Autor Tópico: Novo Site da STR no ar!!!  (Lida 20984 vezes)

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
Re: Novo Site da STR no ar!!!
« Resposta #125 Online: 13 de Abril de 2006, 00:30:03 »
Associação Nacional de Combate às Pseudociências.

Tem algum site ou material dessa Ancop ainda na internet?

A palavra combate não acho apropriada pra essa ONG com pluralidade de objetivos e pessoas, dá idéia de que os associados serão nada mais do que lutadores, combatentes, querem destruir as pseudociências de qualquer jeito e mais nada!

Acho q Associação seria uma boa primeira palavra pro nome. Ajudei pacas né? ;)

Alguém tem alguma idéia? Tem alguém aí?
Estamos falando de pseudo-ciências. Elas precisam mesmo ser combatidas. Nada de fazer corpo mole: precisamos pegar pesado com elas.

Claro, mas não é preciso colocar esse nome na ONG pra ela combater as pseudociências. Esse é apenas um dos vários objetivos! Seria no mínimo injusto com os outros objetivos da ONG.
mUKA

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #126 Online: 13 de Abril de 2006, 01:46:37 »
esse objetivo da STR de defender os direitos dos ateus na sociedade leva a pensar que ateu tem outros ou mais direitos além dos que qq cidadão tem

Isso é um tremendo exagero. Por exemplo, nunca vi ninguém achar que ONGs que defendem os direitos dos cidadãos negros querem que as pessoas negras tenham mais direitos que o resto das pessoas. As únicas pessoas capazes de pensar numa coisa absurda dessas são aquelas que são irremediavelmente racistas e preconceituosas. E na minha opinião, querer agradar pessoas assim acaba corrompendo qualquer organização.

Mas concordo que ter "defender os direitos dos ateístas na sociedade" certamente afastaria a maioria dos religiosos moderados. A solução, a meu ver, é ter duas ongs:
- Uma para divulgar o ceticismo científico e advogar pela separação entre religião e estado (porque muitos religiosos também são a favor disso), e
- Uma para defender os direitos dos agnósticos e ateístas na sociedade.

Essas ONGs teriam que ser razoavelmente independentes uma da outra, e provavelmente seria melhor criar a segunda quando a primeira já estiver em pleno funcionamento e estável.

É diferente o preconceito contra ateus e o preconceito (racismo) contra negros. Contra negros existe histórico onde os negros não têm direito algum, e escravidão ainda é um problema existente! No caso contra ateus, nunca vi um ateu sendo foçado a trabalhar como escravo pq era ateu!

Se vc coloca como objetivo defender os direitos dos ateus logo de cara parece que os ateus são uns pobres coitados injustiçados, ou que têm direitos diferentes dos outros.

Eu como ateu me sinto tão injustiçado contra a imagem de um santo na parede do escritório quanto meu colega da mesa ao lado que não é ateu e não é católico. Esse direito já está previsto na lei e não é só dos ateus, é de qq cidadão! Assim como outros direitos que vcs estão falando que os ateus têm, não são exclusivos dos ateus, todo mundo tem direitos iguais como pessoas, como seres humanos, não preciso de uma ONG de ateus para defender esses direitos!

Se ateus querem ser respeitados (Defender os direitos dos ateus) é simples, basta colocar também como objetivo da ONG, "advogar/zelar pelo cumprimento da legislação vigente" dentre outras formas de expressar a mesma idéia, sem necessariamente cair na forma "defender direitos dos ateus".

Sem contar o problema de afastar possíveis crentes curiosos a respito de ateísmo, etc.

Essa segunda ONG pra defender direitos dos agnósticos e ateístas fica sem razão de existir pelo motivo que acabei de comentar. A ONG de cima (divulgar ateísmo, etc.) já vai fazer isso (defender direitos), só que não com essas palavras no nome da ONG ou em seu estatuto.

Vazio, com certeza é preconceito dar a alguns mais direitos que a outros. Para isso que queremos uma ONG ateísta!

Eu tenho o direito de morar num estado laico, livre de interferências religiosas sobre a minha vida. Eu não quero que o governo gaste dinheiro meu com imagens de santos e de Jesus ou colocando frases como “Deus seja louvado” em cédulas de Real. E se alguém me ameaçar só por ser ateu, quero ter um local onde eu possa ter ajuda. Nâo acho que isso seja pedir muito.

Nenhum ateu aqui está querendo que os religiosos deixem de professar suas crenças ou fechar igrejas.

