Autor Tópico: TV da Gente estréia para atender o público negro  (Lida 10762 vezes)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re.: TV da Gente estréia para atender o público negro
« Resposta #50 Online: 25 de Novembro de 2005, 09:44:37 »
Bem, se tem troçentas crianças por que metade delas, pelo menos, não são negras ou mestiças?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: TV da Gente estréia para atender o público negro
« Resposta #51 Online: 25 de Novembro de 2005, 09:47:00 »
Citação de: Paulo José
Bem, Daniel, o caso não foi adjetivar o exemplo como binitinha, pois nisso eu até concordo. O que me fez ter aquela impressão sobre o Danniel foi a segunda colocação "Não na acepção "feinha arrumada" do termo" que complementa a primeira. Dando a impressão de que é preciso justificar.

Eu tipicamente falo isso, que alguém é bonitinha, mas não nessa acepção...
Não sei de onde você é, mas tem isso de se falar que alguém é bonitinha quando é feinha arrumada...... mas eu não concordo tanto (não que não existam feinhas arrumadas)... sei lá só gosto de usar a palavra sem ser nesse sentido não eufemista....

Ou pensando pensando bem, até seja uma crítica ao modo como a Globo mostra as negras. Mas o que me pareceu foi mesmo que o Danniel precisa justificar pra os outros por que ela é bonitinha... e não "feinha arrumada". Mas ainda espero a expicação dele para "acepção "feinha arrumada"", para tirarmos o suposto mal entendido. :)  :wink:

Eu "justifiquei", porque depois que já tinha escrito, me veio em mente alguém respondendo algo como "ela é negra, então é só 'bonitinha', que é a mesma coisa que 'feinha arrumada né? Se fosse uma branca ariana nórdica loira de olhos azuis você teria dito que é linda, uma deusa, etc..", e para não mudar o que já tinha escrito fiz essa ressalva, pretensamente num tom bem humorado....

...Sobre bonitinhas e feinhas arrumadas.... a Charlize Theron no filme "monster" reabriu essa discussão.... quer dizer.... ela é muito bonita, e no papel era uma horrorosa... o que significa que ela no filme era uma bonita desarrumada; ou será que na realidade ela é horrorosa e super-arrumada para o que pensávamos ser o que era mais próximo da realidade? Ou algum meio termo?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 25 de Novembro de 2005, 09:59:07 »
Citação de: Marcelo Terra
Bem, se tem troçentas crianças por que metade delas, pelo menos, não são negras ou mestiças?

Eu não vejo problema nisso.....

será que aparece essa proporção de mães negras com seus filhos negros ou mestiços para a escolha de elenco dessas propagandas? E são todos sumáriamente dispensados em favor dos brancos? Ou será que tem mais mães brancas de classe média alta com seus filhinhos que elas acham bunitiiiiinhos e que deveriam ser modelos e etc... que até estão em escolinhas e agêncinhas de modelinhos mirins.... que até já tem um "book" sendo só desse tamaninho....

Eu acho que é mais o segundo caso.... daí as alternativas seriam talvez ou fazer algum tipo de convocação para a escolha de elenco que visasse atingir mais gente do que os que tipicamente veem isso como profissão.... e não sei como isso é nem como poderia ser..... mas acho que como as empresas de modo geral estão mais preocupadas com o lucro e prazos, não tem muita preocupação em pensar no assunto, sem que necessariamente estejam criando propositadamente uma barreira contra não-brancos...

..a alternativa mais rápida e exeqüível a esse considerável "engajamento" pouco provável seria tentar equilibrar dessa forma que foi colocada como racista....

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #53 Online: 25 de Novembro de 2005, 10:06:00 »
Bem, não vamos ter fatos para discutir então vai ficar difícil...

Eu pessoalmente acho que crianças pequenas são escolhidas pelo antigo critério, loirinhas, olhos claros e bochechas rosadas que chamam mais atenção. Não acredito que não haja "mão-de-obra" mestiça, principalmente de classe média como você diz. Aqui no Rio pelo menos a classe média é bastante mestiça e não predominantemente de "brancos europeus".

