Desde a implosão da STR, o movimento ateu/cético/ciência amadora se fragmanetou por diversos sites/portais/fóruns. Cada um se especializando nalguma dessas vertentes. Particularmente, o que me fez assinar com a STR foram seus objetivos:
# Defender os direitos dos Ateístas na sociedade
# Advogar pela total e completa separação entre religião e governo
# Divulgar e promover o método científico e o pensamento crítico, as realizações e os avanços da ciência
É meu sonho ver uma ONG fundada nesses princípios, o que pelos vistos pode demorar ainda. Todos os interessados em fazer algo de concreto estão envolvidos com um ou dois desses princípios, mas não com os três (não que pelos menos os nomes de suas iniciativas deixem parecer). O pessoal do CC me parece o mais organizado mas, novamente, me parecem mais voltados à divulgação do ateísmo e ceticismo e manter um fórum. Eu não concordo com o primeiro, logo não tenho como apoiar o CC, mas acho louvável terem um fórum a rodar bonitinho, embora tal dependa, acho, de trabalho voluntário, o que, como observado no caso do Leo, é um perigo.
Tal como o Stefano, fui um dos que mais discutiram sobre STR, seus problemas e possíveis soluções. Foram tempos frustrantes, com todas nossas disposições se esborrachando na grande muralha do Leo. Demorou, mas enfim percebi que não havia intenções de se fazer uma ONG para defender os ateus, difundir o ceticismo e divulgar a Ciência. O que se pretendia era ter uma ONG do Leo.
[]'s
Hendrik