Autor Tópico: soropositivo não mostra mais sinais do vírus da Aids  (Lida 8876 vezes)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
soropositivo não mostra mais sinais do vírus da Aids
« Online: 23 de Dezembro de 2005, 11:12:48 »
http://odia.terra.com.br/ciencia/htm/geral_15603.asp

Rio - A direção do Hospital Escola São Francisco de Assis, da UFRJ, enviará para o Programa Nacional de HIV/Aids, do Ministério da Saúde, um relatório sobre o caso do menino A., que foi diagnosticado como soropositivo em 1998 e, segundo exames, não apresenta mais sinais do vírus da Aids no organismo.

"Os documentos serão enviados segunda-feira. Isso é importante porque um caso atípico como esse deve ser avaliado por uma rede de pesquisadores. A comunidade científica deve discutir o caso, baseada nos resultados dos exames e nos antiretrovirais prescritos à criança", afirma Lúcia Helena Lourenço, diretora do serviço de saúde da unidade.

Quinta-feira, documentos referentes a A. foram enviados para a maior autoridade do mundo em transmissão de HIV de mãe para filho - como foi o caso do menino -, uma estudiosa americana.

O infectologista da Unicamp William Barros de Abreu afirmou que o caso da garoto merece muita atenção. Ele estranhou que o teste sorológico feito pelo menino este ano tenha dado negativo. "Não se pode garantir que essa criança está curada. O teste sorológico teria que ter dado positivo porque a o menino teria anticorpos da doença", avalia.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re.: soropositivo não mostra mais sinais do vírus da Aids
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2005, 11:14:07 »
Falhas nos testes anteriores?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:00:10 »
o hiv, como qualquer outro vírus, muta. E pode mutar até a inviabilidade genética dele mesmo.

Como uma "catraca de muller" ocorrendo numa pessoa só, ou de pessoa para pessoa. Talvez por isso, se for mesmo verdade*, o vírus esteja "enfraquecendo"

* não sei se é verdade, já ouvi sobre isso, mas pode ter sido de fontes meio Euzébicas

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2005, 14:05:02 »
Esse é o único caso que eu vi com fontes não religiosas até hoje.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: soropositivo não mostra mais sinais do vírus da Aid
« Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2005, 15:18:07 »
Citação de: Danniel
o hiv, como qualquer outro vírus, muta. E pode mutar até a inviabilidade genética dele mesmo.

Como uma "catraca de muller" ocorrendo numa pessoa só, ou de pessoa para pessoa. Talvez por isso, se for mesmo verdade*, o vírus esteja "enfraquecendo"

* não sei se é verdade, já ouvi sobre isso, mas pode ter sido de fontes meio Euzébicas

Que maravilha! Virus que "muta", falhas nos testes anteriores, fontes "euzebianas" (nossa! que isso quer dizer?¿?)...

Que mais, vai? Essa tal de HIV/AID$ é mesmo uma loteria!...

:)
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline InfectoMan

• Nível 07
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2005, 15:21:52 »
Danniel, o HIV pode sofrer mutações, eventualmente se inviabilizar, mas lembre-se que a mutação não ocorre simultaneamente na população toda de vírus.
Um indivíduo com HIV mutante guarda reservatórios de múltiplas populações virais, com diferentes mutações, que estabelecem reservatórios próprios.

Neste caso da criança, a falha pode ser no exame inicial, no exame atual, ou a criança pode ter se livrado do vírus. Ou ainda, os anticorpos detectados inicialmente podem ter sido da mãe, se a criança tinha menos de 2 anos. Finalmente, uma quinta possibilidade diz respeito ao infectado que tem uma imunossupressão tão intensa que não consegue mais produzir anticorpos contra o HIV. Portanto, sorologicamente ele é negativo, mas na verdade seu sistema de defesa está no bico.

Todas as hipóteses tem que ser rigorosamente avaliadas. Particularmente, eu torceria para ele ter se livrado do HIV, por ele e por tudo o que isso representaria para todos nós.

[ ]s

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2005, 15:26:40 »
Euzébio leva em conta 1º as 'hipoteses' mais cabeludas.
 :?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2005, 15:29:05 »
Euzébio, não fuja do outro tópico que várias colocações estão sem respostas suas...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2005, 15:49:35 »
Citação de: Marcelo Terra
Euzébio, não fuja do outro tópico que várias colocações estão sem respostas suas...

Estou sem estômago para visitar aquele tópico, Marcelo. Inda mais agora nesta época tão interessante que é o Natal.

Não gosto de dar murro em ponta de faca, insistir na mesma tecla é perda de tempo.

Quem sabe mais tarde eu passo por lá...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2005, 15:53:15 »
Citação de: Euzébio
Estou sem estômago para visitar aquele tópico, Marcelo. Inda mais agora nesta época tão interessante que é o Natal.

Desculpas! Humpf!

Não gosto de dar murro em ponta de faca, insistir na mesma tecla é perda de tempo.

Faltam argumentos?

Passa depois do Natal então...

Vai ter pernil, Euzébio? Peru? Chester? Hein? Hein? :wink:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2005, 17:52:22 »
Citação de: lfwaib
Danniel, o HIV pode sofrer mutações, eventualmente se inviabilizar, mas lembre-se que a mutação não ocorre simultaneamente na população toda de vírus.
Um indivíduo com HIV mutante guarda reservatórios de múltiplas populações virais, com diferentes mutações, que estabelecem reservatórios próprios.

Eu tinha pensado nisso...... mas ao mesmo tempo..... imaginei o seguinte..... se o "primeiro" HIV que a pessoa pega já está meio capenga, com baixa aptidão..... isso talvez pudesse acontecer.

