O próprio Lynch diz que fez o filme com o propósito de que fosse visto mais de uma vez. Acho meio cuzão o cara pensar assim, mas enfim...
Já comentei aqui isso sobre esse filme: da primeira vez que eu vi, acabou o filme e eu fiquei: "DA FAQ DID I JUST WATCHED?". Não sabia o que dizer do filme, não entendi a história, mas não foram momentos de tédio, gostei de assistir. Depois de mais de uma semana, as cenas do filme ainda estavam na minha imaginação, impossível de tirar, o que eu comentei como o "retrogosto" do filme. Acabou que depois de um tempo eu tava louco para revê-lo e, quem sabe, tentar entender a história. Continuei não entendendo (o Lynch jura que tem uma lógica, mas eu acho que ele tá fazendo todo mundo de bobo).
Acontece que eu acho que o filme é tri assim do jeito que ele é, com suas imagens oníricas, surrealistas, nonsense. Também já comentei isso: é algo mais para tu desligar a mente e te deixar ser imerso nas imagens do filme, senti-lo, não entendê-lo. Mesma lógica quando tu for assistir Eraserhead (nem sou fã de cinema surrealista, mas considero esse uma obra-prima).