Autor Tópico: TV da Gente estréia para atender o público negro  (Lida 10761 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: TV da Gente estréia para atender o público negro
« Resposta #25 Online: 22 de Novembro de 2005, 19:01:57 »
Sim, eu sei. Mas uma camisa "Não tenho vergonha de ser negro" fica estranha.  

:roll:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #26 Online: 22 de Novembro de 2005, 20:00:46 »
Hoje mesmo eu dei de cara numa comunidade no orkut "Nem pardo nem moreno, eu sou NEGRO" ( ou coisa parecida ). O que vocês acham disso ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 22 de Novembro de 2005, 21:07:41 »
orkut não conta. tem gente que se orgulha de 'odiar meia molhada' ou de 'não gostar de azeitonas'... assim como deve ter algo do tipo, "sou loira verdadeira" ou "era morena mas sou loira!", devia ter algo assim mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: TV da Gente estréia para atender o público negro
« Resposta #28 Online: 22 de Novembro de 2005, 21:30:29 »
Citação de: Stéfano
Hoje mesmo eu dei de cara numa comunidade no orkut "Nem pardo nem moreno, eu sou NEGRO" ( ou coisa parecida ). O que vocês acham disso ?

Não vi essa comunidade ainda, mas gostei dela, segundo a minha interpretação de sua proposta, que é a de não utilizar eufemismos nem se envergonhar de ser negro.

Mas se a proposto é algo para despertar o orgulho negro eu já acho bobagem...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #29 Online: 22 de Novembro de 2005, 22:31:29 »
Citação de: Fernando
Citação de: Nigh†mare
Mas, para mim, não tem nada mais irritante do que aquelas camisas com frases do tipo "100% Negro"... Saia com uma camisa estampada com "100% Branco" e veja a hipocrisia, se não for preso, é claro...

Os brancos não precisam afirmar que não possuem vergonha de sua raça, ao contrário dos negros. Por isso até vejo com melhores olhos uma camisa "100% Negro" e vejo pejorativamente (para não dizer racista) uma camisa "100% Branco".

As duas são racistas, sectaristas...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 22 de Novembro de 2005, 23:06:20 »
Pode ser, mas uma é justificável.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #31 Online: 22 de Novembro de 2005, 23:07:03 »

Não vi essa comunidade ainda, mas gostei dela, segundo a minha interpretação de sua proposta, que é a de não utilizar eufemismos nem se envergonhar de ser negro.

E se os membros são todos mestiços ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Novembro de 2005, 00:19:47 »
Aí eles estão querendo simplificar a classificação racial.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #33 Online: 23 de Novembro de 2005, 08:02:45 »
eu cresci e ainda vivo em uma cidade pobre, moro no centro da cidade e hoje em dia temos alguma condição financeira, mas basicamente tive uma infancia bem ligada ao povão mesmo aqui do rio.

e pelo menos aqui, crioulo, preto, negão, negro , mulata (era até elogio esse ultimo) etc era tudo igual, ninguém se ofendia com isso, eu mesmo tinha 2 amigos nos grupinhos de bola de gude: o Márcio japonês (aqui é colônia japonesa tb) e o márcio crioulo.

eu via na tv as pessoas falando afrobrasileiros e criticando o termo "crioulo" e achava graça, afinal egipcios e marroquinos (brancos) que morem aqui tb são afrobrasileiros!! eu que tenho mãe mulata (sim mulata, pq ela não é negra, mas tambpem não é branca, é uma mestiça e esse é o nome do mestiço de branco com negro.) e sou afrobrasileiro, mas sou loiro e tenho olhos azuis!!!!  o termo afrobrasileiro não é sinônimo de negro!!!!

outra coisa que me admira é falar que o qualquer tipo de mestiço é negro, isso é preconceito. mestiço é mestiço!!! acho que negro só quem tem descendentes só negros ou é "puro por cruza" *(tem 1  ascendente branco lá na casa dos tataravô ou algo parecido), da mesma forma que branco filho de negros é mestiço!!

qual o crime de se assumir mestiço?

um terceiro ponto é a velha história de superioridades, muitos negros falam que negros são melhores nos esportes, muitos brancos falam que brancos são mais inteligentes, claro que isso é ridiculo, depende um pouco de etnia alguns caracteres físicos que são mais comuns (por exemplo a cintura fina e pouca gordura corporal dos negros da áfrica ocidental faz com que pessoas aptas a serem velocistas sejam mais comuns neles).