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #54 Online: 25 de Novembro de 2005, 10:06:21 »
Bem, não vamos ter fatos para discutir então vai ficar difícil...

Eu pessoalmente acho que crianças pequenas são escolhidas pelo antigo critério, loirinhas, olhos claros e bochechas rosadas que chamam mais atenção. Não acredito que não haja "mão-de-obra" mestiça, principalmente de classe média como você diz. Aqui no Rio pelo menos a classe média é bastante mestiça e não predominantemente de "brancos europeus".

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #55 Online: 25 de Novembro de 2005, 10:08:19 »
A minha enteada participou de um curso, ou seja lá o que tenha sido aquilo, de modelos infantis e não havia preponderância alguma de crianças brancas e loiras. Todas elas tem portfólio, ou seja lá qual for o nome desse treco, e potencialmente podem interessar a agências de propaganda.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 25 de Novembro de 2005, 10:26:14 »
--------------------------------------------------------------------------------

Paulo José escreveu:
Bem, Daniel, o caso não foi adjetivar o exemplo como binitinha, pois nisso eu até concordo. O que me fez ter aquela impressão sobre o Danniel foi a segunda colocação "Não na acepção "feinha arrumada" do termo" que complementa a primeira. Dando a impressão de que é preciso justificar.

Eu tipicamente falo isso, que alguém é bonitinha, mas não nessa acepção...
Não sei de onde você é, mas tem isso de se falar que alguém é bonitinha quando é feinha arrumada...... mas eu não concordo tanto (não que não existam feinhas arrumadas)... sei lá só gosto de usar a palavra sem ser nesse sentido não eufemista....

Citação:
Ou pensando pensando bem, até seja uma crítica ao modo como a Globo mostra as negras. Mas o que me pareceu foi mesmo que o Danniel precisa justificar pra os outros por que ela é bonitinha... e não "feinha arrumada". Mas ainda espero a expicação dele para "acepção "feinha arrumada"", para tirarmos o suposto mal entendido.  

Eu "justifiquei", porque depois que já tinha escrito, me veio em mente alguém respondendo algo como "ela é negra, então é só 'bonitinha', que é a mesma coisa que 'feinha arrumada né? Se fosse uma branca ariana nórdica loira de olhos azuis você teria dito que é linda, uma deusa, etc..", e para não mudar o que já tinha escrito fiz essa ressalva, pretensamente num tom bem humorado....

...Sobre bonitinhas e feinhas arrumadas.... a Charlize Theron no filme "monster" reabriu essa discussão.... quer dizer.... ela é muito bonita, e no papel era uma horrorosa... o que significa que ela no filme era uma bonita desarrumada; ou será que na realidade ela é horrorosa e super-arrumada para o que pensávamos ser o que era mais próximo da realidade? Ou algum meio termo?

Ok,Danniel,eu tinha entendido seu post deste modo mesmo.Talvez não seja assim na região em que o PJ mora,ou no círculo social dele não se use esta conotação.Mas por onde ando a palavra bonitinha tem uma conotação eufemistica,para se referir a alguém feio.O Danniel estava apenas esclarecendo que ele não estava usando eufemisticamente o termo bonitinha,que ele estava dizendo bonitinha no sentido de muito bonita,linda.

Cheguei a escrever isto num outro post,mas depois editei esperando que o próprio Danniel esclarecesse.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #57 Online: 25 de Novembro de 2005, 10:30:00 »
O Marcelo lembrou algo interessante:é muito grande o número de crianças negras e mestiças que entram nestes concursos de beleza infantil,não existe a tal predominância que rola, nos tablados, de pessoas claras.Mas nunca ví um concurso desses dar os primeiros lugares a negros.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #58 Online: 25 de Novembro de 2005, 10:34:50 »
Esse Netinho, independente do que ele é, é um imbecil.
Explora  pessoas humildes apenas para ter patrocínio e lucrar.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
TV da Gente estréia para atender o público negro
« Resposta #59 Online: 25 de Novembro de 2005, 10:41:13 »
Eu não vejo problema nisso.....

será que aparece essa proporção de mães negras com seus filhos negros ou mestiços para a escolha de elenco dessas propagandas? E são todos sumáriamente dispensados em favor dos brancos? Ou será que tem mais mães brancas de classe média alta com seus filhinhos que elas acham bunitiiiiinhos e que deveriam ser modelos e etc... que até estão em escolinhas e agêncinhas de modelinhos mirins.... que até já tem um "book" sendo só desse tamaninho....

