-o-envelhecimento.php
http://www.naturale.med.br/tecnicas.htm

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #28 Online: 23 de Janeiro de 2008, 03:58:36 »
[momento John Dorian] Droga, agora ele vai ficar me perseguindo por causa do sol! [/J.D]
tá acha besteira...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Aniello

• Nível 02
  • *
  • Vidi, vini, ludi.
« Resposta #29 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:13:08 »
[momento John Dorian] Droga, agora ele vai ficar me perseguindo por causa do sol! [/J.D]
tá acha besteira...

Não vou pegar no pé não... desde que lembre de usar filtro solar, para evitar o envelhecimento precoce da pele!

Suyndara

• Visitante
Cientistas descobrem parte do DNA que controla câncer e envelhecimento
« Resposta #30 Online: 04 de Março de 2008, 15:13:08 »
Descoberta feita em ratos pode gerar novos tratamentos e medicamentos.
Molécula permite o surgimento do câncer, mas retarda o envelhecimento.

Cientistas espanhóis descobriram a primeira molécula de microRNA que controla o comprimento de uma parte do DNA relacionada ao câncer e ao envelhecimento dos organismos.

Esta parte do DNA, conhecida como telômeros, está situada nos extremos dos cromossomos e se corta quando o organismo envelhece, limitando, acredita-se, a capacidade de regeneração dos tecidos.

Nas células tumorais ocorre o contrário, já que são capazes de manter seus telômeros ou inclusive de alongá-los, explicou a pesquisadora María A. Blasco, que dirigiu o estudo publicado domingo na revista "Nature Structural & Molecular Biology".

A descoberta, feita em ratos, identifica pela primeira vez que um microRNA pode controlar de maneira indireta o comprimento dos telômeros e o situa como uma forma de lutar contra o câncer e o envelhecimento, apontou a cientista.

A perda desta molécula de microRNA, a mir-290, permite o crescimento descontrolado dos telômeros, o que poderia originar o aparecimento de câncer, mas retardaria o envelhecimento associado a telômeros curtos, indicou Blasco.

Os cientistas descobriram que a mir-290, presente só em mamíferos placentários, se encarrega de silenciar um gene da família de Retinoblastoma, denominado Rbl2, o responsável pelo crescimento anormal dos telômeros.

O gene Rbl2 inibe enzimas, as Dnmt1, Dnmt3a e Dnmt3b, a cargo de metilar o DNA, ou seja, de agregar nele certas moléculas.

A ausência destas enzimas está relacionada com um crescimento anormal dos telômeros e com sua recombinação, um mecanismo que só se manifesta em células tumorais e que opõe à perda desta parte do DNA.

Fonte: BBCNews

:D :D :D :D :lol:

Ainda quero estar viva para ver o dia em que for descoberta a cura definitiva do câncer  :)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Cientistas descobrem parte do DNA que controla câncer e envelhecimento
« Resposta #31 Online: 14 de Março de 2008, 22:59:15 »
E as conspirações que dizem que as indústrias farmacêuticas já sabem dessa fórmula e não quer passar a cura por que prefere doentes para lucrar mais?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Contra o tempo
« Resposta #32 Online: 30 de Julho de 2008, 18:26:05 »
Contra o tempo

Envelhecer, no fim das contas, pode não ser obrigatório. Problemas de visão, dentes enfraquecidos e cabelos grisalhos podem estar sendo causados por genes regulatórios que determinam quando é a hora de colocarmos de lado nossos abrigos mortais. Esses sinais não seriam, portanto, meros efeitos do peso da idade.

Um grupo de cientistas americanos está desafiando a visão convencional de que o envelhecimento é causado por desgaste de material - como o enferrujamento de um carro velho. Em vez disso, eles sugerem que instruções genéticas específicas conduzem o processo. Se eles estiverem corretos, a ciência pode um dia encontrar maneiras de desligar esses sinais e interromper -ou reverter- o envelhecimento.

Os pesquisadores, do Centro Médico da Universidade de Stanford, na Califórnia, levantaram questionamentos sobre a teoria convencional do envelhecimento com base em observações no mundo animal. Suart Kim, professor de biologia do desenvolvimento, diz: "Todos assumem que envelhecemos por ferrugem. Mas como se explica por que os animais não envelhecem?"

Bom, talvez eles envelheçam, mas não da mesma maneira que os humanos. Algumas tartarugas botam ovos aos cem anos de idade. Há baleias que vivem até 200 anos e ostras que passam dos 400.

Essas espécies usam os mesmos blocos fundamentais do DNA, das proteínas e das gorduras de humanos, camundongos ou vermes. A química do processo de desgaste, portanto, deveria ser a mesma nas células de todos esses animais.

