Autor Tópico: TV da Gente estréia para atender o público negro  (Lida 10760 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
TV da Gente estréia para atender o público negro
« Online: 21 de Novembro de 2005, 01:09:07 »
TV da Gente estréia para atender o público negro[/size]

Da Reportagem Local

Final de ano não é das épocas mais estratégicas para a estréia de uma nova atração na TV. Mas, para José de Paula Neto, o Netinho, só há uma data possível para o lançamento de seu novo projeto, o TV da Gente -previsto para acontecer hoje, no Dia Nacional da Consciência Negra.

"Escolher esta data é uma opção mais histórica do que econômica", diz o apresentador e idealizador do novo canal, que entra no ar às 12h, pelo canal 50 (UHF) na cidade, pelo canal 19 (UHF) para a Grande Fortaleza e em todo o país, por parabólica, pelo satélite Brasilsat B1.

"Quero fazer uma reparação histórica", afirma Netinho, sobre o pioneirismo da proposta -o primeiro canal brasileiro dirigido por e para negros.

Parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, o canal terá Netinho só como empresário. Inicialmente em fase experimental, terá seis horas de programação: das 9h às 15h (de seg. a sex.) e das 15h às 21h (sáb. e dom.).

Estão previstas produções próprias que, como em qualquer outro canal, vão abarcar diferentes faixas de público: "Turminha da Hora" (infantil), "Encontro da Gente" (feminino) e mais sete atrações. "O canal não tem apenas um lado social, tem também seu objetivo comercial", diz Netinho, que adota pensamento à la Juscelino Kubitschek para falar sobre sua experiência: "Se em 50 anos a TV não se interessou pelo negro, eu tentei, nestes cinco anos que faço TV, mudar isso. Agora, quero tornar o negro visível".

Fonte: Folha On-line

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re.: TV da Gente estréia para atender o público negro
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2005, 14:18:09 »

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: TV da Gente estréia para atender o público negro
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2005, 14:28:22 »
"Agora, quero tornar o negro visível".

Acende a luz!

Me desculpem, eu não resisti. hehehe

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2005, 14:40:51 »
Uhm, sei lá, tomara que dê certo...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Re.: TV da Gente estréia para atender o público negro
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2005, 15:04:40 »
Citação de: AMON

Eu também, acho boa a justificativa!! O Netinho diz que o negro no Brasil precisa ter auto-estima, e ter isso num país onde o exemplo de perfeição é alguém totalmente diferente de você fisicamente, é impossível!!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2005, 15:21:56 »
Não sei se gostei da idéia. Se o objetivo for algo como "TV de negros para negros" vai se tornar algo sectarista.

Uma coisa que tenho reparado é que existem atualmente negros com boa visibilidade em Hollywood em uma proporção que não temos na TV brasileira no Brasil. Morgan Freeman, Samuel L. Jackson, Wesley Snipes, Chris Rock, Will Smith, Denzel Washington...  E são atores de peso, respeitados no circuito em sua maioria, fazendo filmes cuja temática não está relacionada com a cor da pele. Não é algo como "humor de negro" do Eddie Murph no começo da carreira... Acho que lá pode-se dizer que eles conseguiram um espaço sem condescendências que ainda não se conseguiu no Brasil. O que vocês acham disso?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2005, 16:23:31 »
Citação de: Marcelo Terra
Não sei se gostei da idéia. Se o objetivo for algo como "TV de negros para negros" vai se tornar algo sectarista.

Uma coisa que tenho reparado é que existem atualmente negros com boa visibilidade em Hollywood em uma proporção que não temos na TV brasileira no Brasil. Morgan Freeman, Samuel L. Jackson, Wesley Snipes, Chris Rock, Will Smith, Denzel Washington...  E são atores de peso, respeitados no circuito em sua maioria, fazendo filmes cuja temática não está relacionada com a cor da pele. Não é algo como "humor de negro" do Eddie Murph no começo da carreira... Acho que lá pode-se dizer que eles conseguiram um espaço sem condescendências que ainda não se conseguiu no Brasil. O que vocês acham disso?

Acrescence ao elenco de Hollywood: Irmãos Marlon e Shawn Wayans e Martin Lawrence. Lembrei agora deles de alguns filmes de humor.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
    • http://por-ventura.blogspot.com
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2005, 18:12:03 »
Ouvi falar que pretendiam fazer um canal só com negros nos EUA, mas não tenho certeza.

