Autor Tópico: Novo Site da STR no ar!!!  (Lida 20981 vezes)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Novo Site da STR no ar!!!
« Resposta #50 Online: 03 de Abril de 2006, 14:08:43 »
Bem, pelo menos o Vines reapareceu. Para atrapalhar, claro, mas pelo menos se manifestou. Ele já tinha deixado bem claro que queria ser presidente vitalício da STR. Vão demorar quanto tempo para perceber a não "pular etapas" e que o primeiro passo é esquecer completamente a STR e fazer um projeto que não seja propriedade de ninguém ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 03 de Abril de 2006, 14:57:33 »
Pelo menos serviu para esclarecer de uma vez por todas a situação da STR.

Ela só vai se modificar se e quando o Vines quiser. Iniciativas de outros membros da STR não são aceitas.

Me parece que ele está esperando até ter "tempo livre" para ter controle total sobre o processo, o que pode demorar muito ou até mesmo nunca acontecer.

Então a única saída é fazer um novo projeto, focado na ciência e ceticismo, e não no ateísmo como a AB.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #52 Online: 03 de Abril de 2006, 21:19:59 »

Então a única saída é fazer um novo projeto, focado na ciência e ceticismo, e não no ateísmo como a AB.

Essas foram as minhas conclusões, e para onde me dirijo agora. Mas ainda para mim, é um site de ceticismo. O que aconteça depois será decorrência disso.
« Última modificação: 03 de Abril de 2006, 21:36:12 por jcatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #53 Online: 03 de Abril de 2006, 21:35:02 »
Citação de: Danniel
E o Vines por acaso pode autorizar ou desautorizar a publicação dos textos?

Autorizar a publicação COMO STR, Danniel. por isso tirei as referências da STR. E pau na máquina.

Citação de: Danniel
E um nome que não tenha base em um mito histórico seria bem mais de acordo com o que se esperaria de um site sobre ceticismo científico.

Bom, Danniel, tem quem gosta, tem quem não, e é impossível agradar a todos. Quando tiramos o texto de Magalhães, houve muita gente que reclamou... quando a deixei no site novo, tem quem também reclamou... enfim, é a vida de vidraça de sempre ;)

Como disse no texto, aguardo sugestões para um novo nome.

Queria evitar 'associação', 'frente', 'grupo', 'sociedade', 'clube' ... pensava que algo mais simples seria melhor para ser memorizado. Também queria evitar 'lúcido', 'bright', 'eu penso você não' ou qualquer nome que possa denotar (para quem não conhece o termo) uma certa arrogância.

Até agora o único que se me ocorreu que preenche essas premissas é o fato de associar as corujas ao pensamento crítico, sendo um animal que (sugestivo) caça roedores à noite, tem esse costume de ficar à espreita e tal.

Enfim, ainda só elucubrações...
« Última modificação: 03 de Abril de 2006, 21:36:34 por jcatino »
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #54 Online: 03 de Abril de 2006, 21:36:18 »
O nome: Café Cético :)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #55 Online: 03 de Abril de 2006, 21:37:36 »
O nome: Café Cético :)

BOA ! Muito boa, cara ! :) :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #56 Online: 03 de Abril de 2006, 21:53:18 »
Poxa, eu já tava torcendo pro Café Cético ter um fórum: o Clube Cético!  :wink:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline FabioEmerim

• Nível 09
  • *
    • English in Company
« Resposta #57 Online: 03 de Abril de 2006, 22:37:45 »

Queria evitar 'associação', 'frente', 'grupo', 'sociedade', 'clube' ... pensava que algo mais simples seria melhor para ser memorizado. Também queria evitar 'lúcido', 'bright', 'eu penso você não' ou qualquer nome que possa denotar (para quem não conhece o termo) uma certa arrogância.

Puta merda, então que tal "Amiguinhos Descrentes do Brasi"l?
--------------------------------------
"All things sick and cancerous,
All evil great and small,
All things foul and dangerous,
The Lord God made them all."
--------------------------------------

Fábio Emerim - STR / Mulatas de Jesus Cristo

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #58 Online: 03 de Abril de 2006, 23:31:44 »

Puta merda, então que tal "Amiguinhos Descrentes do Brasi"l?

Isso tem ver Fábio? :histeria:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #59 Online: 04 de Abril de 2006, 08:15:31 »

Eu também estou torcendo para isso, mas é mais recomendável que todos possam decidir, e por isso coloquei uma votação por lá.

Mas, enfim, poucas pessoas votaram. Se os que entram em contato comigo falando do fórum votassem, não me obrigariam a tomar uma decisão sozinho, me empurrando para as interpretações de ser autoritário, de haver uma cúpula e tal...

Mas ainda é cedo para concluir qualquer coisa. A votação não têm dia para acabar (ou se´ra que é melhor colocar um dia?) :)

--
Si hemos de salvar o no,

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #60 Online: 04 de Abril de 2006, 10:07:36 »
Julián,

A enquete fala sobre manter as mensagens antigas do fórum da str, se você fizer isso, não terá problemas com o Leo Vines?

Eu voto na segunda opção (aliás, já votei na segunda opção).