mas.... e se tivesse diferença e superioridade? aí tudo bem discriminar? humilhar? segregar? seria motivo para atacá-los? claro que não!!!!

falta muita honestidade nos debates sobre cor da pele e preconceito no brasil
abraços
If you don't live for something you'll die for nothing.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #34 Online: 23 de Novembro de 2005, 10:48:39 »
Antes eu simpatizava com o orgulho racial dos negros. Hoje não, não simpatizo nem um pouco, acho desnecessário. Imagino que estas atitutes aumentam o preconceito e diferença.

Pra evitar exclusão social o país precisa melhorar sua economia e não fazer essas palhaçadas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 23 de Novembro de 2005, 11:32:56 »

E se os membros são todos mestiços ?

Pode ser orgulho negro...

Já ouvi um cara falar assim "pelo menos o meu pai é preto"
Como se a mãe dele fosse pior por ser branca....
Tá na cara que alguém que fale isso preferiria se considerar negro, mesmo sendo mestiço

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #36 Online: 23 de Novembro de 2005, 12:34:28 »
Se alguém é filho de um negro(a) com uma branca(o) ele é tão negro quanto é branco, dizer que não é mestiço mas sim negro além de ser um equívoco, vulgo burrice, é uma aceitação do racismo, formalizado pela afirmação racista "passou de branco, preto é", transformada em orgulho, alegação de especialidade, "sou especial por ser negro", e portanto, voltando ao ponto de partida, um (novo) gesto de racismo. Me desculpem o texto confuso.

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #37 Online: 24 de Novembro de 2005, 03:12:11 »
Fernando, peço desculpas pela demora. Concordo com você e com suas idéias. Acho que consegui passar a idéia, no meu post anterior, de igualdade, ou como já disseram de neutralidade. Se não consegui, já afirmo neste. Já quanto às camisetas com "100% negro" ou "100% branco" têm sentidos iferentes depempendo da intenção de quem as usa. Mas no geral, vejo camisetas "100 negro" como uma afirmativa de "não tenho vergonha" ou "eu gosto de ser negro e me aceito assim", é como um cadeirante (deficiente físico que usa cadeira de rodas) dizer numa camisa: "100% cadeirante". Ele não está se opondo aos outros, mesmo puxando um pouco o lado "ele é diferente" das pessoas, está somente afirmando que venceu seus preconceitos e se auto-afirmou com orgulho um deficiente (ou negro no caso do tópico). É hipócrita quem diz quem nesse país negros não sofrem preconceitos e discriminações a toda jora. Por isso a frase "100% negro" se justifica. Mas frase 100% branco sempre me faz lembrar daqueles loucos com tochas na mão e capuses brancos dizendo "raça pura", mesmo que claramente não remeta isso. Talvez isso seja um preconceito meu, mas aqui em minha cidade, se isso acontecer (de alguém usar uma camisa com esses dizeres) provavelmente eu estarei me remetendo ao grupo certo no caso.
Sei que vc já espressou isso Fernando (a idéia geral), mas eu só quis especificar minha opnião para que fique clara a minha posição, neutra quanto as Pessoas, mas não quanto às suas idéias.
Ciência da Computação!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 24 de Novembro de 2005, 18:49:41 »
:ok:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
TV da Gente estréia para atender o público negro
« Resposta #39 Online: 25 de Novembro de 2005, 00:44:23 »
Inclusive, usar a etnia das pessoas como critério de seleção no ato de contratação é crime de racismo, previsto na Constituição (Art 5º XLII) e na Lei Federal Nº 7.716. Crime inafiançável. Se o Brasil fosse sério, esse Netinho estaria mofando atrás das grades.

É...realmente é crime!!Só esqueceram de avisar na Globo,no SBT,na Band,na quase totalidade dos restaurantes do país (os cearences dominam o mercado de garçons no sudeste por que?Ganha um doce quem responder:têm baixa escolaridade,ou seja:estão sujeitos aos serviços subalternos,mas são brancos) e em todas as empresas que exigem, explícitamente ou não, a tal da "boa aparência".Se isso fosse um país sério tinha muito gerente de recursos humanos mofando na cadeia.
___________________________________________________________ __
Bom,quanto ao canal...Não concordo com a idéia,acho que não é essa a via!Adoraria ver um canal em que a presença negra fosse tão massiva quanto é na sociedade brasileira sim...Mas não desta forma,invertendo a polaridade.

