Autor Tópico: Mais um quiz. Agora de orientação política.  (Lida 45493 vezes)

Offline Godofredo

• Nível 00
  • *
Re.: Mais um quiz. Agora de orientação política.
« Resposta #25 Online: 11 de Janeiro de 2006, 14:33:25 »
Deus, meio ambiente preservado e propriedade.

Karl Rove

• Visitante
Re: Re.: Mais um quiz. Agora de orientação política.
« Resposta #26 Online: 11 de Janeiro de 2006, 14:34:16 »
Citação de: Dante, the Wicked
Citação de: Gabriel dCF
Sim, mas acho que há certos exageros. Lutar contra o efeito estufa é muito importante. Salvar os golfinhos nem tanto.

Como não é importante? É uma vergonha moral para nós sermos a causa da extinção de uma forma de vida, ainda mais uma tão complexa e sofisticada quanto à dos golfinhos.

Sem falar que se os golfinhos fossem extintos, perderíamos a oportunidade de obter conhecimento sobre eles.

É o mesmo que dizer que não é importante preservar uma cultura indígena, como se a existência de cada cultura não tivesse valor em si mesma, assim como o valor de pontenciais conhecimentos que podemos adquirir com ela.

Dante, é você?

Que discurso de maricas...

Karl Rove

• Visitante
« Resposta #27 Online: 11 de Janeiro de 2006, 14:35:57 »
Citação de: Godofredo

Não necessariamente nessa ordem.

E muito desse papo de "meio ambiente" não passa de alarmismo para captação de recursos dos incautos.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Janeiro de 2006, 14:52:47 »
É o mesmo que dizer que não é importante preservar uma cultura indígena, como se a existência de cada cultura não tivesse valor em si mesma, assim como o valor de pontenciais conhecimentos que podemos adquirir com ela.

Pra mim, a existência de uma cultura, ainda mais uma cultura paleolítica como a indígena, numa época em que o homem até já foi para o espaço, não tem valor nenhum, nem em si mesma, nem fora de si mesma.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #29 Online: 11 de Janeiro de 2006, 14:58:27 »
Quano a culturas indígenas, tenho certeza de que para eles a sua própria cultura é muito importante, mas culturas ao longo da história nascem, crescem e morrem, é um fato da vida. Neurose porque os índios Tupifulanojaras estão trocando seus rituais ancestrais por cerveja, churrasco e pelada aos Sábados é para os antropólogos que não querem perder a bolsa de estudos.

Que continuem trocando. Que se integrem ao novo mundo que se lhes apresenta. Que mesclem sua cultura com a nossa. E que os antropólogos fiquem lá, na tribo, pelados e com malária, se acham isso tão bom.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Janeiro de 2006, 16:11:31 »
Citação de: Roberto

Que continuem trocando. Que se integrem ao novo mundo que se lhes apresenta. Que mesclem sua cultura com a nossa. E que os antropólogos fiquem lá, na tribo, pelados e com malária, se acham isso tão bom.

:clap: :clap: :clap: :clap:

Se for voluntariamente, é claro.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Janeiro de 2006, 17:02:54 »

:clap: :clap: :clap: :clap:

Se for voluntariamente, é claro.

Você pode ter certeza de que ninguém botou revólver na cabeça dos índios e mandou: "Assiste televisão, joga futebol, anda de carro, calça havaianas". Podem ter colocado pra muitas outras coisas, mas não pra isso.

A modernidade seduz. É disso que têm medo os antropólogos e outros defensores da manutenção de zoológicos humanos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 11 de Janeiro de 2006, 17:08:03 »
Sim, mas e o que dizer dos missionários evangélicos que vão até as aldeias com a Bíblia na mão e só saem de lá com todo mundo amando Jesus? É um "serviço" que não foi requisitado pelas populações locais. Claro que se a conversão religiosa surgir do interesse deles próprios, tudo bem, mas sabemos que existem também missões evangélicas com o objetivo de converter na marra, fazendo coisas do tipo "aceite Jesus no coração e eu te dou esse celular aqui!"