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 04 de Abril de 2006, 12:49:45 »
Puxa, não entendo ainda porque vocês insistem em STR, ainda mais depois dessas declarações do Vines. Parece aquela situação em que a pessoa não deseja que algo seu seja jogado fora por inutilidade apenas porque aquele objeto traz boas lembranças do passado.

A STR é uma instituição absolutista, na qual pode mudar seu escopo da noite para o dia. Se o Vines quiser, ao invés de organização cética ela pode se tornar amanhã um clube de falantes do esperanto. Desistam, STR é Vines assim como o Estado é Luís XVI, não há discussão e iniciativas, por melhores que sejam, podem ser barradas se não agradar ao proprietário vitalício da STR.

Se querem algo organizado e mais dinâmico, pois criem! Juntem forças e façam alianças com o Projeto Ockham e o Ceticismo Aberto. A Ateus do Brasil existe, sim, mas o que Emerim e Catino disseram lá atrás está correto, além do nome não ser muito apresentável, uma organização de ateus é só uma organização de ateus, "nada mais inútil".

Já uma organização pura e exclusivamente cética, como era para ser a ANCOP (Alá a tenha em sua misericórdia), possui mais vandagens, pois pode atrair um maior número de pessoas e por uma causa mais útil do que defender o direito de meia dúzia de gatos pingados.

Offline Moschen

• Nível 01
  • *
    • http://www.str.com.br
« Resposta #62 Online: 04 de Abril de 2006, 13:09:50 »
A STR é uma instituição absolutista, na qual pode mudar seu escopo da noite para o dia. Se o Vines quiser, ao invés de organização cética ela pode se tornar amanhã um clube de falantes do esperanto. Desistam, STR é Vines assim como o Estado é Luís XVI, não há discussão e iniciativas, por melhores que sejam, podem ser barradas se não agradar ao proprietário vitalício da STR.

Sim, apesar de todos os esforços dos editores da STR, o Leo e o Daniel acabaram imperando. Gostaria de frisar que a situação NUNCA foi aceita pelos demais editores e foram feitas diversas tentativas em revitalizar o conceito da STR e mudar sua estrutura. Enfim, que fique enterrada e não incomode mais, só espero que o Julián consiga aproveitar os textos.

Quanto a outras organizações, os sites do Mori e o projeto Ockham são ótimos! Ceticismo e ciência, tudo que queríamos. Espero que, se novas iniciativas surgirem, consigam trabalhar bem conceito e objetivo, para não se perder trabalho...
Temos algumas iniciativas isoladas acontecendo também, como o curso que vai ter na UFRGS ministrado pelo Dr. Renato Zamora (ex-STR) e auxilidado pelo Adão Souza, eu e o Fábio Emerim (todos ex-STR) e vai contar com mais algumas colaborações também. Todos são unânimes hoje: não precisamos de "sociedade" alguma para trabalhar, basta criar forças-tarefas com objetivos específicos a partir dos contatos existentes. Quando o trabalho termina, termina o grupo, que vai se reciclar em outros. Um fórum como esse já é perfeito para angariar contatos e voluntários para essas atividades. E sugira a primeira quem for mais rápido! =D

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #63 Online: 04 de Abril de 2006, 21:12:35 »

Eu também estou torcendo para isso, mas é mais recomendável que todos possam decidir, e por isso coloquei uma votação por lá.

Mas, enfim, poucas pessoas votaram. Se os que entram em contato comigo falando do fórum votassem, não me obrigariam a tomar uma decisão sozinho, me empurrando para as interpretações de ser autoritário, de haver uma cúpula e tal...

Mas ainda é cedo para concluir qualquer coisa. A votação não têm dia para acabar (ou se´ra que é melhor colocar um dia?) :)

Também estamos em período de votação, mas adianto que uma boa parcela do comitê se mostrou favorável à incorporação da base de dados (textos) no portal do CC. Quanto a ficarmos apenas com a função fórum, estamos tb  deliberando. Seria interessante saber se vc tem interesse em unir forças com o CC neste sentido, e talvez somar os sites via portal.

Caros foristas, idéias são bem vindas, e o comitê está disposto a ouvir a todos. Assim, quem quiser contribuir com uma sugestão fique à vontade. Apenas recordo que o comitê deliberará o resultado (só pra não frustar os mais animadinhos!  ;P)

:D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #64 Online: 04 de Abril de 2006, 21:15:50 »
Quanto a outras organizações, os sites do Mori e o projeto Ockham são ótimos! Ceticismo e ciência, tudo que queríamos. Espero que, se novas iniciativas surgirem, consigam trabalhar bem conceito e objetivo, para não se perder trabalho...
Temos algumas iniciativas isoladas acontecendo também, como o curso que vai ter na UFRGS ministrado pelo Dr. Renato Zamora (ex-STR) e auxilidado pelo Adão Souza, eu e o Fábio Emerim (todos ex-STR) e vai contar com mais algumas colaborações também. Todos são unânimes hoje: não precisamos de "sociedade" alguma para trabalhar, basta criar forças-tarefas com objetivos específicos a partir dos contatos existentes. Quando o trabalho termina, termina o grupo, que vai se reciclar em outros. Um fórum como esse já é perfeito para angariar contatos e voluntários para essas atividades. E sugira a primeira quem for mais rápido! =D

Concordo. Todos podemos contribuir, cada um em sua área e com seus recursos. É por isso que o Comitê do CC é aberto a publicação de textos no portal, mas a grande parte (senão todos) prefere enfoques mais voltados ao cetismo ou divulgação científica, e não ateísmo ou combate a filosofias e religiões.