Acho isso uma idéia idiota, pra não dizer racista. Pois é, todo mundo vê isso como uma forma do negro escapar dessa quase segregação, já que a maioria dos papéis na TV é composta por negros. Ao invés de contornar a situação, um canal negro está fazendo exatamente a mesma merda que os demais canais. Segregação.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2005, 18:32:46 »
O único racismo está em admitir só empregados negros, só.

A cultura negra foi suprimida, o povo negro não ganha destaque em nosso país. Acho boa a iniciativa do canal.

Márcio

• Visitante
TV da Gente estréia para atender o público negro
« Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2005, 19:01:55 »
Por falar nisso vejo poucos negros no movimentos céticos e ateus,nem pobres.O ateísmo e ceticismo é fenômeno branco de classe média.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2005, 19:38:56 »
Sim, até porque a maioria negra não está, infelizmente, integrada culturalmente até tal ponto.

Netinho de Paula agride Repórter Vesgo com soco e terá de depor à polícia[/size]

RICARDO FELTRIN
Colunista da Folha Online

O apresentador Netinho de Paula agrediu com um murro ontem à noite o humorista Rodrigo Scarpa, mais conhecido como Repórter Vesgo, do "Pânico na TV" (Rede TV). A agressão foi filmada pela equipe do programa.

O cantor Netinho, que agrediu Vesgo

A agressão ocorreu em São Paulo, na entrega do prêmio Raça Negra, que também marcou a inauguração da TV da Gente, canal UHF destinado ao público negro. Netinho de Paula, que também é apresentador da Record, agrediu o humorista da Rede TV com um soco no rosto, que sangrou e segue inchado nesta segunda-feira.

A agressão ocorreu de surpresa. Vesgo estava entrevistando Netinho. Durante o pingue-pongue, fez uma de suas famosas perguntas de duplo sentido:

"E aí, Netinho, quer dizer que você vai abrir seu canal pra todo mundo?"

Rodrigo Scarpa, o Repórter Vesgo

Imediatamente, Netinho disparou um soco no rosto de Scarpa. Acertou o ouvido. Amparado pela produção, Vesgo foi retirado de perto do apresentador, que continuava a xingá-lo e chamá-lo para a briga.

"Isso aqui é festa de 'mano', não de playboy", berrava Netinho, descontrolado.

Scarpa registrou B.O. no 36º DP (Vila Mariana) e fez exame de corpo de delito no IML.

A agressão complica a situação de Netinho de Paula. Ele já foi acusado em fevereiro último de espancar a mulher, a decoradora Sandra Mendes de Figueiredo Crunfli. Após a agressão, Netinho chegou a ser impedido pela Justiça de entrar em sua casa, em Alphaville (Grande SP).

Um ano atrás, Scarpa também foi agredido com um soco pelo ator Victor Fasano (Globo), durante um evento no Rio.

Netinho não foi localizado nesta segunda-feira para comentar a agressão e suas eventuais conseqüências.

Fonte: Folha On-line

Babaca...

ukrainian

• Visitante
« Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2005, 20:50:04 »
Netinho notoriamente é um racista. Assim como muitos 'manos'.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2005, 21:04:15 »
Inclusive, usar a etnia das pessoas como critério de seleção no ato de contratação é crime de racismo, previsto na Constituição (Art 5º XLII) e na Lei Federal Nº 7.716. Crime inafiançável. Se o Brasil fosse sério, esse Netinho estaria mofando atrás das grades.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Novembro de 2005, 23:16:20 »
Se um branco desse um soco em um negro e falasse "isso é festa de playboy, não de mano", gostaria de ver o que aconteceria.

Citação de: PSYCHOCANDY

Eu também, acho boa a justificativa!! O Netinho diz que o negro no Brasil precisa ter auto-estima, e ter isso num país onde o exemplo de perfeição é alguém totalmente diferente de você fisicamente, é impossível!!

"Mulatas", o "culto ao bronzeado". Padrão de beleza é algo pessoal, eu gosto de brancas, fulano gosta de negras. É relativo.

Acende a luz!