Eu acho que é mais o segundo caso.... daí as alternativas seriam talvez ou fazer algum tipo de convocação para a escolha de elenco que visasse atingir mais gente do que os que tipicamente veem isso como profissão.... e não sei como isso é nem como poderia ser..... mas acho que como as empresas de modo geral estão mais preocupadas com o lucro e prazos, não tem muita preocupação em pensar no assunto, sem que necessariamente estejam criando propositadamente uma barreira contra não-brancos...

..a alternativa mais rápida e exeqüível a esse considerável "engajamento" pouco provável seria tentar equilibrar dessa forma que foi colocada como racista....  

Nào acredito que se deva usar a proporção exata de negros na sociedade,nas propagandas ou em seja lá o que for.Mas uma proporção que obedeça as configurações sociais por aqui.

Exemplo:uma campanha do Corolla usando um monte de negros pilotando um Toyota soaria tosco,é claro.Nào vejo racismo no fato de o publicitário utilizar brancos nestes comerciais,conta-se nos dedos de uma mão os pretos que têm carros de luxo.Mas e um comercial da Pepsi que use lá seus 50 figurantes,todos brancos?Ou 48 brancos e um casal de negros?(Porque nas propagandas,de um modo geral,negros só namoram negros?Não é isso que vejo pelas ruas).Não tem com alegar que não há racismo nestes casos...

Quanto à proporção de negros que assumem a carreira de ator,cria-se um círculo vicioso:não há atores negros nos tablados porque não se contrata atores negros ou não se contrata atores negros porque não há atores negros no tablado?

Fico com a primeira,até porque me recuso a acreditar que atores como Cláudio Heinrich,Reynaldo Giannechinni,Mel Lisboa, Lavínia Vlazak interpretem melhor do que o negão aqui ou do que qualquer um zé ninguém que você cate pela rua.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 25 de Novembro de 2005, 11:25:29 »
Citação de: Daniel Reynaldo
Quanto à proporção de negros que assumem a carreira de ator,cria-se um círculo vicioso:não há atores negros nos tablados porque não se contrata atores negros ou não se contrata atores negros porque não há atores negros no tablado?

Fico com a primeira,até porque me recuso a acreditar que atores como Cláudio Heinrich,Reynaldo Giannechinni,Mel Lisboa, Lavínia Vlazak interpretem melhor do que o negão aqui ou do que qualquer um zé ninguém que você cate pela rua.

Eu concordo, acho que tem um monte de gente que é meio que ator de enfeite, e não devem faltar atores melhores por aí, ou mesmo de enfeite, só que negros... só que ainda acho que tem um pouco daquilo que eu disse de que devem ter muito mais brancos apostando em ser ator como carreira, por causa disso de desigualdade social.... ser de classe média para baixo, preto ou branco, e querer ser ator não é uma coisa muito sensata e que deva receber muito apoio familiar, eu acho...

Aí teria que haver um esforço ativo por parte do pessoal que escolhe o elenco em procurar pessoas de outras raças além dos que aparecem mais freqüentemente... e acho que eles não vão chegar a esse ponto mesmo... não que fosse muito difícil de encontrar alguém nesse nível de atuação, mas é a lei do esforço mínimo mesmo... só se talvez isso se tornasse lucrativo para eles.... o que acho que talvez ocorresse novamente se negros e mestiços fossem parte mais significativa do mercado consumidor que sustenta as TVs, e significasse um aumento de audiência desse público e etc e tal

hehe, eu lembrei agora que eu achei engraçado, meio sem motivo, quando vi uma vez um asiático como coadjuvante numa novela... não por ter qualquer coisa contra, ou porque a atuação fosse ruim... mas é que é tão incomum ver asiáticos na TV sem ser em propagandas da mitsubishi, filmes de kung-fu ou alguma propaganda que por algum motivo tenha um lutador de sumô que eu até achei "engraçado", nem tinha me dado conta, foi meio inusitado..

