Autor Tópico: Mais um quiz. Agora de orientação política.  (Lida 45496 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: Re.: Mais um quiz. Agora de orientação política.
« Resposta #100 Online: 17 de Janeiro de 2006, 11:41:16 »
Citação de: AMON
É nada, ele é um dos foristas mais antigos, desde a época do STR, era até moderador lá. Como eu bem disse, não tem anda de doido. É apenas seu ponto de ver as coisas.

Valeu aí, e me desculpe pela outra resposta, eu tava meio nervoso.

Preciso parar de postar aqui quando estou nervoso.

Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #101 Online: 17 de Janeiro de 2006, 11:45:36 »
Citação de: Emperor
A doutrina calvinista é aquela que prega que as pessoas já nascem predestinadas a irem para o céu ou para o inferno, estou certo?Fica a pergunta: Por que um deus criaria uma criatura à sua imagem e semelhança apenas para depois fazê-la sofrer eternamente?

Não é "A Doutrina Calvinista", é uma delas, a da predestinação. E sim, é esta mesmo, alguns nascem para o inferno e outras para o céu.

Bem, eu tenho o costume de reduzir bastante as minhas respostas, bastante mesmo. Então, reduzindo bastante para poupar o tempo de ambos, a resposta seria: Porque Ele é Deus, e faz o que quer.

Ela poderia ser bbbbeeemmmmmm mais comprida, envolvendo culpas, pecados, conceito de justo e injusto e etc; mas... vamos poupar tempo né?

Abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Mais um quiz. Agora de orientação política.
« Resposta #102 Online: 17 de Janeiro de 2006, 11:48:28 »
Citação de: Karl Rove
A maior parte das nações prósperas e livres tem sua história calcada em princípios religiosos, e estes não conflitam com a liberdade, com a ética, com a propriedade e prosperidade, em suma, com o Capitalismo. São nações sob um Deus, sim, mas o Deus aqui não é um indivíduo que se comunica com o Estado, mas a representação Daquilo que é verdadeiramente Bom e moral. Mesmo que as pessoas rezem para esse Deus ou não, tenham uma religião específica ou não, que acreditem ou não na sua existência física (e isso é o menos importante) Ele existe como pedra fundamental dos princípios daquela sociedade. E a existência desses valores representados na figura de Deus é que impedem que arbitrariedades de seus representantes ou de quem quer que deseje ocupar o seu lugar, e são esses valores também que são assimilados pelas pessoas (independete de preferências religiosas específicas), e que nelas plantam a semente do espírito do Capitalismo.

É cara, boas palavras.

A idéia é bem essa mesmo.

Abraços

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #103 Online: 17 de Janeiro de 2006, 12:47:03 »
Citação de: Maykon
Porque Ele é Deus, e faz o que quer.

Cara, só uma vez em um fórum eu vi alguém "sendo sincero" dessa maneira. Eu até aceito isso, o cara diz "Ele é deus faz o que quer e eu vou puxar o saco dele por que quero me dar bem, os outros que não querem que se danem". Agora, não vem com papo de amor, bondade, justiça e blá-blá-blá.

Ela poderia ser bbbbeeemmmmmm mais comprida, envolvendo culpas, pecados, conceito de justo e injusto e etc; mas... vamos poupar tempo né?

Acredito que basicamente justo será definida de tal modo que se possa considerar deus justo. Não é isso? Bah, eu sei que você não vai assumir que é isso mas é isso mesmo. :roll:

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #104 Online: 17 de Janeiro de 2006, 12:47:48 »
Citação de: Marcelo Terra
Bem, não acredito que hajam princípios laicos ou imparciais para nada, mas tudo bem.

:o  :?:

Não mesmo. Só podemos tocar adiante a discussão se definirmos o que é laicismo.

Que definição de laicismo você está querendo usar?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #105 Online: 17 de Janeiro de 2006, 14:22:27 »
Cara, só uma vez em um fórum eu vi alguém "sendo sincero" dessa maneira. Eu até aceito isso, o cara diz "Ele é deus faz o que quer e eu vou puxar o saco dele por que quero me dar bem, os outros que não querem que se danem". Agora, não vem com papo de amor, bondade, justiça e blá-blá-blá.

Obrigado, obrigado. Mentir é pecado cara então eu evito  :P

Acredito que basicamente justo será definida de tal modo que se possa considerar deus justo. Não é isso? Bah, eu sei que você não vai assumir que é isso mas é isso mesmo. :roll:

Bem, minha posição é a de que não podemos definir um conceito de justiça que seja aplicado em todos os casos e em todas as épocas. Defendo que o conceito de justiça muda com o tempo e é relativo (para os que não tem dogmas). Sendo assim; não há como classificar algo como eternamente justo ou injusto.

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #106 Online: 17 de Janeiro de 2006, 14:28:04 »
Que definição de laicismo você está querendo usar?