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #33 Online: 11 de Janeiro de 2006, 17:26:36 »
Sim, mas e o que dizer dos missionários evangélicos que vão até as aldeias com a Bíblia na mão e só saem de lá com todo mundo amando Jesus? É um "serviço" que não foi requisitado pelas populações locais. Claro que se a conversão religiosa surgir do interesse deles próprios, tudo bem, mas sabemos que existem também missões evangélicas com o objetivo de converter na marra, fazendo coisas do tipo "aceite Jesus no coração e eu te dou esse celular aqui!"

Se não forem picaretas que vão lá fazer uso da ingenuidade ignorante dos índios para explorá-los ou roubá-los, não vejo o porquê de ser proibido. Na essência, não seria muito diferente de chegarmos lá na tribo e oferecer aos silvícolas a nossa educação laica, científica. De um modo ou de outro, o civilizado que vai lá intenciona fazer um bem àquelas pessoas. E, de um modo ou de outro, a "pureza" da cultura paleolítica delas se perderia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 11 de Janeiro de 2006, 17:40:43 »
Mas os índios não são educados com conhecimento científico e laico, até porque a Funai não quer que "destruamos" suas culturas - pois se isso acontecesse a Funai não seria mais necessária. Não estou dizendo que eles não devam receber este tipo de educação, pelo contrário, se eles tiverem o interesse de se integrar à nossa sociedade eles têm tanto direito à educação pública quanto qualquer outro brasileiro. Mas se esse interesse não for manifesto da vontade própria dessas comunidades, não se pode ir lá e simplesmente obrigar eles a aceitarem Teoria da Evolução das Espécies - até porque você não vai ganhar nada com isso. Os índios são gente como a gente, só isso; e têm o direito de viver conforme as suas crenças se assim desejarem ou de se adaptarem à civilização, ou de ficar no meio termo se possível. Mas essa decisão cabe a eles, e não aos antropólogos que querem posar de politcamente corretos defensores da diversidade humana.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #35 Online: 11 de Janeiro de 2006, 17:41:10 »
Citação de: Karl Rove (fka Cabeção)
Sim, mas acho que há certos exageros. Lutar contra o efeito estufa é muito importante. Salvar os golfinhos nem tanto.

Como não é importante? É uma vergonha moral para nós sermos a causa da extinção de uma forma de vida, ainda mais uma tão complexa e sofisticada quanto à dos golfinhos.

Sem falar que se os golfinhos fossem extintos, perderíamos a oportunidade de obter conhecimento sobre eles.

Dante, é você?

Que discurso de maricas...

Cabeção, tem um GreenCard lá do outro lado da rua. Vai lá pegar!

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #36 Online: 11 de Janeiro de 2006, 17:43:16 »
Citação de: Godofredo

E se houverem pessoas na sociedade que não querem coisa alguma com seu Deus?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #37 Online: 11 de Janeiro de 2006, 17:47:58 »

Pra mim, a existência de uma cultura, ainda mais uma cultura paleolítica como a indígena, numa época em que o homem até já foi para o espaço, não tem valor nenhum, nem em si mesma, nem fora de si mesma.

Como não? Nossos ancestrais já foram uma cultura paleolítica. É essencial estudá-las para conhecermos melhor a nós mesmos. E conhecer a si mesmo sob aspéctos antropológicos é tão importante quanto decifrar integralmente o genoma humano ou medir a velocidade de afastamento das galáxias.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 11 de Janeiro de 2006, 18:01:23 »

Como não? Nossos ancestrais já foram uma cultura paleolítica. É essencial estudá-las para conhecermos melhor a nós mesmos. E conhecer a si mesmo sob aspéctos antropológicos é tão importante quanto decifrar integralmente o genoma humano ou medir a velocidade de afastamento das galáxias.

