Autor Tópico: Com que idade voces se tornaram ateus?  (Lida 25953 vezes)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Com que idade voces se tornaram ateus?
« Resposta #25 Online: 24 de Abril de 2006, 13:43:52 »
Eu sou agnóstico na verdade, mas tenho posição contrária à existência de Deus. Tenho essa opinião desde que me meu pai morreu, desde os 11 anos. Mas admito que foi muito confuso, aos 15 voltei a acreditar em Deus com uma posição agnóstica, mas não durou muito. Nasci pra ser icrédulo.

Me desculpe por perguntar, e acho que não tem problema pois você só responderá se quiser, mas o que significa ter uma posição contrária à existência de deus?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #26 Online: 24 de Abril de 2006, 16:09:22 »
Com que idade vocês se tornaram ateus?

Assim como todos os seres humanos, nasci ateu. A partir de uns 5 anos passei a crer em Jeová, porque meus pais me fizeram crer nele. Aos 24 anos iniciei meu processo de "desconversão" do cristianismo. Aos 26 já não acreditava mais em Jeová, porém considerava Deus, no sentido espiritual, como algo ainda bastante aceitável. Com 27 anos passei a me considerar agnóstico ateísta, e assim permaneço até hoje.

O fato de me declarar agnóstico ateísta em vez de simplesmente ateu é bem simples: posto que no âmbito da filosofia o agnosticismo é a doutrina que afirma a impossibilidade de conhecer a natureza última das coisas, antes de ser ateu sou agnóstico, pois é impossível saber se de fato não somos a experiência ou fruto de algo transcendente à natureza ou de alguma civilização alienígena. Porém, para efeitos práticos, diante das evidências que me foram apresentadas até hoje, não tenho motivos para crer em algum deus, pelo menos não no sentido religioso. Contudo, isso não desmerece o agnosticismo como uma posição válida logicamente.
Então sou ateu, mas mais que isso sou agnóstico.
;-)
Who cares?

Offline SuperBia

• Nível 09
  • *
  • What?
« Resposta #27 Online: 24 de Abril de 2006, 22:42:20 »
Com 16. Hoje estou com 20. Ter virado evangélico foi decisivo para minha "conversão".

Por que?
"Desgraça pouca é bobagem.."

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Abril de 2006, 22:46:41 »
Acho que com uns 16, 17 anos, nem lembro direito... Teve outros momentos "ateísticos" antes, mas assumido para mim mesmo só essa época, acho.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline ArcBeetle

• Nível 06
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Abril de 2006, 01:52:29 »
Por que?

Na Igreja Católica o rito não é apelativo, então não me incomodava em nada. Mas quando virei Evangélico comecei a ver que as celebrações sempre continham fingimentos ou histeria coletiva. E algumas outras atitudes que existem em todas as protestantes "renovadas" que eu nunca concordei. Passei a questionar o cristianismo e a Bíblia. Não obtive resposta satisfatória, então virei ateu.

Atheist

• Visitante
« Resposta #30 Online: 25 de Abril de 2006, 02:36:11 »
Assumidamente ateu mesmo foi mais ou menos aos 23 anos. Antes eu era meio deísta, panteísta, sei lá...

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 25 de Abril de 2006, 13:03:04 »
  Aos 19 anos.Comeceia estudar o ateísmo e o ceticismo e descobri sites ateístas como a moribunda STR :chorao:.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #32 Online: 25 de Abril de 2006, 15:58:40 »
Deixei de ser cristão aos 29 anos.
Passei pelo budismo, que com o tempo desanimei.
Li sobre wicca, até tava pensando em praticar, quando cai num site ateu. Li os assuntos, e artigos.
Deu para ver que não era cristão não praticante, era mais para agnostico mesmo.
Ai o tempo definiu minha posição como ateu.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 25 de Abril de 2006, 20:42:20 »
Quando eu nasci eu não tinha nenhuma religião, nasci ateu.  ;P

Alguns anos depois é que tentaram me converter ao catolicismo... fui lá, vi, não gostei do que vi e me afastei de vez.  :wink:

Alias... tai um bom questionamento... Se Deus existe, por que não nos faz crentes de fabrica?   :hein:
« Última modificação: 25 de Abril de 2006, 20:44:48 por Spitfire »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Abril de 2006, 20:45:39 »
Se Deus existe, por que não nos faz crentes de fabrica?   :hein:

livre arbitrio?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Abril de 2006, 20:47:36 »
Hmmm... creio que a pergunta não esta bem elaborada.

Nascemos ateus... isto é fato... logo a pergunta deveria ser Com que idade vocês tiveram seu primeiro contato com religião e com que idade vocês a rejeitaram?:hein:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Abril de 2006, 20:48:52 »
Se Deus existe, por que não nos faz crentes de fabrica?   :hein:

livre arbitrio?

Se Deus existe e se ele for de fato onisciente, não exite livre arbritrio.... uma coisa exclui a outra.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 25 de Abril de 2006, 22:58:04 »
Se Deus existe, por que não nos faz crentes de fabrica? :hein:

livre arbitrio?

Não.  Arbítrio é a capacidade de escolher.  Ciência da suposta existência de Deus não seria uma escolha.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #38 Online: 25 de Abril de 2006, 23:14:41 »
Nunca me tornei cristão ou algo do tipo. Nasci ateu (como todo ser humano) e continuo assim.

Atheist

• Visitante
« Resposta #39 Online: 25 de Abril de 2006, 23:36:20 »
Será mesmo que nascemos ateus? Será que não está gravado em nossos genes que uma hora ou outra um indivíduo que nunca teve contato com religiões poderá inventar um ser criador para explicar o que não compreende?