Repetindo mais uma vez, isso não é direito dos ateus, é direito de qq um.
mUKA

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #127 Online: 13 de Abril de 2006, 09:12:02 »
Uma ONG para defender ateus me parece que se igualaria a uma Igreja. O correto é defender o laicismo que põe todos em condição de igualdade. O Estado não gasta nem se imiscui com religião, os religosos podem abrir suas igrejas e criar livremente suas liturgias com isenção de impostos e os ateus podem não professar nenhuma crença livremente e ficarem discutindo abobrinhas em um forum na internet. Agora organizar uma entidade para defender interesses de ateus me parece mais uma espécie de Igreja e apologia a ideologia atéia. Além de que, como eu não sou ateu, e sim agnóstico, o que tem significativa diferença, simplesmente não participo nem participaria de nenhuma entidade com "Ateu" no nome, ou nos objetivos (defender interesses ateistas) porquanto não quero ser vinculado como ateu.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Skorpios

• Visitante
« Resposta #128 Online: 13 de Abril de 2006, 18:19:52 »

CSICOP Brasil?
Sociedade 7K?
CICAP (Comitê de Investigação Científica de Alegações Paranormais)?
ACCB (Associação de Ceticismo Científico do Brasil)?
SBCR (Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas)?
FCB (Fórum Cético Brasileiro)?
Céticos do Brasil?
CBC (Comunidade Brasileira de Ceticismo)?
CC (Clube Cético)?
STAENP (Sociedade da Terra Aproximadamente Esférica e Nâo Polida)?
ICN (Igreja Cética Nacional)?
UNCC (União Nacional de Céticos e Cientistas)?
CCL (Covil dos Cientistas Loucos)?

Sociedade (ou Associação) Racionalista Cética ?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #129 Online: 13 de Abril de 2006, 18:38:07 »
Eu evitaria termos como Associação, Sociedade e Comitê, a menos que queiram passar a imagem de uma instituição de grande porte. Pode ser bom para impôr respeito, mas aumenta muito a cobrança.

Um nome com Grupo, Comunidade ou União dá um ar mais amistoso. Nâo impõe muito respeito, mas não fica com cara de organização fria.

Clube daria um efeito interessante de algo onde só entram quem é convidado. Para quem não é cético, pode parecer uma coisa meio egoísta, mas para quem é fica um ar de algo extremamente convidativo.

Covil e Igreja só foi proposto por motivos humorísticos. Mas se por ventura levarem a sério a idéia, basta criar uma organização bem cool que vai fazer sucesso.

Colocar a palavra Cético é essencial. Já diz no nome a que a organização veio.

Adicionar termos como Humanista, Racionalista, Materialista, Brasileiro, Nacional e Científico fica mais como uma questão estética para se criar uma sigla cativante. Aliás, a sigla formada é muito importante e precisa ser sonora.

Apesar do meu temperamento explosivo já ter atrapalhado nessa questão uma vez, ainda me ofereço para, se quiserem, ajudar com a logomarca. Prometo já deixar claro que podem usá-la como quiser.

O que acham?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 13 de Abril de 2006, 18:51:02 »
Ei, Mioto, ru que criou o wiki? Quero conversar com quem criou...

Foi uma sugestão do comitê, Fernando. A parte de instalação e implementação é de responsabilidade do Alenônimo, nosso webmaster.  :)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 13 de Abril de 2006, 19:03:20 »
Inicialmente, a Ateus do Brasil teria uma inspiração na American Atheists e nos seus objetivos, transladados para a situação brasileira, que não é em grande parte diferente.

Sobre a Ancop, seria interessante repensá-la.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #132 Online: 13 de Abril de 2006, 21:43:43 »
Pessoal,

Vocês estão querendo colocar o carro na frente do boi.

Antes de montarmos uma ONG, seja ela cética ou ateísta ou os dois, temos que primeiro demonstrar vontade de trabalhar voluntariamente. Para isto, dou a seguinte dica: se cadastrem no fórum da ateus do Brasil e lá vejam como ajudar. Primeiro ajudem, depois que a gente ver que existem pessoas dispostas a ajudar, registraremos a ONG.

Precisamos de biologos e fisicos para escreverem textos de divulgação cientifica, precisamos de advogados para fazer petições em defesa do laicismo, precisamos de programadores para ajudar no site, precisamos de jornalistas para termos um meio de comunicação. Ou seja, temos um montão de trabalho a ser feito, mas não temos as pessoas. Então veja em qual trabalho você se encaixa e nos ajude.

No momento a Ateus do Brasil é uma rede de pessoas unidas para executarem diversos projetos. Assim que nos sentirmos seguros , essa rede de pesssoas irá se transformar numa ONG. Portanto, peço a todos que desejam que algo seja feito em prol do laicismo e da divulgação científica que ajudem a Ateus do Brasil.

Chega desse bla-bla-bla que já dura seis anos. Vamos partir para a prática!

Nosso endereço: http://www.ateusdobrasil.com.br

Claudio Loredo

Rhyan

• Visitante
« Resposta #133 Online: 13 de Abril de 2006, 22:19:44 »
Olha, acho muito importante a ONG ser forte na popularização da ciência. Isso mesmo, hoje pouca gente entendo a evolução, nem os mais estudados de outras áreas.

A alguns dias, meu tio que é advogado, veio me perguntar por quê a evolução parou no Homem. E como que o Macaco parou de virar Homem.

