Autor Tópico: Novo Site da STR no ar!!!  (Lida 20983 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Novo Site da STR no ar!!!
« Resposta #100 Online: 10 de Abril de 2006, 19:16:43 »
Todo mundo q tem idéia de criar ONG sonha em se dedicar integralmente e viver de seus "lucros".

Eu não.

Gostaria de ter a ONG somente para ter 'peito' de ajudar faculdades a encontrar know-how de fazer testes parapsicológicos e em pseudo-ciências em geral. E para fazer cursos de ciência aplicada para 2 Grau.

CSICOP Brasil ? Talvesz seja isso tudo o que eu quero.

Quanto a laicismo, estou me convencendo de que teria que ser outa ONG para fazer lobbies na imprensa, talvez com subsidios tecnicos da primeira ONG supracitada acima antes dos pleonasmos :)

Mas o site para mim é um ponto de convergência necessário, um ponto de referência para a mídia que ouve atrólogos e quevedos, um ponto de encontro para nós, um ponto de reflexão para a ONG, mas não seu site.

« Última modificação: 10 de Abril de 2006, 19:20:07 por jcatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #101 Online: 10 de Abril de 2006, 22:06:01 »
Todo mundo q tem idéia de criar ONG sonha em se dedicar integralmente e viver de seus "lucros".

Eu não.

Gostaria de ter a ONG somente para ter 'peito' de ajudar faculdades a encontrar know-how de fazer testes parapsicológicos e em pseudo-ciências em geral. E para fazer cursos de ciência aplicada para 2 Grau.

CSICOP Brasil ? Talvesz seja isso tudo o que eu quero.

Quanto a laicismo, estou me convencendo de que teria que ser outa ONG para fazer lobbies na imprensa, talvez com subsidios tecnicos da primeira ONG supracitada acima antes dos pleonasmos :)

Mas o site para mim é um ponto de convergência necessário, um ponto de referência para a mídia que ouve atrólogos e quevedos, um ponto de encontro para nós, um ponto de reflexão para a ONG, mas não seu site.

É, eu forcei no "todo mundo". Tbm quero que exista uma ONG dessas, quero participar e não tenho intenção de que seja minha fonte de renda!

A questão principal, e que gerou meus questionamentos na lista da STR, no fórum do Ateus do Brasil e aqui, é que em vez de nos unirmos pra unir recur$o$, serviços, idéias, grupos de discussão, etc. estamos cada vez nos dividindo mais por causa de rixas e visões diferentes sobre o mesmo tema.

Eu gostaria de ver uma ONG onde todos, que participam desses diversos sites, fóruns e listas, estivessem associados e participassem de seus projetos. Utopia? Não credito que utopia seja apenas coisa da imaginação, pode virar realidade se quisermos!
mUKA

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #102 Online: 10 de Abril de 2006, 23:45:43 »
Penso eu que a união é possível, mas apenas se os projetos forem bem definidos.  Uma ONG genérica e nacional implica em dificuldades administrativas formidáveis.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #103 Online: 11 de Abril de 2006, 00:17:17 »
Citação de: mUKA
Pode ser impressão mesmo, não gosto de achismos. Já fizeram alguma pesquisa? Não seria legal fazer uma enquete? No site Ateus do Brasil, aqui no Clube Cético, em listas de discussão, etc. pra descobrir qual a quantidade de pessoas que estariam interessadas em associarem-se a uma ÚNICA ONG com objetivos ceticistas (e afins) e contribuir com uma quantia mensal de, digamos R$5,00, R$10,00, valores de acordo com a escolha do associado, tendo um mínimo pré-definido.
mUKA, isso foi feito enquanto o fórum da STR ainda funcionava. A enquete falava em um valor mínimo que as pessoas estariam dispostos a contribuir anualmente e o valor teoricamente arrecadado seria mais do que o suficiente para manter uma ONG e um site com fórum.

Quanto à sua proposta, eu realmente não posso prometer muita ajuda porque estava escrevendo basicamente a mesma coisa que você há 1 ou 2 anos, não consegui nada e perdi boa parte do entusiasmo. Aparentemente as desavenças entre os grupos céticos parece ter se esvanecido um pouco mais e não acho que essa seria uma grande barreira.

