Autor Tópico: Quais são as provas CONCRETAS da existência de Jesus Cristo?  (Lida 12087 vezes)

Offline Nagell

• Nível 03
  • *
Quais são as provas CONCRETAS da existência de Jesus Cristo?
« Online: 01 de Janeiro de 2006, 12:56:39 »
Primeiramente, olá a todos. Sou novato no fórum e já trago um tópico para ser discutido aqui... Espero a colaboração de todos vocês! E agora vamos à questão:

Por favor, alguém poderia me dizer de forma clara e objetiva, as provas concretas de que Jesus Cristo realmente existiu? E se não for pedir muito, não colem textos da internet. Quero saber a reposta diretamente de cada um.

Desde já, obrigado pela atenção de todos.

Observação: Desculpe se este tópico já havia sido discutido/criado anteriormente em algum outro lugar do fórum.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re.: Quais são as provas CONCRETAS da existência de Jesus Cr
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2006, 18:32:03 »
Bem vindo ao fórum, Nagell.

Movi o seu tópico para uma área mais adequada. Se lhe interessar, existe este outro tópico com um texto do Sky Kunde sobre o assunto.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Quais são as provas CONCRETAS da existência de Jesus Cristo?
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2009, 10:40:27 »
Nagell:

Por favor, alguém poderia me dizer de forma clara e objetiva, as provas concretas de que Jesus Cristo realmente existiu? E se não for pedir muito, não colem textos da internet. Quero saber a reposta diretamente de cada um.

Eu não sei, se Jesus Cristo existiu ou não... Mas parece-me que é um ideal humano, muitíssimo interessante, quer esteja bem ou mal documentado; e confesso, que algumas das teses éticas, que lhe atribuem, me parecem absolutamente extraordinárias.  :!:  :idea:

« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 10:47:31 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2009, 16:38:59 »
Caro Nagell,

As unicas referencias que se encontra sobre jesus estão na biblia, e mesmo assim com discrepancias entre os evangelhos! Existe uma suposta citação sobre jesus nas cronicas de Josefo, mas historiadores e linguistas acreditam que foi uma inscerção feita posteriormente pela igreja católica para tentar legitimar esse personagem biblico. E veja que a documentação histórica feita pelos romanos era exelente e detalhada, pois esse controle facilitava o recolhimento de tributos e o controle das posseções romanas, e mesmo assim não há uma única linha sobre jesus.
Não existe uma única evidencia arqueológica taõ pouco desse personagem. Se existiu um jesus , ele foi "invisivel" histórica e arqueológicamente.

Te passo o link abaixo, se interessar, o autor do site é "agressivo" em relação as religiões, mas faz um trabalho de pesquisa muito bom, referenciando suas informações:
http://ceticismo.net/religiao/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos/
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2009, 18:22:52 »
"Quais são as provas CONCRETAS da existência de Jesus Cristo?"

Até o presente momento, eu não conheço nenhuma.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2009, 17:18:17 »
Faz algum tempo que escrevi um pequeno texto sobre esse assunto. Eu li muita coisa sobre a questão da historicidade de Jesus, pelo que entendi, Jesus é apenas um personagem mitológico, assim como Zeus, Hércules etc. Salvadores com poderes sobrenaturais, houve muitos...(na mitologia)

Enfim, se você estiver interessado, é só seguir pelo link abaixo e baixar o arquivo (pdf) e dar uma olhada:

http://www.4shared.com/file/114323234/3a5e5d4a/O_MITO_DE_CRISTO.html

[/quote]
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2009, 17:46:57 »
Eu já vi Jesus Cristo várias vezes na TV... principalmente na sexta feira santa. Haja prego! :D

Acho que é a "prova" mais forte da existência dele.
"Deus prefere os ateus"

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2009, 12:41:32 »
Primeiramente, olá a todos. Sou novato no fórum e já trago um tópico para ser discutido aqui... Espero a colaboração de todos vocês! E agora vamos à questão:

Observação: Desculpe se este tópico já havia sido discutido/criado anteriormente em algum outro lugar do fórum.

Poderia dizer que, fora da bíblia não há nenhuma prova de que jesus existiu. Mas como a bíblia por si só também não é prova de nada, então não há prova alguma em nenhum lugar que jc tenha existido. Até porque, se houvesse, não faria sentido estarmos discutindo isso. Mas talvez isso aconteça porque muitos atribuem o significado que se quer às palavras. Assim, "PROVA" é usada para qualquer coisa. Desde artefatos ridículos como o tal santo sudário, até túmulos encontrados em sites arqueológicos, que, dadas as circustâncias podem ter sido de qualquer pessoa.

Pessoalmente, sou levado a crer que JC é apenas um mito.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2009, 13:25:19 »
[criacionista on]

Deus não precisa provar nada, só sei que se você não acreditar nele você vai arder do marmore do inferno.

[criacionista off]

Não deseje.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2009, 14:07:31 »
É que para os religiosos a historia foi tao pra valer que foi toda concentrada em um unico livro/fonte e que se nao fosse quente nao teria chegado onde chegou   :(

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2009, 12:36:07 »
Nagell:

Eu não sei, se Jesus Cristo existiu ou não... Mas parece-me que é um ideal humano

Eu nunca pensei que um ser humano ideal sairia por ai fazendo baderna em um templo.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Julho de 2009, 14:43:41 »

Movi o seu tópico para uma área mais adequada. Se lhe interessar, existe este outro tópico com um texto do Sky Kunde sobre o assunto.

Angelo,

O link que você postou não está funcionando. 

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2009, 23:47:00 »

Angelo,

O link que você postou não está funcionando. 

