TMAG, você leu o resto do tópico? Porque como eu disse eu apenas vi este comercial e lembrei do tópico (na verdade lembrei de um outro,
mais recente e sobre o mesmo tema, e acabei caindo neste), e achei que calhava ressuscitá-lo, acho que seria bacana você ler o que já foi escrito: é claro que isso é só uma opinião minha sobre como as discussões devem ser levadas e não uma tentativa de ter
forçar à qualquer coisa. Você pode comentar sem ler o que foi escrito, mas aí periga refutar com uma certa agressividade idéias que na real ninguém apresentou. (a referência à legislação que proibe distinção racial na contratação de funcionários foi vagamente citada por mim, sim, mas se você prestar mesmo atenção vai ver que foi um comentário tangencial, nem eu nem ninguém discutiu a questão da escassez de negro/mestiços na mídia do ponto de vista do "os produtores deveriam ser forçados")
Sim, o problema que eu vi é um comercial (com algumas
centenas de figurantes em
situações sociais cotidianas como tomar
cerveja refrigerante num bar, se reunir em família e correr em bando atrás de um caminhão de refrigerante.... tá... esta não é uma situação cotidiana, é um
clichê publicitário, mas tanto faz) de um produto cujo
mercado consumidor não tem um corte social significativo ter apenas um negro, e mais significativo, o fato de que os brancos selecionados serem fenotipicamene "brancos demais" até para o grosso da população branca brasileira (acima do Trópico de Capricórnio, pelo menos), o que me faz supor inclusive que ante o que já tinha sido comentado pelo Buck no tópico, deve ter sido feito um certo esforço pelos publicitários na escolha de tais modelos, exceto para o caso de a agência em questão se basear em Curitiba ou Poa ou arredores (ps.: não, é a DM9, se ubica em SP-Capital).
E não, eu não acho que os publicitários/dramaturgos/produtores devessem ser
forçados a contratar mais negros; apenas que eles deviam, por ética, por bom senso e, talvez, até por razões técnicas (de identificação com o mercado, em se tratando de uma campanha de refrigerante e não de relógios suíços)...
Mas por outro lado, sim também, acho que a evidente negativa da contratação de negros (ou de não loiros, no caso aqui) por determinados empregadores para algumas ocupações específicas sobretudo em determinados setores têm um impacto negativo e significativo e por diversos viéses na conquista de níveis mais altos de justiça social, sem aspas.