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #40 Online: 26 de Abril de 2006, 05:18:10 »
Acho que tinha uns 25 anos quando, após um ano de deliberações, me tornei "sem religião" e com um conceito bastante vago de divindade. Então aos 26 me tornei agnóstico e aos 27 ou 28, achei que tinha de arranjar uma posição mais clara e menos logicamente dispersa e me tornei ateu. Depois ateu "forte" e agora ateu "indiferente". Desde os 26 que sou cético, de duvidar antes de concluir.

E sim, creio que todos nascemos ateus, se estamos nos referindo à crenças em deuses. A invenção de uma entidade criadora, mantenedora, doadora e destruidora vem como uma falha dedutiva. Desde nascença que temos cérebros preparados para perceber padrões e corrlata-los, é verdade, e mesmo para tirar conclusões daí, também é verdade. Conclusões que são indispensáveis para se poder sobreviver, mesmo que no fim não tenham nada a ver com os padrões.

Mas isso não é o gene "deus". A não ser que tenhamos por "deus" toda e qualquer "coisa" cuja relação com o padrão seja despropositada ou mesmo inexistente.
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 26 de Abril de 2006, 06:12:56 »
Será mesmo que nascemos ateus? Será que não está gravado em nossos genes que uma hora ou outra um indivíduo que nunca teve contato com religiões poderá inventar um ser criador para explicar o que não compreende?

Aparentemente não, Rubens, não nesses termos exatos pelo menos.  A crença em seres sobrenaturais pode muito bem ter base genética sim, ela parece mesmo universal a todas as culturas.  Mas a crença em um "ser criador" é uma excentricidade peculiar às crenças abraâmicas.

Além disso, ao nascer o bebê é extremamente narcisista e, pelo que se sabe, não compreende que há alguma diferença entre ele próprio e o universo.  Portanto, ao nascer não temos a capacidade de abstração necessária para conceber o conceito de divindade criadora.  Ele é ensinado, não inato.

Além do mais, repare como mesmo gente que nasceu e viveu sempre cercado de afirmações enfáticas de que existe um Deus criador quase nunca acredita realmente nisso (como foi observado no tópico sobre medo da morte).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
« Resposta #42 Online: 26 de Abril de 2006, 07:41:41 »
Bem colocado, Dantas!

Li que só muito tarde a criança irá desenvolver individualidade para começar a dizer "eu". Não creio que qualquer abstração sobre divindades até então possam ser qualitativamente tidas como sendo o que pensamos sobre essas entidades.
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 26 de Abril de 2006, 19:17:59 »
Eu discordo dessas bases genéticas ad hoc. Não sou geneticista mas não acho que faça sentido um "gene de Deus" mais do que faça sentido um "gene pra saber somar 12 mais 13". O cérebro é construido por um monte de genes e tem capacidade de somar qq numero (finito e razoavelmente pequeno, etc) assim como pensar por meio de abstrações, o que faz com que crenças no sobrenatural existam em todas as culturas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 26 de Abril de 2006, 22:06:24 »
A diferença é o nível de especificidade. Nossa capacidade e tendência a termos um idioma é genética, bem como nossa capacidade de contar. Mas não temos genes para um determinado idioma ou algum tipo de cálculo.

http://mixingmemory.blogspot.com/2005/01/intelligent-design-inferences-in.html

não é como se ateus tivessem dois pares de genes para teísmo recessivos ou algo assim

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 27 de Abril de 2006, 12:53:38 »
não entendo a relevância de estarem falando sobre bebês...

( ) Para definir o conceito que todos nascem ateus?
( ) Para concluir que religiosidade é uma imposição cultural?
( ) Todas alternativas acima estão corretas.
( ) Nenhuma alternativa esta correta.

Isto é um fórum e fóruns se propõe a debates. O assunto pode não ser de teu interesse, mas creio que algumas pessoas tenham interesse em debater esta questão.  :ok:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 27 de Abril de 2006, 12:58:25 »
O próprio ritual de batismo, na infância, é o reconhecimento da igreja que todos nascem ateus.
A primeira comunhão e a crisma, onde os votos do batismo são reafirmados, reforçam a tese.  :wink:

Atheist

• Visitante
« Resposta #48 Online: 27 de Abril de 2006, 13:13:45 »
Bem colocado, Dantas!

Li que só muito tarde a criança irá desenvolver individualidade para começar a dizer "eu". Não creio que qualquer abstração sobre divindades até então possam ser qualitativamente tidas como sendo o que pensamos sobre essas entidades.

De fato. Se considerarmos exclusivamente o nascer, a coisa fica complicada. O problema é que ao nascer estamos completamente despreparados para tudo. Eu estava querendo considerar um tempo maior para este "nascer" ateu. Por que senão, o que fica é que as pessoas tornam-se teístas apenas por aprendizagem.

Atheist

• Visitante
« Resposta #49 Online: 27 de Abril de 2006, 13:15:56 »
Eu discordo dessas bases genéticas ad hoc. Não sou geneticista mas não acho que faça sentido um "gene de Deus" mais do que faça sentido um "gene pra saber somar 12 mais 13". O cérebro é construido por um monte de genes e tem capacidade de somar qq numero (finito e razoavelmente pequeno, etc) assim como pensar por meio de abstrações, o que faz com que crenças no sobrenatural existam em todas as culturas.

Algumas características são determinadas por genes únicos, outras por mais de um gene. Algumas são pouco influenciadas pelo ambiente, algumas são muito influenciadas. De qualquer forma, é bastante provável que haja uma predisposição genética (para não dizer gene específico) para a crença.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!