Não sei se isso procede, Lorentz [de efeitos práticos serem mais caros], se você comparar o orçamento dos filmes americanos de hoje em dia com os filmes do Buster Keaton. Mas não sei quanto disso vai em CG ou em outras coisas.
Acho que o problema com boa parte dos filmes é falta de criatividade mesmo/competência em contar uma história. Há muitos filmes bons com CG, tipo O Hospedeiro. A parada, acho, é que filmes com CG chamativas pa porra é fácil pro marketing. É como peitos gigantes em jogos de luta ou Ronaldinho Gaúcho no Fluminense. (Como professor, me treinei a fazer analogias com futebol.

)
Também, filmes guiados pela lógica fria de agradar a maior plateia possível baseado no que já rolou, são quase sempre ruins (nem consigo pensar numa exceção, na verdade), e, trabalhando com orçamentos gigantes, acho que só o Nolan e o Spielberg tem liberdade de direção.
Há pessoas que gostam muito das cenas de luta cheias de CG de Vingadores ou coisas do tipo, mas eu não consigo entender porquê. Mas pode ser minha sensibilidade influenciada por animes.