:lol:  :lol:  :lol:

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #14 Online: 22 de Novembro de 2005, 01:41:56 »
Não se faz necessária uma TV só para negros, uma nós participamos também (mesmo que em papéis bem menos favorecidos) da tv brasileira. Há sim a necessidade  de uma TV igualitária, onde negros não fizessem só papéis de empregados, pobres, ou "negros que lutaram e conseguiram algo na vida". Claro que uma representação fiel da sociedade hoje em dia, terá negros como pobres na maioria, e brancos como média e rica classes, é lógico e realista. Mas há uma repressão esta camada, que quase sempre é tida como "os negros", e não como "as pessoas". Há um exagero e quando não, um racismo que se disfarça por exaltação. Um exemplo é aquela novela "A cor do pecado" que possuia uma protagonista negra, e qual o único tema falado na mídia e muitas vezes até pela própria novela era: "Uma protagonista negra!" (sempre acompanhado de: "que atriz negra linda" ou "que maravilha". Como se isso fosse algo que provoque necessariamente uma reação de espanto ou de "boa ação".
Essa tv feita SÓ para negros só vem a aumentar a desigualdade racial, apesar de seus pontos positivos como o aumento da auto-estima.
E quanto à menor quantidade de negros céticos e/ou ateus, isso pode ter vários motivos, mas prefiro pensar assim: negros são a maior parte da população pobre. A população pobre além de não ter tempo para se dedicar a uma conversão ao ceticismo e/ou ateísmo, não possui uma base de cultura que os leve  por vontade própria à uma reflexão ao ateísmo ou ceticismo, já que sua maioria esmagadora usa a religião como uma "muleta" para enfrentar os problemas financeiros. Então a população pobre, e não só "os negros pobres" são menoria ente os céticos e/ou ateus.
Só como exemplo bem duro: Eu sou negro, pobre (minha renda familiar mensal varia de R$ 100 p/p), mas acho que pela oportunidade de estudo que tive, cheguei a ser cético (tenho 15 anos).
Não que isso se aplique a todos, e muito pelo contrário, mas acho que minha situação não é tão fictícia.
PS: peço perdão por qualquer erro aqui, pois estou escrevendo rápido...
Ciência da Computação!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #15 Online: 22 de Novembro de 2005, 09:49:40 »
Citação de: Ricardo M
Se um branco desse um soco em um negro e falasse "isso é festa de playboy, não de mano", gostaria de ver o que aconteceria.

Citação de: PSYCHOCANDY

"Mulatas", o "culto ao bronzeado". Padrão de beleza é algo pessoal, eu gosto de brancas, fulano gosta de negras. É relativo.

Acende a luz!

:lol:  :lol:  :lol:

Gosto pessoal é muito, muito diferente da questão em pauta! A questão aqui não é, gringo adorar mulata ou negro adorar loira, e sim a falta de identificação que a maioria das TVs impôe ao povo! Não acha estranho, com mais de 45 anos de TV no Brasil, somente a pouquíssimo tempo uma novela teve uma atriz negra como protagonista?!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2005, 12:09:59 »

Depende do caso. Neste caso, o Vesgo já tem todo aquele jeito e faz esse tipo de pergunta capciosa para qualquer pessoa. Inclusive, ele já perguntou coisas bem piores que essa. Por isso, o Netinho foi um babaca. Porque além de agredir um comediante por um motivo chulo, ainda fala essa frase de merda.

Se fosse outra pessoa, e dependendo do jeito em que se faz a pergunta, a raiva da pessoa pode até ser justificada, apesar que isso não é pretexto de falar a frase que o Netinho falou.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2005, 12:15:16 »
Paulo José, qualquer iniciativa para incentivar a inclusão cultural de um povo oprimido, será bem-vinda ao meu ver. Apesar de eu concordar com a criação do canal do Netinho, não concordo de forma alguma com o sistema de cotas, nem com a propaganda da Globo que fala para os empresários contratarem pessoas negras. Também não concordo com a campanha de nossas novelas e diretores de cinema para empregarem mais pessoas negras como atores.

Isso porque, considero que devemos ter uma visão neutra. Se estivermos sendo tendensiosos a favor da pessoa negra na hora de formar um elenco de uma novela, estaremos sendo preconceituosos. O mesmo ocorre com a discriminação entre homens e mulheres. Devemos ver as pessoas como pessoas, dar méritos à elas pelo que elas estão merecendo, se a pessoa negra não está se saindo bem no teste para entrar no elenco, toque-a para fora assim como faria como qualquer outra pessoa branca, e sem ressentimentos.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2005, 14:21:00 »

O racismo velado me irrita...

