Autor Tópico: Com que idade voces se tornaram ateus?  (Lida 25955 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Com que idade voces se tornaram ateus?
« Resposta #75 Online: 01 de Maio de 2006, 02:57:41 »
Olá, meu nome é Marcos e gostaria de afirmar que nasci ateu por que ninguém nasce acreditando em nada, é como uma folha de papel em branco em que as pessoas vão preenchendo-a com o que querem.

Pinker discordaria...

Isso me lembra que preciso ler "Tábula Rasa"...

rizk

• Visitante
« Resposta #76 Online: 01 de Maio de 2006, 03:36:58 »
Eu liiii, chupa :D Inclusive posso te emprestar, deixa o Carlos acabar que eu te mando. Eh um livro bem facil de ler, vai em um tiro.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 02 de Maio de 2006, 12:48:52 »
Poderiam explicar melhor por que os bebês são narcisistas? Eles se reconhecem no espelho? São exageradamente vaidosos?

Piaget explica. Se não me engano, é que leva mais tempo para se formar o conceito de "outro" do que para se formar o de "eu".

Um teste clássico é perguntar a uma criança algo assim como "qual dessas bolas está mais perto de mim?" - até uma certa idade, invariavelmente a criança indica a bola que está mais perto dela própria, e não de quem fez a pergunta. É desconcertante a princípio...

Realmente desconcertante.Acho que vou fazer essa experiência da bola com meu sobrinho de 1 ano. :twisted:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Francielly Pierri

• Nível 15
  • *
  • This is the way the world ends!
« Resposta #78 Online: 02 de Maio de 2006, 17:43:24 »
Acho que virei atéia com uns 15 anos!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 02 de Maio de 2006, 18:00:44 »
Gata do jeito que você é, pode ser qualquer coisa que quiser... na idade em que quiser.  :ok: :hihi:

Atheist

• Visitante
« Resposta #80 Online: 03 de Maio de 2006, 01:24:22 »
:histeria:

Offline Lucato

• Nível 07
  • *
« Resposta #81 Online: 03 de Maio de 2006, 16:37:44 »
Fui me desconvertendo desde os 12-13 anos. Até então havia sido até coroinha.  :nojo:
Mesmo assim encarei uma crisma. Aí não agüentei e desliguei-me completamente da religião, e passei por um panteísmo antes de me tornar agnóstico.
Mantive-me assim até uns 29 anos. Agora sou Ateu militante (irritante?) e agnóstico.

Interessante. É que todos os que se espantam com meu ateísmo dizem algo do tipo de eu estar procurando e ainda não ter encontrado. Pois é justamente o fato de procurar que me fez abandoná-lo. As pessoas crentes acreditam que há uma linha lógica ATEÍSMO -> BUSCA -> ENCONTRO COM DEUS.

Já numa discussão com um colega de trabalho que é evangélico, ao indicar algumas fontes para ele procurar informações, ele disse: "Não busco muita informação. Tenho medo de perder minha fé". Achei fantástico. E para mim foi emblemático: ele assumiu um medo que todos os crentes, veladamente ou até inconscientemente têm: encontrar a razão, ver que se juntar tudo o que faz realmente sentido, perdem a fé.
Lucato

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 04 de Maio de 2006, 12:30:02 »
  Olá Lucato.
  Eu também fui coroinha e até pensei em ser padre :vergonha: :oops:.Recebi a tal da crisma e tudo...

Quanto aos estudos , concordo que muitos religiosos acabam virando ateus depois de uma boa pesquisada.Eu sou um bom exemplo disso.Também já ouvi gente falar que não estudava muito história e ciências para não abalar a fé.Teve até um rapaz que desistiu da faculdade de filosofia por causa disso.

Abraços.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #83 Online: 18 de Maio de 2006, 11:29:50 »
que horror, heim Felipp? O cara desistiu do futuro dele por nada.

Pois é, comigo aconteceu assim: eu era católico de criação, tinha feito primeira comunhão, mas muitas das coisas que enfiavam na minha cabeça só geravam dúvidas que eu ia guardando para mim. Quando fiquei um pouco mais crescido, eu adotei uma espécie de panteísmo, em q eu pensava que as várias religioes são várias faces de um mesmo prisma, e que não fazia diferença se vc escolhia religião "A" ou "B".

Então, por um motivo que eu não me lembro mais, a talvez um pouco mais de um ano, eu comecei a ler vorazmente qualquer tipo de informação. história, geografia, literatura, quadrinhos, ficção, notícias, textos religiosos, textos ateus (li o site todo do religião é veneno praticamente em 1 dia). quando eu terminei com essa overdose de conhecimento, só pude chegar a uma conclusão lógica e plausível, e por isso eu sou ateu.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 18 de Maio de 2006, 12:22:13 »
  Pois é. A curiosidade é perigosíssima.Pode acabar com a fé de muitos. :twisted:

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #85 Online: 18 de Maio de 2006, 18:45:26 »
Gata do jeito que você é, pode ser qualquer coisa que quiser... na idade em que quiser. :ok: :hihi:

Com todo respeito faço coro ao amigo Spitfire.