Eles são seres humanos e não ratos de laboratório cujo valor como indivíduos racionais e tomadores de opiniões é negado para satisfazer a nossa curiosidade em vez de terem vidas saudáveis e sadias da forma como mais preferirem. Não podemos lhes dar a opção de de livre consciência decidir se querem viver a vida como se vivia no paleolítico ou se preferem o conhecimento moderno e os benefícios sociais que o Estado oferece a todos os seus cidadãos? Acho que essa decisão é deles. Fora isso nós podemos estudar as nossas origens de outras formas. Ensiná-los a escrever já ajudaria bastante.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #39 Online: 11 de Janeiro de 2006, 18:17:13 »

Eu reconheci que poderia estar errado na minha análise do que se pode aprender de relevância científica com os animais, e essa questão que você levantou é discutível. E se, para não perder essa informação relevante sobre "o que afinal esses golfinhos tem de tão interessante para conversar uns com os outros" o que impede de manter alguns seguros em áreas de preservação ou em tanques e não me preocupar em legislar nem regulamentar a proteção à vida dos que vivem em liberdade?

Note que eu não estou dizendo que não deve haver de modo algum uma legislação para proteger a vida dos golfinhos, só estou dizendo que acho essa questão secundária; o valor da vida e da liberdade de um animal, para mim, do ponto de vista legal, não chega nem perto do de um ser humano.

Quanto a mantê-los em tanques, você acha que eles teriam tanto a falar trancados aí do que se estivessem num ambiente diversificado e aberto?

Quanto "do ponto de vista legal", negros e judeus já foram considerados menos que humanos por alguns sistemas legais.
Golfinhos são uma das mais inteligentes espécies do planeta. Já foram registrados casos de golfinhos salvando pessoas de afogamento e ataques de tubarão. No RS os golfinhos cooperam com pescadores levando os peixes até suas redes e se alimentando dos que escapam.
É de se envergonhar que nós levemos estes seres, que usam sua limitada razão de forma tão benevolente, à extinção, apenas porque alguns pescadores tem preguiça de soltá-los quando esses se prendem na rede e o restante da humanidade seja indiferente a isto por "questões práticas".

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Mais um quiz. Agora de orientação política.
« Resposta #40 Online: 11 de Janeiro de 2006, 18:29:41 »
Citação de: Maykon
Bem... não necessariamente um religioso tem a opinião de que as pessoas devam ser obrigadas pelo Estado a seguir os princípios de sua religião.

Eu de fato não penso assim, e abomino quem pensa. Lembre-se, meu caro, que os que primeiro lutaram para que houvesse separação entre Igreja e Estado foram os protestantes. O que eu faria, se fosse político, seria aplicar meus princípios religiosos sobre minha maneira de governar, e lutaria para que as políticas de meu governo, seguissem minha visão de mundo e das coisas. O QUE TODO SER HUMANO FAZ. É óbvio! A pessoa sempre aplica sua visão de mundo às coisas. Nem tem como não ser assim.

Um ateu, se assumisse, iria passar sua visão de mundo às leis, às práticas governistas, etc. O que seria a coisa mais normal do mundo. E mais, vocês iriam achar o máximo!

Não necessáriamente. O FHC era ateu. Nem por isto ele fez coisas como proibir manifestações religiosas ou taxar templos.
Alguma coisa condenada por esta ou aquela religião pode ser socialmente aceitável. Cada pessoa que escolha o que quer fazer da vida dentro do que for socialmente aceitável, sem que dogmas de uma religião que nem é dela a impessam.
E religião + política abre muito espaço para o populismo. Lembro de um deputado federal de MG que criou um projetro de lei pelo qual não seria preciso alvará da prefeitura (que garantiriam a segurança das pessoas) para abrir templos religiosos. Resultado: um templo evangélico desabou sobre a cabeça dos fiéis.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #41 Online: 11 de Janeiro de 2006, 18:39:53 »

Eles são seres humanos e não ratos de laboratório cujo valor como indivíduos racionais e tomadores de opiniões é negado para satisfazer a nossa curiosidade em vez de terem vidas saudáveis e sadias da forma como mais preferirem. Não podemos lhes dar a opção de de livre consciência decidir se querem viver a vida como se vivia no paleolítico ou se preferem o conhecimento moderno e os benefícios sociais que o Estado oferece a todos os seus cidadãos? Acho que essa decisão é deles. Fora isso nós podemos estudar as nossas origens de outras formas. Ensiná-los a escrever já ajudaria bastante.