Mesmo os danos causados pelas moléculas oxidantes conhecidas como radicais livres deveriam ser os mesmos, o que torna difícil explicar porque a espécie humana tem uma extensão de vida drasticamente diferente. "Um radical livre não quer saber se está em uma célula humana ou na célula de um verme", diz Kim.

Velhice à deriva
Para responder ao enigma, ele e seus colegas estudaram grupos de vermes nematódeos, uma das criaturas vivas mais primitivas, e acharam diferenças entre animais jovens e idosos que não se encaixavam na idéia convencional de envelhecimento.

Esses vermes têm um milímetro de comprimento, envelhecem rápido e têm vida máxima de apenas duas semanas. Comparando os mais novos aos mais velhos, os cientistas encontraram níveis maiores de "fatores de transcrição" -chaves moleculares que ativam e desativam genes- à medida que eles envelheciam.

Para analisar se essas moléculas tinham algum papel no processo de desgaste do envelhecimento, os pesquisadores expuseram os vermes a estresses que deveriam afetar sua idade aparente -por exemplo, calor, radiação, doenças e oxidação por radicais livres.

Nenhum desses fatores afetou os genes, sugerindo que o envelhecimento não é causado por dano químico. Pelo contrário, os resultados mostraram que mecanismos-chave genéticos projetados para a juventude acabavam ficando fora de controle nos animais mais velhos.

A evolução por seleção natural não pode eliminar problemas que ocorrem nos períodos finais do tempo de uma vida, portanto as vias genéticas para o envelhecimento parecem ter se entrincheirado por acidente, afirmam os pesquisadores. Eles batizaram esse processo de "deriva do desenvolvimento" em suas descobertas, publicadas na edição atual da revista científica "Cell".

Manipulação de circuito
"Nós encontramos um programa de desenvolvimento normal que funciona em animais jovens, mas se torna desequilibrado à medida que o verme envelhece", diz Kim. "Ele responde pela maior parte das diferenças moleculares entre vermes jovens e velhos."

Se os sinais da velhice não são o preço inevitável da química, mas sim algo conduzido por mudanças em genes regulatórios, o processo de envelhecimento pode não ser algo inevitável, defende o cientista.

Marc Tatar, pesquisador da Universidade Brown, de Rhode Island (EUA), que não participou do estudo de Kim, concorda. "A mensagem dessa pesquisa é que o envelhecimento pode ser desacelerado e administrado por meio da manipulação de circuitos de sinalização nas células", diz. "Esse é um circuito novo e potencialmente poderoso, que acaba de ser descoberto fazendo isso."
(Jeremy Laurence do "Independent")
(Folha de SP, 27/7)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=57628

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Contra o tempo
« Resposta #33 Online: 30 de Julho de 2008, 19:36:05 »
Isso não é novidade. Já havia visto em vários lugares (incluindo televisão) muitas vezes.

Envelhecimento é uma maneira do organismo se auto-destruir, porque sua existência depois que já se reproduziu, gera competição com suas crias, assim diminuindo as chances de passar seus genes adiantes.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Contra o tempo
« Resposta #34 Online: 04 de Agosto de 2008, 18:43:35 »
Não há prova, reprodução em laboratória nem notícias de alguém que nunca morreu.

Você vê mutações das mais bizarras, até pessoas de duas cabeças vivendo normalmente ( http://br.youtube.com/watch?v=SSy9W3gIhnQ ), mas nenhum Highlander surgiu.

Não acha que uma mutação genética aleatória em milhões de anos de existência das espécies que habitam o planeta já teria tornado algum animal imortal?

Citação de: Ilovefoxes
Envelhecimento é uma maneira do organismo se auto-destruir, porque sua existência depois que já se reproduziu, gera competição com suas crias, assim diminuindo as chances de passar seus genes adiantes.
Peço licença ao Agnóstico para qualificar isso de groselha braba.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Viver 120 anos
« Resposta #35 Online: 23 de Novembro de 2008, 17:50:10 »
Povoado no Equador tem dez vezes mais pessoas centenárias que média mundial

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u467278.shtml

No Equador, povo que vive até 120 anos fuma, bebe álcool e usa droga

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u467282.shtml

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Viver 120 anos
« Resposta #36 Online: 24 de Novembro de 2008, 00:38:56 »
Tempo de vida é genético. Não existe "desgaste" como a gente costuma pensar, várias espécies como pássaros demonstram poucos sinais de velhice.