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 25 de Novembro de 2005, 11:31:19 »
.......por outro lado, o Marcelo está dizendo que a entrada, ao menos de crianças, não é desprpoporcional, o que derruba um pouco essa hipótese....

Fica realmente difícil discutir sem números..... eu por otimismo ou ingenuidade acho que tem mais a ver com uma certa diferença já na disponibilidade de atores ou modelos..... tenho essa impressão por isso que falei, a desigualdade social e a perspectiva de ser ator ou modelo como carreira viável... acho que é algo que deve afetar significativamente e que não seria equilibrado sem um esforço dos contratantes, esforço para o qual talvez não haja muita motivação econômica, ou não tenha sido vista e aproveitada...

não que racismo seja completamente eliminado no meio do caminho

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #62 Online: 25 de Novembro de 2005, 11:58:11 »
Acho que as agências de propaganda apenas continuam repetindo fórmulas baseadas em estereótipos. Inovação é algo que poucos profissionais se arriscam, a maioria ainda prefere apostar em fórmulas que vem funcionando há anos, ou décadas. Os estereótipos que mudam apenas sutilmente do que é um homem ou uma mulher bonitos, o que é um homem ou mulher bem sucedidos, o que é um bebê lindo e fofo. Resumindo, acho que a resposta é muito mais simples do que nossas especulações de alguma participação ativa e consciente na questão da representatividade étnica em suas campanhas. Mas parece bastante óbvio que com as manifestações crescentes nos últimos anos algumas campanhas incluem outras etnias apenas para corresponder ao critério de ser politicamente correta, por isso essas inserções acabam tendo um aspecto tão artificial que acabam tendo o efeito contrário, como observaram aqui. É como se dizessem "olha, tem um moreninho também", "olha, tem até um japonezinho...".

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 25 de Novembro de 2005, 12:19:52 »
Concordo integralmente com as idéias do Daniel Reynaldo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 25 de Novembro de 2005, 12:37:59 »
Citação de: Marcelo Terra
Acho que as agências de propaganda apenas continuam repetindo fórmulas baseadas em estereótipos. Inovação é algo que poucos profissionais se arriscam, a maioria ainda prefere apostar em fórmulas que vem funcionando há anos, ou décadas. Os estereótipos que mudam apenas sutilmente do que é um homem ou uma mulher bonitos, o que é um homem ou mulher bem sucedidos, o que é um bebê lindo e fofo. Resumindo, acho que a resposta é muito mais simples do que nossas especulações de alguma participação ativa e consciente na questão da representatividade étnica em suas campanhas. Mas parece bastante óbvio que com as manifestações crescentes nos últimos anos algumas campanhas incluem outras etnias apenas para corresponder ao critério de ser politicamente correta, por isso essas inserções acabam tendo um aspecto tão artificial que acabam tendo o efeito contrário, como observaram aqui. É como se dizessem "olha, tem um moreninho também", "olha, tem até um japonezinho...".

Acho que tem muito esse lado do estereótipo mesmo, de fórmulas de propaganda e televisão.... mas mesmo assim, o "cara bonitão", ou o "encanador gordão", a "família feliz" etc, poderiam ser de outras raças.... ou mistos, quando possível.... não sei se os estereótipos são "_ _ _ _ _ _ _  brancos" na cabeça dos produtores... ainda acho que é bastante coisa devido a desproporção...

... posso estar fora da realidade, mas acho que a desigualdade social seja bastante significativa na escolha da profissão, e que não devem haver tantas pessoas de outras raças quanto brancos que vejam essas "carreiras de rico" como algo viável, que valha a pena se investir.....

.... de forma parecida, acho que não há tantos brancos ou pessoas de outras raças que não negros nos esportes (especialmente futebol, outros são mais tipicamente "brancos", sempre tendo a ver com classe social), não por serem biologicamente melhores, nem por haver também um certo racismo/estereotipização, de que brancos não jogam basquete, etc... acho que apenas o esporte é visto como uma oportunidade para as pessoas mais pobres, que são na maioria negros, enquanto esporte para pessoas com mais dinheiro é hobby e a prioridade é uma profissão mais segura, até porque têm mais condições financeiras de alcançar uma...