Vamos continuar o trabalho de Sagan, influênciar as pessoas a terem gosto pela ciência! Pois os professores não sabem fazer isto.

[]'s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #134 Online: 14 de Abril de 2006, 03:39:58 »
Uma ONG para defender ateus me parece que se igualaria a uma Igreja.

Pode mesmo parecer, já que as igrejas atuais são tão territoriais e as ONGs idem.  Mas eu não entendo por que teria de ser assim.  É bem verdade que muitas das atitudes dos interessados em formar ONGs tem me chocado pelo bairrismo, mas quero crer que isso é acidente de percurso, não algo inerente à proposta.

O correto é defender o laicismo que põe todos em condição de igualdade. O Estado não gasta nem se imiscui com religião, os religiosos podem abrir suas igrejas e criar livremente suas liturgias com isenção de impostos

Eu não apóio a isenção de impostos.  Na prática ela significa conceder ao Estado o poder de decidir o que é ou não uma religião legítima.

e os ateus podem não professar nenhuma crença livremente e ficarem discutindo abobrinhas em um forum na internet. Agora organizar uma entidade para defender interesses de ateus me parece mais uma espécie de Igreja e apologia a ideologia atéia.

Seria legítimo se assim fosse, mas eu não entendo por que teria de ser.  Defender o laicismo é bem diferente de pregar uma doutrina.  Se os participantes dessa ONG forem suficientemente esclarecidos, vão ter uma proposta muito diferente da de uma igreja.

Além de que, como eu não sou ateu, e sim agnóstico, o que tem significativa diferença, simplesmente não participo nem participaria de nenhuma entidade com "Ateu" no nome, ou nos objetivos (defender interesses ateistas) porquanto não quero ser vinculado como ateu.

É um ponto relevante.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #135 Online: 14 de Abril de 2006, 03:43:33 »
Olha, acho muito importante a ONG ser forte na popularização da ciência. Isso mesmo, hoje pouca gente entendo a evolução, nem os mais estudados de outras áreas.

A alguns dias, meu tio que é advogado, veio me perguntar por quê a evolução parou no Homem. E como que o Macaco parou de virar Homem.

Vamos continuar o trabalho de Sagan, influênciar as pessoas a terem gosto pela ciência! Pois os professores não sabem fazer isto.

[]'s

É um bom ponto.  Uma ONG de divulgação científica e esclarecimento sobre pseudociências, talvez?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
« Resposta #136 Online: 14 de Abril de 2006, 19:08:52 »
Sugestão: Que tal se a gente ao invés de ficar discutindo se ONG deve ser isto ou aquilo, se a ONG deve ser assim ou assado, coisa que a gente já faz há seis anos, por que ao invés disso a gente não parte para a prática?

Faça o seguinte, você que está lendo este texto. Se você quer ver o ativismo cético funcionando no Brasil, faça a seguinte reflexão: "o que é que eu posso fazer para ajudar?". Pense nos seus talentos, no que você sabe fazer, no que você pode e gostaria de fazer. Depois disso FAÇA! Monte seu projeto e FAÇA. Divulgue o que você está fazendo no fórum da AB, veja lá se existem outras pessoas dispostas a te ajudar. Faça você o que você puder, não fique esperando pelos outros. Se você quer ver a coisa andar, então faça, porque se você quiser só ficar discutindo detalhes, você fará o que centenas de outros já fazem e não fazem nada.

Claudio Loredo

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
« Resposta #137 Online: 14 de Abril de 2006, 19:13:11 »
Eu por exemplo estou fazendo. Resolvi vender, pela internet, camisetas para divulgar o site da Ateus do Brasil. Esta é a minha atividade maior no momento para a AB, já fiz outras e continuarei ajudando. E você, também pode ajudar como eu estou ajudando ou vai só ficar palpitando?
Claudio Loredo

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 14 de Abril de 2006, 20:30:57 »
Sugestão: Que tal se a gente ao invés de ficar discutindo se ONG deve ser isto ou aquilo, se a ONG deve ser assim ou assado, coisa que a gente já faz há seis anos, por que ao invés disso a gente não parte para a prática?

Faça o seguinte, você que está lendo este texto. Se você quer ver o ativismo cético funcionando no Brasil, faça a seguinte reflexão: "o que é que eu posso fazer para ajudar?". Pense nos seus talentos, no que você sabe fazer, no que você pode e gostaria de fazer. Depois disso FAÇA! Monte seu projeto e FAÇA. Divulgue o que você está fazendo no fórum da AB, veja lá se existem outras pessoas dispostas a te ajudar. Faça você o que você puder, não fique esperando pelos outros. Se você quer ver a coisa andar, então faça, porque se você quiser só ficar discutindo detalhes, você fará o que centenas de outros já fazem e não fazem nada.
:clap:

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #139 Online: 15 de Abril de 2006, 02:06:44 »
Chega desse bla-bla-bla que já dura seis anos. Vamos partir para a prática!
Nosso endereço: http://www.ateusdobrasil.com.br

Sem querer desmerecer ou atacar pessoalmente vc nem ninguém da Ateus do Brasil mas essa sua frase "chega de blah blah e vamos pra prática" não tem moral pq a Ateus do Brasil fez justamente o contrário, estava no caminho certinho e qdo decidiu não virar ONG saiu do caminho e perdeu justamente o aspecto que vc está invocando, a prática!

