De tapinhas eu nunca vi, mas de tais "boas" surras que você citou já vi aos montes. Então pergunto de novo, qual é o limite? O que é uma "boa surra" educativa e uma "boa surra" abusiva? Na dúvida manda os dois pra polícia e o juiz decide que pai surrou com razão e qual abusou na medida.
Não discordo de você que pais geralmente são muito estúpidos e não sabem aplicar a punição, aliás, eu também acho que a quase total maioria das punições poderiam ser evitadas se os pais soubessem conversar e criar os filhos, mas tiro uma "boa surra" por um exemplo da filha da minha madrasta:
Ela tem 18 anos e sem nenhum peso na consciência, te digo: ela é uma completa vagabunda. Embora ela já tenha atingido a maioriade, ela não sabe sabe distinguir o certo e o errado, ela só faz cagada quando meu pai e a mãe dela saem de casa, ela já roubou daqui de casa, e continuaria roubando caso morasse ainda aqui, ela compra coisas sabendo que não pode pagar, e repetiu o 2º ano 3 vezes por baixa frequência. Olha, não que eu discorde que a mãe dela deveria ter criado ela melhor, deveria ter educado ao invés de ficar omissa na maioria dos casos, mas eu só lembro de uma vez que essa menina apanhou e coincidentemente foi nessa vez que ela tomou jeito por um tempinho, pra depois piorar de novo.
Bom, nessa última semana, ela resolveu dar uma festinha aqui em casa, e o resultado? Deu polícia na porta de casa, e depois disso meu pai expulsou ela daqui.
Me diga, se ela tivesse tomado uma boa surra da primeira vez, isso não poderia ser evitado? Ela não sabe o certo e o errado, talvez ilustrar isso com "não dói" e "dói" teria ajudado ela a não fazer tantas cagadas e ter um final tão ruim para ela.
Agora outra pergunta, por que um marido não pode dar uma "boa surra" educativa na esposa, e vice-versa, um irmão não pode dar uma "boa surra" educativa no outro, ou um patrão dar uma "boa surra" educativa no empregado mas um pai em um filho "mais crescido" pode? Tem lei pra isso? "Filhos menores de idade podem ser agredidos fisicamente", existe isso? Sinto muito mas acho que lei nenhuma dá suporte à isso.
São coisas diferentes, adolescentes as vezes precisam aprender na marra pois não distinguem a diferença entre o certo e o errado. Bater em gente crescida só porque essa pessoa não pode se defender e/ou discorda de você é covardia.
Não me lembro de ter apanhado. Não me lembro de ter sido agredido em nenhum momento pelo meu pai. E nunca tive problemas com a polícia, ao contrário de outras pessoas que foram educadas na base do tapa.
Non Sequitur.
E, além disso, crianças não são seres de completa idiotice. A agressão do pai, algumas vezes, é um sinal de que ele não se sente suficientemente preparado para fazer a criança agir como ele quer e resolve da pior maneira possível. Ele "desconta" a incompetência dele na criança.
Isso está colocado de forma um tanto quanto trágica. Nenhum ser-humano consegue mudar tudo o que o outro pensa ou quer, essa incapacidade é normal e comum, e não há ninguem que não a tenha.
Até mesmo uma cara de decepção do meu pai me fazia parar, e ele nunca precisou me agredir para ter esse respeito. Eu o respeitava por gostar muito dele e não gostar de vê-lo chateado comigo, não por medo de apanhar.
Eu não discordo em nenhum momento que a grande parte dos tapas que os filhos tomam poderiam ser evitados caso os pais soubessem interagir melhor com o filho.
Posso falar algo que vá deixar alguns magoados comigo, mas, para mim, pai que agride é pai que não é bom o suficiente para causar admiração no filho.
Isso não é verdade, se tem uma coisa que eu admiro na minha falecida mãe, é que ela sempre sabia a hora certa de me bater, e isso sempre me ajudou muito. Aliás, ela era até calma demais, lembrando de como eu era na infância eu acho que deveria ter apanhado mais.
Será que é o filho que não ouve ou o pai que não sabe falar, na maioria das vezes? Será que os pais são tão atenciosos, na maioria das vezes, para explicar as coisas?
Sendo bem sincero, Oceanos, já vi cada coisa na rua que me dava vontade de brigar com muitos pais por aí. Criança esbarra e derruba uns quinze pacotes de BomBril no chão do supermercado e o pai, ao invés de conversar com a criança e falar "tome mais cuidado, e agora que você derrubou, junte e coloque no lugar", simplesmente dava um tapa no moleque. Criança pede alguma coisa, uma bala ou um chocolate, e escuta "cala a boca". Criança cai no chão e apanha, só por ter caído no chão!
O mais absurdo, esses dias, na fila do caixa no supermercado, um cara com umas cinco caixas de cerveja no carrinho, e quando o filho pede um TicTac daqueles que ficam a mostra nesses lugares, recebe um sonoro "não me enche o saco". Ora, como um filho desses vai respeitar o pai? Será que alguns filhos só "aprendem" apanhando porque é da natureza deles só aprenderem assim, ou porque os pais nunca fizeram nada direito a vida inteira do piá e depois querem que ele os escute e atenda a todos os seus pedidos?
Há muito pai que é estúpido, e não sabendo causar respeito no filho por meios "limpos", acaba precisando da violência. E quem paga é a criança, que não tem culpa alguma.
Acho que já respondi essa pergunta nesse post....
Eu acho isso realmente deprimente, também não concordo, e de forma alguma defendo isso. Aliás, defendo é que o pai precisa de um bom corretivo nesses casos..
![Smile :)](../forum/Smileys/default/icon_smile.gif)
E não acho que esses erros excluam a possibilidade de um pai dar uns tapinhas em um filho que não ouviu o que o pai já disse. Alguns casos saem do controle da conversa, e nesse caso, uma punição é necessária(tapinhas, castigos, etc).