A idéia do Leo Vines é que ele crie uma associação auto-sustentável economicamente que lhe possa ser rentável o suficiente para cuidar integralmente dela, sem ter que trabalhar com qualquer outra coisa. Se isso fosse realmente possível, a idéia de um presidente vitalício até que não seria tão ruim, pois ele estaria sempre à disposição e trabalhando nos projetos. Mas o que vemos é justamente o contrário: o Leo Vines sumiu por mais de um ano até aparecer recentemente.
Todo mundo q tem idéia de criar ONG sonha em se dedicar integralmente e viver de seus "lucros". Isso é possível e acontece, eu conheço ONG cujo "presidente" abriu a mesma pra usar como ser fosse empresa mas ter as vantagens fiscais de ONG. Isso é absurdo de errado mas é possível!
Não é essa a idéia, presidente de ONG não precisa estar necessariamente trabalhando (com a mão na massa) em projetos, a coisa apesar de poder funcionar dessa maneira, não é assim que deve funcionar, no meu ver! A STR do Leo Vines é uma coisa e o que estou interessado em por em prática é outra coisa (que pode envolver a STR é obvio) mas não necessariamente.
Impressão sua, só. As pessoas querem que exista uma ONG, mas não querem se envolver financeiramente com ela. Para qualquer coisa que se peça dinheiro, você escuta uma grande chiadeira e, quando ganha uma vez, não ganha mais nenhuma outra contribuição da mesma pessoa.
E mesmo que dinheiro não fosse problema, ainda temos que lidar com pessoas que dão na telha em ajudar e depois dão na telha em ir embora. Nenhuma ONG pode funcionar com este comportamento.
Pode ser impressão mesmo, não gosto de achismos. Já fizeram alguma pesquisa? Não seria legal fazer uma enquete? No site Ateus do Brasil, aqui no Clube Cético, em listas de discussão, etc. pra descobrir qual a quantidade de pessoas que estariam interessadas em associarem-se a uma ÚNICA ONG com objetivos ceticistas (e afins) e contribuir com uma quantia mensal de, digamos R$5,00, R$10,00, valores de acordo com a escolha do associado, tendo um mínimo pré-definido.
Quanto à Ateus do Brasil, eu posso responder com autoridade pois faço parte dela. Ela não vai ser registrada como ONG porque isso custa dinheiro. Dinheiro de registro, dinheiro em se fazer atas, documentos, encontros dos membros, etc. Para isso ela precisa de muito dinheiro, algo em torno de uns 200 reais por mês, mais ou menos, sem contar funcionários. Ninguém vai colaborar com isso, ainda mais num grupo onde a única coisa em comum é a não-crença em Deus, algo que pode não parecer, mas é extremamente amplo.
Primeiro uma ONG só com ateus ou com ateus no nome não acho viável mesmo, excluiria muita gente que poderia estar interessada em se associar e não vai participar pois não é ateu (pelo menos não é ainda) mas poderiam virem a se tornar. É preciso pensar sempre no objetivo da coisa e tornar viável chegar nesse objetivo.
Dinheiro, óbvio q é necessário, infelizmente o planeta é capitalista. Não é muito não, veja aí embaixo. Não vai ser registrada como ONG? E vai ser registrada como o q então? Registrar como ONG é a maneira mais fácil, mais barata e menos comprometedora para os membros associados ou para a direção da mesma. Tudo que há de incentivo e facilidade é pra ONG!
Custa isso aqui ó...
Atas de Entidades e Arquivamentos SEM FINS Lucrativos 39,62
* Acrescentar por Página após a 5ª 4,31
Atas são 2 no máximo pra registrar, valor das 3 vias.
Estatuto e Alteração de Estatuto 74,45
* Acrescentar por Página após a 5ª 4,31
Em fonte tamanho 9 e com espaço normal entre linhas é possível registrar um estatuto enorme gastando pouco (no máximo R$100,00) e tem direito a 3 vias.
Site do cartório de registro:
http://www.cedete.com.brEsses valores não são mensais, uma vez só, pra registrar!
Local para sede: casa de qq pessoa que queira ter isenção no pagamento do IPTU e é só pra constar na papelada pois a ONG pode ser quase 100% virtual, tudo pode rolar pelo site.
Hospedagem do site: por volta de R$130,00 por mês no máximo, uma hospedagem boa, com 10GB de espaço, 200GB por mês de banda etc.