Quanto ao nome, na verdade, é claro que é importante mas nem tanto a ponto de ficarmos empacados meses só pra decidir um nome, existe uma coisa que se chama voto, basta um grupo de interessados se reunir (pessoalmente ou virtualmente como por exemplo num fórum como este) e votar em diversas opções de nomes para serem excluídos ou incluídos numa seleção, assim vamos eliminando os absurdos e ficando com nomes melhores até finalmente escolher um bom nome.

Ainda quanto ao nome, existem razões para se fazer uma escolha, vejam bem, não estamos falando de crenças mas sim de pensamento, razão, conclusão.

Em minha opinião, não acho bom que o nome da ONG contenha a palavra "ateu" (ou suas variações) pois isso "espantaria" pessoas que no meu ver gostarímos que participassem.

Não acho bom que o nome da ONG contenha a palavra "sociedade" pois de acordo com o novo código civil, ONGs ou OSCIPs são Associações e seus membros são Associados e não podem ser chamados de Sócios pois essa designação é utilizada atualmente apenas para Sociedades (em sociedades existe fim lucrativo, são empresas).

Quanto ao uso de outras palavras não tenho opinião no momento exceto o óbvio repúdio contra as mais absurdas que foram usadas pelo Alenonimo como sátira como por exemplo "clube", "covil" e "igreja".
mUKA

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #140 Online: 15 de Abril de 2006, 06:40:56 »
Como de costume, desentendimentos. Queremos ONG, mas se não for como queremos, nada feito.

Uma ONG que defenda o direito dos ateus na sociedade estaria defendendo direitos extras? não, claro que não. Estaria defendendo o direito dos ateus a não serem discriminados por serem ateus em situações como contratações, discursos públicos, ataques mal-intencionados de organizações, etc. Não temos o direito de desrespeitar símbolos religiosos, mas podemos ser tratados como cães por quem lhes apetecer e dificilmente obteremos justiça nesses casos. Se ter uma ONG que possuam entre seus propósitos a defesa dos ateus, e já agora também se comprometa a escrarecer para a sociedade o que somos e não somos, de forma alguma se assemelharia à uma igreja. Basta traçar um paralelo com ONGs semelhantes de defesa dos gays e negros. Acho importante que uma ONG nossa também estivesse voltada ao combate do preconceito que sofremos por sermos ateus numa sociedade majoritariamente teísta e supersticiosa cujos líderes religiosos e mesmo figuras públicas podem nos insultar sem pejo algum ou sem termos qualquer respaldo na Lei que nos proteja disso. Se há alguma Lei que nos proteja disso, então precisamos de uma ONG que defenda esses nossos direitos.

Mas uma ONG só disso? claro que não. Uma ONG que, além disso, defenda o laicismo, que não necessariamente se trata de uma defesa dos direitos dos ateus, mas sim de uma defesa da separação entre religião e Estado em situações onde tal não ocorra. Que divulgue o pensamento cético? sim, com certeza. Que divulgue a Ciência e seu método, combatendo as superstições, lendas urbanas, pseudo-ciências e demais fantasias da mente humana usadas por tranbiqueiros para enganar o povo? sim, com certeza.

Podemos ter uma ONG que faça isso tudo, basta sermos um pouco flexíveis em aceitar que seu estatuto abranja desde ceticismo até ateísmo.

E arranjar um bom nome que seja também abrangente.

[]'s

Hendrik
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #141 Online: 15 de Abril de 2006, 11:17:42 »
Sem querer desmerecer ou atacar pessoalmente vc nem ninguém da Ateus do Brasil mas essa sua frase "chega de blah blah e vamos pra prática" não tem moral pq a Ateus do Brasil fez justamente o contrário, estava no caminho certinho e qdo decidiu não virar ONG saiu do caminho e perdeu justamente o aspecto que vc está invocando, a prática!

Seu nome consta na contabilidade da Ateus do Brasil? Não. Se é um doador anônimo, o máximo que doou foi 10 reais. É possível criar uma ONG com 10 reais?

Falar é fácil, mané! Quero ver pegar no batente e no bolso! Se faz questão de uma ONG, então você tem que bancá-la.

Ou você é só mais um desses que tem empolgação temporária e depois que cansa cai fora? Ou um que quer que tudo funcione sem precisar colocar a mão?