Isso é em 2006. Usava a sistema antiga.
E aqui estar: ../forum//topic,4163

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2009, 23:53:00 »
Valeu  :ok:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2009, 10:43:56 »
Eu não conheço nenhuma prova concreta sobre a existência de Jesus, porém se existisse, o máximo que isto poderia influênciar em nossas vidas, é que Jesus Cristo existiu assim como Maomé, Moisés, etc. Fornecendo uma credibilidade maior as suas respectivas doutrinas... E claro, o que não me faria crer nelas de qualquer maneira. Apesar de que, não sei se Maomé ou Moisés existiram de fato...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Julho de 2009, 11:13:38 »
Tambem não há evidencias da existencia de Moisés...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Julho de 2009, 11:42:02 »
Tambem não há evidencias da existencia de Moisés...

Verdade, agora me recordei de um estudo que diz exatamente isto. Me parece que o tal Moisés não passou de um personagem, etc e talz... Já que datas não batiam, as regiões/cidades de determinados acontecimentos não se ligavam, enfim... Será que só Maomé existiu?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #17 Online: 20 de Julho de 2009, 11:47:48 »
Entre os semitas era muito comum os lideres receberem a sua "constituiçao" dos deuses, será que Moises nao é apenas a versao hebraica de Hammurabi, Sargao... ?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Julho de 2009, 12:44:04 »
Considerando que boa parte dos textos judaicos coi chupada e modificada deste e de outros povos, esta é uma hipótese bem viável.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Agosto de 2009, 11:09:21 »
Jesus é uma compilação de mitos (Horus, Shiva, etc) e lendas, criado para que se encaixasse na profecia do antigo testamento que dizia que o messias viria. Considerando que o novo testamento foi escrito uns 70 anos depois da (suposta) morte de Cristo e que já foi modificado inúmeras vezes pela Igreja, creio que Jesus é apenas um ser criado para dar sustento a uma religião, religião esta que servia (e serve) para a manutenção de um "status" político e governamental.

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Agosto de 2009, 01:42:27 »
[modo crente on]
o que importa se temos provas de sua existencia?
afinal ele nao morreu por todos nos?
pronto ja provei que ele existiu...
pois se nao tivesse existido nao poderia ter morrido em nosso lugar...
[modo crente off]

[modo ateus sarcastico on]
mais é claro que temos provas de sua existencia...
na cobertura da parada gay feita pelo jornal local ele aparece em varias fotos... kkkkkkkk
que prova pode ser mais concreta do que uma foto?
[modo ateus sarcastico off]

[modo anti-cristo on]
eh claro que ess fdp existiu e ainda existe...
se nao meu nome nao faria sentido...
aahhhh anti-cristo rules....
[modo anti-cristo off]

eh parece que todos concordam que gézuis existiu...    :twisted:

mas se for pra falar serio:
a unica evidencia de sua existencia, é a mesma de seu papai: o livro negro. mas se vc exigir que seja concreta... ai vc quer demais...

Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2009, 01:43:11 »
Olha, não existe nada conclusivo, porem eu lembrei de uma materia que eu tinha lido na Superinteressante falando sobre isso, e segundo consta algumas evidencias, Jesus poderia ter existido, porem tudo aponta a favor de que sua historia era totalmente diferente do que diz nos evangelhos

"Quem foi Jesus?
Ele não nasceu em Belém, teve vários irmãos e sua morte passou quase despercebida no Império Romano. A história e a arqueologia desencavam o Jesus histórico - um homem bem diferente daquele descrito nos evangelhos"

Assim diz o começo da materia, achei o link no Superarquivo se voce quiser ler
http://super.abril.com.br/historia/quem-foi-jesus-443545.shtml
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #22 Online: 05 de Setembro de 2009, 12:29:28 »
Olha, não existe nada conclusivo, porem eu lembrei de uma materia que eu tinha lido na Superinteressante falando sobre isso, e segundo consta algumas evidencias, Jesus poderia ter existido, porem tudo aponta a favor de que sua historia era totalmente diferente do que diz nos evangelhos

"Quem foi Jesus?
Ele não nasceu em Belém, teve vários irmãos e sua morte passou quase despercebida no Império Romano. A história e a arqueologia desencavam o Jesus histórico - um homem bem diferente daquele descrito nos evangelhos"

Assim diz o começo da materia, achei o link no Superarquivo se voce quiser ler
http://super.abril.com.br/historia/quem-foi-jesus-443545.shtml

Cara, toma cuidado com as matérias dessa revista. Não é de hoje que ela tem se mostrado um ótimo veículo de desinformação.

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=442FDS009
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2009, 16:49:59 »
A fonte que a Super usa para alegar existência história é Flávio Josefo, notaram?

Só que tem um probleminha nisso. A diferença de estilo do trecho que falaria de Jesus para o resto dos escritos do Josefo é gritante, indício de fraude/adulteração.
Latebra optima insania est.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2009, 17:26:22 »
A fonte que a Super usa para alegar existência história é Flávio Josefo, notaram?

Só que tem um probleminha nisso. A diferença de estilo do trecho que falaria de Jesus para o resto dos escritos do Josefo é gritante, indício de fraude/adulteração.

Se fosse só isso... Mas pelo que li sobre Josefo, ele mesmo não teria presenciado fato algum mesmo que o texto fosse autêntico, já que nasceu depois da morte de Gzuz. Ele teria ouvido historinhas sobre Gzuz da mesma forma que nós ouvimos hoje. Se o texto for autêntico, apenas prova que Josefo ouviu uma fofoca sobre um fulano chamado Gzuz e decidiu registrar.

Mesmo se for autêntico, o texto de Josefo não vale muita coisa.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!