: )
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #86 Online: 18 de Maio de 2006, 20:40:49 »
Eu nunca tive uma religião, já que meus pais não frequentam nenhuma. Mas posso dizer que me tornei ateu quando comecei a me interessar pelo assunto de religiões, e depois de ler a biblia com uns 11 anos. Tinha aula de religião no colegio que fiz da 5ª série até o ensino medio e isso despertou meu interesse pelo assunto.
Comecei a procurar coisas pela internet, pegar livros emprestados, e acabou resultando em um ateu.
Não entendo até hoje direito o que é um ateu e agnostico ao mesmo tempo. Mas creio que eu seja ateu.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #87 Online: 18 de Maio de 2006, 22:16:20 »
com 13, acho... O estranho é que não lembro porque me tornei ateu...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #88 Online: 19 de Maio de 2006, 03:30:10 »
Tornei-me simpatizante do ateísmo com 15 anos, adotando uma posição um tanto agnóstica a partir daí; autodeclarei-me ateu com 20, "saindo do armário" pouco tempo depois, no Natal de 2004.

A STR foi fundamental para mim neste aspecto. Pesquisando sobre alguma coisa que me intrigava na época (não lembro exatamente o quê; pode ser desde "mensagens subliminres" até contatos com ovnis, passando por fantasmas e o capeta; sei lá...) fui parar no "QuackWatch" e "DarwinMagazine"; conseqüentemente, fui linkado para o Ceticismo Aberto e, em uma semana eu havia devorado todo o conteúdo destes sites. Todas as minhas crenças e superstições foram derrubadas, menos uma: deus. Li muito o nome "James Randi" nestes sites e simpatizei muito com ele; sem saber que ele era ateu também, busquei seu nome e li algumas entrevistas... Após descobrir sobre seu ateísmo, acabei indo parar na STR. Não fui para lá com o intuito de me tornar ateu, só o de ler mais... Em menos de um mês, havia devorado todos os textos a que tive acesso lá. Olhei para toda esta cultura e depois olhei para a História, buscando alguma contribuição significativa das religiões para a humanidade. Não encontarndo nenhuma, fiz a pergunta cabal: "Deus, qual é a tua?"... Nunca me veio a resposta. E, se hoje vier, deduzirei se tratar de uma alucinação. Sem nada mais para ler, descobri o "Fórum STR". Entrei lá meio agnóstico deísta e saí ateu (embora o fórum só tenha me ajudado a "sair do armário", pois minha transformação houvera se dado pelo site).

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 19 de Maio de 2006, 07:29:14 »
  Primeiro descobrí o Ceticismo Aberto, e de lá "linkei" para a STR.
Gata do jeito que você é, pode ser qualquer coisa que quiser... na idade em que quiser. :ok: :hihi:

E eu faço coro contigo. :olheira:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #90 Online: 19 de Maio de 2006, 19:33:51 »
  Primeiro descobrí o Ceticismo Aberto, e de lá "linkei" para a STR.

E eu faço coro contigo. :olheira:

Verdade... em certos casos, foda-se a religião e tudo o resto rs...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #91 Online: 31 de Março de 2007, 12:36:49 »
Sempre achei bobo essa coisa de cultuar algo. Quando eu tinha sete anos de idade, lembro da minha mãe tendo uma longa conversa comigo, porque eu não queria ir pra aula de religião, eu dizia "Deus é muito chato. Jesus é muito chato. A bíblia é muito chata". Ela ficou horas tentando me convencer o contrário e com o propósito de não desapontá-la, fingi na hora crer realmente. Mas nunca foi algum sustentado. Nisso minha família era católica e eu era forçado a ir em missas e decorar rezas. Sempre achei aquilo um tédio e uma mentira. Sempre achei bobagem respeitar uma estátua. Vivia brincando de comandos em ação com a imagem de nossa senhora que tinha lá em casa. Claro, sempre escondido. Depois, minha família passou por uma fase espirita e depois evangélica. Tudo cheio de fervor. E isso me fez ficar mais anti-religião do que nunca. Porque eu via que na verdade aquilo era carência. Se Deus existisse e as pessoas se importassem realmente com ele, não iriam fazer tudo que fazem. Mas fazem. Além disso também sempre acheio idiota escrever Deus ou Ele. Com letra maiuscula... Bom, eu também não achava que se Deus existisse, ele iria ficar perseguindo todos os meus atos como pecados. Então minha idéia de Deus era "uma força boa e sem julgamentos". Passei por uma fase budista, porque me identifico com a filosofia, mas depois de descobrir que algumas vertentes do budismo acreditam realmente em "vida após a morte" e que "gente feia, nasceu feia por estar pagando pecados de outra vida", eu desisti do budismo. Ainda curto alguns lance filosoficos, mas aquilo não é real como religião pra mim. Sempre odiei religião com vida após a morte, ou vidas. Que saco isso de ficar pagando pecado e espiritos vindo de comunicar, acho isso chato, por isso nunca virei espírita.
Daí um tempo depois, eu vi na igreja evangélica uma grande chance de influênciar os outros de um modo político e maldoso. Poderia fazer boas amizades, usando simplesmente um suposto modo de vida. Então decidi acreditar. Porque era conviniente. Senti algumas presenças e algumas coisas davam certo. Mas, quanto mais convivia com gente evangélica, mais enojado me sentia. Porque era tudo fake e utilitarista. E eu estava me propondo a isso. Assumia isso pra mim. Mas tinha gente lá que realmente acreditava no que fazia. Péssimo.