Quando criamos a Ateus do Brasil, criamos algo semelhante à STR, mas fazendo com que a nossa organização ficasse aberta a quem quisesse participar. A STR tá se afundando porque o Vines fica recusando ajudas, e achamos que era só por isso. Mas não é. As pessoas ficam só na arquibancada gritando pra gente ir, mas ninguém desce pro campo para jogar.

Eu sei porque estou nesse projeto desde o começo, esperando que pessoas com vontade de ajudar surjam pra dar uma mão. Vamos lá! Quer participar mesmo? Entra em contato com a diretoria!

Quanto ao nome, na verdade, é claro que é importante mas nem tanto a ponto de ficarmos empacados meses só pra decidir um nome, existe uma coisa que se chama voto, basta um grupo de interessados se reunir (pessoalmente ou virtualmente como por exemplo num fórum como este) e votar em diversas opções de nomes para serem excluídos ou incluídos numa seleção, assim vamos eliminando os absurdos e ficando com nomes melhores até finalmente escolher um bom nome.

Esse nome foi escolhido por voto. Ateus do Brasil foi um nome que eu mesmo propus, porque a intenção era fazer algo semelhante à American Atheists. A maioria havia topado. A logomarca também. Essa logomarca que usamos foi criada pela Lígia Amorese, e foi a que ganhou a votação. Apesar de ainda ter gente que não respeita esse ponto…

Até quando vamos ter que voltar para ficar escolhendo nome e logomarca?

Será que teremos que criar algo com um nome totalmente isento de significado para podermos englobar todas as pessoas? Será que com isso não haverá pessoas querendo mudar mais uma vez para inserir mais um significado no nome?

Ainda quanto ao nome, existem razões para se fazer uma escolha, vejam bem, não estamos falando de crenças mas sim de pensamento, razão, conclusão.

Em minha opinião, não acho bom que o nome da ONG contenha a palavra "ateu" (ou suas variações) pois isso "espantaria" pessoas que no meu ver gostarímos que participassem.

Se espanta pessoas que poderíam participar, é porque essas pessoas não querem ser vistas como ateístas. Para quê precisamos nos preocupar com pessoas que não querem se envolver com ateus numa ONG que visa defender os direitos dos ateus?

Foi bem isso que eu disse pro Amon quando ele reclamou do nome que eu havia proposto para votação. Outro motivo que eu tive para manter o nome que eu propus foi que nós devemos parar de nos esconder como ateus. Eu não sou um “Bright”, eu sou um ateu! Nâo vou ficar inventando eufemismos!

É um eufemismo que você quer para o nome da organização?

Não acho bom que o nome da ONG contenha a palavra "sociedade" pois de acordo com o novo código civil, ONGs ou OSCIPs são Associações e seus membros são Associados e não podem ser chamados de Sócios pois essa designação é utilizada atualmente apenas para Sociedades (em sociedades existe fim lucrativo, são empresas).

São nomes fictícios. Essas organizações em cartório podem ter outro nome. A Ateus do Brasil mesmo iria se chamar Associação Ateus do Brasil. Mas poderia se chamar Associação Carl Sagan ou qualquer coisa similar. Nome fantasia não precisa ser necessariamente o que vai ser registrado.

Eu mesmo não gosto muito de Sociedade, mas isso cabe à escolha das pessoas que vão participar.

Quanto ao uso de outras palavras não tenho opinião no momento exceto o óbvio repúdio contra as mais absurdas que foram usadas pelo Alenonimo como sátira como por exemplo "clube", "covil" e "igreja".

Mas será que agora eu vou ter que explicar piadas?!!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #142 Online: 15 de Abril de 2006, 11:25:18 »
Como de costume, desentendimentos. Queremos ONG, mas se não for como queremos, nada feito.

Uma ONG que defenda o direito dos ateus na sociedade estaria defendendo direitos extras? não, claro que não. Estaria defendendo o direito dos ateus a não serem discriminados por serem ateus em situações como contratações, discursos públicos, ataques mal-intencionados de organizações, etc. Não temos o direito de desrespeitar símbolos religiosos, mas podemos ser tratados como cães por quem lhes apetecer e dificilmente obteremos justiça nesses casos. Se ter uma ONG que possuam entre seus propósitos a defesa dos ateus, e já agora também se comprometa a escrarecer para a sociedade o que somos e não somos, de forma alguma se assemelharia à uma igreja. Basta traçar um paralelo com ONGs semelhantes de defesa dos gays e negros. Acho importante que uma ONG nossa também estivesse voltada ao combate do preconceito que sofremos por sermos ateus numa sociedade majoritariamente teísta e supersticiosa cujos líderes religiosos e mesmo figuras públicas podem nos insultar sem pejo algum ou sem termos qualquer respaldo na Lei que nos proteja disso. Se há alguma Lei que nos proteja disso, então precisamos de uma ONG que defenda esses nossos direitos.