Bem, nem eu sei ao certo. Mas a questão é, se a intenção de se criar um estado laico é livrá-lo de ideologias ou dogmas, considero isto impossível. Se ele não seguir bases religiosas, vai cair nas ideologias ateístas... bem, se assim for, o estado vai ser parcial e tendencioso do mesmo jeito.

A solução para isto? Democracia. Mas... estado imparcial? Não acho que exista.

Abraços.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #107 Online: 17 de Janeiro de 2006, 15:19:38 »
Bem, nem eu sei ao certo. Mas a questão é, se a intenção de se criar um estado laico é livrá-lo de ideologias ou dogmas, considero isto impossível. Se ele não seguir bases religiosas, vai cair nas ideologias ateístas... bem, se assim for, o estado vai ser parcial e tendencioso do mesmo jeito.

Me desculpe por fazer mais uma pergunta mas o que você define por ideologias ateístas? Lembre-se que para muitos aqui ateísmo é apenas não acreditar na existência que algum deus. E é apenas isso o que a palavra define.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #108 Online: 17 de Janeiro de 2006, 17:54:12 »
Me desculpe por fazer mais uma pergunta mas o que você define por ideologias ateístas? Lembre-se que para muitos aqui ateísmo é apenas não acreditar na existência que algum deus. E é apenas isso o que a palavra define.

Querendo ou não, o modo como uma pessoa enxerga o mundo muda suas posições. A crença ou a suposta falta dela também.

Responda, um ateu e um crédulo teriam a mesma opinião sobre temas como: Aborto; pesquisa de células-tronco; leis de divórcio; leis de direito de homossexuais; armamento ou desarmamento; e etc´s da vida? Difícil né?

Por isso disse; ideologia ateísta e não ateísta. Não sei se há algum problema com a definição do termo... mas a idéia da coisa seria esta.

Abraços.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #109 Online: 17 de Janeiro de 2006, 17:59:27 »

Querendo ou não, o modo como uma pessoa enxerga o mundo muda suas posições. A crença ou a suposta falta dela também.

Responda, um ateu e um crédulo teriam a mesma opinião sobre temas como: Aborto; pesquisa de células-tronco; leis de divórcio; leis de direito de homossexuais; armamento ou desarmamento; e etc´s da vida? Difícil né?

Por isso disse; ideologia ateísta e não ateísta. Não sei se há algum problema com a definição do termo... mas a idéia da coisa seria esta.

Abraços.

Os ateus tambem discordam dos ateus nesse assunto. Se você ver, quando não tem um religioso no forum pra nós debatermos (ou só batermos depedendo de quão fanatico for :twisted: ) nós ficamos discutindo entre nós mesmos.
"The patient refused an autopsy."

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #110 Online: 17 de Janeiro de 2006, 18:02:35 »
Citação de: Felipe
Os ateus tambem discordam dos ateus nesse assunto. Se você ver, quando não tem um religioso no forum pra nós debatermos (ou só batermos depedendo de quão fanatico for :twisted: ) nós ficamos discutindo entre nós mesmos.

Sim, concordo; assim como discordam os crentes entre sí.

Mas responda, suas respostas estão mais próximas das posições adotadas pelos crentes ou mais próximas das posições adotadas pelos não-crentes, ou céticos, ou agnósticos; efim..

Abraços.

Offline Emperor

• Nível 12
  • *
« Resposta #111 Online: 17 de Janeiro de 2006, 20:13:40 »
A doutrina calvinista é aquela que prega que as pessoas já nascem predestinadas a irem para o céu ou para o inferno, estou certo?Fica a pergunta: Por que um deus criaria uma criatura à sua imagem e semelhança apenas para depois fazê-la sofrer eternamente?

Não é "A Doutrina Calvinista", é uma delas, a da predestinação. E sim, é esta mesmo, alguns nascem para o inferno e outras para o céu.

Bem, eu tenho o costume de reduzir bastante as minhas respostas, bastante mesmo. Então, reduzindo bastante para poupar o tempo de ambos, a resposta seria: Porque Ele é Deus, e faz o que quer.

Abraços.

Sua resposta foi, de fato, sintética e sincera, o que costuma ser muito bom em um diálogo.
E embora eu não concorde com o seu ponto de vista, respeito-o.
Abraços.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #112 Online: 18 de Janeiro de 2006, 04:17:37 »

O que ateísmo tem a ver com desarmamento?
 :?:  :?:  :?:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Mais um quiz. Agora de orientação política.
« Resposta #113 Online: 18 de Janeiro de 2006, 04:46:33 »

se esse crédulo fosse leonardo boff ou qualquer outro teólogo da libertação, sim, teria em comum com muito ateu...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 18 de Janeiro de 2006, 05:08:26 »
Fidel Castro não acredita em nenhum deus. Poindexter não acredita em nenhum deus.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #115 Online: 18 de Janeiro de 2006, 09:40:30 »
Sua resposta foi, de fato, sintética e sincera, o que costuma ser muito bom em um diálogo.
E embora eu não concorde com o seu ponto de vista, respeito-o.
Abraços.

Obrigado.