Ao meu ver são duas as grandes barreiras a se ultrapassar: definir os objetivos e modo de agir da organização e colocar o pessoal para trabalhar. E a primeira barreira é muito difícil...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Rhyan

• Visitante
« Resposta #104 Online: 11 de Abril de 2006, 01:24:53 »
Não seria melhor ressucitar a Ancop? Ou pelo menos os ideias dela?

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #105 Online: 11 de Abril de 2006, 05:43:48 »
Desde a implosão da STR, o movimento ateu/cético/ciência amadora se fragmanetou por diversos sites/portais/fóruns. Cada um se especializando nalguma dessas vertentes. Particularmente, o que me fez assinar com a STR foram seus objetivos:

# Defender os direitos dos Ateístas na sociedade

# Advogar pela total e completa separação entre religião e governo

# Divulgar e promover o método científico e o pensamento crítico, as realizações e os avanços da ciência

É meu sonho ver uma ONG fundada nesses princípios, o que pelos vistos pode demorar ainda. Todos os interessados em fazer algo de concreto estão envolvidos com um ou dois desses princípios, mas não com os três (não que pelos menos os nomes de suas iniciativas deixem parecer). O pessoal do CC me parece o mais organizado mas, novamente, me parecem mais voltados à divulgação do ateísmo e ceticismo e manter um fórum. Eu não concordo com o primeiro, logo não tenho como apoiar o CC, mas acho louvável terem um fórum a rodar bonitinho, embora tal dependa, acho, de trabalho voluntário, o que, como observado no caso do Leo, é um perigo.

Tal como o Stefano, fui um dos que mais discutiram sobre STR, seus problemas e possíveis soluções. Foram tempos frustrantes, com todas nossas disposições se esborrachando na grande muralha do Leo. Demorou, mas enfim percebi que não havia intenções de se fazer uma ONG para defender os ateus, difundir o ceticismo e divulgar a Ciência. O que se pretendia era ter uma ONG do Leo.

[]'s

Hendrik
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #106 Online: 11 de Abril de 2006, 10:27:02 »
Não seria melhor ressucitar a Ancop? Ou pelo menos os ideias dela?

Possivelmente.  Em uma coisa o Leo Vines tem sua razão: não dá para diluir tanto a administração de uma ONG, ainda mais virtualmente.  É preciso aceitar que haverá facções mesmo, criar núcleos de atuação com propostas bem definidas, missões específicas e dirigidos por grupos pequenos e coesos.  De outra forma não vejo como a idéia pode realmente decolar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #107 Online: 11 de Abril de 2006, 13:50:38 »
Pois é, concordo!

Mão na massa:

1)O que queremos afinal???

Uma ONG?

Ateísta? Cética? Científica? Os 3?

...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #108 Online: 11 de Abril de 2006, 17:02:28 »
Acho que uma forma interessante de se promover o pensamento crítico seria aplicando-o a coisas às quais as pessoas não tivessem um apego afetivo ou pelo menos o tivessem em menor grau ou com menos freqüência. Por exemplo, as propagandas contém muitas falácias e dariam uma ótima fonte de exemplos de falhas de argumentação, assim como a política, as notícias e matérias em jornais e revistas dariam uma ótima fonte de exemplos para um material didático. Assim evitar-se-ia confrontar o pensamento crítico diretamente com as crenças queridas das pessoas e ainda mostraria que mais do que uma "ferramenta para debates em fóruns" ele é algo de grande utilidade no cotidiano.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #109 Online: 11 de Abril de 2006, 17:35:13 »
Bem, à época eu redigi o Estatuto da Ancop. Ta pronto, basta mudar a data e registrar.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #110 Online: 11 de Abril de 2006, 19:46:23 »
Pois é, concordo!

Mão na massa:

1)O que queremos afinal???

Uma ONG?

Ateísta? Cética? Científica? Os 3?

...

Sim, uma ONG sem dúvida, na verdade uma OSCIP. Ter um CNPJ da vida, um nome de organização pra vc chegar e falar na mídia "eu represento tal organização".

Sou a favor de que não tenha ateísmo nos objetivos ou no nome pois isso vai excluir pessoas interessadas nas outras questões, mesmo pq esse objetivo da STR de defender os direitos dos ateus na sociedade leva a pensar que ateu tem outros ou mais direitos além dos que qq cidadão tem, se constar qq coisa relacionada a ateísmo nos objetivos deve-se tomar cuidado, principalmente com a redação e com a lógica. Não se pode excluir, discriminar, impedir ou dificultar o processo de associação das pessoas nessa organização.