Mas uma ONG só disso? claro que não. Uma ONG que, além disso, defenda o laicismo, que não necessariamente se trata de uma defesa dos direitos dos ateus, mas sim de uma defesa da separação entre religião e Estado em situações onde tal não ocorra. Que divulgue o pensamento cético? sim, com certeza. Que divulgue a Ciência e seu método, combatendo as superstições, lendas urbanas, pseudo-ciências e demais fantasias da mente humana usadas por tranbiqueiros para enganar o povo? sim, com certeza.

Podemos ter uma ONG que faça isso tudo, basta sermos um pouco flexíveis em aceitar que seu estatuto abranja desde ceticismo até ateísmo.

[]'s

Hendrik
As pessoas querem escolher ONGs como quem escolhe meia no guarda-roupas. Tudo o que eu quero é uma ONG que faça tudo o que você disse acima. Ela pode ser do jeito que for, ter o nome que quiser, ser controlada por uma única pessoa vitaliciamente ou escolhida democraticamente, ter site ou fórum na Internet ou não!

Mas essas coisas não surgem sozinhas. Precisa ter gente trabalhando. E eu venho tentando ajudar desde quando a STR tava funcionando!!! E não estou conseguindo!!!

Na boa? Se querem mesmo ter uma ONG, entrem para a Ateus do Brasil de uma vez, ou montem logo essa outra organização! Eu já estou ficando de saco cheio e se isso não for pra frente logo logo, vou chutar o pau da barraca e me mando!

Vamos lá! Podemos abrir novas eleições para os cargos, e até mesmo mudar o nome da bagaça. Mas precisa ter gente que quer participar, senão vai ser uma causa feita para poucos… A Ateus do Brasil tava indo tão bem no começo…

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #143 Online: 15 de Abril de 2006, 11:58:34 »
Calma, Alê... devagar se vai ao longe, meu trek no Nepal que o diga. Parado é que se não vai à canto nenhum. E se estamos discutindo, não estamos parados. Sair, essa ONG sai. Se estaremos vivos quando isso se der, é outra história.

Olha só, acho nome importante, porque algo como "Ceticismo", "Clube" ou "Ateus" passam a idéia de panelinha, de exclusividade nos objetivos ou prefer6encia de uns em detrimento de outros. STR era geral, "Ateus do Brasil", "Clube Cético", "Navalha de Ockam", etc, não são. mesmo que digam em seu estatuto que fazem isso e muito mais, sua logo, imagem muito importante em qualquer companhia, irá dizer outra coisa. Isso pode servir para muito mal-entendimentos futuros.

Também a administração deverá ser levada a sério. Catastrofés do estilo Leo não podem se repetir. Não podemos arriscar ficar sem ONG porque seu presidente tomou ares de imperador e resolveu agir como teocrata.

Então, leia um livro, veja um filme, olhe pro céu, mas... se acalme.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #144 Online: 15 de Abril de 2006, 17:27:35 »
Pessoal lembrem-se: O MST (Movimento dos Sem Terra) não possui CNPJ, jamais foi legalizado e memso assim, me parece que eles conseguem fazer muita coisa do interesse deles. (sem entrar no mérito se o MST presta ou não) O que quero dizer é que não precisa legalizar para funcionar. As medidas laicas, contra atos do governo que ponham em risco o Estado Secular podem ser atacadas por ação popular que qualquer um pode interpor. Então é possível agir sem "legalizar" uma organização.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #145 Online: 15 de Abril de 2006, 19:40:05 »

Seu nome consta na contabilidade da Ateus do Brasil? Não. Se é um doador anônimo, o máximo que doou foi 10 reais. É possível criar uma ONG com 10 reais?

Falar é fácil, mané! Quero ver pegar no batente e no bolso! Se faz questão de uma ONG, então você tem que bancá-la.

Ou você é só mais um desses que tem empolgação temporária e depois que cansa cai fora? Ou um que quer que tudo funcione sem precisar colocar a mão?

Quando criamos a Ateus do Brasil, criamos algo semelhante à STR, mas fazendo com que a nossa organização ficasse aberta a quem quisesse participar. A STR tá se afundando porque o Vines fica recusando ajudas, e achamos que era só por isso. Mas não é. As pessoas ficam só na arquibancada gritando pra gente ir, mas ninguém desce pro campo para jogar.

Eu sei porque estou nesse projeto desde o começo, esperando que pessoas com vontade de ajudar surjam pra dar uma mão. Vamos lá! Quer participar mesmo? Entra em contato com a diretoria!

Existem motivos para as coisas, antes julgar e condenar alguém pense, analise os fatos! Meu nome não consta na contabilidade por falta de oportunidade, somente agora que estou participando. Quando fui me manifestar sobre algo e querer participar o que eu encontro no site da Ateus do Brasil? Que desistiram por motivo de falta de tempo da diretoria e dos envolvidos! Isso não é aceitável!