Envelhecer é o corpo se auto-destruindo depois que passou da idade de procriação para permitir maior quantidade de alimento livre para suas crias. Não tem nada a ver com fatores externos, diferente do que o senso comum geralmente supõe.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Novembro de 2008, 00:50:23 »
Ilovefoxes, por que falas de assunto nos quais não domina como se realmente entendesse deles?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #38 Online: 24 de Novembro de 2008, 01:32:35 »
Dr. Merkwürdigliebe, que tal comentar alguma coisa da minha mensagem?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Novembro de 2008, 02:10:19 »
Não tenho argumentos contra uma opinião coerente bem formada.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #40 Online: 24 de Novembro de 2008, 03:18:46 »
Desculpe a ignorância, mas você foi sarcástico ou está falando sério? :?:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 24 de Novembro de 2008, 03:28:50 »
Sério.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #42 Online: 24 de Novembro de 2008, 03:58:27 »
Ah, então obrigado.

Na verdade eu não diria que é um assunto a ser dominado, a teoria da velhice por "ferrugem" parece se fundamentar por conservadorismo na área da medicina e senso intuitivo (algo se desgasta por ser utilizado). Mas também é bom lembrar que existe pressão política, já que é uma publicidade útil o envelhecimento...

Mas acho que é bem óbvio os problemas para sustentar a teoria da "ferrugem". Não existe uma verdadeira relação entre envelhecimento e fatores externos, se você quer saber o quanto vai viver, é melhor olhar sua árvore genealógica.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #43 Online: 24 de Novembro de 2008, 07:13:46 »
Eu queria viver uns bons 500 anos para poder pegar um foguete
e tirar umas ferias em Ganimedes ou Titã. Que fã de Sci-fi nao gostaria?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #44 Online: 24 de Novembro de 2008, 07:45:51 »
A gente não resolve nem os problemas da Terra, a gente não pode pensar em dominação de mundos só do ponto de vista positivo...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 24 de Novembro de 2008, 07:46:09 »
Sei não se eu consigo chegar até essa idade. :lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #46 Online: 24 de Novembro de 2008, 09:53:30 »
Meu bisavô que nem conheci e todo mundo falava que era o sujeito mais grosso e brucutu do mundo viveu 106 anos... Tomara que tenha puxado toda a sua genética :) Já meu vô, filho dele, morreu meio cedo, mas foi por cagada, então não dá para saber... Já meu pai testa os limites do corpo humano detonando-o de todos os jeitos, o que demonstra que o dele é resistente de fato, já que ainda não morreu...

Do lado da minha mãe é tudo ruim em genética... :(
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #47 Online: 24 de Novembro de 2008, 13:11:39 »
Se fosse pra viver até os 120 como se tivesse "só" 60 eu até ia querer... :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #48 Online: 24 de Novembro de 2008, 15:11:07 »
Deve ser por causa da Datura :P
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #49 Online: 25 de Novembro de 2008, 00:54:02 »
Citação de: Ilovefoxes
Envelhecer é o corpo se auto-destruindo depois que passou da idade de procriação para permitir maior quantidade de alimento livre para suas crias. Não tem nada a ver com fatores externos, diferente do que o senso comum geralmente supõe.

Foxes, o que acontece com a velhice é o seguinte:

A - Um gene que melhore as condições físicas de um ser vivo em idade reprodutiva aumenta as chances de gerar descendentes deste. O ser vivo poderá fugir de predadores, tendo mais chances de procriar, suas crias serão melhor nutridas, etc.. OK?

B - Já um gene que faça a mesma coisa, para depois da idade reprodutiva não aumenta nem diminui as chances de gerar descendentes, pois elas são zero (se não fossem, ainda estaria em idade reprodutiva)!

Então, a pressão seletiva vai agir favoravelmente no caso A, e não vai agir em nada no caso B.

Só que a gente não pode esquecer que genes não são "diagramas" do corpo, mas sim, "receitas de bolo" - um gene interfere no corpo inteiro, e pode interferir em diversas idades da vida. Então, suponha um gene que resulte em uma melhor saúde durante a idade reprodutiva, mas que traria pior saúde na velhice como um custo. Esse gene vai ser passado, passado e passado de geração em geração, pois a velhice não irá interferir em nada.

Muitos genes são "gambitos" desse tipo. Por exemplo, exigem que o corpo faça uso de recursos que poderiam trazer melhor saúde na velhice durante a idade reprodutiva, ainda que esses recursos já sejam quase abundantes!

Quanto a deixar mais alimento para as crias, não; o ser vivo que não se reproduz pode estar roubando alimento de suas próprias crias, mas rouba também das crias alheias. Um compensa o outro, isso passa a ser irrelevante.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!