Sou negro ,mas nunca consumi essas revistas afro... não vejo benefício nenhum em se fazer racísmo às avessas...E,provavelmente,não assistiria o canal.Até hoje só ví,na grande mídia brasileira um único caso de inserção negra que não me irritasse tanto quanto a absoluta escasses de crioulos nas tvs,filmes,enfim,na grande mídia em geral:Jorge Furtado.

Os dois últimos longas dele foram extremamente bem sucedidos nisso.Os atores negros não representavam caricaturas da raça,as personagens não ocupavam espaços ,nas tramas,que fossem incompatíveis com a realidade sócio-econômica-racial brasileira,não havia nehum discurso demagógico que justificasse suas presenças em tais papéis.

Assistindo "Meu tio matou um cara" e "O homem que copiava",eu me sentia muito bem...os papéis representados pelo Lázaro Ramos,pelo Ailton Graça e pelo Darlan Cunha poderiam ter sido interpretados por atores brancos sem que as tramas fossem prejudicadas...Assim como as personages da Débora ou da Luana poderiam ter sido interpretadas por uma Taís Araújo ou por uma Isabel Fillardis.

Era como se o Jorge estivesse dizendo,é assim que a raça negra deve ser mostrada:nada mais e nada menos que isso.

É claro que em pequenos filmes de curta metragem,em pequenos veículos da imprensa e,principalmente,na música isso já rola.Mas na grande mídia,nos longas de circulação nacional,nas telenovelas,nos programas de auditório,nos seriados não rola nada que preste neste sentido:ou se esconde a existência de negros no país (A Grande Família,Belíssima,Floribela,telejornalismo de todas as emissoras com excessão da Globo) ou cría-se papéis caricaturais para fingir que se combate o racismo,quando na verdade o que se está fazendo é reforçá-lo,o que têm se tornado a tônica da política racial da Rede Globo(Feitosa-América, Lady Diane-Senhora do Destino,Rafael-Malhação,Glória Maria-Fantástico).

Se eu fosse o Netinho,se eu tivesse com esse capital todo pra bancar uma TV anti-racismo eu montaria,sim,o canal.Mas deixava o papel de "Boni" com o diretor deIlha das Flores  ,com certeza ia dar mais certo do que esta cagada que o pagodeiro brega tá fazendo.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #40 Online: 25 de Novembro de 2005, 00:59:21 »
Se alguém é filho de um negro(a) com uma branca(o) ele é tão negro quanto é branco, dizer que não é mestiço mas sim negro além de ser um equívoco, vulgo burrice, é uma aceitação do racismo, formalizado pela afirmação racista "passou de branco, preto é", transformada em orgulho, alegação de especialidade, "sou especial por ser negro", e portanto, voltando ao ponto de partida, um (novo) gesto de racismo. Me desculpem o texto confuso.  

Não,o texto não está confuso não. :) Tá bem simples de entender,e apesar de ter sido chamado de burro eu não fiquei puto,não. :D

Bom,mas vamos lá:Minha mãe era branca e meu pai é negro,nascí mais pra preto que pra branco e me identifico como negro,muito embora seja mestiço.Não é por orgulho nem por racismo às avessas,é só proque é assim que realmente a sociedade me identifica.Qualquer sujeito que quiser se referir a mim sem usar de eufemismos(mulatinho,moreninho,marrom-bombom) vai me chamar de negro.No imaginário popular é muito difícil se identificar alguém como mulato(se está mais pra negro é negro,se está mais pra branco é branco).É por isso que me digo negro mesmo sendo mestiço.

E como eu já disse em outro tópico:ao me afirmar como negro eu não estou manifestando nenhum tipo de orgulho...eu não tenho orgulho de ser mulato-escuro assim como não teria orgulho de ser loiro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 25 de Novembro de 2005, 01:08:22 »
Citação de: Daniel Reynaldo
Inclusive, usar a etnia das pessoas como critério de seleção no ato de contratação é crime de racismo, previsto na Constituição (Art 5º XLII) e na Lei Federal Nº 7.716. Crime inafiançável. Se o Brasil fosse sério, esse Netinho estaria mofando atrás das grades.