Com R$10,00 de uma pessoa apenas realmente não é possível fazer nada mas com R$5,00 de cada um por mês é possível fazer muitas coisas! Vcs pegaram o pessoal interessado em fundar a ONG e criaram um fundo para tal? Combinaram de cada um doar por mês uma certa quantia para juntar um montante pra fundação da ONG? Quantos eram os interessados? Pelo que vi num vídeo tinha várias pessoas que poderiam ajudar, aqui neste fórum tem mais algumas no mínimo, gente pra participar (doando grana pra esse fundo) existe é uma questão de reunir esse pessoal e conversar.

Dinheiro pra criar a ONG é problema dos menores, já falei sobre os valores numa mensagem anterior, com uns R$300,00 é possível fazer, eu mesmo poderia doar os R$300,00, poderia fazer sozinho mas assim não teria muito sentido não é?

Falar é fácil e fazer tbm. E quem é vc pra me chamar de mané? Vc nem me conhece, eu não te ataquei nem te xinguei. Isso me lembrou da falácia do "ataque pessoal". Isso é atitude de moleque! Se te consola, eu já participei da fundação de uma ONG, eu sei quanto custa, eu sei o que é necessário, eu já trabalhei para a fundação de uma ONG, eu já dediquei meu tempo e dinheiro! Se vc está trabalhando para criar uma ONG e está achando cansativo e complicado é problema seu só não venha me falar que eu sou mané!

Sim, eu quero participar e ajudar, gostaria de conhecer todos da "diretoria" da Ateus do Brasil e ajudar com dinheiro e com trabalho. Seria muito interessante se a diretoria agendasse encontros periódicos para que pessoas interessadas fossem se conhecer e pudessem ter a oportunidade de oferecer ajuda! Vc acha conveniente que eu, um estranho pra diretoria, agende uma reunião? Ou vc acha mais coerente a diretoria agendar uma reunião?

Complicado fica a situação se a ONG quer que as pessoas, que deveriam ser convidadas a participarem, tenham que realizar esforços para serem convidadas a partipar.

Sem encontros, sem que as pessoas saibam onde estão pisando é óbvio que não vão conseguir doações, participações e ajuda suficiente. Assembléia geral de associação pode ser chata ou difícil de realizar mas é necessária.

Vc está nesse projeto desde o começo esperando ajuda cair do céu? Esperar não é solução meu amigo! Agende uma reunião, contate as pessoas, convide, aja!
mUKA

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
« Resposta #146 Online: 15 de Abril de 2006, 20:29:00 »

Esse nome foi escolhido por voto. Ateus do Brasil foi um nome que eu mesmo propus, porque a intenção era fazer algo semelhante à American Atheists. A maioria havia topado. A logomarca também. Essa logomarca que usamos foi criada pela Lígia Amorese, e foi a que ganhou a votação. Apesar de ainda ter gente que não respeita esse ponto…

Até quando vamos ter que voltar para ficar escolhendo nome e logomarca?

Será que teremos que criar algo com um nome totalmente isento de significado para podermos englobar todas as pessoas? Será que com isso não haverá pessoas querendo mudar mais uma vez para inserir mais um significado no nome?

Não precisa ficar voltando se for feito uma vez corretamente! Com a razão e não apenas com a emoção.

Se espanta pessoas que poderíam participar, é porque essas pessoas não querem ser vistas como ateístas. Para quê precisamos nos preocupar com pessoas que não querem se envolver com ateus numa ONG que visa defender os direitos dos ateus?

Foi bem isso que eu disse pro Amon quando ele reclamou do nome que eu havia proposto para votação. Outro motivo que eu tive para manter o nome que eu propus foi que nós devemos parar de nos esconder como ateus. Eu não sou um “Bright”, eu sou um ateu! Nâo vou ficar inventando eufemismos!

É um eufemismo que você quer para o nome da organização?

Precisamos nos preocupar com essas pessoas sim, pq não? Vc não gostaria de ver mais pessoas participando? De ter pessoas com dúvidas a respeito de suas crenças participando de palestras de nossa ONG? Pessoas que provavelmente se tornarão ateus e atéias se tiverem a oportunidade de participar.

Pode-se dizer que sim, eufemismo, um nome mais genérico (é minha opinião), cara, um nome! Um nome qualquer mas que não descrimine ninguém.

São nomes fictícios. Essas organizações em cartório podem ter outro nome. A Ateus do Brasil mesmo iria se chamar Associação Ateus do Brasil. Mas poderia se chamar Associação Carl Sagan ou qualquer coisa similar. Nome fantasia não precisa ser necessariamente o que vai ser registrado.

Eu mesmo não gosto muito de Sociedade, mas isso cabe à escolha das pessoas que vão participar.

Uma empresa usa nome fantasia como nome da empresa quando usou um nome inadequado em sua fundação, quando quer mudar o nome da empresa em seus produtos sem ter que mudar a razão social, quando quer mudar o nome no mercado ao lançar um produdo ou marca, etc.

Se vc vai fundar uma ONG pode já colocar um nome certo como razão social! Vc já tá pensando numa possível emenda antes de fazer a coisa de fato! Ok?