Ideal é ter diversos objetivos mais específicos rodeando cientificismo, ceticismo, etc., seriam interessantes, numa ONG é interessante ter objetivos abrangentes pra que a mesma possa se tornar OSCIP, precisa levar em consideração isso e escrever o estatuto já pensando na OSCIP.

Cartilha da OSCIP
http://www.mj.gov.br/snj/oscip/publicacoes/CARTILHA%20OSCIP%202%AA%20edi%E7%E3o.pdf

Bem, à época eu redigi o Estatuto da Ancop. Ta pronto, basta mudar a data e registrar.

Certo, pode mandar cópia do estatuto?
mUKA

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #111 Online: 11 de Abril de 2006, 23:41:53 »
Sou a favor de que não tenha ateísmo nos objetivos ou no nome pois isso vai excluir pessoas interessadas nas outras questões, mesmo pq esse objetivo da STR de defender os direitos dos ateus na sociedade leva a pensar que ateu tem outros ou mais direitos além dos que qq cidadão tem, se constar qq coisa relacionada a ateísmo nos objetivos deve-se tomar cuidado, principalmente com a redação e com a lógica. Não se pode excluir, discriminar, impedir ou dificultar o processo de associação das pessoas nessa organização.
Eu concordo, mas a OSCIP inevitavelmente acabará se opondo a posições religiosas e defendendo o laicismo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #112 Online: 12 de Abril de 2006, 06:31:46 »
Eu concordo, mas a OSCIP inevitavelmente acabará se opondo a posições religiosas e defendendo o laicismo.
Não vejo nada de errado nisso. Mesmo que a ONG seja só científica, mais cedo ou mais tarde ela vai acabar batendo de frente com as religiões.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Rhyan

• Visitante
« Resposta #113 Online: 12 de Abril de 2006, 14:34:14 »
Sim, uma ONG sem dúvida, na verdade uma OSCIP. Ter um CNPJ da vida, um nome de organização pra vc chegar e falar na mídia "eu represento tal organização".

Ideal é ter diversos objetivos mais específicos rodeando cientificismo, ceticismo, etc., seriam interessantes, numa ONG é interessante ter objetivos abrangentes pra que a mesma possa se tornar OSCIP, precisa levar em consideração isso e escrever o estatuto já pensando na OSCIP.

Cartilha da OSCIP
http://www.mj.gov.br/snj/oscip/publicacoes/CARTILHA%20OSCIP%202%AA%20edi%E7%E3o.pdf
Certo!

Então queremos uma ONG que defende o Ceticismo Científico, que nome ela poderia ter?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #114 Online: 12 de Abril de 2006, 15:37:29 »

Cartilha da OSCIP
Certo!

Então queremos uma ONG que defende o Ceticismo Científico, que nome ela poderia ter?

Sei lá.

CSICOP Brasil?
Sociedade 7K?
CICAP (Comitê de Investigação Científica de Alegações Paranormais)?
ACCB (Associação de Ceticismo Científico do Brasil)?
SBCR (Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas)?
FCB (Fórum Cético Brasileiro)?
Céticos do Brasil?
CBC (Comunidade Brasileira de Ceticismo)?
CC (Clube Cético)?
STAENP (Sociedade da Terra Aproximadamente Esférica e Nâo Polida)?
ICN (Igreja Cética Nacional)?
UNCC (União Nacional de Céticos e Cientistas)?
CCL (Covil dos Cientistas Loucos)?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 12 de Abril de 2006, 15:42:24 »
Ressucitem a Ancop então que tinha exatamente este propósito.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #116 Online: 12 de Abril de 2006, 16:02:15 »

Não vejo nada de errado nisso. Mesmo que a ONG seja só científica, mais cedo ou mais tarde ela vai acabar batendo de frente com as religiões.

Certo, concordo, apóio e não há problema, a idéia não é não ser ateísta, mas não assustar aquele crente cheio de ceticismo que tá com idéias ateístas mas teria receio de se associar a uma organização explicitamente ateísta. Se vc cria uma organização com Ateus ou Ateísta no nome, logo de cara vc já assusta qq um que não é ateu e/ou tem algum preconceito contra ateus, acho que o nome tem que ser neutro.
« Última modificação: 12 de Abril de 2006, 16:05:50 por mUKA »
mUKA

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #117 Online: 12 de Abril de 2006, 16:35:36 »
CSICOP Brasil?
Sociedade 7K?
CICAP (Comitê de Investigação Científica de Alegações Paranormais)?
ACCB (Associação de Ceticismo Científico do Brasil)?
SBCR (Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas)?
FCB (Fórum Cético Brasileiro)?
Céticos do Brasil?
CBC (Comunidade Brasileira de Ceticismo)?
CC (Clube Cético)?
STAENP (Sociedade da Terra Aproximadamente Esférica e Nâo Polida)?
ICN (Igreja Cética Nacional)?
UNCC (União Nacional de Céticos e Cientistas)?
CCL (Covil dos Cientistas Loucos)?

huahuahua

algumas sugestões são boas, pelo menos uma parte do nome...