:wink:

Offline Moschen

• Nível 01
  • *
« Resposta #65 Online: 04 de Abril de 2006, 22:32:59 »
Concordo. Todos podemos contribuir, cada um em sua área e com seus recursos. É por isso que o Comitê do CC é aberto a publicação de textos no portal, mas a grande parte (senão todos) prefere enfoques mais voltados ao cetismo ou divulgação científica, e não ateísmo ou combate a filosofias e religiões.

Sem dúvida! Aliar a apologética ateísta ao trabalho cético ou científico é um preconceito horrível. Não há nada que impeça que um religioso (não fervoroso, pelo menos) possa trabalhar numa área da ciência, ou mesmo que seja cético. Quem pode dizer que, por ser ateu, é completamente desprovido de crenças infundadas? Eu vejo vários mêmes permeando comentários aqui mesmo neste fórum, alguns até bem graves.
Enfim, quem for completamente desprovido de crenças infundadas que atire a primeira pedra :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #66 Online: 05 de Abril de 2006, 02:51:31 »
Ei, bem-vindo ao Clube Cético, Roberto!

Interessantes as voltas que o mundo dá... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #67 Online: 05 de Abril de 2006, 07:17:55 »
A enquete fala sobre manter as mensagens antigas do fórum da str, se você fizer isso, não terá problemas com o Leo Vines?

Não ... por que teria ? Desde que possamos retirar o conteúdo e anunciar de alguma forma que eram mensagem do extinto Fórum da SR (que não teria mais em todo caso), as mensagens, em definitiva, são de quem postou.

O que temos que lembrar é que precisamos conseguir colocar a atual base (de uns 400Mb) em algum lugar, e precisarei de ajuda nisso ? Vc leu no texto de boas vindas, coloquei um maior detalhe das ferramentas do site e uma explicação de cada um dos itens da votação do Forum ? Ei-la : http://strnova.com.br/boas_vindas
« Última modificação: 05 de Abril de 2006, 07:28:53 por jcatino »
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 05 de Abril de 2006, 12:19:51 »
Nina, eu acredito que o Clube Cético poderia ser uma referência intelectual do pensamento cético. O fórum seria o nosso cerne, mas poderíamos possuir algumas páginas correlatadas, contendo artigos e livros em formato de e-book para consultas.

É uma idéia que me agrada.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #69 Online: 05 de Abril de 2006, 12:26:09 »
JC e Moschen, vou adicionar vocês ao msn. Andei conversando com o Hendrik sobre o assunto, e passarei a vocês as novas idéias!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #70 Online: 05 de Abril de 2006, 14:26:45 »
JC e Moschen, vou adicionar vocês ao msn. Andei conversando com o Hendrik sobre o assunto, e passarei a vocês as novas idéias!

Pelo MSN, só no sábado ... ou das 23 às 24, ou das 07:30 às 08:30 dias de semana !!!
Me avise qdo é melhor ... (não deixei mmuitas opções, não?) ;)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moschen

• Nível 01
  • *
« Resposta #71 Online: 05 de Abril de 2006, 21:07:20 »
Cara, alguem me adicionou hoje e eu, nao reconhecendo o nome, bloqueei.  :vergonha:
Se foi tu me avisa!

Offline Moschen

• Nível 01
  • *
« Resposta #72 Online: 05 de Abril de 2006, 21:09:49 »
Ei, bem-vindo ao Clube Cético, Roberto!

Interessantes as voltas que o mundo dá... :)
Oi! Pois é, mas a que voltas tu tá te referindo? Desculpe, posso ter péssima memória...  :erm2:
Já faço parte do forum a tempos, mas entrei aqui  agora por causa do fim da STR, para ajudar o Julián  :ok:

Atheist

• Visitante
« Resposta #73 Online: 06 de Abril de 2006, 00:04:44 »
Há algum tempo o conselho já deliberou por criar uma base de textos céticos/científicos. Só não começou ainda por força maior (ou disponibilidade menor) :D .

Particularmente não tenho objeções de que os textos iniciais sejam provenientes da ex-STR. A princípio, a maioria dos membros do comitê já se pronunciaram favoráveis, apenas iremos precisar fazer uma enquete para deixar tudo documentado, conforme nossas normas internas exigem (uau!!!).

Assim, se for do interesse de vocês,  temos o espaço para isso. Entrem em contato comigo que assim que tivermos a liberação pelo comitê podemos colocar tudo em prática.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 06 de Abril de 2006, 16:51:58 »
No entanto, seria interessante um comitê para escolher se os textos vão para o site. Na STR existiam muitos textos redundantes entre si, que não acrescentavam nada mais do que outros mais completos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!