.... sem querer ridicularizar, mas já ridicularizando por não encontrar um jeito melhor de me expressar, acho que tinha que ser meio "mágica" a realidade para que víssemos pessoas de diferentes raças nas mesmas proporções apesar da desigualdade social decorrente da escravidão dos negros.....

provavelmente  pudesse ser tudo mais heterogêneo, mas acho que em muitos casos dependeria de esforços que não correspondem em lucros (ou essa possibilidade não é vista) para quem teria que se esforçar....

.... e sim, deve haver realmente uma parte disso causada por racismo mesmo, mas acho que é mínima.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #65 Online: 25 de Novembro de 2005, 13:22:36 »
.... sem querer ridicularizar, mas já ridicularizando por não encontrar um jeito melhor de me expressar, acho que tinha que ser meio "mágica" a realidade para que víssemos pessoas de diferentes raças nas mesmas proporções apesar da desigualdade social decorrente da escravidão dos negros.....

Mas eu não disse, e me parece que ninguém tenha dito isto por aqui até agora,Danniel.Eu falei algumas vezes por aqui,e repito:o ideal não é que haja uma proporção entre o número de negros no país e o número de negros nos filmes,nas novelas...mas que houvesse uma representação fidedigna da nossa realidade racial,exemplos:

A atual novela das 8 tem como mocinha uma ex-menina de rua que é,pasmem,loira dos olhos verdes,o mocinho é um pobre operário loiro de olhos claros...Na novela lá da Record existe um núcleo pobre que é pilotado pela Lavinia Vlasak e outro pelo Claudio Heinrich.

Foi o que eu disse lá atrás e vou repetir,o ideal nào é representar um país que não existe,nem puxando a brasa pra negrada nem pra branquelada.Volto a citar como modelo os filmes do Jorge Furtado "O homem que copiava"e "Meu tio matou um cara".São dois filmes que têm negros no elenco,entre os protagonistas,aliás,mas que não fazem qualquer estereotipação do que é ser negro.Dois filmes que deveriam ser utilizados como dever de casa para qualquer produtora de teledramaturgia ou cinema que intentasse fazer algo políticamente correto neste aspecto.

... de forma parecida, acho que não há tantos brancos ou pessoas de outras raças que não negros nos esportes (especialmente futebol, outros são mais tipicamente "brancos", sempre tendo a ver com classe social), não por serem biologicamente melhores, nem por haver também um certo racismo/estereotipização, de que brancos não jogam basquete, etc... acho que apenas o esporte é visto como uma oportunidade para as pessoas mais pobres, que são na maioria negros, enquanto esporte para pessoas com mais dinheiro é hobby e a prioridade é uma profissão mais segura, até porque têm mais condições financeiras de alcançar uma...

Sim,você está certo.Existe uma menor oferta de atores negros no mercado,mas esta oferta é condicionada pela escsses de papéis negros e não o contrário.Quanto aos esportes,me parece que a proporçào de pessoas que seguem esta trilha é equiparável nas diversas classes,não é privilégio dos pobres...o que difere são os esportes em que cada classe se destaca, e isto está obviamente,relacionado aos custos necessários para praticar este ou aquele:bola de couro surrada e dois pare de Havaianas pra jogar futebol na rua ou aluguel de pista de kart pra treinar automobilismo...

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re:TV da Gente estréia para atender o público negro
« Resposta #66 Online: 14 de Dezembro de 2011, 08:21:02 »
Acabei de ver o comercial a seguir (tire o áudio: os poneis malditos perdem feio) e me veio este tópico.

