Sem querer desmerecer ou atacar pessoalmente vc nem ninguém da Ateus do Brasil mas essa sua frase "chega de blah blah e vamos pra prática" não tem moral pq a Ateus do Brasil fez justamente o contrário, estava no caminho certinho e qdo decidiu não virar ONG saiu do caminho e perdeu justamente o aspecto que vc está invocando, a prática!
Seu nome consta na contabilidade da Ateus do Brasil? Não. Se é um doador anônimo, o máximo que doou foi 10 reais. É possível criar uma ONG com 10 reais?
Falar é fácil, mané! Quero ver pegar no batente e no bolso! Se faz questão de uma ONG, então você tem que bancá-la.
Ou você é só mais um desses que tem empolgação temporária e depois que cansa cai fora? Ou um que quer que tudo funcione sem precisar colocar a mão?
Quando criamos a Ateus do Brasil, criamos algo semelhante à STR, mas fazendo com que a nossa organização ficasse aberta a quem quisesse participar. A STR tá se afundando porque o Vines fica recusando ajudas, e achamos que era só por isso. Mas não é. As pessoas ficam só na arquibancada gritando pra gente ir, mas ninguém desce pro campo para jogar.
Eu sei porque estou nesse projeto desde o começo, esperando que pessoas com vontade de ajudar surjam pra dar uma mão. Vamos lá! Quer participar mesmo? Entra em contato com a diretoria!
Quanto ao nome, na verdade, é claro que é importante mas nem tanto a ponto de ficarmos empacados meses só pra decidir um nome, existe uma coisa que se chama voto, basta um grupo de interessados se reunir (pessoalmente ou virtualmente como por exemplo num fórum como este) e votar em diversas opções de nomes para serem excluídos ou incluídos numa seleção, assim vamos eliminando os absurdos e ficando com nomes melhores até finalmente escolher um bom nome.
Esse nome foi escolhido por voto. Ateus do Brasil foi um nome que eu mesmo propus, porque a intenção era fazer algo semelhante à American Atheists. A maioria havia topado. A logomarca também. Essa logomarca que usamos foi criada pela Lígia Amorese, e foi a que ganhou a votação. Apesar de ainda ter gente que não respeita esse ponto…
Até quando vamos ter que voltar para ficar escolhendo nome e logomarca?
Será que teremos que criar algo com um nome totalmente isento de significado para podermos englobar todas as pessoas? Será que com isso não haverá pessoas querendo mudar mais uma vez para inserir mais um significado no nome?
Ainda quanto ao nome, existem razões para se fazer uma escolha, vejam bem, não estamos falando de crenças mas sim de pensamento, razão, conclusão.
Em minha opinião, não acho bom que o nome da ONG contenha a palavra "ateu" (ou suas variações) pois isso "espantaria" pessoas que no meu ver gostarímos que participassem.
Se espanta pessoas que poderíam participar, é porque essas pessoas não querem ser vistas como ateístas. Para quê precisamos nos preocupar com pessoas que não querem se envolver com ateus numa ONG que visa defender os direitos dos ateus?
Foi bem isso que eu disse pro Amon quando ele reclamou do nome que eu havia proposto para votação. Outro motivo que eu tive para manter o nome que eu propus foi que nós devemos parar de nos esconder como ateus. Eu não sou um “Bright”, eu sou um ateu! Nâo vou ficar inventando eufemismos!
É um eufemismo que você quer para o nome da organização?
Não acho bom que o nome da ONG contenha a palavra "sociedade" pois de acordo com o novo código civil, ONGs ou OSCIPs são Associações e seus membros são Associados e não podem ser chamados de Sócios pois essa designação é utilizada atualmente apenas para Sociedades (em sociedades existe fim lucrativo, são empresas).
São nomes fictícios. Essas organizações em cartório podem ter outro nome. A Ateus do Brasil mesmo iria se chamar Associação Ateus do Brasil. Mas poderia se chamar Associação Carl Sagan ou qualquer coisa similar. Nome fantasia não precisa ser necessariamente o que vai ser registrado.
Eu mesmo não gosto muito de Sociedade, mas isso cabe à escolha das pessoas que vão participar.
Quanto ao uso de outras palavras não tenho opinião no momento exceto o óbvio repúdio contra as mais absurdas que foram usadas pelo Alenonimo como sátira como por exemplo "clube", "covil" e "igreja".
Mas será que agora eu vou ter que
explicar piadas?!!