Uma sociedade desenvolvida tem o mesmo dever para com uma sociedade não desenvolvida que um adulto tem para com uma criança. Liberdade de escolha é um direito quando se tem a capacidade de julgar as conseqüencias dos seus atos.
Se introduzirmos álcool numa sociedade indígena primitiva, eles se tornariam um bando de bêbados que espancariam suas mulheres e fariam qualquer coisa por mais álcool, tais como derrubar árvores em áreas de preservação.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 11 de Janeiro de 2006, 20:25:11 »
Quanto a mantê-los em tanques, você acha que eles teriam tanto a falar trancados aí do que se estivessem num ambiente diversificado e aberto?

Depende. Primatas criados em cativeiro podem aprender linguagem de sinais e se comunicar rudimentarmente com cientistas. Há muitas variáveis em questão, entretanto, mas eu vou reconhecer que eles merecem o benefício da dúvida.

Quanto "do ponto de vista legal", negros e judeus já foram considerados menos que humanos por alguns sistemas legais.

Meio falacioso esse seu comentário, não? Bom, alguma coisa nós temos que considerar menos do que humana, nem que sejam as pedras. Mas a decisão de extender a proteção da lei a todos de uma raça, todos da espécie, todos do mesmo filo ou todos os seres vivos é uma decisão de quem faz essas leis; já a questão da ética é se nós somos capazes de nos identificar o suficiente com essas pessoas para sermos capazes de nos colocarmos no lugar delas.

Mas a ética se aplica a criaturas não-humanas? Logo no começo dessa nossa discussão eu me defini como um pragmático, a ética para mim se resume ao conjunto das fórmulas de comportamento que viabilizam uma vida pacífica e produtiva, ou seja, como evitar conflitos e conseguir simpatia; cada ação é julgada pelos seus resultados. Dentro da minha visão particular de ética é quase impossível incluir outros seres vivos que não os seres humanos, minha abordagem a respeito deles é "como eles podem beneficiar a humanidade e por tabela a mim mesmo?" Talvez a sua interpretação da ética por ser muito diferente da minha te faça pensar de forma diametralmente diferente, e por isso te advirto que para essa discussão continuar talvez seja necessário analisá-la por seus pilares mais fundamentais, então, o que é ética para você e o que faz você pensar que os golfinhos merecem um tratamento análogo ao que oferecemos a outros seres humanos?

Golfinhos são uma das mais inteligentes espécies do planeta. Já foram registrados casos de golfinhos salvando pessoas de afogamento e ataques de tubarão. No RS os golfinhos cooperam com pescadores levando os peixes até suas redes e se alimentando dos que escapam.

É de se envergonhar que nós levemos estes seres, que usam sua limitada razão de forma tão benevolente, à extinção, apenas porque alguns pescadores tem preguiça de soltá-los quando esses se prendem na rede e o restante da humanidade seja indiferente a isto por "questões práticas".

São seres muito interessantes e têm minha simpatia, apesar de saber que você omitiu o fato de também haverem casos de golfinhos que matam pessoas desavisadas que chegam muito perto confiates no mito de que todos os flippers são bonzinhos. Mas se esse for o único motivo para preservar os golfinhos da extinção, então não que motivos nós teríamos para preservar criaturas estúpidas em extinção?

Eu acredito que tenho um motivo bem simples que, se não melhor, é mais sólido que esse para preservar a vida selvagem em geral e seres em extinção em particular, mas tenha paciência porque ainda vou chegar nele.

A extinção de uma espécie, como já disse antes, pode causar desequilíbrios ecológicos nocivos ao ser humano; entretanto, qual é a diferença entre meia dúzia de ursos pandas e nenhum urso panda? Se chegamos ao ponto de a existência de uma espécie estar por um fio, é porque o estrago já foi feito e a partir daí as coisas não podem piorar muito; entretanto espécies não ameaçadas exigem mais cuidado justamente por causa dos efeitos imprevisíveis que a redução de sua população pode significar, então em vez de se preocupar com os mico-leões que já estão muito perto da extinção, baseando-se no argumento do equilíbrio ecológico, os ambientalistas fariam um serviço muito melhor se concentrassem seus esforços em evitar que uma determinada espécie entrasse no caminho da extinção; ou seja, o equivalente ecológico da medicina preventiva.