Mas será que agora eu vou ter que explicar piadas?!!

Quem vai ter q te explicar sou eu, eu não disse que eu não entendi a piada! Ao contrário, tá escrito aí "usadas pelo Alenônimo como sátira" que significa q eu entendi que vc usou como piada. Só comentei sobre as mesmas pois algumas podem até ser a sugestão de algumas pessoas, como por exemplo "clube", nada contra "clube" como nome do fórum mas como nome de uma organização fica bem estranho!
mUKA

Skorpios

• Visitante
« Resposta #147 Online: 16 de Abril de 2006, 07:10:34 »

[]'s

Hendrik
As pessoas querem escolher ONGs como quem escolhe meia no guarda-roupas. Tudo o que eu quero é uma ONG que faça tudo o que você disse acima. Ela pode ser do jeito que for, ter o nome que quiser, ser controlada por uma única pessoa vitaliciamente ou escolhida democraticamente, ter site ou fórum na Internet ou não!

Mas essas coisas não surgem sozinhas. Precisa ter gente trabalhando. E eu venho tentando ajudar desde quando a STR tava funcionando!!! E não estou conseguindo!!!

Na boa? Se querem mesmo ter uma ONG, entrem para a Ateus do Brasil de uma vez, ou montem logo essa outra organização! Eu já estou ficando de saco cheio e se isso não for pra frente logo logo, vou chutar o pau da barraca e me mando!

Vamos lá! Podemos abrir novas eleições para os cargos, e até mesmo mudar o nome da bagaça. Mas precisa ter gente que quer participar, senão vai ser uma causa feita para poucos… A Ateus do Brasil tava indo tão bem no começo…

Exatamente . Concordo com a posição dos dois . O Alênomino sabe que no começo da AB eu ajudei , mas quando se chegou á parte da participação financeira e ninguem concordou com mensalidade , anualidade , semestralidade , nem nada , todos queriam a ONG , mas de graça ,vi que não ia dar em nada . Do mesmo modo que o mUKA colocou, eu provavelmente poderia dar mais . mas como ele dosse , não tem graça . Ou as pessoas participam todas do financiamento da ONG ou não funciona . Mas foi votado que não haveria mensalidades e respeito a opinião da maioria . Por outro lado a eterna discussão sobre nomes de organizações , cujo exemplo pode ser visto aqui de novo , já me cansou . Parece que as pessoas estão mais a fim de discutir do que de agir e cada um quer impor o seu ponto de vista . Cansei . Quando conseguirem chegar a um denominador comum , me chamem , que , de duas uma : Ou participo ou vou morrer de rir do monstrego híbrido que vai surgir disso .

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #148 Online: 16 de Abril de 2006, 08:50:41 »
Como disse o Muka, pode-se registrar como Clube Cético mesmo e depois criar um nome de fantasia.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
« Resposta #149 Online: 16 de Abril de 2006, 14:19:43 »
Pessoal lembrem-se: O MST (Movimento dos Sem Terra) não possui CNPJ, jamais foi legalizado e memso assim, me parece que eles conseguem fazer muita coisa do interesse deles. (sem entrar no mérito se o MST presta ou não) O que quero dizer é que não precisa legalizar para funcionar. As medidas laicas, contra atos do governo que ponham em risco o Estado Secular podem ser atacadas por ação popular que qualquer um pode interpor. Então é possível agir sem "legalizar" uma organização.

Exatamente. Falou e disse. Não é possível termos uma ONG legalizada sem voluntários, mas é possível termos trabalho voluntário sem uma ONG legalizada. Vamos primeiro fazer o trabalho voluntário e depois legalizamos a ONG.

Lembrando que já fizemos o estatuto, já realizamos a Assembléia de fundação dia 10 de setembro de 2005 em São Paulo, que contou com trinta associados fundadores. A única coisa que ainda não fizemos é a legalização da ONG no cartório. Não fizemos isto ainda porque não faz sentido termos uma ONG de atuação nacional onde apenas duas ou três pessoas trabalham. Precisamos de mais gente envolvida.

A legalização da ONG serviria mais para termos direito a uma conta bancária em nome da associação e talvez contratar funcionários, mas o que adianta termos direito a isto se não temos ninguém disposto a fazer doações? Prestem atenção neste ponto: não temos ninguém disposto a doar dinheiro. R$ 10,00 não dá para nada. Para que fundar uma ONG para arrecadar no máximo R$ 10,00 ou R$ 50,00 por ano?

Então o que eu sugiro é que, no momento, cada um faça o seu trabalho voluntário e banque o seu próprio projeto e use o site e o fórum da Ateus do Brasil para divulgar o seu trabalho.

O nome da ONG é ATEU DO BRASIL, nome decidido por votação, e assim continuará sendo. Para quem tem vergonha do nome ateu, eu sugiro que não participe da nossa organização.
« Última modificação: 16 de Abril de 2006, 14:27:41 por Claudio Loredo »
Claudio Loredo

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!