(Em 2005 eu escrevia coisas como "se este país fosse sério" :olheira: e parece que eu achava viável/ideal prender empresários que usassem critérios raciais na contratação de seus funcionários e não sabia dar espaço após um ponto/vírgula: mas que merlim  :susto: ) :

Guaraná Antarctica, é do Brasil!
<a href="http://www.youtube.com/v/G8oq1SXcrQ8" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/G8oq1SXcrQ8</a>
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 08:30:26 por Donatello van Dijck »

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #67 Online: 14 de Dezembro de 2011, 08:58:07 »
Qual o problema do comercial? Ter apenas um negro presente? Ora, a iniciativa privada tem o direito de contratar quem bem entender, é absolutamente ridículo forçar as empresas a contratar atores negros apenas para se fazer ''justiça social''.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #68 Online: 14 de Dezembro de 2011, 10:48:11 »
TMAG, você leu o resto do tópico? Porque como eu disse eu apenas vi este comercial e lembrei do tópico (na verdade lembrei de um outro, mais recente e sobre o mesmo tema, e acabei caindo neste), e achei que calhava ressuscitá-lo, acho que seria bacana você ler o que já foi escrito: é claro que isso é só uma opinião minha sobre como as discussões devem ser levadas e não uma tentativa de ter forçar à qualquer coisa. Você pode comentar sem ler o que foi escrito, mas aí periga refutar com uma certa agressividade idéias que na real ninguém apresentou. (a referência à legislação que proibe distinção racial na contratação de funcionários foi vagamente citada por mim, sim, mas se você prestar mesmo atenção vai ver que foi um comentário tangencial, nem eu nem ninguém discutiu a questão da escassez de negro/mestiços na mídia do ponto de vista do "os produtores deveriam ser forçados")

Sim, o problema que eu vi é um comercial (com algumas centenas de figurantes em situações sociais cotidianas como tomar cerveja refrigerante num bar, se reunir em família e correr em bando atrás de um caminhão de refrigerante.... tá... esta não é uma situação cotidiana, é um clichê publicitário, mas tanto faz) de um produto cujo mercado consumidor não tem um corte social significativo ter apenas um negro, e mais significativo, o fato de que os brancos selecionados serem fenotipicamene "brancos demais" até para o grosso da população branca brasileira (acima do Trópico de Capricórnio, pelo menos), o que me faz supor inclusive que ante o que já tinha sido comentado pelo Buck no tópico, deve ter sido feito um certo esforço pelos publicitários na escolha de tais modelos, exceto para o caso de a agência em questão se basear em Curitiba ou Poa ou arredores (ps.: não, é a DM9, se ubica em SP-Capital).

E não, eu não acho que os publicitários/dramaturgos/produtores devessem ser forçados a contratar mais negros; apenas que eles deviam, por ética, por bom senso e, talvez, até por razões técnicas (de identificação com o mercado, em se tratando de uma campanha de refrigerante e não de relógios suíços)...

Mas por outro lado, sim também, acho que a evidente negativa da contratação de negros (ou de não loiros, no caso aqui) por determinados empregadores para algumas ocupações específicas sobretudo em determinados setores têm um impacto negativo e significativo e por diversos viéses na conquista de níveis mais altos de justiça social, sem aspas.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 12:28:42 por Donatello van Dijck »

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #69 Online: 14 de Dezembro de 2011, 12:39:44 »

Pois eu vi um monte de gente de cabelos escuros nesse comercial ,de modo algum ,há só loiros nesse comercial.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 14 de Dezembro de 2011, 12:44:59 »
Duas palavras para vocês: token black.

O rapaz negro na propaganda foi pinçado e colocado ali especificamente para mostrar como a marca não discrimina e é tipo completamente antirracista em todos os sentidos.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #71 Online: 14 de Dezembro de 2011, 12:57:50 »
Mea culpa LARAAS. Se eu não tivesse enfatizado a concentração de loiros signicativamene alta para nossa população mesmo levando em conta apenas os nossos brancos ainda que não represente aí 100% dos figurantes o tópico fluiria melhor. Ou pelo menos não fluiria :)

Ignore o "(ou de não loiros, no caso aqui)", por favor :). Mea culpa: este trecho é tão irrelevante para o assunto quanto se 95% ou 50% dos figurantes são loiros ou apenas brancos de pele muito clara mesmo para a média dos brancos de pele bem clara brasileiros ou se a maioria dos colocados em primeiro plano ou em ação isolada em close são exatamente loiros ou apenas têm cabelo castanho claro e eu não deveria ter dado ênfase neste detalhe bobo se não quisesse um "olha o avião". :|
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 13:18:06 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #72 Online: 14 de Dezembro de 2011, 12:59:35 »
Duas palavras para vocês: token black.