Associação, comitê, união, comunidade, fórum acho interessantes.
Igreja, sociedade, clube, covil em minha opinião são inapropriados.

Ressucitem a Ancop então que tinha exatamente este propósito.

O que é/era a Ancop?
mUKA

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 12 de Abril de 2006, 17:20:59 »
Associação Nacional de Combate às Pseudociências.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #119 Online: 12 de Abril de 2006, 17:36:04 »

Tem algum site ou material dessa Ancop ainda na internet?

A palavra combate não acho apropriada pra essa ONG com pluralidade de objetivos e pessoas, dá idéia de que os associados serão nada mais do que lutadores, combatentes, querem destruir as pseudociências de qualquer jeito e mais nada!

Acho q Associação seria uma boa primeira palavra pro nome. Ajudei pacas né? ;)

Alguém tem alguma idéia? Tem alguém aí?
« Última modificação: 12 de Abril de 2006, 17:38:15 por mUKA »
mUKA

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #120 Online: 12 de Abril de 2006, 17:50:22 »

Tem algum site ou material dessa Ancop ainda na internet?

A palavra combate não acho apropriada pra essa ONG com pluralidade de objetivos e pessoas, dá idéia de que os associados serão nada mais do que lutadores, combatentes, querem destruir as pseudociências de qualquer jeito e mais nada!

Acho q Associação seria uma boa primeira palavra pro nome. Ajudei pacas né? ;)

Alguém tem alguma idéia? Tem alguém aí?
Estamos falando de pseudo-ciências. Elas precisam mesmo ser combatidas. Nada de fazer corpo mole: precisamos pegar pesado com elas.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #121 Online: 12 de Abril de 2006, 18:17:25 »

Nem me fale, a ancop ficou 100% do tempo debatendo o nome!

vazio

• Visitante
« Resposta #122 Online: 12 de Abril de 2006, 22:16:11 »
esse objetivo da STR de defender os direitos dos ateus na sociedade leva a pensar que ateu tem outros ou mais direitos além dos que qq cidadão tem
Isso é um tremendo exagero. Por exemplo, nunca vi ninguém achar que ONGs que defendem os direitos dos cidadãos negros querem que as pessoas negras tenham mais direitos que o resto das pessoas. As únicas pessoas capazes de pensar numa coisa absurda dessas são aquelas que são irremediavelmente racistas e preconceituosas. E na minha opinião, querer agradar pessoas assim acaba corrompendo qualquer organização.

Mas concordo que ter "defender os direitos dos ateístas na sociedade" certamente afastaria a maioria dos religiosos moderados. A solução, a meu ver, é ter duas ongs:
- Uma para divulgar o ceticismo científico e advogar pela separação entre religião e estado (porque muitos religiosos também são a favor disso), e
- Uma para defender os direitos dos agnósticos e ateístas na sociedade.

Essas ONGs teriam que ser razoavelmente independentes uma da outra, e provavelmente seria melhor criar a segunda quando a primeira já estiver em pleno funcionamento e estável.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #123 Online: 12 de Abril de 2006, 22:35:25 »
Também acho, Vazio!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #124 Online: 12 de Abril de 2006, 22:39:32 »
Vazio, com certeza é preconceito dar a alguns mais direitos que a outros. Para isso que queremos uma ONG ateísta!

Eu tenho o direito de morar num estado laico, livre de interferências religiosas sobre a minha vida. Eu não quero que o governo gaste dinheiro meu com imagens de santos e de Jesus ou colocando frases como “Deus seja louvado” em cédulas de Real. E se alguém me ameaçar só por ser ateu, quero ter um local onde eu possa ter ajuda. Nâo acho que isso seja pedir muito.

Nenhum ateu aqui está querendo que os religiosos deixem de professar suas crenças ou fechar igrejas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!