É...realmente é crime!!Só esqueceram de avisar na Globo,no SBT,na Band,na quase totalidade dos restaurantes do país (os cearences dominam o mercado de garçons no sudeste por que?Ganha um doce quem responder:têm baixa escolaridade,ou seja:estão sujeitos aos serviços subalternos,mas são brancos) e em todas as empresas que exigem, explícitamente ou não, a tal da "boa aparência".

Ah sei lá, tem uma propaganda da globo sobre a globo mesmo, falando como ela é a boazona e tal porque emprega as pessoas, que tem uma negra que alega ser funcionária, e ela é bem bonitinha.  :)

Não na acepção "feinha arrumada" do termo

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #42 Online: 25 de Novembro de 2005, 01:34:36 »
Citação de: Danniel
...tem uma negra que alega ser funcionária, e ela é bem bonitinha.  :)

Por que o espanto? a maioria das negras que você conhece são feias? Que pena pra vc. Mas tudo é uma quentão de  gosto, admito.

Não na acepção "feinha arrumada" do termo

Por favor, descreva pra mim a "acepção "feinha arrumada"". Por gentileza :roll:
Ciência da Computação!

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #43 Online: 25 de Novembro de 2005, 01:45:00 »
o curioso que na maioria das delegacias, não se aceita registrar boletins de ocorrencia de racismo de negro contra branco, se vocÊ quiser vai ter que denunciar na corregedoria que eles não querem registrar e aí sim vai conseguir.
isso acontece com outros crimes tb.

brasil é isso aí.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #44 Online: 25 de Novembro de 2005, 03:46:19 »
Citação de: Paulo José

...tem uma negra que alega ser funcionária, e ela é bem bonitinha.

Por que o espanto? a maioria das negras que você conhece são feias? Que pena pra vc. Mas tudo é uma quentão de gosto, admito.

Acho que ele não se espantou com o fato da tal negra ser linda,e ela é , realmente.Apenas citou o caso porque entendeu ser esta uma prova em contrário da acusação que fiz à Globo de ser racista na escolha de seus funcionários...

De qualquer forma não concordo com você,Danniel.Veja que eu já havia refutado este seu argumento antes mesmo de você citá-lo:
Citação de: Eu mesmo
ou se esconde a existência de negros no país (A Grande Família,Belíssima,Florisbela,telejornalismo de todas as emissoras com excessão da Globo) ou cria-se papéis caricaturais para fingir que se combate o racismo,quando na verdade o que se está fazendo é reforçá-lo,o que têm se tornado a tônica da política racial da Rede Globo(Feitosa-América, Lady Diane-Senhora do Destino,Rafael-Malhação,Glória Maria-Fantástico).

A menina linda que você viu na propaganda ocupa nos bastidores da Globo o mesmo papel que o Rafael ocupa em malhação.É o escudo da emissora do Jd.Botânico contra acusações de racismo:

Aí a Globo pode dizer:"Mas como esses caras ainda podem nos chamar de racistas?Nós que mantemos 5 ou 6 atores negros em um total de 500 ou 600 atores do nosso cast,nós que temos 3 ou 4 jornalistas negros dentro de um grupo de mais de 100,nós que produzimos uma novelita adolescente que tem uma personagem negra que é o único come-ninguém da trama porque ainda não conseguimos inventar nenhuma questão de confronto de classes que justifique que ele de um créu numa personagem branca e nem conseguimos achar(dentre as nossas 3 atrizes negras)uma que esteja disponível para fazer um par romântico com ele...

Racista é o SBT que não tem nehum repórter negro ou a Record que mantém uma novela que consegue aboradar a pobreza no Brasil sem ter nem um mulatinho no elenco...Nós não,nós temos a Gloria Maria,a Isabel Fillards,o Rocco,a Sharon,o Cara que apresenta o JN quando a Fátima,o Willian,o Chico, o Márcio e o Franklin pegam folga no mesmo dia...Enfim,nem fudendo que nós é racista!!"

E já que você citou a propaganda da Globo falando dela mesma eu me lembrei de outra:o coral de 40 anos...Quantos negros você via no meio daquela centena de atores e repórteres?