O rapaz negro na propaganda foi pinçado e colocado ali especificamente para mostrar como a marca não discrimina e é tipo completamente antirracista em todos os sentidos.
I totally agree! (Maranatha! Come, Lord Jesus!) :lol:

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #73 Online: 14 de Dezembro de 2011, 13:05:14 »
TMAG, você leu o resto do tópico? Porque como eu disse eu apenas vi este comercial e lembrei do tópico (na verdade lembrei de um outro, mais recente e sobre o mesmo tema, e acabei caindo neste), e achei que calhava ressuscitá-lo, acho que seria bacana você ler o que já foi escrito: é claro que isso é só uma opinião minha sobre como as discussões devem ser levadas e não uma tentativa de ter forçar à qualquer coisa. Você pode comentar sem ler o que foi escrito, mas aí periga refutar com uma certa agressividade idéias que na real ninguém apresentou. (a referência à legislação que proibe distinção racial na contratação de funcionários foi vagamente citada por mim, sim, mas se você prestar mesmo atenção vai ver que foi um comentário tangencial, nem eu nem ninguém discutiu a questão da escassez de negro/mestiços na mídia do ponto de vista do "os produtores deveriam ser forçados")

Não li, e fiz apenas um comentário pontual sobre o vídeo postado por você e sua aparente tentativa de classificá-lo como racista. Se me enganei a respeito de seu intento peço desculpas.

Sim, o problema que eu vi é um comercial (com algumas centenas de figurantes em situações sociais cotidianas como tomar cerveja refrigerante num bar, se reunir em família e correr em bando atrás de um caminhão de refrigerante.... tá... esta não é uma situação cotidiana, é um clichê publicitário, mas tanto faz) de um produto cujo mercado consumidor não tem um corte social significativo ter apenas um negro, e mais significativo, o fato de que os brancos selecionados serem fenotipicamene "brancos demais" até para o grosso da população branca brasileira (acima do Trópico de Capricórnio, pelo menos), o que me faz supor inclusive que ante o que já tinha sido comentado pelo Buck no tópico, deve ter sido feito um certo esforço pelos publicitários na escolha de tais modelos, exceto para o caso de a agência em questão se basear em Curitiba ou Poa ou arredores (ps.: não, é a DM9, se ubica em SP-Capital).

Você tem todo o direito de ver isso como um problema, como de fato é, só espero que sua solução para o mesmo não seja através de ''políticas públicas'' e outras formas de intervenção estatal. Também acho um absurdo que esses comerciais só representem brancos (e de preferência os mais claros possíveis), só que para mim os publicitários tem todo o direito de fazê-lo. Se querem contar apenas com brancos em seus comerciais e daí? Vamos obrigá-los a incluir esse segmento social? Que na verdade nada mais seria que criar legislação obrigando os comerciais a possuírem determinado número de negros, algo como se fossem ''cotas publicitárias'', que se não me engano já são obrigatórias ou pelo menos existe um projeto de lei aguardando aprovação que caminha nesse sentido.

E não, eu não acho que os publicitários/dramaturgos/produtores devessem ser forçados a contratar mais negros; apenas que eles deviam, por ética, por bom senso e, talvez, até por razões técnicas (de identificação com o mercado, em se tratando de uma campanha de refrigerante e não de relógios suíços)...

Concordo, é até algo extremamente racional que em um país como o Brasil um grande número de negros seja representado em campanhas publicitárias e programas de televisão (de preferência sem estereótipos associados) . Se isso ocorresse muito provavelmente os produtos anunciados nas propagandas e os programas de TV teriam respectivamente, mais vendas e ainda mais audiência. É sabido que criar uma identificação com o consumidor/telespectador é um fator determinante do sucesso dessas empreitadas. O que eu não concordo (e pelo que vejo você não propõe isso) é a criação de leis ''obrigando'' campanhas publicitárias e programas de TV a incluírem negros nos seus escalões.

''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #74 Online: 14 de Dezembro de 2011, 13:13:43 »
Pronto, nos compreendemos TMAG. :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!