Mas porque motivo então deveríamos tentar salvar uma espécie que está no fio da navalha? Simples: porque as pessoas se importam com elas. A vida deles de um ponto de vista ético não tem valor algum, entretanto por razões sentimentais as pessoas atribuem a eles um valor que deve ser considerado por um governo preocupado com sua imagem perante a opinião pública; portanto os animais não serão preservados pelo peso que essa variável tem na ética, mas pelo peso dos sentimentos que as pessoas em geral nutrem por ela.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 11 de Janeiro de 2006, 20:38:13 »

Uma sociedade desenvolvida tem o mesmo dever para com uma sociedade não desenvolvida que um adulto tem para com uma criança. Liberdade de escolha é um direito quando se tem a capacidade de julgar as conseqüencias dos seus atos.
Se introduzirmos álcool numa sociedade indígena primitiva, eles se tornariam um bando de bêbados que espancariam suas mulheres e fariam qualquer coisa por mais álcool, tais como derrubar árvores em áreas de preservação.

Sem querer desqualificar sua opinião pelo rótulo, mas essa opinião que você manifesta é a mesma que os europeus usavam para justificar o colonialismo no século XIX, segundo a qual eles tnham a missão sagrada de espalhar a civilização aos selvagens. O curioso é que com o mesmo argumento você depende a opinião inversa, ou seja, devemos proteger os bons selvagens dos males da civilização trancando-a na sua suposta infância (é altamente questionável a idéia de que existe uma evolução direcionada que sempre aponta para a civilização). Se nós somos os adultos fiscalizando uma criança, então devemos ser o tipo de pai que não quer que seus filhos cresçam; pior ainda, somos os pais negligentes que não mandam seus filhos para a escola onde poderão desnvolver seu próprio potencial.

Lembre-se que se integrar na civilização não implica só em usufruir de seus benefícios, mas também arcar com os deveres que ela impõe; e são esses deveres e a mão dura da lei que vão impedir que eles ajam como desonestamente. Se quiserem comprar qualquer coisa terão que trabalhar legalmente por ela. Mas se preferirem preservar seu modo de vida mais simples só será necessário cercar seu território para nenhum branco entrar e importuná-los e eles poderão tocar sua vida como sempre fizeram.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #44 Online: 11 de Janeiro de 2006, 22:50:00 »

Depende. Primatas criados em cativeiro podem aprender linguagem de sinais e se comunicar rudimentarmente com cientistas. Há muitas variáveis em questão, entretanto, mas eu vou reconhecer que eles merecem o benefício da dúvida.

Meio falacioso esse seu comentário, não? Bom, alguma coisa nós temos que considerar menos do que humana, nem que sejam as pedras. Mas a decisão de extender a proteção da lei a todos de uma raça, todos da espécie, todos do mesmo filo ou todos os seres vivos é uma decisão de quem faz essas leis; já a questão da ética é se nós somos capazes de nos identificar o suficiente com essas pessoas para sermos capazes de nos colocarmos no lugar delas.

Mas a ética se aplica a criaturas não-humanas? Logo no começo dessa nossa discussão eu me defini como um pragmático, a ética para mim se resume ao conjunto das fórmulas de comportamento que viabilizam uma vida pacífica e produtiva, ou seja, como evitar conflitos e conseguir simpatia; cada ação é julgada pelos seus resultados. Dentro da minha visão particular de ética é quase impossível incluir outros seres vivos que não os seres humanos, minha abordagem a respeito deles é "como eles podem beneficiar a humanidade e por tabela a mim mesmo?" Talvez a sua interpretação da ética por ser muito diferente da minha te faça pensar de forma diametralmente diferente, e por isso te advirto que para essa discussão continuar talvez seja necessário analisá-la por seus pilares mais fundamentais, então, o que é ética para você e o que faz você pensar que os golfinhos merecem um tratamento análogo ao que oferecemos a outros seres humanos?