Ps.:Viu, Marcelo?A negra em questão na verdade é uma mulata escura,como eu,mas como ela está mais para negra que pra branca ela foi logo identificada pelo Danniel como negra,e ele acertou,é assim que ela é identificada em nossa cultura.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #45 Online: 25 de Novembro de 2005, 04:10:56 »
uma coisa que eu acho ridiculo são aquelas propagandas com crianças que aparecem trocentas criancinhas branças, aí no final mostra uma oriental e uma negra, isso pra mim é uma atitude mais racista que não mostrar nenhuma.

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #46 Online: 25 de Novembro de 2005, 05:55:23 »
Bem, Daniel, o caso não foi adjetivar o exemplo como binitinha, pois nisso eu até concordo. O que me fez ter aquela impressão sobre o Danniel foi a segunda colocação "Não na acepção "feinha arrumada" do termo" que complementa a primeira. Dando a impressão de que é preciso justificar. Ou pensando pensando bem, até seja uma crítica ao modo como a Globo mostra as negras. Mas o que me pareceu foi mesmo que o Danniel precisa justificar pra os outros por que ela é bonitinha... e não "feinha arrumada". Mas ainda espero a expicação dele para "acepção "feinha arrumada"", para tirarmos o suposto mal entendido. :)  :wink:
Ciência da Computação!

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #47 Online: 25 de Novembro de 2005, 08:58:02 »
uma coisa que eu acho ridiculo são aquelas propagandas com crianças que aparecem trocentas criancinhas branças, aí no final mostra uma oriental e uma negra, isso pra mim é uma atitude mais racista que não mostrar nenhuma.

Concordo em ordem,número e grau!!Essa é a prática da Globo!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 25 de Novembro de 2005, 08:58:55 »
Citação de: Daniel Reynaldo
Citação de: Paulo José

...tem uma negra que alega ser funcionária, e ela é bem bonitinha.

Por que o espanto? a maioria das negras que você conhece são feias? Que pena pra vc. Mas tudo é uma quentão de gosto, admito.

Acho que ele não se espantou com o fato da tal negra ser linda,e ela é , realmente.Apenas citou o caso porque entendeu ser esta uma prova em contrário da acusação que fiz à Globo de ser racista na escolha de seus funcionários...

Ufa..... para ser sincero achei que seria você a poder interpretar isso que eu disse como de certa forma racista, uns minutos depois de ter postado... aí fiquei pensando se não havia algum jeito de editar e dizer sem dar margem a essa interpretação.... mas aí eu desisti porque também era um tipo de consideração meio racista... no sentido de ficar tomando todos os cuidados possíveis para não ter qualquer interpretação negativa possível.....

ô assuntinho complicado esse....

mas lembrei daquele filme do Jim Carrey em que ele tem uma briga com um carteiro anão negro..... hehehe e tem umas confusões do tipo e acaba ficando um pouco violenta a coisa

(não pelo fato do carteiro ser negro..... ou anão.......)

(OT: acho que não recomendo o filme para quem não viu, apesar de não lembrar qual é........ er...ummm.... mas não por ter um anão negro no elenco.......)

Ah, e voltando ao tópico brevemente, não citei aquilo como prova contrária não, é meio até que o contrário porque é algo raro de se ver (por outro lado é raro para mim ver os bastidores da globo em qualquer circunstância).... eu comentei meio que só para descontrair

De qualquer forma não concordo com você,Danniel.

Já imaginava

Veja que eu já havia refutado este seu argumento antes mesmo de você citá-lo:
Citação de: Eu mesmo
ou se esconde a existência de negros no país (A Grande Família,Belíssima,Florisbela,telejornalismo de todas as emissoras com excessão da Globo) ou cria-se papéis caricaturais para fingir que se combate o racismo,quando na verdade o que se está fazendo é reforçá-lo,o que têm se tornado a tônica da política racial da Rede Globo(Feitosa-América, Lady Diane-Senhora do Destino,Rafael-Malhação,Glória Maria-Fantástico).