Quando eu ainda assistia "Fantástico", vi uma reportagem em que a Glória maria perguntava "Qual a minha cor?" e nenhum dos entrevistados disse "negra"... Era "morena", "escurinha"... Aí, ela disse: "Caramba, sou negra!", ao que o entrevistado respondeu: "Imagina... Você não é negra"...

Outra coisa bastante irritante é que muitos, sejam de qualquer camada social, acabam achando ruim essa palavra... Uma vez, em uma conversa informal no trabalho, sobre cotas, pronunciei várias vezes "negros"... Eu sentia um mal estar generalizado cada vez que o fazia... É estranho isso.

Mas, para mim, não tem nada mais irritante do que aquelas camisas com frases do tipo "100% Negro"... Saia com uma camisa estampada com "100% Branco" e veja a hipocrisia, se não for preso, é claro...

Offline Vexille

• Nível 13
  • *
    • http://por-ventura.blogspot.com
« Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2005, 15:29:37 »
Citação de: Nigh†mare
Outra coisa bastante irritante é que muitos, sejam de qualquer camada social, acabam achando ruim essa palavra... Uma vez, em uma conversa informal no trabalho, sobre cotas, pronunciei várias vezes "negros"... Eu sentia um mal estar generalizado cada vez que o fazia... É estranho isso.

Sabe qual é o problema? É que quando se trata de outra raça, a gente tem que especificar. Se estamos falando de um cara branco, ele é só "um cara". Mas se ele é negro, você tem que dizer que ele é negro, senão as pessoas podem se confundir.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2005, 17:01:41 »
Não era o Netinho que tinha ( ou tem ) uma franquia de salões de beleza para negros ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Novembro de 2005, 17:26:22 »
Citação de: Psychocandy
Gosto pessoal é muito, muito diferente da questão em pauta! A questão aqui não é, gringo adorar mulata ou negro adorar loira, e sim a falta de identificação que a maioria das TVs impôe ao povo! Não acha estranho, com mais de 45 anos de TV no Brasil, somente a pouquíssimo tempo uma novela teve uma atriz negra como protagonista?!

Acho que parte disso se deve à desigualdade social, que por motivos históricos afeta mais negros que brancos, e nem tanto à um racismo na escolha de elenco.

Sei lá, acho que  "quero ser ator/atriz", não é coisa que se proponha numa família pobre sem tomar um tabefe na nuca e escutar algo como "pára de viajar, idiota, vai ter que trabalhar em algo que dá dinheiro!".... daí devem ser menos os negros que entram nessa profissão, para começar.... e menos ainda os que "chegam lá", alcançam um sucesso considerável....

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Novembro de 2005, 17:33:50 »

O racismo velado me irrita...

Quando eu ainda assistia "Fantástico", vi uma reportagem em que a Glória maria perguntava "Qual a minha cor?" e nenhum dos entrevistados disse "negra"... Era "morena", "escurinha"... Aí, ela disse: "Caramba, sou negra!", ao que o entrevistado respondeu: "Imagina... Você não é negra"...

Lembrei de uma coisa que falei no RV esses tempos...

Tem tanto esse racismo contra os negros por parte dos brancos como por parte dos negros mesmo..... como por exemplo, quando colocam que o termo "preto", é pejorativo.... não tem nada na definição da palavra que implique algo pejorativo, ambos só se referem à cor da pele, e são sinônimos.... nem são o nome técnido de alguma raça....

falar que alguém é "negro" e não  "preto", é parecido com o caso que você colocou de dizer que são "morenos" e não "negros"... que por sua vez, parece análogo aos eufemismos que se usa com algo mais ou menos ruim, como deficiências.... por exemplo, "o correto nào é 'retardado', é 'deficiente mental'".....

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Novembro de 2005, 18:33:48 »
Mas, para mim, não tem nada mais irritante do que aquelas camisas com frases do tipo "100% Negro"... Saia com uma camisa estampada com "100% Branco" e veja a hipocrisia, se não for preso, é claro...

Os brancos não precisam afirmar que não possuem vergonha de sua raça, ao contrário dos negros. Por isso até vejo com melhores olhos uma camisa "100% Negro" e vejo pejorativamente (para não dizer racista) uma camisa "100% Branco".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!