Daí, meses atrás eu vi um "espirito" no meu quarto. E isso me fez virar ateu. Eu achei muito idiota isso. Não acredito no espirito. Mas eu pensei "então é isso? eu vejo algo parecido com uma pessoa a noite no meu quarto e isso deveria mudar minha vida?" ou "agora eu tenho que achar o mundo espiritual genial por causa disso?" comecei a me questionar e percebi que qualquer coisa podia ser verdade se eu quisesse.

Então, sempre li bastante. Comecei a ler um livro do Voltaire "O túmulo do fanatismo" e comecei e pesquisar diversos cultos radicais e observei com mais intensidade o ser humano. E comecei a notar a ciência, a matemática, a física, a biologia, a cultura, a música... Sei lá... acabou sendo libertador.

Foi libertador saber que a vida não precisa ser o que está em um livro de centenas de anos, com histórias cheias de imaginação e sem provas. Então posso dizer que foi com 20 anos? mais ou menos isso.
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #92 Online: 31 de Março de 2007, 15:18:30 »
Larguei o cristianismo aos 12, passei dois anos de católico não-praticante (mas ainda fortemente teísta), panteísta aos 14, agnóstico teísta aos 18 e ateu aos 20, se não me engano. Estou com 21.

Fui "convertido" (hahaha) ao ateísmo pelo site do Ateus.net e por uma Testemunha de Jeová.

Como podem notar, comigo foi bem gradual... talvez, quando as definições de "o que é um ateu" tenham chegado muito depois de eu já ser um.

Meu pai era católico beato, minha mãe sempre fez fast-food místico (palavras dela), minha irmã é católica reencarnacionista... bom, o fato de eu ser ateu numa família bagunçada dessas era de se esperar, rs.

Assim que me "descobri" ateu, tratei de não ficar em armário algum. Se me perguntam, apenas respondo a verdade. Mesmo que pra isso tenha que ficar aturando um chato no ônibus tentando me converter, que sequer conhecia o livro que ele chamava de "Verdade" [fato real].
Latebra optima insania est.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 31 de Março de 2007, 15:31:03 »
Hoje em dia eu ainda fecho os olhos, me concentro e penso: Deus, se você existe eu vou te servir, mas pelo menos manda uma prova…

Mas que deus mais boçal!  :biglol:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 31 de Março de 2007, 15:43:00 »
Foi libertador saber que a vida não precisa ser o que está em um livro de centenas de anos, com histórias cheias de imaginação e sem provas. Então posso dizer que foi com 20 anos? mais ou menos isso.
Êi,êi... eu tô me afastando do fórum demais ou vc a pouco tempo era evangélico? Não é mais?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 31 de Março de 2007, 15:43:56 »
ele só é quando tem vontade, mussolim.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #96 Online: 31 de Março de 2007, 15:55:52 »
Se vocês lerem o que eu escrevi no meu super ultra popular tópico onde me apresentava evangélico, vão notar exatamente o meu tipo de crença e fé, super utilitarista e descompromissada. Na verdade isso não tinha importância. Agora eu me sinto melhor ateu. Estou valorizando outras coisas. Estou colocando em reflexão um monte de idéias.

Valorizo a dúvida. E gosto de ser prático.
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Eriol

• Visitante
« Resposta #97 Online: 31 de Março de 2007, 18:36:29 »
10, 11 anos...

nunca assisti à uma missa inteira, mas fui batizado por pedido de vovó :D

Danieli

• Visitante
« Resposta #98 Online: 31 de Março de 2007, 19:54:02 »
16 anos eu comecei a pensar a respeito, mas ainda frequentava grupos teístas, mas só assumi publicamente aos 19.

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #99 Online: 31 de Março de 2007, 21:19:27 »
Nunca  fui religiosa, meu ápice religioso  foi uma 1ª comunhão, forçada, já que estudava numa escola católica (na época, boa de  graça) mas me lembro que da mesma forma que fui a igreja, ia aos centros espíritas, para ganhar balas e doces no dias de Cosme e Damião. Sempre desconfiei de religião e de religiosos. Posso dizer que sempre fui atéia no íntimo, e depois de adolescente publicamente.
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!