A menina linda que você viu na propaganda ocupa nos bastidores da Globo o mesmo papel que o Rafael ocupa em malhação.É o escudo da emissora do Jd.Botânico contra acusações de racismo:

Aí a Globo pode dizer:"Mas como esses caras ainda podem nos chamar de racistas?Nós que mantemos 5 ou 6 atores negros em um total de 500 ou 600 atores do nosso cast,nós que temos 3 ou 4 jornalistas negros dentro de um grupo de mais de 100,nós que produzimos uma novelita adolescente que tem uma personagem negra que é o único come-ninguém da trama porque ainda não conseguimos inventar nenhuma questão de confronto de classes que justifique que ele de um créu numa personagem branca e nem conseguimos achar(dentre as nossas 3 atrizes negras)uma que esteja disponível para fazer um par romântico com ele...

Racista é o SBT que não tem nehum repórter negro ou a Record que mantém uma novela que consegue aboradar a pobreza no Brasil sem ter nem um mulatinho no elenco...Nós não,nós temos a Gloria Maria,a Isabel Fillards,o Rocco,a Sharon,o Cara que apresenta o JN quando a Fátima,o Willian,o Chico, o Márcio e o Franklin pegam folga no mesmo dia...Enfim,nem fudendo que nós é racista!!"

E já que você citou a propaganda da Globo falando dela mesma eu me lembrei de outra:o coral de 40 anos...Quantos negros você via no meio daquela centena de atores e repórteres?

Eu concordo em parte com muito do que disse, mas talvez por ingenuidade, ou por otimismo, veja mais como produto da desigualdade social, que por acaso afeta mais negros do que brancos, do que um "racismo ativo", ou velado, em que pessoas estão sendo eliminadas dos cargos pela cor da pele com qualquer outro pretexto para não ser racismo na maior cara de pau...

Porque, como eu falei acho que em resposta a Psychocandy nesse tópico ainda.... acho que simplesmente não há tantos negros, mulatos, japoneses, ruivos, gays(?) nessas áreas de "destaque", sendo atores..... acho que qualquer um, de classe média-baixa para baixo, não receberia parabenizações da família se de repente proferisse "vou ser ator!!!".... acho que as pessoas mais pobres vêem isso mais como hobby do que como algo com um futuro profissional.... sem dedicação exclusiva e etc.....

.... não que não haja nenhum racismo entre uma coisa e outra.... mas acho que o racismo propriamente dito não conta pela maior parte dessa desproporção que vemos....

posso estar enganado, mas acho que é em muito isso, uma questão de números.......
....por outro lado, poderia-se alegar que o nível de interpretação de certos atores nem justifica e que poderiam escolher qualquer um a esmo por aí que seria no mínimo tão bom quanto na atuação  :roll:

.... e o racismo que acaba havendo, acho, é esse "inclusivo".... meio pela "necessidade estética" mesmo, para não ficar estranho um mundo só de brancos no Brasil... ou talvez por isso que você disse, para poderem se dizer não-racistas... dos poucos atores (ou outras profissões televisionáveis) negros que acabam existindo, eles acabem talvez até tendo maior probabilidade de serem contratados, comparativamente a um "branco aleatório" entre um número muito maior de brancos de classe média-alta em diante que encarou a opção de ser ator como algo com um futuro potencial, por ter quem o sustentasse e etc...

(por via das dúvidas, não estou dizendo que deviam tirar os poucos negros que há e dar os papeis toscos para os brancos dos quais eles estão "roubando" os papéis...)

Ps.:Viu, Marcelo?A negra em questão na verdade é uma mulata escura,

Como você reconhece assim de cara? Existem diversos tipos de negros, com diversos graus de pigmentação..... não sou exatamente um estudioso do assunto.... mas sei lá, acho que não dá para identificar assim com tanta certeza.....

de qualquer forma, poderia ser, e está certo de certa forma....

aquele comentário do Marcelo nào era só quanto assumir o rótulo negro por ser fenotípicamente bem mais para negro do que para branco, mas quanto a um caso que eu tinha falado, em que o cara disse "ainda bem que pelo menos o meu pai é preto"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 25 de Novembro de 2005, 09:37:12 »
Citação de: 3libras

Mas como deveria ser, exatamente?.... teria que se fazer N versões da mesma propaganda, cada uma mostrando primeiro a criança de dada raça, e nas partes em que aparecem mais de uma criança tem que haver uma representatividade de cada raça proporcional a existente no país, ou no mínimo uma de cada, caso algumas tenham proporções muito pequenas ficando uma criança fracionada nas contas....

depois exibir cada uma das versões da propaganda nas mesmas proporções durante todos os horários?...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!