Ateus e teistas discordam nisso, assim como ateus discordam de ateus, teistas discordam de teistas e ateus concordam com teistas.
A unica coisa que todos os ateus concordam é que não há, ou não acreditam na existencia de um ser superior. No resto como você pode ver neste forum discordamos em muita coisa. Na verdade em quase tudo.
Vai me dizer que o ateísmo não influencia em nada na decisão de vocês?
Vocês continuam tendo a mesma visão de mundo que tinham quando eram crentes?
tá...
É claro que influencia. Mas veja que uma "ideologia" ateista é diferente um pouco de um Estado Laico. Se fossêmos aplicar conceitos puramente ateistas em um Estado as religiões não seriam legalizadas, não haveria imunidade tributária para templos, não haveria feriados religiosos, não existiria casamento religioso que basta ser homologado para ter força legal, etc. Daí poderíamos chamar de ideologia ateísta. Da mesma forma ocorre em Estados teocráticos onde só existe uma religião e tudo fica coligado a esta religião, o que também é uma ideologia. A idéia do Estado laico vem junto com a democracia, no sentido de tentar comportar em um Estado todas as diferenças e as minorias, garantindo a cada grupo uma boa margem de liberdade para expressar suas opiniões. O que eu particularmente combato é o caso de o Estado pender demais para um lado, como ter, por exemplo, uma religião oficial. Por isso estes princípios neutros do Estado democrático de direito que, por ser de direito é laico. Por exemplo: liberdade de culto e expressão. Proteção ao livre exercício das liturgias diversas, liberdade de opinião etc. Todos estes princípios são laicos e não ateus, pois conseguem comportar o islâmico, o calvinista, o evangelico, o agnóstico, o ateu etc etc etc, sob os mesmos direitos. Por issod efendo um Estado Democrático de Direito, que é laico, mas não segue ideologia ateista, nem é uma teocracia. Obviamente temos variações. Aqui no Brasil temos feriados religiosos. Podem os ateus não gostar, mas também não causa nenhum grande trauma que misture Igreja e Estado. Afinal não podemos nos esquecer que somos uma democracia, cuja maioria é católica, e isso reflete no aspecto do Estado, já que este é a personificação do Povo.