Após contato com o Leo Vines no sábado 01/04 , ele desautorizou a publicação do novo site
www.strnova.com.br.
A sua visão é a de que ‘estamos queimando etapas’ e gritou diversas vezes não querer nem debate nem fórum. Foi específico e enfático em que não quer nada no ar antes de ‘decidir o que mostrar e o que fazer’.
O que entendi da idéia que tem é que pretende que a STR seja financiada, seus cargos com salário, ao seu mando, fazendo o que ele manda. Quem não obedecer, está fora. Após ‘refletir muito’ ele concluiu que ‘precisamos uma hierarquia mais forte’.
Quanto ao site alega ter ‘muitos erros’ (não especificou mais do que ‘links errados’, também não especificou quais), diz que ‘é melhor fechar agora do que deixar a STR completamente errada’ e me ordenou que tirasse a página do ar. Ao ouvir a minha negativa, em respeito ao trabalho já efetuado e aos visitantes esperançosos, expliquei-lhe que:
- não queimamos etapas, inclusive coloquei para escolher o modelo para os editores, foi escolhido, trabalhamos no PHP, até decidir montar por um CMS, fato que, aliás, ele mesmo conhece, devido ao meu contato e aviso. Mas não houve quórum para uma série de discussões, muito embora o problema principal seja a impossibilidade de postar na STR, e por isso um novo foi realizado. Basicamente o site está com as funcionalidades anteriores. E sem algumas funcionalidades ‘órfãs’ como Compras ou Estatuto.
- o site foi publicado no Orkut, espalhou-se e visitantes chegaram. Talvez tenha sido equivocado, mas a atitude do Leo para comigo foi claramente de exigência e de repressão a uma iniciativa que não partiu dele.
- não posso simplesmente cortá-lo. A princípio entendeu que eu não sabia fazê-lo, até que entendeu que não é um problema técnico.
- gostaria de saber exatamente o que está errado. A resposta é que ‘os links estão errados, faltam imagens’, etc. Não consegui ainda entender qual foi o problema. Se estou entendendo direito, o problema foi exatamente ter tomado iniciativas.
- o site foi publicado principalmente para que volte a ser lido, para que os textos sejam acessados. O protesto do Leo foi que eles estão publicados (desde que o visitante-telepata saiba exatamente o caminho do texto que quer ler, é claro).
Não chegamos num acordo e exigiu mais de uma vez que retirasse do ar, ou bloqueasse a inclusão de membros. Ante a minha nova negativa, recomendei que nos contatássemos em 02/04 para tentar chegar num acordo.
Tentei o contato em 02/04 desde as 09:20h até às 10:30h, sem sucesso.
Para mim isto decreta a morte da STR como organização, pois o Leo Vines, após dois anos de se manter sem contato, decidiu que quer uma hierarquia, sendo ele presidente, e não aceita outras visões da STR.
Decidi então publicar esta nota explicativa para avisar que:
- para mim, uma STR dentro dos moldes do que Leo mais ou menos explicou, não é o que penso ser a STR (ou o que alguma vez poderia ter sido);
- me considero desde este presente momento fora da STR (se é que ela ainda existe);
- quem quiser continuar com ele, esteja à vontade. Eu nem mesmo sei se entendi exatamente onde o Leo Vines quer chegar mas parece querer criar uma ONG numa estrutura empresarial, pagar salários (não sei a partir de quais fundos), e exigir que o que ele mande seja feito, sem discussão. Quem quiser contatá-lo para mais esclarecimentos, que tente enviar e-mails para strbrasil@hotmail.com, embora quem tente contatá-lo saiba que isso é bastante difícil;
- sendo que em dezembro conversamos e aceitou que o Mori re-publicasse os textos, vou manter o site atual, mudando de domínio, assim que tenhamos uma denominação nova. Então, até a próxima semana estará num novo domínio. O domínio
http://www.strnova.com.br responderá até 07/05 pois até lá está pago;
- fico à disposição dos atuais editores da STR sobre o site novo, textos novos ou antigos, ou o que queiram expor;
- Eu continuo a tarefa de publicação de textos de ceticismo, laicismo e ateísmo, e pretendo continuar postando textos, mais ainda agora que acabou de ser estruturada a forma de que colaboradores publiquem também;
- As atuais áreas onde os textos se encontram mudarão de nome, mas não de conteúdo. Os logos e links para a STR serão removidos, e a missão, será removida. Passará a ser um site de ceticismo (o que sempre fomos); o que estou fazendo é para preservar o espaço que conquistamos antes do próprio Leo ter desaparecido e parado de publicar qualquer coisa;
- Os atuais administradores do site também continuam os mesmos, a menos que desejem sair. Sugestões para o nome do site são bem-vindas.
Julián Catino