...tem uma negra que alega ser funcionária, e ela é bem bonitinha.
Por que o espanto? a maioria das negras que você conhece são feias? Que pena pra vc. Mas tudo é uma quentão de gosto, admito.
Acho que ele não se espantou com o fato da tal negra ser linda,e ela é , realmente.Apenas citou o caso porque entendeu ser esta uma prova em contrário da acusação que fiz à Globo de ser racista na escolha de seus funcionários...
Ufa..... para ser sincero achei que seria você a poder interpretar isso que eu disse como de certa forma racista, uns minutos depois de ter postado... aí fiquei pensando se não havia algum jeito de editar e dizer sem dar margem a essa interpretação.... mas aí eu desisti porque também era um tipo de consideração meio racista... no sentido de ficar tomando todos os cuidados possíveis para não ter qualquer interpretação negativa possível.....
ô assuntinho complicado esse....
mas lembrei daquele filme do Jim Carrey em que ele tem uma briga com um carteiro anão negro..... hehehe e tem umas confusões do tipo e acaba ficando um pouco violenta a coisa
(não pelo fato do carteiro ser negro..... ou anão.......)
(OT: acho que não recomendo o filme para quem não viu, apesar de não lembrar qual é........ er...ummm.... mas não por ter um anão negro no elenco.......)
Ah, e voltando ao tópico brevemente, não citei aquilo como prova contrária não, é meio até que o contrário porque é algo raro de se ver (por outro lado é raro para mim ver os bastidores da globo em qualquer circunstância).... eu comentei meio que só para descontrair
De qualquer forma não concordo com você,Danniel.
Já imaginava
Veja que eu já havia refutado este seu argumento antes mesmo de você citá-lo:ou se esconde a existência de negros no país (A Grande Família,Belíssima,Florisbela,telejornalismo de todas as emissoras com excessão da Globo) ou cria-se papéis caricaturais para fingir que se combate o racismo,quando na verdade o que se está fazendo é reforçá-lo,o que têm se tornado a tônica da política racial da Rede Globo(Feitosa-América, Lady Diane-Senhora do Destino,Rafael-Malhação,Glória Maria-Fantástico).
A menina linda que você viu na propaganda ocupa nos bastidores da Globo o mesmo papel que o Rafael ocupa em malhação.É o escudo da emissora do Jd.Botânico contra acusações de racismo:
Aí a Globo pode dizer:"Mas como esses caras ainda podem nos chamar de racistas?Nós que mantemos 5 ou 6 atores negros em um total de 500 ou 600 atores do nosso cast,nós que temos 3 ou 4 jornalistas negros dentro de um grupo de mais de 100,nós que produzimos uma novelita adolescente que tem uma personagem negra que é o único come-ninguém da trama porque ainda não conseguimos inventar nenhuma questão de confronto de classes que justifique que ele de um créu numa personagem branca e nem conseguimos achar(dentre as nossas 3 atrizes negras)uma que esteja disponível para fazer um par romântico com ele...
Racista é o SBT que não tem nehum repórter negro ou a Record que mantém uma novela que consegue aboradar a pobreza no Brasil sem ter nem um mulatinho no elenco...Nós não,nós temos a Gloria Maria,a Isabel Fillards,o Rocco,a Sharon,o Cara que apresenta o JN quando a Fátima,o Willian,o Chico, o Márcio e o Franklin pegam folga no mesmo dia...Enfim,nem fudendo que nós é racista!!"
E já que você citou a propaganda da Globo falando dela mesma eu me lembrei de outra:o coral de 40 anos...Quantos negros você via no meio daquela centena de atores e repórteres?
Eu concordo em parte com muito do que disse, mas talvez por ingenuidade, ou por otimismo, veja mais como produto da desigualdade social, que por acaso afeta mais negros do que brancos, do que um "racismo ativo", ou velado, em que pessoas estão sendo eliminadas dos cargos pela cor da pele com qualquer outro pretexto para não ser racismo na maior cara de pau...
Porque, como eu falei acho que em resposta a Psychocandy nesse tópico ainda.... acho que simplesmente não há tantos negros, mulatos, japoneses, ruivos, gays(?) nessas áreas de "destaque", sendo atores..... acho que qualquer um, de classe média-baixa para baixo, não receberia parabenizações da família se de repente proferisse "vou ser ator!!!".... acho que as pessoas mais pobres vêem isso mais como hobby do que como algo com um futuro profissional.... sem dedicação exclusiva e etc.....
.... não que não haja nenhum racismo entre uma coisa e outra.... mas acho que o racismo propriamente dito não conta pela maior parte dessa desproporção que vemos....
posso estar enganado, mas acho que é em muito isso, uma questão de números.......
....por outro lado, poderia-se alegar que o nível de interpretação de certos atores nem justifica e que poderiam escolher qualquer um a esmo por aí que seria no mínimo tão bom quanto na atuação
.... e o racismo que acaba havendo, acho, é esse "inclusivo".... meio pela "necessidade estética" mesmo, para não ficar estranho um mundo só de brancos no Brasil... ou talvez por isso que você disse, para poderem se dizer não-racistas... dos poucos atores (ou outras profissões televisionáveis) negros que acabam existindo, eles acabem talvez até tendo maior probabilidade de serem contratados, comparativamente a um "branco aleatório" entre um número muito maior de brancos de classe média-alta em diante que encarou a opção de ser ator como algo com um futuro potencial, por ter quem o sustentasse e etc...
(por via das dúvidas, não estou dizendo que deviam tirar os poucos negros que há e dar os papeis toscos para os brancos dos quais eles estão "roubando" os papéis...)
Ps.:Viu, Marcelo?A negra em questão na verdade é uma mulata escura,
Como você reconhece assim de cara? Existem diversos tipos de negros, com diversos graus de pigmentação..... não sou exatamente um estudioso do assunto.... mas sei lá, acho que não dá para identificar assim com tanta certeza.....
de qualquer forma, poderia ser, e está certo de certa forma....
aquele comentário do Marcelo nào era só quanto assumir o rótulo negro por ser fenotípicamente bem mais para negro do que para branco, mas quanto a um caso que eu tinha falado, em que o cara disse "ainda bem que pelo menos o meu pai é preto"