A mesma mutação não ocorreria simultaneamente em toda população de virus da pessoa, mas repetidas vezes, em diferentes momentos. (Mas talvez nem necessariamente a mesma exata mutação.)

Parece meio ridículo, porque as mutações são consideradas como aleatórias; então aqui eu admito que vou dar um palpite meu, assumidamente ignorante, mas com algum embasamento... as mutações são aleatórias quanto à aptidão e adaptação, mas talvez tenham tendências químicas..... o embasamento para isso, se é que realmente é, é um ou outro caso de convergência genética ocorridas em laboratório, em várias linhagens de vírus.

Não lembro se teria sido uma convergência adaptativa; se for esse o caso aí perde bastante força isso que eu disse. Apesar de ainda ser um pouco inusitado (acho) várias  convergências adaptativas genéticas.

Mas de qualquer forma, ainda acho que as seqüências repetidas de microssatélites talvez sirvam de base para uma "tendência" de mutação não aleatória (e não adaptativa ainda assim), mas talvez exista uma explicação e eu simplesmente desconheça.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2005, 18:00:37 »

Que maravilha! Virus que "muta"

Defende fixismo viral??

falhas nos testes anteriores,

seria impossível?

fontes "euzebianas" (nossa! que isso quer dizer?¿?)...

como aquela do cara que nega até a existência do HIV  :wink:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2005, 20:08:49 »
Curas espontâneas existem em todas as doenças. O interesse nesse menino, se ele realmente teve o vírus e está curado, é em descobrir como isso aconteceu. Podemos descobrir novas formas de combater o vírus.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline InfectoMan

• Nível 07
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2005, 10:17:01 »
... como?  :|

Sei lá. Primeiro prove que o fenômeno existiu, e só então procure descobrir "como" isso aconteceu. Vai te poupar muitos neurônios.

Offline InfectoMan

• Nível 07
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Dezembro de 2005, 10:24:47 »
Eu tinha pensado nisso...... mas ao mesmo tempo..... imaginei o seguinte..... se o "primeiro" HIV que a pessoa pega já está meio capenga, com baixa aptidão..... isso talvez pudesse acontecer.

Se o primeiro HIV estava capenga, não houve infecção, nem soroconversão. Lembre-se que a imensa maioria das novas infecções é causada por cepas "wild", não por mutantes (muito embora isso também ocorra).

A mesma mutação não ocorreria simultaneamente em toda população de virus da pessoa, mas repetidas vezes, em diferentes momentos. (Mas talvez nem necessariamente a mesma exata mutação.)

Mutações ocorrem apenas nos vírus em replicação, que são uma parcela da população. Cada mutante bem sucedido tende a criar seu próprio reservatório em tecidos protegidos (do sistema de defesa e antivirais). Ao longo de alguns anos, temos inúmeras subpopulações virais diferentes genotipicamente.

Parece meio ridículo, porque as mutações são consideradas como aleatórias; então aqui eu admito que vou dar um palpite meu, assumidamente ignorante, mas com algum embasamento... as mutações são aleatórias quanto à aptidão e adaptação, mas talvez tenham tendências químicas..... o embasamento para isso, se é que realmente é, é um ou outro caso de convergência genética ocorridas em laboratório, em várias linhagens de vírus.

Mutações são aleatórias, mas a adaptação ("fitness") não. Sabe-se que todos os dias um indivíduo infectado produz um vírus com resistencia a algum antiviral, graças às mutações decorrentes do processo imperfeito da transcriptação reversa, e no entanto o fitness do mutante é muito ruim perto dos wild-type, e ele não "vinga". Essa equação muda se o indivíduo estiver em uso de coquetel.

[ ]s

Luis Fernando

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #16 Online: 26 de Dezembro de 2005, 13:02:33 »
Se a AIDS está perdendo o efeito urge que se invente nova vacina para sodomia.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Dezembro de 2005, 13:12:18 »
Citação de: Cabeção

??????

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Dezembro de 2005, 13:17:46 »
:o
só falta agora me falar que é contra camisinha.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline InfectoMan

• Nível 07
  • *
« Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2005, 15:33:49 »

Isso não foi engraçado, nem inteligente, muito menos lógico.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #20 Online: 27 de Dezembro de 2005, 16:38:05 »
Citação de: InfectoMan

Espero que a intenção tenha sido a de fazer piada...  :x
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2005, 17:00:19 »
pior que não foi  :P
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #22 Online: 27 de Dezembro de 2005, 19:05:51 »
Citação de: Stéfano
Citação de: InfectoMan

Espero que a intenção tenha sido a de fazer piada...  :x

Que foi uma piada, isso é óbvio.

Se foi ou não engraçado, isso é subjetivo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Dezembro de 2005, 19:34:05 »
então foi. depois de madre maria de calcutá dizer o mesmo, nunca se sabe né...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #24 Online: 28 de Dezembro de 2005, 22:13:12 »

Desculpas! Humpf!

Sou humano (nossa!), e a mentira me deprime (principalmente quando há vidas humanas em jogo).

Faltam argumentos?

Não faltam argumentos, eles estão por aí, basta colhê-los. Faltam tempo e temperatura!

Passa depois do Natal então...

Passei, heheheh...

Vai ter pernil, Euzébio? Peru? Chester? Hein? Hein? :wink:

Sou vegetariano, Marcelo! Não vou dizer que não tiveram estas coisas à mesa dos meus pais, mas ficaram beeeem longe do meu prato!

(Você deveria experimentar a dieta vegetariana! Eu te garanto que irias gostar!)

8-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!