O q vai gastar mensal mesmo é hospedagem, o resto é esporádico. Funcionários? Nenhum!
Você disse q ninguém vai colaborar com isso. Eu acredito que muitos topariam colaborar! Se poucos colaborarem com pouco já chega nessa quantia mas eu acho q é possível conseguir mais, até pra pagar outros gastos que virão no futuro para realizar projetos.
A verdade é que ateus brigam entre sí. Nâo por serem ateus, mas por não terem nada que os ligue efetivamente. Ateus possuem ideologias, políticas e filosofias diferentes. Não vê essa briga que tá acontecendo na STR? O Leo Vines quer montar algo similar a uma instituição científica, que trabalhe com relatórios científicos, e essas coisas mais complicadas, e não se importa em nada com um site onde possa juntar interessados. Já a maioria dos que postam aqui acha que o melhor é criar meios de comunicação para atrair as pessoas e informá-las, além de permitir interação entre elas. Todos por aqui concordam que a STR precisaria de um site melhor e de um fórum. Isso só já causou uma briga que já fez uma grande parte do efetivo da STR ir embora.
Ateus brigam, crentes brigam, marido e mulher brigam, crianças brigam, irmão e irmã brigam, pessoas com nada ou tudo em comum brigam. Se isso fosse motivo pra não formar associações não existiria nenhuma, divergência de idéias não serve de desculpa pra não fazer, pelo contrário, é motivo pra fazer! O que não pode acontecer é divergência de objetivo. E isso eu acho q não acontecerá se o estatuto for bem feito.
Vc diz que a maioria acha melhor isso ou aquilo, baseado no que? Vc está falando por vc mesmo e botando todos no bolo? Que tal perguntar pra todos o q acham?
Sobre a falta de tempo das pessoas, precisa entender que nós vivemos num país onde as pessoas estão sempre precisando de dinheiro, e que elas estão fazendo o máximo para economizá-lo. Em países mais ricos, as pessoas ganham bem e mandam empregados fazerem o serviço de casa, o que lhes dá tempo e dinheiro para investir em ONGs. Aqui o cara trabalha por uma merreca e precisa dar uma mão em casa ou afogar as mágoas no bar senão vira pinel. É complicado exigir das pessoas tempo para trabalhar em ONG aqui no Brasil.
Tempo cada um pode dedicar mais ou menos que o outro. Para alguns é questão de se organizar, para outros de simplesmente deixar de assistir uma novela e para outros quase impossível de arrumar algum tempo de sobra. Eu entendo o problema mas eu sei que é preciso pouco tempo de cada um pra realizar um trabalho legal, basta querer. Eu já passei por essa situação e sei com é, uma ONG basicamente virtual exige pouco de cada um.
A Ateus do Brasil está se organizando em uma Rede de sites porque não precisa de muito tempo das pessoas e de dinheiro. Pelo menos ainda teríamos algo funcionando.
Seria basicamente isso mesmo, mas um portal único, útil, atualizado e que cumpre seu objetivo. Única diferença é que existiria como ONG, e que baita diferença! Teria CNPJ, seria visto oficialmente como utilidade pública, poderia buscar incentivos, etc.
Quer uma dica? Esquece. A menos que os integrantes sejam ricos ou a ONG pague funcionários, a idéia não vai decolar. Até lá só podemos ficar com sites, blogs, fóruns e listas de discussões. Se quer ajudar, pode participar nesse tipo de coisa até que a situação seja favorável à criação de uma ONG.
Esquecer? Vc daria essa dica pra um pobre coitado que está juntando seu dinherinho pra comprar sua casa própria na periferia? O cara fala pra vc, "poxa está difícil pra juntar dinheiro mas vou seguir meu sonho e um dia eu compro minha casa" daí o Alenônimo chega e fala pro cara, "Quer uma dica? Esquece. Vc não vai conseguir"
Por consideração a sua inteligência (da qual eu tenho evidências) vou desconsiderar sua resposta acima! Cara, não diga pra uma pessoa esquecer de seu ideal!
Blogs, fóruns, sites, listas, etc. são recursos ótimos! Mas qual é o objetivo em se ter esses recursos? Informar? Formar um batalhão de ateus pra qual objetivo? Será q está funcionando? ESSA É A MANEIRA MAIS EFICIENTE de se obter um estado laico, pessoas esclarecidas, fim do charlatanismo, fim das pseudoterapias, (imagine muitos objetivos aqui), etc.?