São seres muito interessantes e têm minha simpatia, apesar de saber que você omitiu o fato de também haverem casos de golfinhos que matam pessoas desavisadas que chegam muito perto confiates no mito de que todos os flippers são bonzinhos. Mas se esse for o único motivo para preservar os golfinhos da extinção, então não que motivos nós teríamos para preservar criaturas estúpidas em extinção?

Eu acredito que tenho um motivo bem simples que, se não melhor, é mais sólido que esse para preservar a vida selvagem em geral e seres em extinção em particular, mas tenha paciência porque ainda vou chegar nele.

A extinção de uma espécie, como já disse antes, pode causar desequilíbrios ecológicos nocivos ao ser humano; entretanto, qual é a diferença entre meia dúzia de ursos pandas e nenhum urso panda? Se chegamos ao ponto de a existência de uma espécie estar por um fio, é porque o estrago já foi feito e a partir daí as coisas não podem piorar muito; entretanto espécies não ameaçadas exigem mais cuidado justamente por causa dos efeitos imprevisíveis que a redução de sua população pode significar, então em vez de se preocupar com os mico-leões que já estão muito perto da extinção, baseando-se no argumento do equilíbrio ecológico, os ambientalistas fariam um serviço muito melhor se concentrassem seus esforços em evitar que uma determinada espécie entrasse no caminho da extinção; ou seja, o equivalente ecológico da medicina preventiva.

Mas porque motivo então deveríamos tentar salvar uma espécie que está no fio da navalha? Simples: porque as pessoas se importam com elas. A vida deles de um ponto de vista ético não tem valor algum, entretanto por razões sentimentais as pessoas atribuem a eles um valor que deve ser considerado por um governo preocupado com sua imagem perante a opinião pública; portanto os animais não serão preservados pelo peso que essa variável tem na ética, mas pelo peso dos sentimentos que as pessoas em geral nutrem por ela.

Na verdade as conseqüencias do desaparecimento de uma espécie podem não ser imediatas no ambiente e o dano pode ser consertado em tempo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 11 de Janeiro de 2006, 23:06:47 »
A recuperação de espécies com alto risco de extinção também não acontece da noite para o dia, e se sua situação causa um desequilíbrio nocivo para o homem, dificilmente as populações locais vão sair impunes. É muito melhor prevenir os desquilíbrios ecológicos do que remediá-los.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #46 Online: 12 de Janeiro de 2006, 00:03:32 »
A recuperação de espécies com alto risco de extinção também não acontece da noite para o dia, e se sua situação causa um desequilíbrio nocivo para o homem, dificilmente as populações locais vão sair impunes. É muito melhor prevenir os desquilíbrios ecológicos do que remediá-los.

Concordo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 12 de Janeiro de 2006, 00:10:42 »
Acabamos não discordando muito nas medidas necessárias e mais na razão porque elas são necessárias...

Offline Falcão Peregrino

• Nível 02
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Janeiro de 2006, 03:04:43 »
karalh...
koe cabeção!! , uma garrafa de refrigerante mineirinho ( pequena ) , numa chopada da ufrj, se tu adivinhar quem é que vos fala!!!
seu barriga " dona florinda ,a senhora sabia que somente as pessoas idiotas respondem uma pergunta com outra pergunta"
dona florinda" ora!!é mesmo?"

Offline Ronin

• Nível 07
  • *
    • http://www.forjadoirreal.blogspot.com/
« Resposta #49 Online: 12 de Janeiro de 2006, 06:14:17 »
You scored as Environmentalist.     

To be political environmentalist is to consider the sustainable relationship with the nature as a key challenge of the society: healthy mind in a healthy body, healthy society in a healthy environment. Question to think about would be is environmental point of view necessary in all politics.

Environmentalist

90%

Liberal

85%

Left

80%

Right

35%

Coservative

35%

Religionist

15%

Nationalist

10%

political compass
Economic Left/Right: -5.88
Social Libertarian/Authoritarian: -7.59

Tudo a ver, esse aí sou eu mesmo...
by Ronin

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!