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #116 Online: 18 de Janeiro de 2006, 09:42:46 »
Citação de: Dante, the Wicked
O que ateísmo tem a ver com desarmamento? :?:  :?:  :?:

Creio que questões como desarmamento estão muito envolvidas com o conceito que a pessoa tem de vida; liberdade; ser humano e etc´s afins. Acredito que estas opiniões diferem entre teístas e ateístas.

Bem, é só a minha opinião.

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #117 Online: 18 de Janeiro de 2006, 09:43:51 »
Citação de: bruno
se esse crédulo fosse leonardo boff ou qualquer outro teólogo da libertação, sim, teria em comum com muito ateu...

Sim, mas acho que como o Leonardo Boff só tem ele mesmo, huahuahua

Ainda bem! Acho que o cara ficou meio doidão mas beleza.

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #118 Online: 18 de Janeiro de 2006, 09:44:07 »
Citação de: Ricardo M
Fidel Castro não acredita em nenhum deus. Poindexter não acredita em nenhum deus.

E?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #119 Online: 18 de Janeiro de 2006, 13:20:03 »
Citação de: Ricardo M

E?

Poindexter= Extrema direita.

Creio que questões como desarmamento estão muito envolvidas com o conceito que a pessoa tem de vida; liberdade; ser humano e etc´s afins. Acredito que estas opiniões diferem entre teístas e ateístas.

Bem, é só a minha opinião.

Abraços.

Ateus e teistas discordam nisso, assim como ateus discordam de ateus, teistas discordam de teistas e ateus concordam com teistas.

A unica coisa que todos os ateus concordam é que não há, ou não acreditam na existencia de um ser superior. No resto como você pode ver neste forum discordamos em muita coisa. Na verdade em quase tudo.
"The patient refused an autopsy."

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #120 Online: 18 de Janeiro de 2006, 13:28:50 »
Ateus e teistas discordam nisso, assim como ateus discordam de ateus, teistas discordam de teistas e ateus concordam com teistas.

A unica coisa que todos os ateus concordam é que não há, ou não acreditam na existencia de um ser superior. No resto como você pode ver neste forum discordamos em muita coisa. Na verdade em quase tudo.

Vai me dizer que o ateísmo não influencia em nada na decisão de vocês?

Vocês continuam tendo a mesma visão de mundo que tinham quando eram crentes?

tá...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 18 de Janeiro de 2006, 13:58:28 »

tá...

Não que eu discorde de você Maykon, mas eu acho que o ateísmo, tanto quanto qualquer outra opinião, é mais consequente da "visão de mundo" que o contrário.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #122 Online: 18 de Janeiro de 2006, 14:26:19 »

tá...

É claro que influencia. Mas veja que uma "ideologia" ateista é diferente um pouco de um Estado Laico. Se fossêmos aplicar conceitos puramente ateistas em um Estado as religiões não seriam legalizadas, não haveria imunidade tributária para templos, não haveria feriados religiosos, não existiria casamento religioso que basta ser homologado para ter força legal, etc. Daí poderíamos chamar de ideologia ateísta. Da mesma forma ocorre em Estados teocráticos onde só existe uma religião e tudo fica coligado a esta religião, o que também é uma ideologia. A idéia do Estado laico vem junto com a democracia, no sentido de tentar comportar em um Estado todas as diferenças e as minorias, garantindo a cada grupo uma boa margem de liberdade para expressar suas opiniões. O que eu particularmente combato é o caso de o Estado pender demais para um lado, como ter, por exemplo, uma religião oficial. Por isso estes princípios neutros do Estado democrático de direito que, por ser de direito é laico. Por exemplo: liberdade de culto e expressão. Proteção ao livre exercício das liturgias diversas, liberdade de opinião etc. Todos estes princípios são laicos e não ateus, pois conseguem comportar o islâmico, o calvinista, o evangelico, o agnóstico, o ateu etc etc etc, sob os mesmos direitos. Por issod efendo um Estado Democrático de Direito, que é laico, mas não segue ideologia ateista, nem é uma teocracia. Obviamente temos variações. Aqui no Brasil temos feriados religiosos. Podem os ateus não gostar, mas também não causa nenhum grande trauma que misture Igreja e Estado. Afinal não podemos nos esquecer que somos uma democracia, cuja maioria é católica, e isso reflete no aspecto do Estado, já que este é a personificação do Povo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #123 Online: 18 de Janeiro de 2006, 15:54:52 »
Citação de: Oceanos
Não que eu discorde de você Maykon, mas eu acho que o ateísmo, tanto quanto qualquer outra opinião, é mais consequente da "visão de mundo" que o contrário.

Bem, neste caso acho que a ordem dos fatores não altera o produto correto?

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #124 Online: 18 de Janeiro de 2006, 15:57:56 »
Citação de: AMON
É claro que influencia.

Acho que podemos resumir esta discussão por esta citação.

Responda, você acha que dá pra criar um estado que seja livre de qualquer influência? Ou ele sempre vai refletir a idéias de seu povo e/ou governantes?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!